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Famílias Nucleares Intactas: Associações entre Estilos Parentais e Comportamento de Escolares

Resumo

Independente da configuração familiar, poucos estudos têm abordado as avaliações concomitantes de mães e pais sobre os comportamentos e práticas educativas adotadas com seus filhos. Objetivou-se comparar e correlacionar a avaliação de mães e pais biológicos, de famílias nucleares intactas, sobre suas práticas educativas e problemas comportamentais de seus filhos, em idade escolar. Foram avaliadas 42 famílias nucleares intactas, que responderam aos seguintes instrumentos: Questionário Geral, Inventário de Estilos Parentais, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança e Teste das Matrizes Progressivas de Raven - Escala Especial. Por meio de análise quantitativa, verificou-se que mães e pais apresentaram semelhanças quanto às avaliações sobre o comportamento dos filhos e que mães referiram mais práticas positivas do que pais. As práticas parentais negativas correlacionaram-se positivamente com os problemas de comportamento. Tais achados contribuem para o planejamento de estratégias de prevenção e intervenção com famílias.

Palavras-chave:
relações familiares; educação infantil; comportamento infantil

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