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EDITORIAL

Com satisfação oferecemos um novo volume da Revista Psico-USF. Ele é iniciado com uma equipe editorial renovada que se vê frente ao desafio indômito de manter o nível de excelência do periódico, bem como aproveita o espaço para demonstrar a honra e o agradecimento pela confiança no trabalho a ser desenvolvido. Assim, neste fascículo são apresentados artigos que trazem importantes contribuições para o conhecimento psicológico, por vezes atrelado a outras áreas do conhecimento. A todos, boa leitura!

No primeiro artigo intitulado Perda traumática e desamparo: análise qualitativa das respostas no Rorschach, as autoras, Silvana Alba Scortegagna e Anna Elisa de Villemor-Amaral apresentam a pesquisa que comparou respostas no Rorschach de movimento inanimado e de conteúdo sangue, de crianças e adolescentes vítimas e não vítimas de abuso sexual. Os achados corroboram a validade do Rorschach para abordagem ideográfica, proveniente de análise qualitativa das respostas, além da perspectiva nomotética extraída do sumário estrutural. Já o segundo trabalho, de Isabelle Patriciá Freitas Chariglione e Gerson Américo Janczura, investigou a influência de diferentes treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados em medidas neuropsicológicas e de humor. Os resultados podem ser observados no artigo Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionlizados.

Francisco Antônio Soto Vidal e Vera Lúcia Marques de Figueiredo apresentam o artigo Estrutura fatorial do WISC-III em crianças com dificuldades de aprendizagem, que investigou o modelo fatorial mais adequado para o WISC-III num grupo clínico de crianças com dificuldades de aprendizagem. Uma pesquisa qualitativa sobre as relações familiares dos adolescentes que cometeram ofensa sexual foi a proposta de Liana Fortunato Costa, Erika Lôbo Junqueira, Fernanda Figueiredo Falcomer Meneses e Lucy Mary Cavalcanti Stroher e pode ser verificada no artigo As relações familiares do adolescente ofensor sexual. As autoras concluíram que a violência sexual cometida pelos adolescentes entre os familiares tem relação com a dinâmica afetiva e ausência de autoritarismo.

Aumento da inteligência ao longo do tempo: efeito Flynn e suas possíveis causas, de autoria Patrícia Waltz Schelini, Leandro da Silva Almeida e Ricardo Primi, descreveu o Efeito Flynn, que é entendido como os ganhos verificados nas medidas de inteligência ao longo do tempo, lançando mão da apresentação de algumas concepções psicométricas sobre inteligência. Sandra Maieski, Katya Luciane de Oliveira e José Aloyseo Bzuneck, no artigo Motivação para aprender: mensurando o autorrelato de professores brasileiros e chilenos, tiveram por objetivo verificar a percepção de professores de duas realidades culturais diferentes (Brasil e Chile), quanto às qualidades do comportamento, motivado ou desmotivado, de seus alunos para aprender. Semelhanças foram observadas na forma como os professores de ambas realidades percebem a motivação de seus alunos para aprender.

Intervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/Aids: revisão da literatura é o título do artigo de Cesar Augusto Piccinini, Milena da Rosa Silva, Helena Pillar Kessler, Tonantzin Ribeiro Gonçalves, Evelise Rigoni de Faria e Fernanda Torres de Carvalho no qual os autores identificaram as intervenções psicológicas que tem sido desenvolvidas nos últimos anos com a população alvo do estudo. Uma revisão de literatura científica nacional sobre a inclusão de surdos é o objetivo do artigo Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica apresentado por Roberta Espote, Conceição Aparecida Serralha e Fábio Scorsolini-Comin. Por identificarem a predominância de visões reducionistas sobre a inclusão, os autores apontam para a necessidade de discussões que ampliem a concepção acerca dessa prática.

Maycoln Teodoro é o autor de Escala de Pensamentos Automáticos para Crianças e Adolescentes (EPA): adaptação e propriedades psicométricas, que apresenta o estudo de adaptação e investigação das propriedades psicométricas da EPA. Os resultados apontaram que a escala é um instrumento promissor para avaliação de pensamentos automáticos a ser adotado no Brasil. O artigo intitulado Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias, de autoria de Fabián Javier Marín Rueda e Rebecca de Magalhães Monteiro, analisou o desempenho atencional de sujeitos em diferentes momentos da vida. Os autores identificaram que indivíduos em diferentes faixas etárias apresentam desempenhos distintos em atenção dividida em relação aos outros tipos de atenção.

No artigo Comprometimento organizacional e qualidade de vida no trabalho para pessoas com e sem deficiência, Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Liliam Medeiros da Silva, Suelen Priscila Macedo Farias e Raissa Pedrosa Gomes Tette, verificaram, se o comprometimento organizacional e a satisfação com aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho apresentam resultados significativamente diferentes sendo que, pessoas com deficiência tendem a ter um maior comprometimento instrumental em função das condições sociais desfavoráveis associadas. Medindo consumo de álcool: análise fatorial confirmatória do Alcohol Use Disorder Identification Test (Audit) é o título do trabalho de Walberto Silva dos Santos, Darlene Pinho Fernandes, Alex Sandro de Moura Grangeiro, Guilherme Sobreira Lopes e Emanuela Maria Possidônio de Sousa, cujo objetivo foi verificar a adequação dos modelos uni e multifatoriais do AUDIT, além de buscar evidencias de validade convergente e de critério.

Com o objetivo de analisar as produções publicadas sobre os transtornos relacionados ao estresse e à ansiedade do período de 2008 a 2012 nas principais bases de dados, Angélica da Silva Lantyer, Milena de Barros Viana e Ricardo da Costa Padovani elaboraram o artigo Biofeedback no tratamento de transtornos relacionados ao estresse e à ansiedade: uma revisão crítica, cujos achados revelaram que as técnicas de biofeedback utilizadas em diferentes populações estudadas têm sido eficazes no manejo do estresse e da ansiedade, necessitando, portanto, de maiores estudos no Brasil. Fernanda Luzia Lopes e Claudette Maria Medeiros Vendramini apresentam o artigo Equalização de provas acadêmicas via Teoria de Resposta ao Item. Os dados encontrados demonstraram que os estudantes concluintes obtiveram notas médias percentílicas próximas a dos estudantes com Conceito 2 que realizaram o ENADE em 2005.

Apoio matricial em saúde mental entre CAPS e saúde da família: trilhando caminhos possíveis é título do trabalho que teve por objetivo analisar a implantação desse tipo de apoio em saúde mental entre CAPS III e equipes de Saúde da Família. Os resultados desse são frutos de uma pesquisa-ação, na qual foram realizados grupos operativos de reflexão com profissionais dos dois serviços de atenção à saúde. Os autores, Fabiane Minozzo e Ileno Izídio da Costa concluíram que há necessidade de trabalhos que integrem os dois tipos de serviço.

Ainda neste exemplar é possível conferir duas resenhas. A primeira de autoria de Juliane Callegaro Borsa do livro Amizade em contexto - desenvolvimento e cultura . Abordando a amizade, que é reconhecida na literatura científica como uma fonte de bem-estar subjetivo e felicidade, Luciana Karine de Souza e Claudio Simon Hutz, autores do livro, fazem reflexões acerca da importância dessa relação para o desenvolvimento humano, abarcando reflexões feitas sobre o tema atualmente no Brasil. A segunda resenha de autoria de Alessandro Antonio Scaduto do livro O desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional, organizado por Solange M. Weschler, que aborda, em um momento de maior maturidade da Avaliação Psicológica no Brasil, aspectos importantes sobre a utilização de desenhos na avaliação infantil. Nesse sentido o livro tem por objetivo alcançar os interessados nas estratégias de avaliação infantil, além dos que desejam conhecer mais sobre o tema, evidenciando os avanços e os obstáculos ainda a serem ultrapassados.

Ana Paula Porto Noronha

Editora

Lucas de Francisco Carvalho

Editor associado

Abril de 2013

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
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