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A Influência do Facebook no Ativismo e Radicalismo Político

Resumo

Recentemente tem sido noticiado um incremento do radicalismo no âmbito político. O presente estudo buscou avaliar a influência da intensidade de uso do Facebook no radicalismo e ativismo político, tendo como hipótese (H1) que a intensidade do uso do Facebook pode incrementar os índices de radicalismo e ativismo e (H2) que esse efeito seria parcialmente mediado pelo grau de confiança na informação consumida no Facebook. Participaram 211 pessoas que responderam à Escala de Intensidade de Uso do Facebook, Escala de Confiança no Consumo de Notícias Online e Escala de Ativismo e Radicalismo. Os resultados não corroboraram o modelo de mediação (H2), mas apenas o efeito direto (H1), indicando que, independente do usuário confiar na notícia que está acessando, o uso do Facebook tende a favorecer maiores índices de ativismo e radicalismo. Implicações dos achados são discutidas.

Palavras-chave:
mídias sociais; influência social; psicologia política

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