Acessibilidade / Reportar erro

Fatores Associados ao Desempenho em Matemática no Ensino Fundamental no Brasil

Resumo

Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se informações de 4.338.885 alunos avaliados na Prova Brasil de 2009. A análise multinível mostrou uma correlação intraclasse de 0,27 e 0,19, para o 5° e 9° ano do ensino fundamental, respectivamente. No modelo final do 5° e 9° ano, mais de 50% da variância no nível da escola e mais de 11% da variância no nível do aluno foram explicadas. Esse modelo foi composto por variáveis de controle, 13 variáveis do nível do aluno, 9 do nível da escola, efeitos randômicos e efeitos de interação. Os resultados corroboram estudos anteriores e contribuem com o entendimento dos fatores que influenciam o desempenho, o que permite direcionar políticas públicas.

Palavras-chave:
avaliação educacional; desempenho escolar; modelagem multinível

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br