Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 23, Número: 4, Publicado: 2018
  • O Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão como um lócus privilegiado de comunicação científica Editorial

    Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Noronha, Ana Paula Porto; Carvalho, Lucas de Francisco
  • Compreensão de Leitura e Desempenho Escolar Autopercebido no Ensino Fundamental Artigos

    Beluce, Andrea Carvalho; Inácio, Amanda Lays Monteiro; Oliveira, Katya Luciane de; Franco, Sandra Aparecida Pires

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve por objetivo investigar a compreensão em leitura e possíveis associações com o desempenho escolar autopercebido em alunos do ensino fundamental. Participaram 298 estudantes matriculados do 2º ao 9º anos em escolas públicas dos Estados de São Paulo e Paraná. Foram aplicados, coletivamente, dois testes de Cloze: um específico para a primeira etapa do ensino fundamental e outro para a segunda. Os resultados demonstram que os alunos apresentaram uma compreensão em leitura considerada como instrucional. Foi possível também observar diferenças estatisticamente significantes entre a pontuação no Cloze e a autopercepção do desempenho escolar. No geral, pode-se dizer que os alunos que apresentaram melhor nível de compreensão leitora também são os que melhor se autoavaliaram. Os dados são discutidos considerando as implicações psicoeducacionais concernentes à modalidade de ensino investigada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo investigar la comprensión de la lectura y posibles asociaciones con el rendimiento escolar autopercibido en alumnos de Enseñanza Primaria. Participaron 298 estudiantes matriculados desde 2º al 9º año en escuelas públicas de los Estados de San Pablo y Paraná. Se aplicaron, colectivamente, dos tests de Cloze: uno específico para la primera etapa de Enseñanza Primaria y otro para la segunda. Los resultados demostraron que los alumnos presentaron comprensión en la lectura considerada instructiva. También se observaron diferencias estadísticamente significativas entre puntuación en el Cloze y autopercepción del rendimiento escolar. En general, se puede decir que los estudiantes que presentaron mejor nivel de comprensión de lectura también fueron los que mejor se autoevaluaron. Los datos son discutidos considerando las implicaciones psicoeducativas concernientes a la modalidad de enseñanza investigada.

    Resumo em Inglês:

    Abstratct This research aimed to investigate the reading comprehension and possible associations with self-perception of academic performance in elementary and middle school students. The study included 298 students enrolled from the 2nd to 9th grades in public schools the states of São Paulo and Parana. Two Cloze tests were collectively applied: one specific for elementary school (first stage of basic education) and another for the middle school (second stage). Results indicated that the students presented an instructional reading comprehension. It was also possible to observe statistically significant differences between Cloze score and self-perception of academic performance. In general, it can be stated that the students who presented better levels of reading comprehension are also the ones that better self-assessed. The data are discussed considering the psychoeducational implications concerning the mode of education investigated.
  • Escala de Estratégias de Aprendizagem no Trabalho: uma Análise Fatorial Confirmatória Artigos

    Haemer, Hannah D.; Borges-Andrade, Jairo E.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi reunir novas evidências de validade para a Escala de Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EAT). Especificamente, pretendemos verificar a estrutura fatorial inicialmente proposta e reduzir os itens a fim de obter um nível maior de parcimônia. Objetivamos também testar a invariância da EAT entre ocupações com características de desenho do trabalho potencialmente discrepantes (atividades fim vs. atividades meio). 955 profissionais brasileiros que trabalharam em uma variedade de ocupações participaram deste estudo. Os resultados da análise fatorial confirmatória apoiaram a estrutura de cinco fatores, nomeadamente (1) reflexão intrínseca e extrínseca, (2) repetição mental, (3) busca por ajuda interpessoal e (4) busca por ajuda em material escrito e (5) aplicação prática. A fim de obter maior parcimônia e baseados em critérios psicométricos, cinco itens foram eliminados, resultando em melhores índices de ajuste. Uma análise de múltiplos grupos dessa escala reduzida apontou invariância entre as ocupações acima mencionadas. Este estudo agrega evidências de validade para a EAT no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue reunir nuevas evidencias de validez de la Escala de Estrategias de Aprendizaje en el Trabajo (EAT). Específicamente, pretendemos verificar la estructura factorial inicialmente propuesta, y reducir los ítems a fin de obtener un nivel mayor de parsimonia. El objetivo también fue analizar la invariancia de la EAT entre ocupaciones con características de diseño de trabajo potencialmente discrepantes (actividades finales vs. actividades medio). Participaron 955 profesionales brasileños que trabajaban en diferentes ocupaciones. Los resultados de análisis factorial confirmatorio apoyaron la estructura de cinco factores, a saber (1) reflexión intrínseca y extrínseca, (2) repetición mental, (3) búsqueda por ayuda interpersonal y (4) búsqueda por ayuda en material escrito y (5) aplicación práctica. A fin de obtener mayor parsimonia y basados en criterios psicométricos, cinco ítems fueron eliminados, teniendo como resultado mejores índices de ajuste. Un análisis de múltiples grupos de esta escala reducida muestra invariancia entre las ocupaciones arriba mencionadas. Este estudio agrega evidencias de validez para la EAT en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to gather new evidences of validity for the Learning Strategies at Work Scale (LSW). Especially, we intended to verify the initially proposed factor structure and to reduce items as to obtain a higher level of parsimony. We further addressed testing the LSW’s invariance across occupations, with potentially discrepant work design characteristics (core activities vs. non-core activities). 955 Brazilian professionals that worked in a wide range of occupations participated in this study. Results of a confirmatory factor analysis support the structure of five factors, namely (1) intrinsic and extrinsic reflection, (2) mental repetition, (3) interpersonal help seeking, (4) help seeking in written material and (5) trial and error learning. In order to obtain higher parsimony, based upon psychometric criteria, five items were eliminated, resulting in better fit-indices. A multigroup analysis of this reduced scale showed invariance across the above-mentioned occupations. The study adds validity evidences for the LSW in Brazil.
  • A Abordagem Estrutural das Representações Sociais: Pontes entre Teoria e Método Artigos

    Wolter, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo A abordagem estrutural das representações sociais é extremamente difundida no campo das representações sociais, notadamente após os livros de Abric em 1994 e de Celso Sá em 1996. Há frequentemente nas pesquisas empíricas uma falta de congruência entre os aspectos teóricos da abordagem estrutural e as características técnicas dos diferentes métodos usados. Neste artigo explicitamos as características da estrutura estudadas pelas diferentes técnicas, mais precisamente: o poder associativo dos elementos, a consensualidade do que é pensado e por fim a essência do objeto. Após essas reflexões é apresentada uma classificação das grandes técnicas da abordagem estrutural a partir dessas três características. Na conclusão, é levantada a questão da dinâmica representacional que fica deixada de lado pelas diferentes técnicas e deveria ser mais estudada para uma melhor apreensão do fenômeno representacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El abordaje estructural de las representaciones sociales ha sido ampliamente difundido, especialmente a partir de la publicación de los libros de Abric en 1994 y de Celso Sá en 1996. Existe con frecuencia en las investigaciones empíricas una incongruencia entre los aspectos teóricos del abordaje estructural y las características técnicas de los diferentes métodos utilizados. En este artículo quedan explícitas las características de estructura estudiadas por las diferentes técnicas, especialmente: poder de asociación de los elementos, consenso de lo que se piensa y finalmente esencia del objeto. Después de estas reflexiones se presenta una clasificación de las grandes técnicas de abordaje estructural a partir de estas tres características. Como conclusión se plantea el tema de la dinámica representativa que es dejada de lado por las diferentes técnicas y debería ser más estudiada para una mejor aprehensión del fenómeno representativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the publication of the works of Jean-Claude Abric and Celso Sá, the structural approach to social representation has become widely diffused. There is often a lack of congruency between theoretical aspects of the structural approach and technical characteristics of the different methods used. This paper aims at making explicit the structural characteristics that are studied by the different structural approach techniques. These characteristics are: associative power of the elements, consensual aspects of thought and object essence. With these characteristics it is possible to elaborate a classification of the different techniques of the structural approach to social representations. The conclusion focuses on the absence of the social representation dynamics on a technical level despite being a central theoretical point for a better understanding of the socio representational phenomenon.
  • Flow e Engajamento no Trabalho: Uma Revisão de Literatura Artigos

    Farina, Larissa Sanford Ayres; Rodrigues, Gabriel dos Reis; Hutz, Claudio S.

    Resumo em Português:

    Resumo À luz da Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho, flow e engajamento estão relacionados a bem-estar e sucesso empresarial. Esse estudo examina as relações entre flow e engajamento no trabalho e apresenta as principais conceituações a respeito deles. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura. A coleta de dados baseou-se na procura por produções com os descritores “flow” e “engajamento”, “recursos pessoais”, “recursos do trabalho” e termos relacionados. Essa busca resultou em 49 estudos, os quais foram lidos e classificados de acordo com informações sobre conteúdo, ano da publicação, definições, tipos e conceitos associados. Dentre os achados, flow e engajamento estão ligados a resultados superiores nos negócios das empresas, no desempenho do trabalhador e em sua satisfação de vida. Os estudos apontam para uma ampla gama de aplicações, mas ainda há necessidade de novas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Según la Psicología Positiva Organizacional y del Trabajo, flujo y compromiso están relacionados con bienestar y éxito empresarial. Este estudio examina las relaciones entre flujo y compromiso, y presenta las principales concepciones sobre ellos. Para esto, se realizó una revisión de literatura. La recolección de datos se basó en la búsqueda por producciones con los descriptores “flujo” y “compromiso”, “recursos personales”, “recursos del trabajo” y términos relacionados. Esta búsqueda tuvo como resultado 49 estudios, los cuales fueron leídos y clasificados de acuerdo con informaciones sobre contenido, año de publicación, definiciones, tipos y conceptos asociados. Entre los hallazgos, flujo y compromiso están ligados a resultados superiores en los negocios de las empresas, en el desempeño del trabajador y en la satisfacción de vida. Los estudios revelan una amplia gama de aplicaciones, pero todavía hay necesidad de nuevas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the light of Positive Organizational and Work Psychology, flow and engagement are related with well-being and business success. This study examines the relationships between flow and work engagement,while presenting the main concepts about them. A literature review was carried out. Data collection were based on the research for studies with the descriptors “flow” and “engagement”, “personal resources”, “labor resources” and related terms. This search resulted in 49 studies, which were read and classified according to information about content, year of publication, definitions, types and associated concepts. Among the findings, flow and engagement are linked to superior results in business, worker performance and life satisfaction. Studies point to a wide range of applications, but there is still a need for further research.
  • Como os pais têm educado seus filhos? Percepção de adolescentes sobre responsividade e exigência parental Artigos

    Patias, Naiana Dapieve; Debon, Cíntia; Zanin, Sibeli Carla Garbin; Siqueira, Aline Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo A interação entre pais e filhos e desenvolvimento humano tem sido de grande interesse para a Psicologia, por influenciar o comportamento e o bem-estar dos adolescentes. Assim, este estudo objetivou investigar o estilo parental adotado pelos cuidadores dos adolescentes a partir do cruzamento das dimensões exigência e responsividade, como também por sexo e faixa etária. Participaram 296 adolescentes de idades entre 14 a 19 anos (M = 16,03; DP = 0,96), estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Passo Fundo/RS e região. Como instrumento para a pesquisa, foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos construído para o estudo e Escala de Responsividade e Exigência Parental. As análises dos dados revelaram um equilíbrio entre percentual de pais com estilo parental negligente (33,1%) e autoritativo/competente (32,7%), seguidos o estilo autoritário (17,3%) e permissivo (16,9%). Não houve diferença significativa nas médias de responsividade e exigência por sexo. Os adolescentes mais novos percebem suas mães significativamente mais exigentes quando comparados com adolescentes mais velhos. O mesmo ocorre na exigência combinada. Os resultados ainda indicam que houve diferenças estatisticamente significativas na percepção de responsividade e exigência por faixa etária. Os achados deste estudo sugerem maiores investigações, relacionando os estilos parentais com outras variáveis de influência e evidenciam a necessidade de treinamento parental pais que adotam estilo negligente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La interacción entre padres e hijos y el desarrollo humano ha sido de gran interés para la Psicología, por influenciar el comportamiento y el bienestar de los adolescentes. Por lo tanto, el objetivo de este estudio ha sido investigar el estilo parental adoptado por los cuidadores de adolescentes a partir del cruce de las dimensiones exigencia y sensibilidad, como también por sexo y edad. Participaron 296 adolescentes de 14 a 19 años de edad (M = 16,03; DE = 0,96) estudiantes de Enseñanza Secundaria de escuelas públicas y privadas de la ciudad de Passo Fundo/ RS y región. Como instrumentos para la investigación fue utilizado, un cuestionario de datos sociodemográficos construído para este estudio y la Escala de Sensibilidad y Exigencia Parental. Los análisis de los datos revelaron un equilibrio entre porcentaje de padres con estilo parental negligente (33,1%) y autoritario/competente (32,7%), seguidos del estilo autoritario (17,3%) y permisivo (16,9%). No se han encontrado diferencias significativas en las medias de sensibilidad y exigencias por sexo. Los adolescentes más jóvenes perciben a sus madres un poco más exigentes en comparación con adolescentes mayores. Lo mismo ocurre en la exigencia combinada. Sin embargo, los resultados indican que hay diferencias estadísticamente significativas en percepción de sensibilidad y exigencia según la edad. Los resultados de este estudio sugieren mayores investigaciones, relacionando los estilos parentales con otras variables de influencia y evidencian la necesidad de capacitar a los padres que adoptan el estilo negligente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relationship between parents and children and human development has been the greatest interest to Psychology because it impacts the youth’s behaviour and well being. Thus, this study aimed to investigate parental styles adopted by adolescents’ parents from a combination of responsiveness and demandingness dimensions as well as by gender and age group. 296 adolescents aged 14 to 19 years (M=16.03; DP=0.96), high school students from public and private schools in the city of Passo Fundo/RS and surrounding area participated of this study. We used a sociodemographic data questionnaire constructed for the study and Scale of Parental Responsiveness and Demandingness. The analysis revealed that there was a balance between the perception of neglectful (33.1%) e authoritative (32.7%) styles, followed by authoritarian (17.3%) and permissive (16.9%) styles. There were no statistical differences between responsiveness and demandingness and sex. The younger adolescents perceive their mothers as significantly more demanding when compared to the older ones. The same occured with the combined demandingness. The results also indicate that there were statistically significant differences in the perception of responsiveness and demandingness by age group. The findings of this study suggest further investigations, relating parental styles with other variables of influence and evidence the need of parental training for parents who adopt neglectful style.
  • Processos Identitários de um Grupo de Doulas: Atitudes sobre Gestantes e Médicos Artigos

    Duarte, Camila Nogueira Bonfim; Souza, Luiz Gustavo Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi investigar processos identitários de um grupo de cinco doulas, incluindo suas percepções sobre o próprio grupo, gestantes e médicos. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo temática e, como referencial teórico, a Teoria da Identidade Social. Os resultados demonstraram a relevância do feminismo, ativismo social e movimento de humanização do parto para os processos identitários das participantes. Verificou-se que o grupo fornece apoio profissional e social, com sentimento de pertença e amizade. Discute-se que o ativismo, o grupo de trabalho e encontros regulares com gestantes são estratégias de mudança social, visando à transformação da assistência à saúde e relações de gênero. O estudo foi limitado pelo número de participantes, mas forneceu compreensão sobre tema pouco explorado. Futuras pesquisas poderão investigar práticas de doulas em articulação com o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar los procesos de identidad de un grupo de cinco doulas, incluyendo percepciones sobre el propio grupo, embarazadas y médicos. Se aplicaron entrevistas semiestructuradas, análisis de contenido temático y, como referencial teórico, la Teoría de Identidad Social. Los resultados demostraron relevancia de feminismo, activismo social y movimiento de humanización del parto en los procesos de identidad de las participantes. Se verificó que el grupo proporciona apoyo profesional y social, con sentimiento de pertenencia y amistad. Se discute que activismo, grupo de trabajo y encuentros regulares con embarazadas son estrategias de cambios sociales, buscando transformaciones en asistencia a la salud y relaciones de género. El estudio fue limitado por el número de participantes, pero proporcionó amplia comprensión sobre el tema, todavía poco explorado. Futuros estudios podrán investigar prácticas de doulas en articulación con el Sistema Único de Salud brasileño (SUS).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate identity-related processes among a group of five doulas, including their perceptions towards their own group, pregnant women and physicians. We administered semi-structured interviews, applied thematic content analysis and adopted Social Identity Theory as the theoretical background. Results highlighted the relevance of feminism, social activism, and the humanization of birth movement to participants’ social identity. We verified that the group provided professional and social support, through sentiments of belonging and friendship. The discussion highlights that the activism, the work group and the regular meetings with pregnant women are strategies of social change, which aim to transform health practices and gender relations. The study was limited by the number of participants, but it provided insights about a scarcely explored topic. Future research may investigate practices of doulas in articulation with the Brazilian public health system (SUS).
  • Programa de Promoção da Autorregulação da Aprendizagem de Ingressantes da Educação Superior Artigos

    Salgado, Fernanda Andrade de Freitas; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Rosário, Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de parte de um programa para promover a autorregulação da aprendizagem na educação superior. Participaram 26 ingressantes com idade média de 20,65 (DP = 3,35) provenientes de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública, os quais participaram de uma atividade não obrigatória, organizada em seis encontros de 90 minutos cada um. Medidas de autorrelato foram aplicadas no pré e pós-teste a fim de comparar as variáveis dependentes: conhecimento das estratégias de aprendizagem, processos de autorregulação da aprendizagem, instrumentalidade percebida, autoeficácia para autorregular-se e para a formação superior. De acordo com a comparação entre o pré e pós-teste, os resultados são favoráveis no pós-teste para as variáveis conhecimento das estratégias de aprendizagem, autorregulação da aprendizagem e autoeficácia para autorregular-se. Esses resultados sugerem que a autorregulação da aprendizagem de ingressantes pode ser potencializada por meio do programa educacional “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue evaluar la eficacia de parte de un programa, para promover la autoregulación del aprendizaje en la Educación Universitaria. El trabajo se realizó con 26 estudiantes con edad promedio entre 20,65 (DP=3,35) provenientes de diferentes cursos de graduación de una universidad pública, los cuales participaron de una actividad no obligatoria, organizada en seis encuentros de 90 minutos cada uno. Medidas de autoinforme fueron aplicadas en el pre y post test, a fin de comparar las variables dependientes: conocimiento de estrategias de aprendizaje, proceso de autoregulación de aprendizaje, instrumentalidad percibida, autoeficacia para autoregulación y para formación universitaria. De acuerdo con la comparación entre el pre y el post test, los resultados son favorables en el post test para las variables conocimiento de estrategias de aprendizaje, autoregulación de aprendizaje y autoeficacia para autoregulación. Estos resultados señalan que la autoregulación del aprendizaje de los ingresantes puede ser potencializada por medio del programa educacional “Cartas de Gervasio a su ombligo”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to assess the efficacy of part of a program aimed at promoting self-regulation learning in higher education. Participants included 26 freshmen with mean age 20.65 (SD=3.35), from several undergraduate courses in a public university. The program was a non-mandatory activity organized in six 90-minute meetings. Self-report measures were applied in the pre and post test in order to compare the dependent variables, which were: knowledge about learning strategies, self-regulation learning strategies, perceived instrumentality, self-efficacy to self-regulate and self-efficacy for higher education. Data from pre and post tests indicate that the results are favorable in the post test for the variables knowledge about learning strategies, self-regulation learning strategies, and self-efficacy to self-regulate. These results suggest that self-regulated learning by freshmen may be increased by the program named “Letters from Gervásio to his navel”.
  • Adaptação Cultural de Intervenções Preventivas em Saúde Mental Baseadas em Evidências Artigos

    Menezes, Jordana Calil Lopes de; Murta, Sheila Giardini

    Resumo em Português:

    Resumo A adaptação cultural de intervenções preventivas em saúde mental baseada em evidências tem sido largamente praticada ao redor do mundo. No Brasil, estudos com esse foco são raros. Tal processo deve ser sistemático para alcançar, por um lado, a preservação dos componentes centrais da intervenção original e, por outro, a sensibilidade cultural para com a cultura adotante de modo a respeitar a sua identidade, valores e necessidades. Realizou-se uma revisão narrativa acerca de modelos de adaptação cultural de intervenções preventivas importadas - Planned Intervention Adaptation (PIA) Protocol; Strengthening Families Program Adaptation Model (SFP_Ad); e ADAPT-ITT - cujas etapas e características foram analisadas. Conclui-se que a adaptação cultural de programas preventivos em saúde mental deve basear-se em estudos empíricos, práticas colaborativas e sensibilidade ética. Estudos futuros devem investigar o custo-benefício do investimento na adaptação cultural de intervenções internacionais versus o desenvolvimento de intervenções locais, para os quais são necessárias capacidades diversas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La adaptación cultural de intervenciones preventivas en salud mental basada en evidencias, ha sido ampliamente practicada alrededor del mundo. En Brasil, son escasos los estudios con este enfoque. Este proceso debe ser sistemático para alcanzar, por un lado, la preservación de los componentes centrales de la intervención original y, por otro, la sensibilidad con la cultura adoptante para respetar su identidad, valores y necesidades. Se realizó una revisión narrativa acerca de modelos de adaptación cultural de intervenciones preventivas importadas - Planned Intervention Adaptation (PIA) Protocol; (SFP_Ad); y ADAPT-ITT - cuyas etapas y características se analizaron. Se concluye que la adaptación cultural de programas preventivos en salud mental debe basarse en estudios empíricos, prácticas colaborativas y sensibilidad ética. Estudios futuros deben investigar el costo-beneficio de la inversión, en la adaptación cultural de intervenciones internacionales, con relación al desarrollo de intervenciones locales, para las cuales son necesarias capacidades diversas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The cultural adaptation of evidence-based mental health preventive interventions has been widely practiced around the world. In Brazil, studies with this focus are rare. Such process must be systematic in order to achieve, on the one hand, the preservation of the core components of the original intervention and, on the other hand, the cultural sensitivity towards the adopting culture to respect its identity, values and needs. A narrative review on models of cultural adaptation of imported preventive interventions was carried out, including the Planned Intervention Adaptation (PIA) Protocol; Strengthening Families Program Adaptation Model (SFP_Ad); and the ADAPT-ITT, whose steps and characteristics were analyzed. It is concluded that the cultural adaptation of preventive programs in mental health should be based on empirical studies, collaborative practices and ethical sensitivity. Future studies should investigate the cost-effectiveness of investing in the cultural adaptation of international interventions versus the development of local interventions, for which different capacities are required.
  • Associações entre Estilos Parentais, Interesses e Indecisão Profissional em Estudantes do Ensino Médio Artigos

    Murgo, Camélia Santina; Barros, Leonardo de Oliveira; Sena, Bárbara Cristina Soares

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou verificar as relações entre estilos parentais, interesses profissionais e indecisão de adolescentes. Participaram desta pesquisa 472 estudantes de ensino médio de escolas públicas do interior de São Paulo, sendo 66% do sexo feminino e com idade média de 16,55 anos. Foram aplicados o Questionário de Busca Autodirigida (SDS), a Escala de Responsividade e Exigência (ERE) e o Inventário de Levantamento das Dificuldades de Decisão Profissional (IDDP). Os resultados indicaram que quanto menor a dificuldade de decisão em função do prestígio profissional e sucesso financeiro, maiores os interesses empreendedores e que, quanto maior esse tipo de dificuldade, maior a percepção de mães como exigentes e pais como responsivos e exigentes. Verificou-se que adolescentes com maiores interesses realistas e empreendedores tendem a perceber a figura paterna com maior responsividade. Sugerem-se investigações que ampliem a compreensão dos achados e novas discussões sobre o tema na área da Orientação Profissional e de Carreira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo verificar las asociaciones entre los estilos parentales, intereses profesionales e indecisión de los adolescentes. Participaron de esta investigación 472 estudiantes de Enseñanza Secundaria de escuelas públicas del interior de San Pablo, siendo 66% de sexo femenino y con un promedio de edad de 16,55 años. Se aplicó Cuestionario de Búsqueda Auto-dirigida (SDS), Escala de Sensibilidad y Exigencia (ERE) e Inventario de Levantamiento de las Dificultades de Decisión Profesional (IDDP). Los resultados indicaron que cuanto menor es la dificultad de decisión en función del prestigio profesional y suceso financiero, mayores son los intereses emprendedores, y que cuanto mayor es la dificultad, mayor es la percepción de las madres como exigentes y de los padres como sensibles y exigentes. Se constató que los adolescentes con mayores intereses realistas y emprendedores tienden a percibir la figura paterna con más sensibilidad. Se sugieren investigaciones que amplíen la comprensión de los resultados y nuevas discusiones sobre el tema en el área de la Orientación Profesional y de Carrera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the relationships between parental styles, professional interests and indecision of adolescents. A total of 472 high school students from public schools in the country of the state of São Paulo, Brazil, participated in this study, 66% female and with a mean age of 16.55 years. The Self-Directed Search (SDS), the Responsibility and Requirement Scale (ERE) and the Professional Decision Difficulties Survey Inventory (IDDP) were applied. The results indicated that the lower the difficulty of decision due to professional prestige and financial success, the greater the entrepreneurial interests; and the greater this type of difficulty, the greater the perception of mothers as demanding and fathers as responsive and demanding. It was found that adolescents with greater realistic and entrepreneurial interests tend to perceive the father figure with greater responsiveness. We suggest further research that broadens the understanding of the findings and new discussions on the subject in the field of Professional and Career Guidance.
  • Manifestações Contratransferenciais no Processo Terapêutico de uma Paciente com Personalidade Borderline Artigos

    Möller, Rochele Luciane; Serralta, Fernanda Barcellos; Bittencourt, Aline Alvares; Benetti, Silvia Pereira da Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo Pacientes com transtorno de personalidade borderline (TPB) são tipicamente instáveis e intensos em seus afetos e comportamentos, facilmente despertando reações emocionais negativas em seus terapeutas. Desse modo, manejar a contratransferência é fundamental para a psicoterapia com esses pacientes. Este estudo de caso sistemático visa descrever as manifestações contratransferenciais no processo terapêutico do primeiro ano de uma terapia psicanalítica de uma paciente com TPB, ampliando o conhecimento empírico sobre como a contratransferência interage com as variáveis do paciente. As sessões (n = 59) foram codificadas por duplas de juízes independentes treinados com o Psychotherapy Process Q-Set (PQS), um q-sort de 100 itens que fornece descrição das variáveis do paciente, do terapeuta e da interação terapêutica que caracterizam o tratamento. Experts em psicoterapia psicanalítica selecionaram seis itens do PQS como indicadores de reações contratransferenciais e 12, como indicadores de estados mentais e comportamentos característicos de pacientes com TPB. Esses itens foram examinados em relação ao tempo. Os achados revelam a predominância de atitudes terapêuticas compatíveis com uma contratransferência positiva. As implicações clínicas dos achados são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Pacientes con trastorno de personalidad borderline (TPB) son típicamente inestables e intensos en los afectos y comportamientos, y despiertan fácilmente reacciones emocionales negativas en los terapeutas. Por lo tanto es fundamental manejar la contratransferencia en la psicoterapia con estos pacientes. Este estudio de caso sistemático pretende describir las manifestaciones contratransferenciales en el proceso terapéutico del primer año de una terapia psicoanalítica de un paciente con TPB, ampliando el conocimiento empírico sobre, cómo la contratransferencia interactúa con las variables del paciente. Las sesiones (n=59) fueron codificadas por duplas de jueces independientes, entrenados con el Psycoterapy Process Q-Set (PQS), un q-sort de 100 ítems que proporcionan descripción de las variables del paciente, del terapeuta y de la interacción terapéutica que caracterizan el tratamiento. Expertos en psicoterapia psicoanalítica seleccionaron 6 ítems del PQS como indicadores de reacciones contratransferenciales y 12, como indicadores de estados mentales y comportamientos característicos de pacientes con TPB. Estos ítems fueron examinados con relación al tiempo y los resultados revelan predominio de actitudes terapéuticas compatibles con una contratransferencia positiva. Se discuten las implicaciones clínicas de los resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Patients with borderline personality disorder (BPD) are typically unstable and intense in their feelings and behaviors, easily arousing negative emotional reactions in their therapists. Therefore, managing countertransference is essential for psychotherapy with these patients. The present systematic case study aims to describe countertransferential manifestations in the therapeutic process of the first year of a psychoanalytical therapy with a BPD patient, broadening the empirical knowledge on how countertransference interacts with the patient’s variables. The sessions (n=59) were codified by pairs of independent judges trained with the Psychotherapy Process Q-Set (PQS), a q-sort with 100 items that give a description of the patient, the therapist and of the interaction variables that typify the treatment. Experts in psychoanalytical psychotherapy selected six PQS items as indicative of countertransferential reactions and 12, as indicators of mental states and behaviors characteristic of patients with BPD. These items were examined in relation to time. Findings reveal predominance of therapeutic attitudes compatible with positive countertransference.
  • Caracterização de Fatores de Risco para o Comportamento Criminal em Detentos Artigos

    Esteves, Germano Gabriel Lima; Barros, Bruna Nogueira Romariz; Souza, Gustavo Henrique Silva de; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo caracterizar fatores de risco, especificamente, a psicopatia, agressividade e a personalidade, em detentos brasileiros inseridos em atividade de ressocialização. Para tanto, contou-se com a participação de 48 detentos do sexo masculino, em regime fechado de uma unidade prisional, com idade média de 34,6 anos (DP = 8,68). Os seguintes instrumentos foram aplicados: (1) Questionário de Agressão de Buss-Perry;(2) Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade - IGFP - 5; (3) Levenson Self-Report Psychopathy scale; (4) Questionário Demográfico. Comparando com a literatura, os resultados revelaram um perfil divergente do tipicamente reportado, indicando baixa hostilidade, psicopatia primária e uma personalidade caracterizada pela amabilidade e abertura a mudança. Observou-se ainda que o tempo de inserção em atividade de ressocialização não guarda relações com os construtos avaliados. Discute-se o padrão inesperado comparando sua divergência da literatura e aponta-se para avaliação dessa população por métodos de controle de desejabilidade social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo caracterizar factores de riesgo, especificamente, psicopatía, agresividad y personalidad, en presos brasileños insertados en actividades de resocialización. Participaron 48 detenidos, con una edad media de 34,6 años (DE = 8,68), que estaban en una cárcel cumpliendo pena en régimen cerrado. Se aplicaron los siguientes instrumentos: (1) Cuestionario de Agresión de Buss-Perry, (2) Inventario de los Cinco Grandes Factores de la Personalidad - IGFP - 5; (3) Levenson Self-Report Psychopathy Scale, y (4) el Cuestionario Demográfico. Comparados con la literatura, los resultados revelaron un perfil divergente de lo típicamente reportado, indicando baja hostilidad, psicopatía primaria y una personalidad caracterizada por la amabilidad y abierta al cambio. Se observó además que el tiempo de inserción en actividades de resocialización no guarda relación con los constructos evaluados. Se discute el modelo inesperado comparando su divergencia de la literatura y se apunta hacia la evaluación de esa población por métodos de control de deseabilidad social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aims to characterize the risk factors, specially psychopathy, aggressiveness and personality, in Brazilian convicts inserted in resocialization activities. Participants included 48 male convicts with a mean age of 34.6 years (SD = 8.68) serving time in closed regime in a prison unit. The following instruments were applied: (1) Aggression Questionnaire Buss-Perry; (2) Inventory of the Big Five Personality - IGFP - 5; (3) Levenson Self-Report Psychopathy Levenson Scale; and (4) Demographic Questionnaire. Compared with the literature, the results revealed a divergent profile from the typically reported, indicating low hostility, primary psychopathy and a personality characterized by amiability and openness to change. It was also observed that the time spent in resocialization activities was not related with the evaluated constructs. The unexpected pattern is discussed by comparing its divergence from the literature and we suggest the evaluation of this population by methods of social desirability control.
  • Adolescentes Materialistas Brasileiros Estão Satisfeitos com suas Vidas? Artigos

    Palhares, Fernanda; Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Silva, Doralúcia Gil da; Giacomoni, Claudia Hofheinz

    Resumo em Português:

    Resumo Em nossa sociedade, os valores materiais têm apresentado grande importância. Estudos apontam que a valorização demasiada dos bens materiais (materialismo) pode influenciar negativamente o desenvolvimento dos indivíduos. Este estudo investiga os níveis de materialismo e sua relação com os níveis de satisfação de vida em adolescentes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Participaram deste estudo 128 adolescentes, de 11 a 18 anos (M = 13,80; DP = 1,74), sendo 75% do sexo feminino. Utilizaram-se as escalas EVM (Materialismo) e EMSVA (Satisfação de vida adolescência). Os resultados indicam uma correlação inversamente proporcional significativa entre os níveis de materialismo e de satisfação com a família (r = -0,550, p < 0,001) e com a escola (r = -0,436, p < 0,001). De acordo com a literatura, esses adolescentes mostram-se mais suscetíveis ao adoecimento e a prejuízos acadêmicos. Sugere-se que, em futuros estudos, utilizem-se também entrevistas com os participantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En nuestra sociedad los valores materiales han revelado gran importancia. Estudios señalan que exceso de apreciación de bienes materiales (materialismo) puede influir negativamente en el desarrollo de los individuos. Este estudio investiga los niveles de materialismo y su relación con los niveles de satisfacción con la vida de adolescentes en escuelas públicas y privadas. Participaron del estudio 128 adolescentes, de 11-18 años (M = 13,80; DP = 1,74) siendo el 75% de sexo femenino. Fueran utilizadas las escalas EVM (materialismo) y EMSVA (satisfacción de vida de los adolescentes). Los resultados indican una correlación inversamente proporcional significativa entre los niveles de materialismo y satisfacción con la familia (r = -0,550, p <0,001) y con la escuela (r = -0,436, p <0,001). De acuerdo a la literatura, esos adolescentes se muestran más susceptibles a las enfermedades y a los perjuicios académicos. Se sugiere que, en futuros estudios, se utilicen también entrevistas con los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In our society, material values have been of great importance. Studies point out that too much appreciation of material goods (materialism) can negatively influence the development of individuals. This study investigates the levels of materialism and its relation with the levels of life satisfaction in adolescents of public and private schools in Porto Alegre. Participants included a total of 128 adolescents, aged 11 to 18 years (M = 13.80, SD = 1.74), 75% female. Two scales were administrated: EVM (Materialism) and EMSVA (Adolescence life satisfaction). The results indicated a significant inverse correlation between levels of materialism and family satisfaction (r = -0.550, p <0.001) and school (r = -0.436, p <0.001). According to the literature, these adolescents are more susceptible to illness and academic losses. We suggest that further studies use interviews with the participants.
  • Pedir Desculpas: Categorias e Efeitos em Três Tipos de Relacionamento Interpessoal Artigos

    Franco, Víthor Rosa; Iglesias, Fabio; Melo, Izabella Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Embora pedidos de desculpas sejam tratados como mecanismos de gerenciamento de impressão em psicologia, ainda se conhece pouco sobre a dinâmica de oferecê-las (e não somente de recebê-las) em diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Cenários experimentais para pedir desculpas em três condições independentes (interagindo com um parente íntimo, amigo íntimo ou par romântico) foram respondidos por 239 participantes, seguidos por medidas de plausibilidade, responsabilidade e emoção, além da escala de Intimidade Social de Miller. Quatro categorias principais foram identificadas e testadas em suas associações com os relacionamentos. Desculpas a parentes revelaram-se de causalidade externa ou interna, a pares românticos revelaram-se internas ou de reparação, enquanto a amigos revelaram-se de desengajamento moral ou externas. Não foram encontradas diferenças nos julgamentos de responsabilidade, plausibilidade e emoção. Discute-se tanto o papel das desculpas para a prevenção de conflitos interpessoais quanto o impacto de variáveis situacionais e disposicionais nos processos de justificação social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Aunque el hecho de pedir disculpas sea tratado como un mecanismo de administración de impresiones en psicología, todavía se conoce poco sobre la dinámica de ofrecer las disculpas (y no sólo de recibirlas), en diferentes tipos de relacionamiento interpersonal. Escenarios experimentales para pedir disculpas, con tres condiciones independientes, (interactuando con pariente íntimo, amigo íntimo o una pareja) fueron respondidos por 239 participantes seguidos por medidas de plausibilidad, responsabilidad y emoción, así como la Escala de Intimidad Social de Miller. Cuatro categorías principales fueron identificadas y testadas con las asociaciones en los relacionamientos. Disculpas ofrecidas a familiares mostraron causas externas o internas, mientras las ofrecidas a la pareja mostraron causas internas o de reparación, y las ofrecidas a amigos mostraron desajuste moral o causas externas. No fueron encontradas diferencias en los juicios de responsabilidad, plausibilidad, y emoción. Se discute tanto el papel de las disculpas para la prevención de conflictos interpersonales, como el impacto de variables situacionales y dispuestas en procesos de justificación social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite the fact that apologies are seen as mechanisms of impression management in psychology, little is known about the dynamics of offering them (not only receiving) in different types of interpersonal relationships. Experimental apology scenarios in three independent conditions (interacting with a family member, a close friend, or a romantic partner) were responded by 239 participants, followed by measures of plausibility, responsibility and emotion, as well as Miller’s Social Intimacy Scale. Four major categories were found and tested in their associations with the interpersonal relationships. Apologies to family members showed external or internal causes, while the ones offered to romantic partners involved internal causes or reparation, and the ones offered to friends involved moral disengagement or external causes. No differences were found in responsibility, plausibility, and emotion. The role of apology for preventing interpersonal conflicts and the impact of situational and dispositional variables on social justification processes are discussed.
  • Invariância Fatorial e Normatização das Escalas de Sobre-Excitabilidade Artigos

    Oliveira, Juliana Célia de; Barbosa, Altemir José Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivos estabelecer normas preliminares e verificar a estrutura e invariância fatorial das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE) de acordo com o sexo. Trata-se de uma medida destinada à avaliação de sobre-excitabilidade - tendência para reagir intensa e sensivelmente a estímulos nas áreas sensorial, psicomotora, imaginativa, emocional e intelectual. Participaram 1500 estudantes do ensino fundamental de cinco estados brasileiros. Análises fatoriais confirmatórias demonstraram bons índices de ajustes para os modelos testados, revelando a existência de 11 escalas. Apesar de haver diferenças quanto ao sexo nos escores médios de algumas escalas, análises fatoriais confirmatórias multigrupos indicaram a invariância fatorial da medida nos grupos masculino e feminino. A normatização preliminar foi estabelecida a partir do cálculo do percentil acumulado para os escores totais e por sexo. Esses resultados evidenciam propriedades psicométricas adequadas e constituem um avanço para a normatização das ESE.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo establecer normas preliminares y verificar estructura e invariancia factorial de las Escalas de Sobre-excitabilidad (ESE) en función del sexo. Es una medida destinada a evaluar la sobre-excitabilidad - tendencia a reaccionar intensa y sensiblemente a los estímulos en las áreas Sensorial, Psicomotora, Imaginativa, Emocional e Intelectual. Participaron 1500 estudiantes de Enseñanza Primaria de cinco estados brasileños. Análisis factoriales confirmatorios demostraron buen índice de ajuste en los modelos testados, revelando la existencia de 11 escalas. Aunque existen diferencias en función de sexo en los resultados medios de algunas escalas, análisis factorial confirmatorio multigrupos indicaron invariancia factorial de la medida en los grupos masculino y femenino. La estandarización preliminar fue establecida a partir del cálculo de porcentaje acumulado para los resultados totales y por sexo. Esos resultados muestran propiedades psicométricas adecuadas y constituyen un gran avance para la estandarización de las escalas de sobre-excitabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to establish preliminary norms and verify the structure and factorial invariance of the Overexcitabilities Scales (OS) according to sex. It is a measure for the assessment of overexcitability - tendency to react intensely and sensitively to stimuli in Sensual, Psychomotor, Imaginative, Emotional, and Intellectual areas. Participants included 1500 elementary school students from five Brazilian states. Confirmatory factor analysis demonstrated good adjustment indices for the tested models, revealing the existence of 11 scales. Although there were differences regarding sex in the mean scores of some scales, confirmatory multigroup factor analysis indicated the factorial invariance of the measure in male and female groups. The preliminary norms were established by calculating the cumulative percentile for the total scores and sex. These results show adequate psychometric properties and represent progress for OES norming.
  • Revisitando a segunda edição do livro “Neuropsicologia Hoje” Resenha

    Maia, Rodrigo da Silva
  • ERRATA 1 Errata

  • ERRATA 2 Errata

  • ERRATA 3 Errata

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br