Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2019
  • Moderadores da Relação entre Congruência Pessoa-Ambiente e Satisfação Intrínseca no Trabalho Artigo

    Brito, Fernanda de Souza; Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A congruência pessoa-ambiente refere-se ao grau de similaridade entre características pessoais e ambientais. Este trabalho investigou moderadores da relação entre congruência pessoa-ambiente e satisfação intrínseca com o trabalho. Os moderadores investigados foram saliência de carreira, diferenciação entre interesses ocupacionais e tipos de interesse. Escalas de interesses e ambientes ocupacionais, satisfação intrínseca no trabalho e saliência de carreira foram respondidas por 842 trabalhadores brasileiros. A relação congruência-satisfação foram significativas somente em trabalhadores com baixa saliência de carreira, com elevada diferenciação de interesses e/ou que possuem interesse predominantemente investigativo. Conclui-se que, quanto menor a saliência de carreira do trabalhador e/ou mais diferenciado seu perfil de interesses, mais relevante é a congruência para a satisfação, especialmente em trabalhadores com interesse investigativo. Sugere-se que pessoas com elevada saliência de carreira são capazes de encontrar alternativas de realização profissional mesmo em ambientes de trabalho incongruentes com seus interesses.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La congruencia persona-ambiente se refiere al grado de semejanza entre características personales y ambientales. Este estudio investigó moderadores de relación entre congruencia persona-ambiente y satisfacción intrínseca en el trabajo. Los moderadores investigados fueron; relieves de la carrera, diferenciación entre intereses ocupacionales y tipo de intereses. Escalas de intereses y ambientes ocupacionales, satisfacción intrínseca en el trabajo y relieves de la carrera fueron respondidas por 842 trabajadores brasileños. La relación congruencia-satisfacción fue significativa solamente en trabajadores con bajo relieve de carrera, con elevada diferenciación de intereses y/o que poseen interés predominantemente investigativo. Se concluye que, cuánto menor el relieve de carrera del trabajador y/o más diferente su perfil de interés, más relevante es la congruencia para la satisfacción, sobre todo en los trabajadores con interés investigativo. Se sugiere que personas con elevado relieve de carrera son capaces de encontrar alternativas de realización profesional inclusive en ambientes de trabajo incongruentes con sus intereses.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Personal-environmental congruence refers to the degree of similarity between personal and environmental characteristics. This work investigated moderators of the relationship between person-environment congruence and intrinsic satisfaction with work. The moderators investigated were career salience, differentiation between occupational interests, and interest types. Measures of interests and occupational environments, intrinsic job satisfaction, and career salience were answered by 842 Brazilian workers. The congruence-satisfaction relationship was significant only in workers with low career salience, with high interest differentiation and/or who have a predominantly investigative interest. We concluded that the lower the career salience of the worker and/or more differentiated his/her profile of interests, the more relevant is the congruence to satisfaction, especially in workers with investigative interest. It is suggested that people with high career salience are able to find alternatives for professional achievement even in work environments that are incongruous with their interests.
  • Inventário Reno de Autoperspectiva RISP: Adaptação Transcultural e Evidência de Validade Artigo

    Peixoto, Evandro Morais; Gagnon, Joel; Jeffcoat, Tami R.

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivos a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Reno Inventory of Self-Perspective - RISP, instrumento que avalia a habilidade de tomada de perspectiva, compreensão de si mesmo enquanto construção contextual, por meio dos fatores enredado, centrado e transcendente. A amostra foi composta por 344 universitários (idade 21,1 ± 4,8; 64,2% mulheres). A estrutura interna foi estimada por meio do Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM). Também se avaliou a invariância do modelo fatorial entre participantes do sexo masculino e feminino, indicadores de precisão e associação com variáveis externas: satisfação com a vida, fusão cognitiva, ansiedade, estresse e depressão. Os resultados revelaram a estrutura composta por três fatores, conforme hipótese teórica, com indicadores desejáveis de precisão. Foi demonstrado equivalência do modelo de medida ao avaliar participantes dos diferentes sexos, e associações correspondentes as perspectivas teóricas com as variáveis externas estudadas. Os resultados sugerem adequação da versão brasileira RISP.

    Resumo em Espanhol:

    Resumem Esta investigación tuvo como principal objetivo la adaptación transcultural y la evaluación de las propiedades psicométricas de la versión brasileña del Reno Inventory of Self-Perspective RISP, un instrumento que evalúa la medición de habilidad de capacidad de toma de perspectiva, comprensión de sí mismo como construcción contextual, a través de los factores Enredado, Centrado y Trascendente. La muestra fue compuesta por 344 universitarios (edad 21,1 ± 4,8; 64,2% mujeres). La estructura interna del instrumento fue estimada por la Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM). También se evaluó la invariancia del modelo factorial entre participantes de sexo masculino y femenino, indicadores de precisión y asociación con variables externas: satisfacción con la vida, fusión cognitiva, ansiedad, estrés y depresión. Los resultados revelaron la estructura compuesta por tres factores, según hipótesis teórica, con indicadores deseables de precisión. También se demostró la equivalencia del modelo de medida al evaluar participantes de diferente sexo, así como asociaciones correspondientes a perspectivas teóricas con las variables externas estudiadas. Los resultados sugieren adecuación de la versión brasileña RISP.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to adapt and assess the psychometric properties of the Brazilian version of the Reno Inventory of Self-Perspective (RISP), which aims to measure fusion with self-content, the ability to take a centered self-perspective, and verbal awareness of the transcendent nature of that perspective, using three factors: Entangled, Centered and Transcendent. The sample consisted of 344 Brazilian undergraduate students (age 21.1±4.8; 64.2% women). The dimensionality of the inventory was estimated by the Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM). The invariance of the factorial model between men and women, scale reliability and association with other variables: life satisfaction, cognitive fusion, anxiety, stress and depression were estimated as well. The results showed a three-factor structure, confirming the theoretical hypothesis with desirable precision indices. It was also observed the measurement model equivalence to assess participants of both sexes. The results suggest adequacy of the Brazilian version of the RISP.
  • Desenvolvimento do Subteste de Leitura do Teste de Desempenho Escolar II Artigo

    Athayde, Marcia de Lima; Mendonça, Euclides José de; Fonseca, Rochele Paz; Stein, Lilian Milnitsky; Giacomoni, Claudia Hofheinz

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do Subteste de Leitura da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Este estudo envolveu a seleção de itens, análise de juízes e a validação que contou com a participação de 661 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental. O subteste foi dividido em duas versões: a versão A para estudantes de 1º a 4º ano e a versão B para 5º a 9º ano. A análise fatorial exploratória indicou que ambas as versões são unidimensionais com um fator explicando 57% da versão A e um fator explicando 38% da variância compartilhada pelos itens da versão B. Análises via Teoria de Resposta ao Item indicou níveis de discriminação e dificuldade adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna do teste. Em relação à fidedignidade, as versões do Subteste de Leitura cobrem de forma precisa as habilidades, sugerindo que o subteste apresenta boas propriedades psicométricas para avaliação da leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo desarrollar el Sub-test de Lectura de la segunda edición del Test de Desempeño escolar (TDE-II). El estudio consistió en la selección de ítems, análisis de jueces y una validación que contó con la participación de 661 alumnos de primer a noveno año de Enseñanza Primaria. El Sub-test se dividió en dos versiones: la versión A para estudiantes de primer a cuarto año y la versión B para alumnos de quinto a noveno año. El análisis factorial exploratorio indicó que las dos versiones son unidimensionales con un factor explicando el 57% de la versión A y 38% de la varianza compartida por los ítems de la versión B. Análisis vía Teoría de Respuesta al Ítem (TRI) indicaron niveles de discriminación y dificultad adecuados para medir el constructo. Los resultados mostraron evidencias relacionadas a contenido y a estructura interna del test. Con relación a la fidedignidad, las versiones del Sub-test de Lectura abarcan de manera precisa las habilidades, sugiriendo que el Sub-test presenta buenas propiedades psicométricas para evaluación de la lectura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed at the development of the Reading Subtest of the second edition of the School Performance Test (TDE-II). This study consisted in items selection, analysis by experts, and validation in which a sample of 661 students from the first to the ninth grades of Elementary School participated. The Subtest was divided in two versions: version A for students from the first to the fourth grades and version B for students from the fifth to ninth grades. Exploratory factor analysis indicated unidimensionality with one factor explaining 57% of the shared items variance for version A and 38% for version B. Item Response Theory analysis indicated appropriate levels of discrimination and difficulty for measuring the construct. Results suggest sources of validity in relation to test content, and internal structure. In terms of reliability, both versions covered the range of ability with high precision, thus suggesting that the Subtest presents good psychometric properties for reading evaluation.
  • Comportamentos Agressivos de Crianças na Escola: Evidência de Validade Interna da EPPCACE Artigo

    Chaves, Célia Maria Cruz Marques; Cavalcanti, Ana Paula Rodrigues; Alves, Edneia de Oliveira; Mateus, Karla Santos; Aguiar, Andrei Alves de; Fonsêca, Patrícia Nunes da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi verificar se os padrões psicométricos da Escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola (EPPCACE) evidenciavam sua validade interna. No Estudo 1 (n = 210), foi realizada a adaptação do instrumento e executada uma análise fatorial exploratória. No Estudo 2 (n = 203), efetuou-se uma análise fatorial confirmatória. Participaram professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Esses responderam à EPPCACE e a perguntas sociodemográficas. Os resultados indicaram que o instrumento é composto por três fatores: Agressividade direcionada ao âmbito geral (α = 0,95), Comportamentos pró-sociais (α = 0,90) e Agressividade direcionada aos professores (α = 0,90). Conclui-se que a EPPCACE é válida e fidedigna, podendo auxiliar na avaliação do contexto escolar a partir da percepção do professor acerca do comportamento agressivo dos alunos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue comprobar si los patrones psicométricos de la Escala de percepción de los maestros sobre el comportamiento agresivo de los niños en la escuela (EPPCACE) evidencian su validez interna. En el estudio 1 (n = 210) se realizó la adaptación del instrumento y se ejecutó un análisis factorial exploratorio. En el estudio 2 (n = 203) se efectuó un análisis factorial confirmatorio. Participaron maestros de Enseñanza Primaria de escuelas públicas y privadas. Estos respondieron a la EPPCACE y preguntas sociodemográficas. Los resultados indicaron que el instrumento está compuesto por tres factores: agresividad dirigida al ámbito general (α = 0,95), comportamientos pro-sociales (α = 0,90) y agresividad dirigida a los maestros (α = 0,90). Se concluye que la EPPCACE es válida y fidedigna, pudiendo auxiliar en la evaluación del contexto escolar a partir de la percepción del maestro sobre el comportamiento agresivo de los alumnos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to verify whether the psychometric patterns of the Scale of teachers’ perception of aggressive behavior of children in school (EPPCACE) showed evidence of its internal validity. In Study 1 (n = 210) the instrument was adapted and an exploratory factorial analysis was performed. In Study 2 (n = 203) a confirmatory factorial analysis was performed. Elementary school teachers in public and private schools participated and answered the EPPCACE and sociodemographic questions. Results indicated that the instrument is composed of three factors: Aggressiveness directed to the general scope (α = 0.95), Pro-social behaviors (α = 0.90), and Aggressiveness directed to teachers (α = 0.90). We concluded that the EPPCACE is valid and reliable, and it can help in the evaluation of the school context from the teacher’s perception of the aggressive behavior of the students.
  • Preditores de problemas comportamentais em adolescentes: variáveis familiares, pessoais e demográficas Papers

    Campos, Josiane Rosa; Silva, Alessandra Turini Bolsoni; Zanini, Marta Regina Gonçalves Correia; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve por objetivo correlacionar, comparar e identificar as variáveis familiares, pessoais e demográficas que podem ser preditivas para problemas de comportamento de adolescentes. Participaram 300 adolescentes, sendo 70 sem problemas de comportamentos (47 meninas e 23 meninos; M = 14,09 anos e DP = 1,33) e 230 com problemas de comportamento (177 meninas e 53 meninos; M = 14,00 anos; DP = 1,24). Os dados foram coletados via questionários e inventários aplicados com os adolescentes e foram analisados via correlação de Pearson, teste t de Student, regressão logística múltipla binária. Os resultados apontaram que baixo autocontrole foi fator de risco e desenvoltura social, baixa frequência de abuso físico e negligência materna foram fatores de proteção. O modelo avaliado apresentou razoável poder preditivo (79,9%, sendo a especificidade foi de 93,9% e a sensibilidade de 34,3%). Os achados contribuem para a prevenção de problemas de comportamento em adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo correlacionar, comparar e identificar las variables familiares, personales y demográficas que pueden ser predictores de problemas de comportamiento en adolescentes. Participaron 300 adolescentes, 70 sin problemas de comportamiento (47 niñas y 23 niños; M=14,09 años; D.P= 1,33) y 230 con problemas de comportamiento (177 niñas y 53 niños; M= 14,00 años; D.P=1,24). Los datos fueron recogidos a través de cuestionarios e inventarios aplicados a los adolescentes, y se analizaron utilizando correlación de Pearson, Test t de Student, y regresión logística múltiple binaria. Los resultados indicaron que el bajo autocontrol fue un factor de riesgo, mientras que el desarrollo social, la baja frecuencia de abuso físico y negligencia materna fueron factores de protección. El modelo evaluado presentó un poder predictor razonable (79,9%, siendo la especificidad de 93,9% y la sensibilidad de 34,3). Los resultados contribuyen en la prevención de problemas de comportamiento en adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to correlate, compare and identify the family, personal and demographic variables that may predict behavioral problems in adolescents. A total of 300 adolescents participated, 230 with behavioral problems (177 girls and 53 boys; M= 14.00 years; SD=1.24) and 70 without (47 girls and 23 boys; M=14.09 years; SD=1.33). Data was collected through questionnaires and inventories completed by adolescents and analyzed using Pearson’s correlation, Student’s t-tests and multiple binary logistic regression. Results showed low self-control as a risk factor and social skills and low frequency of physical abuse and maternal neglect as protection factors. The model evaluated had a reasonable predictive power (79.9%, specificity 93.9% and sensitivity 34.3%). The findings contribute to the prevention of behavioral problems in adolescents.
  • Evidências de Validade da EAC em Brasileiros com Educação Superior Papers

    Cammarosano, Marília; Melo-Silva, Lucy Leal; Oliveira, José Egídio Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo O contexto laboral contemporâneo caracteriza-se por imprevisibilidade, exigindo do indivíduo capacidade de adaptação a mudanças impostas pelo mercado. A adaptabilidade de carreira refere-se à capacidade do indivíduo de lidar com transições profissionais e situações de turbulência. Este estudo objetiva testar a invariância estrutural da última versão brasileira da Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) em função do sexo e observar possíveis diferenças entre homens e mulheres nas dimensões de adaptabilidade. Participaram 599 profissionais brasileiros, de ambos os sexos, com educação superior. A EAC foi sujeita a análise fatorial confirmatória e a teste de invariância, tendo sido confirmada a sua invariância estrutural em função do sexo. Uma MANOVA subsequente evidenciou ausência de diferenças entre homens e mulheres nas quatro dimensões da EAC. Os resultados corroboram a consistência e a confiabilidade da EAC como um instrumento para medir a adaptabilidade de carreira em ambos os sexos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El contexto laboral contemporáneo se caracteriza por imprevisibilidad, exigiendo del individuo capacidad de adaptación a cambios impuestos por el mercado. La adaptación de la carrera se refiere a la capacidad del individuo de lidiar con transiciones profesionales y situaciones de turbulencia. Este estudio tiene como objetivo testar la invariancia estructural de la última versión brasileña de la Escala de Adaptabilidad de Carrera (EAC) en función del sexo y observar posibles diferencias entre hombres y mujeres en las dimensiones de adaptación. La muestra fue compuesta por 599 profesionales brasileños, de ambos sexos, con educación universitaria. La EAC fue sometida a análisis factorial confirmatorio, y al test de invariancia, siendo confirmada su invariancia estructural en función del sexo. Posterior realización de MANOVA evidenció la ausencia de diferencias entre hombres y mujeres en las cuatro dimensiones de la EAC. Los resultados corroboraron la consistencia y confiabilidad de la EAC como un instrumento de medida de adaptación de la carrera en ambos sexos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The contemporary work context is characterized by unpredictability, thus requiring the ability of individuals to adapt to changes imposed by the market. Career adaptability refers to the individual’s ability to handle working transitions in turbulent times. This study aimed to test the structural invariance of the last Brazilian version of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) according to sex and observe possible differences between men and women in the dimensions of adaptability. The sample consisted of 599 Brazilian professionals, of both sexes, with higher education level. The CAAS was subject to confirmatory factor analysis and invariance testing, demonstrating structural invariance according to sex. A subsequent MANOVA evidenced the lack of differences between men and women in the four dimensions of the CAAS. Results corroborate the consistency and reliability of the CAAS as an instrument for measuring career adaptability in both sexes.
  • Habilidades Sociais Conjugais e Satisfação Conjugal de Mulheres em Situação de Violência Papers

    Cardoso, Bruno Luiz Avelino; Costa, Nazaré

    Resumo em Português:

    Resumo As Habilidades Sociais Conjugais (HSC) estão relacionadas à Satisfação Conjugal (SC). Contudo, relacionamentos abusivos apresentam déficit na utilização de estratégias saudáveis para manejo dos conflitos e prejuízos para os envolvidos. Este estudo avaliou, em 23 mulheres, com idade média de 35 anos, em situação de violência por parceiro íntimo, as HSC, a SC e as formas de violências sofridas. Para isso, utilizou o Inventário de HSC, a Escala de SC e um Questionário sobre Violência. Os resultados mostraram predominância de violência psicológica, alto nível de insatisfação conjugal e um repertório deficitário de HSC. Foi identificado correlação negativa entre HSC, Autocontrole Proativo e Insatisfação Conjugal; correlação positiva entre Conversação Assertiva e Insatisfação Conjugal (e Interação Conjugal) e correlação negativa entre Autoafirmação Assertiva, Autocontrole Proativo e situações de violência. Assim, nota-se a importância do treinamento de HSC específicas para essa população e da compreensão da natureza das respostas assertivas no contexto sociocultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las Habilidades Sociales de Pareja (HSP) están relacionadas a la Satisfacción Conyugal (SC). Sin embargo, las relaciones abusivas presentan déficit en la utilización de estrategias saludables para manejar conflictos y pérdidas entre los involucrados. Este estudio consistió en la evaluación de 23 mujeres, con edad promedio de 35 años en situación de violencia por parte de su pareja íntima, evaluó también las HSP, la SC y formas de violencia sufridas. Se utilizó el Inventario de HSP, la Escala de SC y un Cuestionario sobre Violencia. Los resultados mostraron predominio de violencia psicológica, alto nivel de insatisfacción conyugal y un repertorio deficitario de HSP. Se identificó correlación negativa entre HSP, Autocontrol Proactivo e Insatisfacción Conyugal; correlación positiva entre Conversación Asertiva e Insatisfacción Conyugal (e Interacción Conyugal) y correlación negativa entre Autoafirmación Asertiva, Autocontrol Proactivo y situaciones de violencia. De esta forma se nota la importancia del entrenamiento de HSP específicas para esa población y la comprensión de la naturaleza de las respuestas asertivas en el contexto socio-cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Marital Social Skills (MSS) are related to Marital Satisfaction (MS). However, abusive relationships present a deficit in the use of health strategies for conflict management and damages to those involved. This study evaluated in 23 women, with an average age of 35 years, in situations of intimate partner violence, the MSS, MS and the forms of violence suffered. For this, it used the MSS Inventory, MS Scale and a Violence Questionnaire. The results showed a predominance of psychological violence, a high level of marital dissatisfaction and a deficient repertoire of MSS. Negative correlation was identified between MSS, Proactive Self-Control and Marital Dissatisfaction; positive correlation between Assertive Conversation and Marital Dissatisfaction (and Marital Interaction) and negative correlation between Self-Assertiveness, Proactive Self-Control and situations of violence. Thus, the importance of specific MSS training for this population and the understanding of the nature of assertive responses in the sociocultural context is noted.
  • O Uso Estratégico do Escopo de Justiça na Legitimação do Conflito Intergrupal Artigo

    Lima-Nunes, Aline; Farias, Kamila Gadelha

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio buscó analizar de qué forma la percepción de “alcance de justicia”, a partir de la influencia de la posición grupal, puede ser utilizada para legitimar la exclusión social. Participaron 103 estudiantes universitarios con edades entre 18 y 30 años (M=20.44, DP=1.98). El estudio fue compuesto por dos condiciones experimentales: los participantes justificaron la situación planteada por una condición experimental (restricción de “alcance de justicia”) y por el control (observadores) por medio de cuestionarios y fue realizado análisis de contenido de las justificaciones encontradas. Los resultados mostraron que, en la condición de restricción sucedió la legitimación de posición hegemónica del grupo dominante a través de discursos meritocráticos. En el grupo control, los participantes percibieron desigualdad social y sugirieron ampliar el alcance de justicia, o sea la no restricción de derechos para determinados grupos. De esta forma, se identificó el uso estratégico de argumentos de justicia como ampliación / restricción de “alcance de justicia” para justificar desigualdades sociales de acuerdo con determinada posición grupal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought to analyze how the scope of justice perception, based on the influence of group position, can be used to legitimize social exclusion. One hundred and three college students aged between 18 and 30 years (M = 20.44; SD = 1.98) participated. The study was composed of two experimental conditions: the participants justified the situation posed by an experimental condition (restriction of the scope of justice) or control (observers) through questionnaires. The content analysis was made from found justifications. The results introduced that, in restriction condition, the legitimization of the hegemonic position from dominant group occurred through meritocratic discourses. In control group, participants perceived social inequality and suggested widening the scope of justice, that is, non-restriction of rights for certain groups. Therefore, the strategic use of arguments of justice is identified as the widening/restriction of the scope of justice to justify social inequalities according to a certain group position.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought to analyze how the scope of justice perception, based on the influence of group position, can be used to legitimize social exclusion. One hundred and three college students aged between 18 and 30 years (M = 20.44; SD = 1.98) participated. The study was composed of two experimental conditions: the participants justified the situation posed by an experimental condition (restriction of the scope of justice) or control (observers) through questionnaires. The content analysis was made from found justifications. The results introduced that, in restriction condition, the legitimization of the hegemonic position from dominant group occurred through meritocratic discourses. In control group, participants perceived social inequality and suggested widening the scope of justice, that is, non-restriction of rights for certain groups. Therefore, the strategic use of arguments of justice is identified as the widening/restriction of the scope of justice to justify social inequalities according to a certain group position.
  • Satisfação com a Vida e Desempenho Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental Papers

    Achkar, Ana Maria Nunes El; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Soares, Adriana Benevides; Yunes, Maria Angela Mattar

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo investigou a associação de fatores de risco e de proteção sobre o desempenho escolar e a satisfação com a vida de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 400 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos e 26 professoras de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Escala de Percepção de Apoio Social; Questionário da Juventude Brasileira; Inventário de Burnout de Maslach. Os principais resultados mostraram que a exposição à violência na família pelos estudantes, exaustação emocional e baixa realização profissional das professoras contribuem para o baixo desempenho escolar dos estudantes. Alunos com indicadores de apoio social na família e comunidade e habilidades sociais de autocontrole apresentam maior satisfação com a vida. Os dados do estudo evidenciam variáveis contextuais e pessoais que afetam o desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes, fornecendo subsídios para futuras intervenções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio explotó la asociación de factores de riesgo y de protección sobre el desempeño escolar y la satisfacción con la vida de estudiantes de la Enseñanza Primaria. Participaron 400 alumnos de ambos sexos, con edades entre 11 y 17 años y 26 profesoras de escuelas públicas y privadas del Estado de Río de Janeiro. Los instrumentos utilizados fueron: Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes; Escala de Percepción de Apoyo Social; Cuestionario de la Juventud Brasileña; Inventario de Burnout de Maslach. Los principales resultados mostraron que la exposición a la violencia en la familia por los estudiantes, agotamiento emocional y baja realización profesional de las profesoras contribuyen para el bajo desempeño escolar de los estudiantes. Alumnos con indicadores de apoyo social en la familia y en la comunidad y habilidades de autocontrol presentan mayor satisfacción con la vida. Los datos del estudio evidencian variables contextuales y personales que afectan el desarrollo socioemocional y académico de los estudiantes, ofreciendo subsidios para futuras intervenciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to investigate the association of risk and protection factors in the academic performance and life satisfaction of elementary school students. Participants included 400 students of both sexes, aged between 11 and 17 years, and 26 female teachers from public and private schools in the state of Rio de Janeiro. The instruments were: Social Skills Inventory for Adolescents, Social Support Perception Scale, Brazilian Youth Questionnaire and Maslach Burnout Inventory. Main results showed that exposure to family violence by the students, emotional exhaustion and low professional achievement by the teachers contribute to a poor performance of students in school. Students with indicators of social support by the family and the community and of self-control skills presented higher life satisfaction. This study reveals contextual and personal variables that affect students’ socio-emotional and academic development which prove subsidies for future interventions.
  • Análise do Inventário de Regulação Emocional por meio da TRI Papers

    Ricarte, Mirela Dantas; Silva, Fernanda Mírian França; Bueno, José Maurício Haas

    Resumo em Português:

    Resumo A regulação das emoções caracteriza-se por ser um fenômeno multiprocessual capaz de manter, intensificar ou diminuir a experiência emocional. Este trabalho se propôs a investigar as propriedades psicométricas do Inventário de Regulação de Emoções para Situações de Aprendizagem (IREmos Aprender), com o auxílio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Participaram deste estudo 365 alunos do 5º ao 9º ano, com idade média de 11,9 anos (DP = 1,72), sendo 57,5 % do sexo feminino e 42,5% do sexo masculino. Os resultados permitiram a identificação de problemas nas escalas do instrumento, como a pouca variabilidade dos itens e a existência de categorias subutilizadas de respostas, e de possíveis caminhos a serem adotados na sua revisão, como a construção de itens mais difíceis que exijam estratégias internas, focadas na experiência de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La regulación emocional se caracteriza por ser un fenómeno de multiprocesamiento capaz de mantener, intensificar o disminuir la experiencia emocional. Este estudio tuvo como objetivo investigar las propiedades psicométricas del Inventario de Regulación de las Emociones para Situaciones de Aprendizaje (IREmos Aprender), con el auxilio de la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Participaron 365 alumnos de 5° a 9° año, con promedio de edad 11,9 años (DP = 1,72), de los cuales 57,5% eran de sexo femenino y 42,5% de sexo masculino. Los resultados permitieron identificar problemas en las escalas del instrumento, tales como, poca variabilidad de los ítems, existencia de categorías subutilizadas de respuestas y posibles caminos a ser adoptados en la revisión como la construcción de ítems más difíciles que exijan estrategias internas, centradas en la experiencia de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Emotion regulation is a multiprocessual phenomenon capable of maintaining, intensifying or diminishing the emotional experience. This work investigated the psychometric properties of the Emotion Regulation Inventory for Learning Situations, using the Item Response Theory (IRT). Participants included 365 students from the 5th to the 9th grades of elementary school, with a mean age of 11.9 years (SD = 1.72), 57.5% female and 42.5% male. The results indicated problems in the instrument, such as small variability of the items and underutilized categories of response, and ways for the revision of the instrument, such as construction of more difficult items that require internal strategies, focused on the learning experience.
  • Evidências de Validade da Escala de Comportamento de Liderança Ética (ECLE) Papers

    Silva, André Luis Amorim; Ferreira, Maria Cristina; Valentini, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo reuniu evidências de validade baseadas na estrutura interna e nas relações com variáveis externas da Escala de Comportamento de Liderança Ética. Participaram do estudo 405 trabalhadores, de ambos os sexos (64,7% do sexo feminino), com idades variando entre 19 e 69 anos (M = 35,7; DP = 10,9), que responderam à versão brasileira da escala e a instrumentos para avaliação de outros construtos. As análises fatoriais confirmatórias apontaram para uma versão final de 35 itens concentrados em um único fator, com índice de consistência interna de 0,96. Nas evidências de validade por relação com variáveis externas, a escala correlacionou-se positiva e moderadamente com o engajamento laboral, a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional afetivo; fraca e positivamente, com a saúde mental geral; fraca e negativamente com a exaustão emocional. Recomenda-se o uso futuro da escala em pesquisas e diagnósticos organizacionais sobre o comportamento de liderança ética.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio reunió evidencias de validez basadas en la estructura interna y en las relaciones con variables externas de la Escala de Comportamiento de Liderazgo Ético. Participaron del estudio 405 trabajadores, de ambos sexos (64,7% de sexo femenino), con edades entre 19 y 69 años (M = 35,7; DE = 10,9), los cuales respondieron la versión brasileña de la escala e instrumentos para la evaluación de otros constructos. Los análisis factoriales confirmatorios indicaron una versión final de 35 ítems concentrados en un único factor, con índice de consistencia interna de 0,96. En las evidencias de validez por relación con variables externas, la escala se correlacionó positiva y moderadamente con el compromiso laboral, satisfacción en el trabajo y compromiso organizacional afectivo; débil y positivamente con la salud mental general; débil y negativamente con el agotamiento emocional. Se recomienda el uso futuro de la escala en investigaciones y diagnósticos organizacionales sobre el comportamiento de liderazgo ético.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study gathered evidence of validity based on the internal structure and relations with external variables of the Ethical Leadership Behavior Scale. The study participants were 405 workers of both sexes (64.7% female), aged 19-69 years (M = 35.7; SD = 10.9), who answered the Brazilian version of the scale and instruments to assess other constructs. The confirmatory factor analyses pointed to a final version of 35 items concentrated in a single factor, with an internal consistency index of 0.96. In the validity evidence in relation to external variables, the scale was positively and moderately correlated with work engagement, job satisfaction, and affective organizational commitment; weakly and positively with general mental health; and weakly and negatively with burnout. The future use of the scale in organizational research and diagnostics on ethical leadership behavior is recommended.
  • Evidências de Validade da Escala de Homofobia Internalizada para Gays e Lésbicas Brasileiros Papers

    Lira, Aline Nogueira de; Morais, Normanda Araujo de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo reuniu evidências de validade da Escala de Homofobia Internalizada (EHI) para gays e lésbicas brasileiros. O Estudo 1 verificou evidências de validade de conteúdo (realizada por dois juízes da área e 10 pessoas gays e lésbicas), baseadas na estrutura interna e ainda buscou indicadores de confiabilidade/precisão do instrumento. Com base em um inquérito online, 261 participantes, com média de idade de 27,6 anos (DP = 7,72) responderam a EHI e a perguntas sociodemográficas. O Estudo 2 replicou a solução fatorial do estudo 1, através de análise fatorial confirmatória e confiabilidade, sendo realizado com 303 gays e lésbicas, com média de idade de 30,6 anos (DP = 8,29). Os resultados dos dois estudos sugerem uma versão modificada da EHI com 19 itens e duas dimensões (Percepção Interna do Estigma [α = 0,814] e Percepção da Opressão Social [α = 0,622]), pois apresentou evidências de validade e de confiabilidade/precisão do instrumento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo reunió evidencias de validez de la Escala de Homofobia Internalizada (EHI) para gays y lesbianas brasileños. El Estudio 1 verificó evidencias de validez de contenido (realizada por dos jueces del área y 10 personas gays y lesbianas), basadas en la estructura interna y aún buscó indicadores de confiabilidad/precisión del instrumento. Con base en una encuesta en línea, 261 participantes con una edad promedio de 27.6 años (DP =7.72), responderieron las perguntas EHI y sociodemográficas. Es estudio 2 replicó la solución factorial del estudio 1, a través del análisis factorial confirmatoria, además de buscar evidencias complementares de validez del constructo y confiabilidad, siendo realizado con 303 gays y lésbicas, con una edad promedio de 30.6 (DP = 8.29). Los resultados de los dos estudios sugieren una versión modificada de la EHI con 19 ítems y dos dimensiones (Percepción Interna del Estigma [α = 0,814] y Percepción de la Opresión Social [α = 0,622]), pues presentó evidencias de validez y confiabilidad/precisión del instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article gathered evidence of the validity of the Internalized Homophobia Scale (EHI) for Brazilian gays and lesbians. Study 1 found evidence of content validity (performed by two area judges and 10 gay and lesbian people), based on the internal structure and still sought reliability/precision indicators of the instrument. Based on an online survey, 261 participants, with a mean age of 27.6 years (SD = 7.72), answered IHS and sociodemographic questions. Study 2 replicated the factorial solution from study 1, through confirmatory factorial analysis, in addition to seeking complementary evidence of construct validity and reliability, being carried out with 303 gays and lesbians, with a mean age of 30.6 years (SD = 8.29). The results of the two studies suggest a modified version of the IHS with 19 items and two dimensions (Internal Perception of Stigma and Perception [α = 0,814] of Social Oppression [α = 0,622]) because it presented evidence of validity and reliability/precision of the instrument.
  • Parâmetros Psicométricos da Subescala de Hostilidade da Symptom Checklist 90 (SCL-90) Papers

    Cavalcanti, Jaqueline Gomes; Moura, Giovanna Barroca de; Pimentel, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou conhecer os parâmetros psicométricos da subescala de hostilidade da SCL-90. Para isso, traçou-se dois estudos; no Estudo 1 buscou-se conhecer evidências de validade e precisão da subescala de hostilidade. Contou-se com 209 estudantes, com média de 16 anos de idade (DP = 1,29), os quais responderam a Subescala de Hostilidade e um questionário sociodemográfico. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura unifatorial, cujo alfa de Cronbach foi 0,71. No Estudo 2 buscou-se encontrar evidências adicionais de validade e precisão contando-se com 212 alunos com média de idade de 16 anos (DP = 1,19). A análise fatorial confirmatória testou a estrutura unifatorial e apontou para bons índices de ajuste; também se verificaram bons índices de consistência interna e confiabilidade composta. De modo geral, a Subescala de Hostilidade apresentou evidências de validade e precisão satisfatórias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo conocer los parámetros psicométricos de la Subescala de Hostilidad de la SCL-90. Se realizaron dos estudios; en el primer estudio se trataron de encontrar evidencias de validez y precisión de la subescala de hostilidad; participaron 209 estudiantes, con promedio de edad de 16 años (DP = 1,29), los cuales respondieron la Subescala de Hostilidad y un cuestionario sociodemográfico. El análisis factorial exploratorio indicó una estructura unifactorial, cuyo alfa de Cronbach fue de 0,71. En el segundo estudio, se trataron de encontrar evidencias adicionales de validez y precisión, contando con 212 alumnos con promedio de edad de 16 años (DP = 1,19). El análisis factorial confirmatorio probó la estructura unifactorial y señaló buenos índices de ajuste; también se verificaron buenos índices de consistencia interna y confiabilidad compuesta. En general, la Subescala de Hostilidad presentó evidencias de validez y precisión satisfactorias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to know the psychometric parameters of the SCL-90 hostility scale. For this, two studies were traced; In Study 1, 209 students, mean age 16 years (SD = 1.29), who responded to the Scale of Hostility and a sociodemographic questionnaire. The exploratory factorial analysis indicated a unidimensional structure, whose Cronbach’s alpha was.71. In Study 2, we sought to find additional evidence of validity and reliability counting with 212 students with a mean age of 16 years (SD = 1.19). The confirmatory factorial analysis tested the unifactorial structure and pointed to good adjustment indexes; good internal consistency and composite reliability were also observed. In general, the Scale of Hostility provided evidence of satisfactory validity and reliability.
  • Satisfação de Necessidades Básicas e Sua Repercussão no Curso do Desenvolvimento Papers

    Marrone, Daniela Bergesch D’Incao; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    Resumo A Teoria da Autodeterminação (TAD) é uma teoria organísmica e dialética que considera os indivíduos como ativos no processo de desenvolvimento, com potencial para o crescimento e integração. Para tanto é fundamental que três necessidades básicas sejam satisfeitas: autonomia, relação e competência. É através do interjogo das características pessoais e dos nutrientes dados pelo meio que irá permitir ou não o bom desenvolvimento e integração. Este trabalho propõe-se a discutir os preceitos da TAD e a forma como a satisfação dessas necessidades repercute ao longo do desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Teoría de la Autodeterminación (TAD) es una teoría organicista y dialéctica que considera como individuos activos en el proceso de desarrollo, con un potencial de crecimiento e integración. Por lo tanto, es esencial que se cumplan tres necesidades básicas: autonomía, relación y competencia. Es a través de la interacción de las características personales y los datos de los nutrientes a través que va a permitir o no permitir el desarrollo y la integración con éxito. Este trabajo tiene como objetivo discutir los preceptos del TAD y como la forma de satisfacer esas necesidades reverbera a lo largo del desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Self-determination Theory (SDT) has an organismic and dialectical framework for the study of personality growth and development. From SDT’s perspective, individuals are prone to develop towards an active and integrative way. Therefore, there are three basic needs that must be satisfied: autonomy, relatedness and competence. Through the association between personal characteristics and the satisfaction of needs development and integration will be allowed. This paper will discuss SDT precepts and how the satisfaction of these needs reverberates throughout development.
  • Erratum: Development of the Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI) Errata

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br