Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2022
  • Construção de Significados na Perda Gestacional: Estudo Qualitativo com Casais Brasileiros Article

    Vescovi, Gabriela; Corrêa, Mikael Almeida; Frizzo, Giana Bitencourt; Dias, Ana Cristina Garcia; Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    Resumo Investigou-se o processo de construção de significados na perda gestacional em 11 casais brasileiros. Os relatos foram submetidos à análise temática indutiva e dedutiva, utilizando o sistema de categorização do modelo integrativo de construção de significado no luto. Em relação às dimensões originais do modelo (Sentido para a morte, benefício na experiência de perda e modificação da identidade), constatou-se falta de sentido para a morte, fortalecimento de vínculo do casal como benefício e parentalidade enquanto projeto identitário. Foi proposta uma dimensão adicional (Processo de construir significado) que incluiu diferenças de gênero, falta de reconhecimento social e intensidade emocional da experiência. Enquanto estratégias de enfrentamento, identificou-se espiritualidade e busca por iguais, especialmente nas mídias sociais. O processo de construir significados na perda gestacional mostrou-se semelhante ao de outros tipos de perdas, validando esta experiência. Foram discutidas as implicações do sistema de categorias utilizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se investigó el proceso de construcción de significados en la pérdida gestacional en 11 parejas brasileñas. Los informes fueron sometidos a un análisis temático inductivo y deductivo, usando el sistema de categorización del modelo integrador de construcción de significado en el duelo. En cuanto a las dimensiones originales del modelo (Significado para la muerte, beneficio en la experiencia de pérdida, cambio de identidad), se encontró falta de significado para la muerte, fortificación de lazos de la pareja como un beneficio y la parentalidad como un proyecto de identidad. Se ha propuesto una dimensión adicional (Proceso de construcción de significado) que incluye diferencias de género, falta de reconocimiento social e intensidad emocional de la experiencia. Como estrategias de afrontamiento, se identificó la espiritualidad y la búsqueda de los iguales, especialmente en las redes sociales. El proceso de construir significado en la pérdida gestacional demostró ser similar al de los otros tipos de pérdida, validando esta experiencia. Son discutidas las implicaciones del sistema de categorías utilizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigated the process of meaning construction in pregnancy loss in 11 Brazilian couples. The reports were submitted to inductive and deductive thematic analysis using the categorization system from the integrative model of meaning construction in grief. Regarding the original dimensions of the model (Sense-making of death, benefit from the experience of loss, and identity change), there was a lack of meaning for death, perception of strengthened bonds within the couple as a benefit, and parenting as an identity project. We propose an additional dimension (Meaning-making process) that includes gender differences, lack of social recognition, and emotional intensity of the experience. As for coping strategies, spirituality and the search for peers were identified, especially in social media. After a pregnancy loss, the process of meaning construction proved similar to that of other types of loss, validating this experience. We discuss the implications of the category system used in this study.
  • Escala de Motivação para Trapacear: Evidências de Validade e Confiabilidade Article

    Moura, Hysla Magalhães de; Gouveia, Rildésia Silva Veloso; Grangeiro, Alex Sandro de Moura; Figueiredo, Camilla Vieira de; Gouveia, Valdiney Veloso

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se adaptar a Escala de Motivação para Trapacear (EMT) para o contexto estudantil brasileiro, reunindo evidências de validade baseadas em sua estrutura interna. Realizaram-se dois estudos. No Estudo 1, os 20 itens da EMT foram traduzidos para o português e submetidos à avaliação semântica de dez estudantes, que os consideraram suficientemente compreensíveis. Posteriormente, buscando-se conhecer a estrutura interna da medida, contou-se com a participação de 212 estudantes do Ensino Médio (M = 16,10 anos; DP = 1,02). Uma análise fatorial exploratória indicou a existência de dois fatores (busca de realização e inibição moral), nos quais saturaram 18 itens. O Estudo 2 visou comprovar essa estrutura fatorial. Logo, os 18 itens foram respondidos por 229 estudantes do Ensino Médio (M = 16,20 anos; DP = 1,23). Uma análise fatorial confirmatória comprovou o ajuste bifatorial. A EMT apresentou evidências de validade baseadas na estrutura interna, podendo ser utilizada em pesquisas no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo adecuar la Escala de Motivación para Engañar (EME) al contexto estudiantil brasileño, recogiendo evidencias de validez a partir de su estructura interna. Se realizaron dos estudios. En el Estudio 1, los 20 ítems de la EME fueron traducidos al portugués y sometidos a la evaluación semántica por parte de diez estudiantes, quienes los consideraron suficientemente comprensibles. Posteriormente, buscando comprender la estructura interna de la medida, participaron 212 estudiantes de la Educación Secundaria (M = 16,10 años; DS = 1,02). Un análisis factorial exploratorio indicó la existencia de dos factores (búsqueda de realización e inhibición moral), en los que se saturaron 18 ítems. El Estudio 2 tuvo como objetivo verificar esta estructura factorial. Por lo que, los 18 ítems fueron respondidos por 229 estudiantes de Secundaria (M = 16,20 años; DS = 1,23). Un análisis factorial confirmatorio demostró la adecuación bifactorial. La EME ha revelado evidencias de validez basadas en la estructura interna, pudiendo ser utilizada en investigaciones brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt the Motivation to Cheat Scale (MCS) to the Brazilian student context, gathering evidence of validity based on its internal structure. Two studies were carried out. In Study 1, the 20 items of the MCS were translated into Portuguese and evaluated semantically by ten students, who consider them sufficiently understandable. Subsequently, seeking to know the internal structure of the measure, there was the participation of 212 high school students (M = 16.10 years; SD = 1.02). An exploratory factor analysis indicated the existence of two factors (search for success and moral initiation), which were saturated 18 items. O Study 2 aimed to verify this factorial structure. Logo, the 18 items answered by 229 high school students (M = 16.20 years; SD = 1.23). A confirmatory factorial analysis confirmed bifactorial adjustment. MCS has evidence of validity based on internal structure, which can be used in research outside of Brazil.
  • Evidências de Validade da Escala de Orientação à Dominância Social no Brasil Artigo

    Vilanova, Felipe; Almeida-Segundo, Damião Soares de; Duarte, Michael de Quadros; Costa, Ângelo Brandelli

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo buscou adaptar a Escala de Orientação à Dominância Social (SDO7) para o contexto brasileiro, propor uma versão reduzida do instrumento, avaliar sua estrutura fatorial e evidências de validade entre grupos. Para tanto, realizou-se coleta de dados on-line em que participaram 1.056 indivíduos de quatro diferentes amostras. Análises fatoriais confirmatórias indicaram os melhores índices de ajuste para a estrutura original de quatro fatores, sendo dois substanciais (Dominância e Anti-Igualitarismo) e dois de método (pró-traço e contra-traço). Os fatores substanciais, denominados “Dominância Social” e “Anti-Igualitarismo”, apresentaram alfa de Cronbach superior a 0,70 em todas as amostras. As versões longa e reduzida da escala apresentaram bons índices de validade de critério entre grupos com correlações altas entre os escores dos fatores substanciais e a autocategorização política. Portanto, o instrumento apresentou evidências de validade e fidedignidade e podem ser utilizados em estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo adaptar transculturalmente la Escala de Orientación a la Dominancia Social (SDO7) para el contexto brasileño, proponer una versión reducida del instrumento, evaluar su estructura factorial y evidencias de validez entre grupos. Por lo que, se llevó a cabo una recogida de datos online en la que participaron 1056 individuos de cuatro muestras diferentes. Los análisis factoriales confirmatorios indicaron los mejores índices de ajuste para la estructura original de cuatro factores, dos de ellos son sustanciales (Dominancia x Anti-Igualitarismo) y los otros dos son metodológicos (pro-rasgo x contra-rasgo). Los factores sustanciales, denominados “Dominancia social” y “Anti-Igualitarismo”, presentaron alfa de Cronbach por encima de 0,70 en todas las muestras. Las versiones larga y corta de la escala presentaron buenos índices de validez con altas correlaciones entre los puntajes de los factores sustanciales y la autocategorización política. Por lo tanto, el instrumento presentó evidencias de validez y confiabilidad para el contexto brasileño y puede utilizarse en futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to cross-culturally adapt the Social Dominance Orientation Scale (SDO7) for the Brazilian context, propose a reduced version of the instrument, and assess its factor structure and validity evidences. Participants included 1,056 individuals across four different samples collected online. Confirmatory factor analyses indicated the best fit indices for the original four-factor structure, two substantial (Dominance x Anti-Egalitarianism) and two methodological (pro-trait x counter-trait). The substantial factors had Cronbach’s alpha values above 0.70 in all samples. Furthermore, both the long and reduced versions of the scale were highly correlated with political self-categorization. Hence, the instrument in its long and reduced versions showed good validity and reliability evidences for the Brazilian context and can be used in future studies.
  • Inventário de Envolvimento Paterno e Percepções dos Pais sobre a Vida Familiar Article

    Santis, Ligia de; Barham, Elizabeth J.; Chuang, Susan S.

    Resumo em Português:

    Resumo Comparações transculturais do envolvimento paterno e questões relacionadas ainda são escassas, como são medidas consolidadas para sua avaliação. Examinou-se relações entre o envolvimento paterno e variáveis relacionadas à família, no Brasil, e comparou-se esses resultados com os de outros países. No total, 200 pais com filhos de 5 a 10 anos completaram a versão brasileira do Inventory of Father Involvement (IFI-BR), medidas de estresse, satisfação conjugal, relacionamento pai-filho, habilidades sociais das crianças e seus problemas de comportamento. Correlações entre essas variáveis variaram de 0,32 a 0,58, fornecendo novas evidências de validade para o IFI-BR. Comparando os resultados brasileiros com correlações de outros países, a maioria não diferiu em magnitude, indicando que o envolvimento paterno influencia sistematicamente o bem-estar paterno, as relações familiares e o desenvolvimento socioemocional infantil, em diferentes países. Além das evidências psicométricas para o IFI-BR, esses resultados também indicam o potencial de uso do IFI em diferentes culturas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las comparaciones transculturales de la participación del padre y temas relacionados aún son escasas, al igual que las medidas consolidadas para su evaluación. Examinamos las relaciones entre la participación del padre y las variables relacionadas con la familia en Brasil y comparamos estos resultados con los de otros países. En total, 200 padres de niños de 5 a 10 años completaron la versión brasileña del Inventory of Father Involvement (IFI-BR), medidas de estrés, satisfacción conyugal, relación padre-hijo, habilidades sociales de los niños y problemas de comportamiento infantil. Las correlaciones entre estas variables oscilaron entre .32 y .58, proporcionando nueva evidencia de validez para el IFI-BR. Al comparar los resultados brasileños con las correlaciones de otros países, la mayoría no difería en magnitud, lo que indica que la participación paterna influye sistemáticamente en el bienestar paterno, las relaciones familiares y el desarrollo socioemocional infantil en diferentes países. Además de la evidencia psicométrica do IFI-BR, estos resultados también indican el potencial de usar el IFI en diferentes culturas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Cross-cultural comparisons of father involvement and related issues are still scarce, as are consolidated measures for its assessment. We examined relationships among father involvement and family-related variables, in Brazil, and then compared these results with findings from other countries. In total, 200 fathers with children aged 5 to 10 completed the Brazilian version of the Inventory of Father Involvement (IFI-BR), and measures of stress, marital satisfaction, parent-child relationship, children’s social skills and their behavior problems. Correlations among these variables were between .32 and .58, providing new evidence of validity for the IFI-BR. When comparing Brazilian results with correlations observed in other countries, the majority did not differ in magnitude, indicating that father involvement systematically influences the fathers’ well-being, family relationships, and their children’s socioemotional development, in different countries. In addition to the psychometric evidence for the IFI-BR, these results also indicate the potential for using the IFI in different cultures.
  • Significados Psicológicos e Relacionais da Experiência da Maternidade com Toxoplasmose Article

    Colomé, Carolina Schmitt; Dantas, Cândida Prates; Olesiak, Luísa da Rosa; Zappe, Jana Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Com o objetivo de compreender os significados psicológicos e relacionais da experiência da maternidade diante da toxoplasmose, realizou-se uma pesquisa clínico-qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semidirigidas com cinco mães de bebês com toxoplasmose. As informações foram submetidas à análise de conteúdo e os resultados demonstraram que os significados psicológicos incluem tanto a presença de dificuldades e sofrimento, quanto de potencialidade dos bebês e do estabelecimento de vínculo emocional mãe-bebê. Com relação aos significados relacionais, identificou-se a importância das redes de apoio, destacando-se o papel de familiares, serviços de saúde e da religiosidade como fonte de suporte para o enfrentamento das dificuldades. Contudo, identificou-se que a atenção é dispensada primordialmente aos bebês, sendo insuficiente a assistência emocional para as mães. Em conclusão, destaca-se que cada mãe experienciou a toxoplasmose a partir das suas possibilidades e das redes de apoio disponíveis, o que afetou no estabelecimento da vinculação mãe-bebê.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para comprender los significados psicológicos y relacionales de la maternidad frente a la toxoplasmosis, se realizó una investigación clínico-cualitativa, en la que se realizaron entrevistas semiestructuradas con cinco madres de bebés con toxoplasmosis. La información fue sometida a Análisis de Contenido y los resultados demostraron que los significados psicológicos incluyen tanto la presencia de dificultades y sufrimiento, como la potencialidad de los bebés para el establecimiento de un vínculo emocional con sus madres. Considerando los significados relacionales, se identificó la importancia de las redes de apoyo, destacando el papel de la familia, los servicios de salud y la religiosidad como soporte frente a las dificultades. Sin embargo, se identificó que la atención se presta principalmente a los bebés, con asistencia emocional insuficiente para las madres. Como conclusión, se enfatiza que cada madre ha experimentado toxoplasmosis en función de sus posibilidades y de las redes de apoyo disponibles, lo que ha afectado el establecimiento de la conexión madre-bebé.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the purpose of understanding the psychological and relational meanings of the experience of motherhood in the face of toxoplasmosis, a clinical-qualitative study was carried out performing semi-directed interviews with five mothers of babies with toxoplasmosis. The information was submitted to Content Analysis, and the results demonstrated that the psychological meanings include both the presence of difficulties and suffering and the potentiality of the babies and the establishment of emotional mother-baby bonds. Relative to the relational meanings, the importance of support networks was identified, emphasizing the role of family members, health services, and religiosity as sources of support in facing difficulties. However, it was identified that the care is provided primordially to the babies, with the emotional assistance to mothers being insufficient. In conclusion, it stands out that each mother experienced toxoplasmosis from their possibilities and available support network, which affected the establishment of the mother-baby bond.
  • Teste do Desenho do Relógio: Dados Normativos Para Idosos Artigo

    Esteves, Cristiane da Silva; Oliveira, Camila Rosa de; Lima, Manuela Polidoro; Gonzatti, Valéria; Irigaray, Tatiana Quarti

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, correlacional e de corte transversal, com objetivo de fornecer dados normativos do TDR para idosos, levando em consideração diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Duzentos e trinta e cinco foram entrevistados individualmente, distribuídos em cinco grupos etários e quatro níveis de escolaridade. Os instrumentos foram Ficha de Dados Sociodemográficos, Miniexame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica, versão reduzida (GDS-15), Tarefa de Fluência Verbal Semântica (TFVS) e o TDR. Utilizou-se estatísticas descritivas, correlação de Pearson e análise univariada (one-way ANOVA) com post hoc Scheffe. Os escores do TDR apresentaram associações significativas com os anos de idade, anos de escolaridade, MEEM, TFVS e GDS-15. Houve diferença de desempenho no TDR ao considerarem os grupos por idade. O estudo fornece valores normativos para o TDR em uma amostra de idosos do sul do Brasil que foram influenciados pela idade, escolaridade, sintomatologia depressiva e fluência verbal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se trata de un estudio cuantitativo, retrospectivo, correlacional y transversal, con el objetivo de aportar datos normativos sobre el TDR para ancianos, teniendo en cuenta diferentes grupos de edad y niveles educativos. La muestra incluyó a 235 ancianos distribuidos en cinco grupos de edad y cuatro niveles de educación. Los instrumentos utilizados fueron Ficha de Datos Sociodemográficos, Mini Examen del Estado Mental (MMSE), Escala de Depresión Geriátrica, versión reducida (GDS-15), Tarea de Fluidez Verbal Semántica (TFVS) y TDR. Se emplearon estadísticas descriptivas, correlación de Pearson y análisis univariante (one-way ANOVA) con post hoc Scheffe. Los puntajes de TDR mostraron asociaciones significativas con la edad, años de escolaridad, MMSE, TFVS y GDS-15. Hubo diferencia en el desempeño en el TDR al considerar los grupos por edad. El presente estudio fue capaz de proporcionar valores normativos para TDR en una muestra de ancianos en el sur de Brasil influenciados por la edad, la escolaridad, los síntomas depresivos y la fluidez verbal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This was a quantitative, retrospective, correlational, cross-sectional study that aimed to provide normative CDT (Clock-Drawing Test) data for older adults, taking into account different age groups and educational levels. The sample included 235 older adults distributed among five age groups and four levels of education. The instruments were Sociodemographic Data Sheet, the Mini-Mental State Examination (MMSE), the Geriatric Depression Scale reduced version (GDS-15), the Semantic Verbal Fluency Task (TFVS), and the CDT. Descriptive statistics, Pearson’s correlation, and univariate analysis (one-way ANOVA) with Scheffe post hoc were used. The CDT scores showed significant associations with age, years of schooling, MMSE, TFVS, and GDS-15. There was a difference in performance in CDT when considering age groups. The present study was able to provide normative values ​​for CDT in a sample of older adults in southern Brazil that ​​were influenced by age, education, depressive symptoms, and verbal fluency.
  • Propriedades psicométricas da versão curta do Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness em português Article

    Curado, Daniela Fernández; Gallo, Giovana Gonçalves; Machado, Mayra Pires Alves; Barros, Viviam Vargas de; Noto, Ana Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas de uma versão curta em português do Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-SF-BR) e verificar se a adição de mecanismos de formulação dos itens (positivos ou negativos) contribui para o ajuste do modelo em cinco fatores. Quatrocentos e oito participantes preencheram instrumentos de autorrelato. Modelagem de equações estruturais foi aplicada em ambos os objetivos. Índices adequados de ajuste foram encontrados para o modelo em cinco fatores, com melhorias significativas advindas da adição dos mecanismos de formulação dos itens. Não foram encontradas evidências de funcionamento diferencial dos itens ou heterogeneidade populacional. A análise de um modelo bifator demonstrou que valores de traços latentes são preferíveis à soma da pontuação. A FFMQ-SF-BR é adequada para mensurar mindfulness na população brasileira, com os benefícios de diminuir o tempo de coleta sem perda de conteúdo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo evaluar las propiedades psicométricas de una versión corta del Cuestionario de las Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-SF-BR) en portugués y verificar si la adición de mecanismos de formulación de ítems (positivos o negativos) contribuye al ajuste del modelo de cinco factores. Cuatrocientos ocho participantes completaron instrumentos de autoinforme. Se aplicó el modelo de ecuaciones estructurales a ambos objetivos. Se encontraron índices de ajuste adecuados para el modelo en cinco factores, con mejoras significativas derivadas de los mecanismos de formulación de ítems. No hubo evidencias de funcionamiento diferencial de los ítems o heterogeneidad de la población. El análisis de un modelo bifactorial mostró que los valores de los rasgos latentes son preferibles a la suma puntuaciones. La FFMQ-SF-BR es adecuada para medir el mindfulness en la población brasileña, reduciendo el tiempo de recolección de datos sin pérdida de contenido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aims of the current study were to evaluate the psychometric properties of a short version of the Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ-SF-BR) and verify if the addition of wording mechanisms (positive or negative) contributes to the fit of the shortened Brazilian Portuguese version of the FFMQ. Four hundred eight participants answered self-report measurements. Structural equation modelling was employed for both objectives. Adequate model fit was found for the 5-factor FFMQ-SF-BR model, with significant improvements arising from the addition of wording mechanism effects. No evidences of differential item functioning and population heterogeneity were found. Bifactor analysis showed that latent traces are preferred overusing raw sum scores. The FFMQ-SF-BR is suitable to measure mindfulness in the Brazilian population and has the benefits of decreasing data collection length without losing content coverage.
  • Efeito da Prematuridade e Temperamento na Interação Mãe-Bebê Article

    Chiodelli, Taís; Pereira, Veronica Aparecida; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Jorcuvich, Dayana Insfran

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se avaliar o efeito da prematuridade e do tipo de temperamento do bebê sobre a interação mãe-bebê por meio do Paradigma do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Participaram do estudo 75 mães e seus bebês (37 pré-termo e 38 a termo), entre três a quatro meses de vida (idade corrigida para bebês pré-termo). As mães responderam a uma escala de percepção do temperamento dos bebês e as díades foram filmadas em condição estruturada (FFSF). A filmagem, dividida em três episódios, possibilitou a análise de comportamentos de: Orientação Social Positiva, Orientação Social Negativa e Autoconforto. As médias registradas para essas categorias foram submetidas à Anova Multivariada (fatores: prematuridade e temperamento). O temperamento apresentou mais efeito sobre os comportamentos maternos e dos bebês, sugerindo que esse fator pode influenciar a interação diádica. Os resultados podem nortear possíveis intervenções junto às famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se buscó evaluar el efecto de la prematuridad y el tipo de temperamento del bebé en la interacción madre-bebé a través del Paradigma Face-to-Face Still-Face (FFSF). En el estudio participaron 75 madres y sus bebés (37 prematuros y 38 a término), con edades comprendidas entre los tres y los cuatro meses (edad corregida para bebés prematuros). Las madres respondieron a una escala de percepción del temperamento de los bebés y las díadas fueron filmadas en una condición estructurada (FFSF). El rodaje, dividido en tres episodios, permitió analizar los comportamientos de: Orientación Social Positiva, Orientación Social Negativa y Autoconfort. Los promedios registrados para estas categorías fueron sometidos al ANOVA Multivariado (factores: prematuridad y temperamento). El temperamento tuvo más efecto en los comportamientos maternos e infantiles, lo que sugiere que este factor puede influir en la interacción diádica. Los resultados pueden orientar posibles intervenciones con las familias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We evaluated the effect of prematurity and the infant’s temperament on the mother-infant behaviors in the Face-to-Face Still-Face Paradigm (FFSF). The study included 75 mothers and their infants (37 preterm and 38 term) between three and four months of age (corrected age for preterm infants). The mothers responded to a perception scale of the infants’ temperament and the dyads were observed in a structured condition (FFSF). The FFSF Paradigm, divided into three episodes, made it possible to analyze the behaviors of: Positive Social Orientation, Negative Social Orientation and Self-comfort. The averages recorded for these categories were analyzed in a Multivariate ANOVA (factors: prematurity and temperament). Temperament had more effect on maternal and infant behaviors, suggesting that this factor may influence mother-infant interaction. The results can guide possible interventions with families.
  • Escala de Apoio à Pessoa em Risco de Suicídio: Adaptação e Validação Artigo

    Bezerra, Viviane Alves dos Santos; Camino, Cleonice Pereira dos Santos; Galvão, Lilian Kelly de Sousa; Rique Neto, Júlio; Silva, Saulo Bagatini

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou adaptar e validar para o contexto brasileiro a Suicide Helpfulness Scale - SHS (Escala de Apoio à pessoa em Risco de Suicídio - EARS), por meio de dois estudos. Do Estudo 1, participaram 206 estudantes, com idade média de 16,73 anos. Estes responderam à EARS e a questões sociodemográficas. Os resultados obtidos apoiaram o modelo original de quatro fatores e verificou-se um alfa de Cronbach de 0,86 e Confiabilidade Composta de 0,90. Do Estudo 2, de caráter confirmatório, participaram 212 estudantes, predominantemente do sexo feminino (58%) e com idade média de 16,67 anos. Foram testados três modelos e os resultados corroboraram a adequação da estrutura tetrafatorial, observando-se indicadores de ajuste meritórios. Assim, conclui-se que a EARS apresenta características psicométricas adequadas para o contexto brasileiro e pode ser utilizada em pesquisas que investiguem o quanto os jovens estão dispostos a ajudar uma pessoa em risco de suicídio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de dos estudios, esta investigación buscó adaptar y validar la Suicide Helpfulness Scale - SHS (Escala de Apoyo a la persona en Riesgo de Suicidio - EARS) para el contexto brasileño. El Estudio 1 involucró a 206 estudiantes, con un promedio de edad de 16.73 años, que contestaron la EARS y preguntas sociodemográficas. Los resultados respaldaron el modelo original de cuatro factores, obteniendo un alfa de Cronbach total de 0.86 y una Confiabilidad Compuesta de 0.90. En el Estudio 2, de carácter confirmatorio, participaron 212 estudiantes, mayoritariamente mujeres (58%), con una edad media de 16.67 años. Se probaron tres modelos y los resultados corroboraron la adecuación de la estructura de cuatro factores con buenos índices de ajuste. Se concluye que la EARS es psicométricamente adecuada para el contexto brasileño y puede ser utilizada en investigaciones sobre la disposición de los jóvenes para ayudar a personas con riesgo de suicidio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to adapt and validate the Suicide Helpfulness Scale - SHS for the Brazilian context based on two studies. In Study 1, a total of 206 students participated, with a mean age of 16.73 years. They responded to the SHS and sociodemographic questions. The results supported the original four-factor model and showed a Cronbach’s alpha of 0.86 and Composite Reliability of 0.90. Study 2, which had a confirmatory nature, included 212 students, predominantly women (58%) and with an average age of 16.67 years. Three models were tested and the results corroborated the adequacy of the tetra-factor structure, observing good adjustment indicators. Thus, it is concluded that the SHS has psychometric characteristics suitable for the Brazilian context and can be used in research that investigates how willing young people are to help a person at risk of suicide.
  • Direcionalidade da Violência em Casais Heterossexuais Artigo

    Razera, Josiane; Tomasi, Lívia Maria Bedin; Oliveira, Eduarda Lima de; Mosmann, Clarisse Pereira; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo Ainda existem controvérsias entre pesquisas que analisam a violência cometida por homens e mulheres. O objetivo foi avaliar a direcionalidade da violência conjugal em diferentes manifestações (física, psicológica, coerção sexual e lesão corporal). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, da qual participaram 304 casais heterossexuais. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e a escala Revised Conflict Tactics Scales (CTS2), sendo realizadas análises descritivas dos dados pelo programa estatístico SPSS 22.0. Os resultados indicaram que mais de 70% da violência psicológica ocorre de forma bidirecional e, quando se expressa de forma unidirecional, é mais cometida por mulheres. A violência física e a coerção sexual, quando unidirecionais, foram mais cometidas pelos homens. Já a lesão corporal não apresentou diferença significativa. Os casais mais velhos apresentaram mais violência unidirecional, enquanto os mais jovens praticaram mais violência bidirecional. Esses dados podem auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas nas situações de violência conjugal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Todavía existen controversias entre las investigaciones que analizan la violencia cometida por hombres y mujeres. El objetivo fue evaluar la direccionalidad de la violencia conyugal en diferentes manifestaciones (física, psicológica, coacción sexual y lesión corporal). Se trata de una investigación cuantitativa, exploratoria y descriptiva, en la que participaron 304 parejas heterosexuales. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico y la escala Revised Conflict Tactics Scales (CTS2) realizando análisis descriptivos de los datos mediante el programa estadístico SPSS 22.0. Los resultados indicaron que más del 70% de la violencia psicológica ocurre de forma bidireccional y, cuando se expresa de forma unidireccional, es más cometida por mujeres. La violencia física y la coacción sexual, cuando eran unidireccionales, eran más cometidas por hombres. Por otro lado, las lesiones corporales no mostraron diferencias significativas. Las parejas mayores experimentaron más violencia unidireccional, mientras que las parejas más jóvenes practicaron más violencia bidireccional. Estos datos pueden ayudar en el desarrollo de políticas públicas en situaciones de violencia conyugal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are still controversies between researches analyzing violence committed by men and women. The objective was to evaluate the directionality of conjugal violence in different manifestations (physical, psychological, sexual coercion and bodily injury). This is a quantitative, exploratory and descriptive, cross-sectional study, in which 304 heterosexual couples, aged between 18 and 82 years participated. It was applied a sociodemographic questionnaire and the Revised Conflict Tactics Scales (CTS2) and descriptive analyses of the data were performed using the SPSS 22.0 statistical program. The results indicated that more than 70% of psychological violence occurs in a bidirectional way and, when expressed in a unidirectional way, it is more committed by women. Physical violence and sexual coercion, when unidirectional, were more committed by men. As for bodily injuries, men and women scored equally. Older couples experienced more unidirectional violence, while younger couples had more bidirectional violence. These data can assist in the development of public policies in situations of conjugal violence.
  • Fatores Associados ao Uso de Camisinha Entre Jovens Universitários Article

    Stephanou, André Teixeira; Freitas, Isabella Kahl de; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Enquanto a incidência de infecções sexualmente transmissíveis cresce entre jovens brasileiros, universitários apresentam pouco uso de preservativos. Compreender quais fatores afetam a adoção de comportamentos preventivos pode auxiliar na sua promoção. Esse estudo testou a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como modelo de uso de camisinha entre jovens universitários. Foram coletados dados sobre comportamento sexual, TCP, e personalidade em questionário online com 343 estudantes sexualmente ativos entre 18 e 29 anos de idade. Setenta participantes também responderam ao follow-up após 30 dias. Modelos de equações estruturais e regressões ordinais foram usados para analisar os efeitos das variáveis da TCP no uso de preservativo. Atitude foi o principal preditor da intenção comportamental nos modelos transversal e longitudinal. Estar em um relacionamento e menor idade na primeira relação sexual também foram associados a uso menos frequente de preservativo na análise transversal. Intenção comportamental e controle percebido foram associados com uso de preservativo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Mientras la incidencia de infecciones de transmisión sexual aumenta entre los jóvenes brasileños, los estudiantes universitarios reportan poco uso de preservativos. Comprender qué factores inciden en la adopción de conductas preventivas puede ayudar en su promoción. Este estudio probó la Teoría del Comportamiento Planeado (TCP) como modelo de uso de preservativos entre jóvenes universitarios. Los datos sobre comportamiento sexual, TCP y personalidad fueron recopilados en un cuestionario en línea con 343 estudiantes sexualmente activos entre 18 y 29 años. Setenta participantes también respondieron al seguimiento después de 30 días. Se utilizaron modelos de ecuaciones estructurales y regresiones ordinales para analizar los efectos de las variables de TCP sobre la utilización del condón. La actitud fue el principal predictor de la intención en los modelos transversal y longitudinal. Estar en una relación y una edad más temprana en la primera relación sexual se asociaron con el uso menos frecuente de preservativo en el análisis transversal. La intención conductual y el control percibido se asociaron con el uso de condones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As the rates of sexually transmitted infections among Brazilian youth rise, college students present with low rates of condom use. Understanding which factors affect preventive behaviours may assist in promoting them. This study aimed to test the Theory of Planned Behaviour (TPB) as a model of condom use behaviour among young university students. Data on sexual behaviour, TPB, and personality variables were collected online with 343 sexually active students aged between 18 and 29. Seventy participants also provided follow-up data after 30 days. Structural equation models and ordinal regressions were used to analyse the effects of TPB variables on condom use behaviour. Attitude was the main predictor of behavioural intention in the cross-sectional and longitudinal models. Being in a relationship and lower age at sexual debut were also associated with less frequent condom use behaviour in the cross-sectional analysis. Behavioural intention and perceived control were associated with condom use behaviour.
  • Violência Sexual Infantil: Relacionamento Interpessoal e Autoimagem Avaliados pelo Zulliger Aplicação R-Otimizada Article

    Lima, Eduardo dos Santos de; Scortegagna, Silvana Alba

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo objetivou verificar evidências de validade do Zulliger na avaliação de relacionamento interpessoal e autoimagem de crianças vítimas de violência sexual. Participaram 42 crianças entre 7 e 13 anos, divididas em três grupos: 19 vítimas de violência sexual (G1); 10 pacientes com câncer (G2); 13 grupo-controle (G3). Foram utilizados como instrumentos o Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC) aplicação R-Otimizada, Escala de Personalidade para Crianças (ETPC, EPQ-J), Inventário de Habilidades Sociais para Crianças (SSRS), Teste de Inteligência (CPM-Raven). O G1, quando comparado aos outros grupos, mostrou-se com mais tendência a compreensão problemática ou menos adaptativa das interações interpessoais [p < 0,05 em PHR, GHR e p (ZSC); Psicotismo (ETPC, EPQ-J); EG e F2 (SSRS)], mais autocríticas e autoimagem negativas [p < 0,05 em MOR (ZSC)] e aumento de conteúdos traumáticos [p < 0,05 em Bl (ZSC)]. O ZSC demonstrou evidências preliminares de validade na avaliação de Relacionamento Interpessoal e Autoimagem de vítimas de violência sexual infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo verificar evidencias de validez de Zulliger en la evaluación de las relaciones interpersonales y la autoimagen de los niños víctimas de violencia sexual. Participaron 42 niños entre 7 y 13 años: 19 Víctimas de violencia sexual (G1); 10 pacientes con cáncer (G2); 13 Grupo de control (G3). Los instrumentos utilizados: Zulliger en el Sistema Comprensivo (ZSC) aplicación R-Optimizada; Escala de personalidad para niños (ETPC, EPQ-J); Inventario de Habilidades Sociales para Niños (SSRS); Test de Inteligencia (CPM-Raven). En comparación con otros grupos, G1 tuvo más probabilidades de una comprensión problemática o menos adaptativa de las interacciones interpersonales [p<0,05 en PHR, GHR y p (ZSC); Psicotismo (ETPC, EPQ-J); EG y F2 (SSRS)], más autocrítica y autoimagen negativa [p<0.05 en MOR (ZSC)] y mayor contenido traumático [p<0.05 en Bl (ZSC)]. El ZSC demostró evidencias preliminares de validez en la evaluación de la Relación Interpersonal y la Autoimagen de las víctimas de violencia sexual infantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the validity of Zulliger criteria in the evaluation of interpersonal relationships and self-image of children victims of sexual violence. Population: 42 children between 7 and 13 years old participated, divided into three groups: 19 Victims of sexual violence (G1); 10 Cancer patients (G2); 13 Control group (G3). Instruments: Zulliger in the Comprehensive System (ZSC) R-Optimized application; Personality Scale for Children (ETPC, EPQ-J); Social Skills Inventory for Children (SSRS); Intelligence Test (CPM-Raven). G1, when compared to other groups, showed more tendency to problematic or less adaptive understanding of interpersonal interactions [p < 0.05 in PHR, GHR and p (ZSC); Psychosis (ETPC, EPQ-J); EG and F2 (SSRS)], more self-critical and negative self-image [p < 0.05 in MOR (ZSC)] and increased traumatic content [p < 0.05 in Bl (ZSC)]. The ZSC demonstrated preliminary evidence of validity in the evaluation of Interpersonal Relationship and Self-image of victims of child sexual violence.
  • Desafios da Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Durante a Pandemia da COVID-19 Article

    Frizzo, Giana Bitencourt; Arteche, Adriane Xavier; Yates, Denise Balem; Sousa, Diogo Araújo de; Mendonça Filho, Euclides de; Bazon, Marina Rezende; Silva, Mônia Aparecida da; Silva, Patrícia Santos da; Mateus, Vera Lúcia Esteves; Marasca, Aline Riboli; Cauduro, Giovanna Nunes; Almeida, Maíra Lopes; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia COVID-19 trouxe uma série de reestruturações necessárias à pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento. O objetivo deste artigo é discutir as adaptações que realizamos em pesquisas neste contexto durante a pandemia de COVID-19 e apresentar estratégias para adequação de protocolos de pesquisa originalmente planejados para ocorrer de forma presencial. Embora alguns contextos não permitam a continuidade dos estudos, pesquisas nesse momento podem trazer importantes contribuições sobre este período ímpar. No presente artigo são exploradas estratégias de adaptação dos procedimentos de recrutamento, sugeridas plataformas de divulgação e como melhor usar as redes sociais para esse fim. Também são descritos procedimentos para realização de entrevistas não presenciais com responsáveis, formas de avaliação da interação das duplas mãe-criança e problematizadas questões éticas. Os procedimentos de devolução dos resultados, um compromisso ético dos pesquisadores, podem ser facilitados por recursos como relatórios automáticos. Além disso, sugerimos estratégias para melhor divulgação dos resultados ao público participante.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La pandemia del COVID-19 trajo una serie de reestructuraciones necesarias para la investigación en Psicología del Desarrollo. El objetivo de este artículo es discutir las adaptaciones realizadas en las investigaciones en este contexto durante la pandemia de COVID-19 y presentar algunas estrategias para la adaptación de los protocolos de investigación originalmente planeados para ser presenciales. Si bien algunos contextos no permitan la continuidad de los estudios, la investigación en este momento puede aportar importantes avances sobre estos tiempos de crisis. Este artículo explora las estrategias para adaptar los procedimientos de contratación, sugiriendo algunas plataformas de difusión y la mejor manera de utilizar las redes sociales para este fin. También se describen los procedimientos para la realización de entrevistas no presenciales con padres o tutores legales, las formas de evaluar la interacción madre-hijo y las cuestiones éticas. Los procedimientos para la devolución de los resultados, un compromiso ético de los investigadores, pueden verse facilitados por funciones como informes automáticos. Además, se recomienda estrategias para una mejor difusión de los resultados al público participante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The COVID-19 pandemic brought a series of restructurings necessary for research in Developmental Psychology. The aim of the manuscript is to discuss adaptations we made in our research in this context during the COVID-19 pandemic and to present strategies to adequate research protocols originally designed to occur in person. Although some contexts do not allow the continuity of studies, research at this time can bring essential contributions in this extreme period. This article explores the strategies for adapting recruitment procedures, suggesting dissemination platforms, and using social networks for this purpose. Guidelines are suggested for conducting non-face-to-face interviews with caregivers, ways of assessing the interaction of the mother-child pairs, and problematizing ethical issues. The procedures for returning the results, an ethical researcher commitment, may be improved by resources such as automatic reports. Besides, strategies for better dissemination of the results for the participants are suggested.
  • Escala de Empatia Básica: Evidências de Estrutura Interna no Contexto Brasileiro Article

    Loureto, Gleidson Diego Lopes; Santos, Layrtthon Carlos de Oliveira; Castelhano, Marcos Vitor Costa; Benevides, Délis Sousa; Lucena, Hugo Horácio de; Leite, Vinícius Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou conhecer as evidências da estrutura interna da Escala de Empatia Básica (BES-20) e os parâmetros de seus itens. Contou-se com a participação de 300 sujeitos da população geral que responderam a BES, além de perguntas demográficas. Os resultados indicaram uma solução composta por dois fatores para a medida com os fatores de empatia afetiva (α = 0,84 e ω = 0,84) e empatia cognitiva (α = 0,84 e ω = 0,84). Análises via Teoria de Resposta ao Item demonstraram que os itens da BES-20 discriminam adequadamente os participantes e exigem baixa quantidade de traço latente para o endosso de suas categorias de resposta. Além disso, forneceu-se uma medida reduzida composta por 10 itens (BES-10) com parâmetros psicométricos e taxas de informação comparável à versão com 20 itens. Conclui-se que ambas as versões da BES reúnem evidências que corroboram sua qualidade psicométrica, podendo serem utilizadas em estudos futuros que objetivem mensurar a empatia no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo conocer las evidencias de la estructura interna de la Escala Básica de Empatía (EBE-20) y los parámetros de sus ítems. Participaron 300 personas de la población general que respondieron la EBE-20 y preguntas demográficas. Los resultados indicaron una solución de dos factores: empatía afectiva (α = .84 y ω = .84) y empatía cognitiva (α = .84 y ω = .84). Los análisis a través de la Teoría de Respuesta al Ítem demostraron que los ítems de la EBE-20 discriminan adecuadamente los participantes, y requieren una cantidad baja de rasgos latentes para la aprobación de sus categorías de respuesta. Además, se proporcionó una medida reducida que consta de 10 ítems (EBE-10) con parámetros psicométricos y tasas de información comparables a la versión con 20 ítems. Se concluye que ambas versiones de la EBE recogen evidencias que corroboran su calidad psicométrica y pueden ser utilizadas en futuros estudios que tengan como objetivo medir la empatía en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate evidence for the internal structure of the 20 item Basic Empathy Scale (BES-20), and verify the parameters of each of its items. The participants totaled 300 subjects from the community sample who answered both the BES-20 and demographic questions. The results indicated a two-factor measure involving: affective empathy (α = .84 and ω =.84) and cognitive empathy (α =.84 and ω =.84). Analyses using Item Response Theory demonstrated that the items of the BES-20 properly discriminated between participants, requiring low levels of latent trait for agreement/checking-off responses in each category. In addition, we developed a 10 item (short-form) version (BES-10) which when compared to the full version yielded equivalent psychometric parameters and information scores. Overall, both the BES-20 and BES-10 were confirmed as qualified for psychometric use in future studies to measure empathy in Brazil.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br