Acessibilidade / Reportar erro

Olhar o cotidiano: percursos para uma psicologia social do trabalho1 1 Informações sobre financiamento: CNPq (Pós-doutorado Sênior), processo: 150373/2010-4. FAPESP (Bolsa de Pesquisa no Exterior), processo: 2011/11627-9.

Regarder le quotidien: parcours pour une psychologie sociale du travail

Pensar lo cotidiano: trayectorias para una psicología social del trabajo

Resumo:

O artigo esboça os percursos de pesquisas que têm levado a psicologia social do trabalho ao estudo do cotidiano laboral. Apresenta o cotidiano como campo de apreensão do real, partindo de uma discussão interdisciplinar sobre o tema, salientando seus aspectos de repetição e de ruptura e as relações entre dimensões micro e macrossociais. Localiza os esforços de constituir o cotidiano como objeto da psicologia social e aponta para as dificuldades de teorização desse objeto. Finalmente, discute as razões do reconhecimento do cotidiano como campo privilegiado de investigação para o projeto de uma psicologia social do trabalho, na medida em que favorece o reconhecimento das singularidades dos sentidos e dos significados construídos pelos trabalhadores, das formas de interação social, dos processos organizativos, da micropolítica, das práticas astuciosas construídas no interior de relações assimétricas de poder.

Palavras-chave:
psicologia social do trabalho; cotidiano; processos sociais; micropolítica

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br