Acessibilidade / Reportar erro

“Música Paraense” e Terruá Pará: identidade regional, indústria cultural e psicologia das massas

“Pará Music” and Terruá Pará: regional identity, cultural industry and mass psychology

La «Musique Paraense» et le Terruá Pará: identité régionale, l’industrie culturelle et la psychologie des foules

“Música Paraense” y Terruá Pará: identidad regional, industria cultural y psicología de las masas

Resumo

Desde a consolidação de emissoras de rádio e TV no Pará, a mídia local propaga a ideia de uma “música paraense”, título utilizado com frequência em uma série de eventos recentemente produzidos dentro e fora do estado. Ao contestar essa singularização, a presente pesquisa apresenta uma análise psicossociológica dos mecanismos que operam na inter-relação entre indústria cultural e formação de massas, utilizando como objeto privilegiado de estudo o espetáculo Terruá Pará. Visando tal intento, além do recurso à revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa documental sobre parte do material impresso produzido para a terceira edição do festival. Em termos conclusivos, defende-se que o Terruá Pará, embora pautado por um discurso pretensamente racional em prol da valorização da música regional, torna-se dialeticamente promotor de irracionalidades expressas na sugestão de modos de subjetivação específicos que, desconsiderando diversidades, acabam por reduzir o seu público consumidor à qualidade de multidão abstrata.

Palavras-chave:
capitalismo; música; narcisismo; identificação

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br