Acessibilidade / Reportar erro

A cor do sucesso: efeitos da performance social e econômica no branqueamento e na infra-humanização dos negros no Brasil

La couleur du sucess: les effets de la réussite sociale et economique dans le branchissement et l'infra-humanisation des personnes noirs au Brésil

The colour of success: effects of the social and economical performance on the whitening and on the infra-humanization of blacks in Brazil

Este estudo examina os efeitos da cor da pele e da performance social dos grupos no branqueamento e na infra-humanização. Os dados deste estudo foram coletados em três capitais do Brasil, em três regiões diferentes. As principais hipóteses são: a) os Negros serão mais infra-humanizados do que os Brancos; b) os grupos que fracassam socialmente serão mais infra-humanizados do que os grupos que obtêm sucesso; e c) os grupos com sucesso deverão ser percebidos como mais brancos do que os que fracassam. Os resultados, obtidos junto a 175 estudantes universitários brancos, de três universidades privadas, indicam que as hipóteses são parcialmente confirmadas. Os grupos que fracassam são infra-humanizados quando comparados aos que obtêm sucesso e os grupos que obtêm sucesso são branqueados e os que fracassam enegrecidos, ao nível da percepção subjetiva da cor da pele. No entanto, a infra-humanização dos negros acontece com a mediação do branqueamento. Esses resultados são discutidos à luz das novas teorias psicossociais sobre o racismo.

Grupos sociais; Racismo; Fatores socioculturais


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br