Acessibilidade / Reportar erro

Hans Bellmer e sua pequena anatomia da imagem: corpo próprio e psicanálise1 1 Este trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Código de financiamento 001.

Hans Bellmer and your little anatomy of the image: own body and psychoanalysis

Hans Bellmer et sa petite anatomie de l’image: propre corps et psychanalyse

Hans Bellmer y su pequeña anatomía de la imagen: cuerpo propio y psicoanálisis

Resumo

Em Petite Anatomie de l’image (1949), o artista Hans Bellmer formula uma teoria da imagem do corpo que parte da premissa de que a anatomia humana é subjetiva, imaginária e até permeada por estados psicopatológicos. Assim, Bellmer mostra um corpo interno desenhado por traços de memória e por uma imagem puramente psíquica, ou seja, ele coloca em cena o corpo pulsional. Diante dessa obra, perguntamos o que o artista ensina à psicanálise lacaniana sobre o corpo próprio e sua representação, conceitos importantes para a clínica. Nesse sentido, uma indicação valiosa orientará esta discussão: o segredo da imagem é a castração.

Palavras-chave:
imagem; corpo próprio; gozo; castração

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br