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Revista de Antropologia, Volume: 40, Número: 1, Publicado: 1997
  • Apresentação

  • Dona Heloisa e a pesquisa de campo Artigos

    Corrêa, Mariza

    Resumo em Português:

    Heloisa Alberto Torres (1895-1977) é uma personagem extensamente citada nas conversas de corredor das instituições nas quais a antropologia vem construindo a sua história e quase nunca citada em notas de pé de página. Qual foi, afinal, a contribuição desta personagem para a nossa história? Tento aqui começar a responder a esta pergunta, num ensaio que pretende ser também um estímulo aos jovens pesquisadores para visitarem nossos arquivos e ampliarem alguns dos indícios de que esta é uma história com um número muito maior de personagens do que estamos acostumados a considerar.

    Resumo em Inglês:

    Heloisa Alberto Torres (1895-1977) is widely recognized in corridor talk as an important persona in the tradition of the history of our discipline but hardly mentioned in our academic work. Did she really contributed to the building up of Anthropology in Brazil? In an attempt to answer this question, I hope also to persuade young investigators to do research in the few archives we have left and to pursuit many other personae we usually do not take as part of our history.
  • O valor da afinidade: parentesco e casamento entre os Pirahã<a NAME="top1"></a> Artigos

    Gonçalves, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Nossa intenção neste trabalho é problematizar a questão da afinidade e seu valor entre os Piranhã. Num primeiro momento do trabalho, apresentatremos a terminologia de parentesco procurando menos interpretá-la do que problematizá-la, buscando perceber o que ela nos fala sobre a afinidade. Após descrevermos quais as questões que esta terminologia coloca, entraremos no campo do casamento, tanto no que se refere à exploração do valor da categoria terminológica para cônjuge quanto a uma análise que nos revele quais são, de fato, os tipos mais freqüentes de união entre os Piranhã. Ainda neste ítem, abordaremos a questão da constituição do casal e da família boem como o fenômeno sui generis da instituição do "preço da Noiva" e suas implicações na construção de um modelo de afinidade.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to describe and analyse some aspects of kinship terminology and its implications on marriage systems among the Piranhã. I will show how the affinity is produced and what its value in the kinship system is. Firstly, the kinship terminology will be described trying to highlight the place of affinity in this system. Secondly, the implications of the terminological category for spouse and the most frequent type of marriage among the Piranhã will be presented. In this part will be analyzed, also, the constitution of the "family" or the "couple" and the sui generis phenomenon of the "bride price" and its implications for a model of affinity amongst Piranhã.
  • Documento sem título Articles

    McCallum, Cecília

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute construções de identidade social do "índio brasileiro" no Acre, entre 1983 e 1991. Tendo como foco os Cashinahua e suas relações com organizações de apoio pró-indígenas, procura-se analisar como conceitos e práticas que geram sociabilidade foram empregados ou negados nesse contexto social. Nesse propósito, é feito um esboço da forma assumida pelas relações interétnicas na região. Trata-se de entender as relações entre desigualdades no contexto sócio-político e mudanças nos construtos de gênero e sexualidade em situações interétnicas.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses constructions of social identity as 'Brazilian indian' in Acre between 1983 and 1991. It focuses on the Cashinahua in their relations with pro-Indian support organizations, examining how concepts and practices producing sociality were employed or negated in this social context. To do so, the paper outlines the form interethnic relations took in the region. It relates inequality in the socio-political context to changes in gender constructs and sexuality in inter-ethnic situations.
  • Jardim do Éden revisitado Artigos

    Laraia, Roque de Barros

    Resumo em Português:

    Análise do mito de Lilith, primeira esposa de Adão, segundo a tradição judaica, que foi expurgada do texto, hoje conhecido, pela censura dos editores bíblicos que procuraram adequar o livro sagrado aos valores e padrões morais de suas épocas. O Autor mostra que esses cortes não foram suficientes para apagar totalmente a figura de Lilith da tradição oral e, muito menos, de alguns textos rabínicos. No decorrer deste mito fica claro que, ao consumir o fruto proibido, Adão adquiriu o conhecimento do bem e do mal e não apenas o da sexualidade. Mas, o mais importante é o fato que Lilith representa a primeira reação feminina ao domínio masculino.

    Resumo em Inglês:

    An analysis of the myth of Lilith, the first wife of Adam, according to Jewish tradition, which was expurgated from the text which we know today, by the censureship of Biblical editors who tried to make the sacred book conform to the values and moral standards of their times. The author shows how these editorial cuts were not sufficient to completely wipe out the figure of Lilith from the oral tradition and, even less so, from some rabbinic texts. In this myth it becomes clear that, by eating the prohibited fruit, Adam acquired knowledge of the good and the bad and not only of sexuality. However, what is most important is the fact that Lilith represents the first female reaction to male domination.
  • Canudos como cidade iletrada: Euclides da Cunha na urbs monstruosa Artigos

    Ventura, Roberto

    Resumo em Português:

    Euclides da Cunha interpretou o conflito de Canudos (1896-7) a partir de fontes orais, para afirmar o caráter sebastianista e messiânico do movimento. Baseou-se em poemas populares e em profecias apocalípticas, que atribuiu a Antônio Conselheiro, para criar, em Os sertões (1902), um retrato sombrio do líder da comunidade. Os sermões do Conselheiro, recolhidos em dois volumes manuscritos a que Euclides da Cunha não teve acesso, mostram um líder religioso, muito diferente do fanático místico retratado em Os sertões. Revelam um setanejo letrado, capaz de exprimir suas concepções políticas e religiosas, vinculadas a um catolicismo tradicional, corrente na igreja do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    Euclides da Cunha interpreted the Canudos war (1896-7) on the basis of oral sources to establish the messianic character of the movement. He relied on folk poems and apocalyptic prophecies, that he attributed to Antônio Conselheiro, in order to create, in Os sertões (Rebellion in the backlands), a gloomy portrait of the leader of the community. Conselheiro's sermons, collected in two manuscript volumes to which Euclides da Cunha did not have access, reveal a religious leader very different from the mystical fanatic presented in Os sertões. These sermons indicate that the leader of Canudos was a learned backlander, capable of expressing his political and religious views, that were related to a traditional Catholicism common among the clergymen of the 19th-century.
  • "Caindo na cana" com Marilyn Monroe: tempo, espaço e "bóias-frias" Artigos

    Dawsey, John Cowart

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendo discutir um drama social ("cair na cana") que marca a passagem para uma condição ambígua, liminar. Se uma das experiências associadas ao "modernismo" é a de vivermos simultaneamente em tempos e espaços diferentes, certamente os "bóias-frias" são nossos contemporâneos modernistas. Paradoxalmente, em se tratando de uma imagem que certamente seduziu alguns campos intelectuais durante os anos 70 e 80, teriam as tentativas de definir o "bóia-fria", transformando imagem em categoria, contribuindo para a sua constituição em uma espécie de fóssil recente da produção academica?

    Resumo em Inglês:

    In this article I intend to discuss a social drama ("falling in the cane") which marks the passage to an ambiguous and liminal social condition. If "modernism" has to do with living in different times and spaces simultaneously, certainly the "bóias-frias" are our "modernist" comtemporaries. Paradoxacally, considering that we are dealing with a tensio-packed image which certainly seduced intellectual groups during the seventies and eighties, we may venture to inquire whether the attempts to define the "bóia-fria", tuning image into category, contributed to the formation of a sort of recent fossil of academic production.
  • A favor da etnografia Resenhas

    Barbosa, Irene Maria F.
  • Um Grande cerco de paz. Poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil Resenhas

    Leirner, Piero de Camargo
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