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Revista de Antropologia, Volume: 40, Número: 2, Publicado: 1997
  • A onomástica katukina é pano?<A NAME="top1"></A> Artigos

    Lima, Edilene Coffaci de

    Resumo em Português:

    Neste artigo a autora analisa o sistema onomástico katukina. Os Katukina, a exemplo dos demais grupos pano já descritos (Matis, Kaxinawá, Yaminawa), associam o sistema de parentesco ao sistema onomástico e repõem em circulação o nome de seus ancestrais. No entanto, a despeito das semelhanças que os Katukina apresentam em relação aos demais grupos de sua família lingüística, é possível encontrar pontos divergentes entre eles. Há uma flagrante divergência, em particular, na transmissão alternada e cruzada dos nomes pessoais, visto que os demais pano realizam-na de forma alternada e paralela. A partir de uma abordagem comparativa preliminar, a autora explora a possibilidade de que tais diferenças no sistema onomástico estejam relacionadas a diferenças no sistema de parentesco.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the author analyzes the Katukina onomastic system. The Katukina, like the other panoan groups already described (Matis, Kaxinawá, Yaminawa), associate the onomastic system to the kinship system and replace in circulation the names of their ancestors. However, in spite of the similarities that the Katukina exhibit in relation to the other groups of their linguistic family, it is possible to find divergences among them. There is, particularly, a flagrant divergence in the alternate and cross transmission of the personal names, since the other panoans present an alternate and parallel transmission. Using a preliminary comparative approach, the author investigates the hypothesis that such divergences may be found both in the onomastic system and kinship system.
  • Heresia, doença, crime ou religião: o Espiritismo no discurso de médicos e cientistas sociais Artigos

    Giumbelli, Emerson

    Resumo em Português:

    Desde a segunda metade do século XIX e até a década de 1940, as práticas e doutrinas espíritas mobilizaram o pensamento médico, num duplo empreendimento intelectual e de intervenção social. O artigo aborda vários textos elaborados, neste período, por médicos (tais como Nina Rodrigues e Leonídio Ribeiro), explorando como neles é definido e analisado o espiritismo, e localizando, entre as diversas épocas, continuidades e rupturas. Na década de 1930, o espiritismo e os cultos de possessão em geral começam a ser tratados por referência a categorias sociológicas e antropológicas, sinalizando uma transformação importante no seu estatuto (Arthur Ramos é um nome chave). No artigo, esta transição é problematizada a partir da análise da categoria "higiene mental", utilizada por intelectuais durante as décadas de 1920 e 1930 e associada às discussões sobre a constituição e destinos do Brasil enquanto nação.

    Resumo em Inglês:

    From middle of 19th century until the 1940s, spiritists practices and doctrines mobilized medical thought through the dual projects of intellectual engagement and social intervention. This article examines texts written by physicians during this period (such as Nina Rodrigues and Leonidio Ribeiro), and explores the ways in which they define and analyse spiritism. The author's analysis identifies continuities and ruptures over the course of this historical period. In the 1930s, spiritism and possession cults in general served as key references for anthropological and sociological categories, signaling an important transformation in their status (Arthur Ramos is a key name). The author examines this process via an analysis of "mental hygiene", a category used by intelectuals in the 1920s and 1930s and closely linked to debates about the formation and fate of the Brazilian nation.
  • A Antropologia do desenvolvimento: é possível falar de uma subdisciplina verdadeira?<a NAME="top1"></a> Artigos

    Schröder, Peter

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de um ramo da antropologia que cresceu consideravelmente nos últimos quinze anos. Desde o início dos anos 80, vários autores negaram, repetidas vezes, a existência de uma subdisciplina com esse nome, alegando a falta de teorias, métodos e assuntos específicos que podiam caraterizá-la. Até hoje, não se conseguiu encontrar uma resposta adequada a esta questão. Os atuantes (ou praticantes) deste ramo da antropologia aplicada, no entanto, não parecem se preocupar muito com isto: para eles, a antropologia do desenvolvimento é um conjunto de profissionais que fazem qualquer trabalho ligado às questões do "desenvolvimento". Nem por isso, nos últimos dez anos, a antropologia do desenvolvimento começou a se distinguir, progressivamente, dos outros domínios da disciplina pelo enfoque em temas científicos especiais e em certos tipos de trabalho prático.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about a field of anthropology which grew considerably in the last fifteen years. Since the early Eighties, several authors have repeatedly denied the existence of a subdiscipline called development anthropology, alleging a lack of theories, methods, and specific subjects which could characterize it. Up to this date, no one has found an adequate answer to this problem. The practitioners of this field of applied anthropology, however, do not seem to be very concerned about this: for them, development anthropology is any group of professionals which practice some kind of work which has to do with questions of "development". Nevertheless, in recent ten years, development anthropology began gradually to distinguish itself from other fields of the discipline by its focus on special scientific topics and on special kinds of practical work.
  • Nos varadouros das representações: redes etnográficas na Amazônia do início do século XX Artigos

    Faulhaber, Priscila

    Resumo em Português:

    Os etnógrafos que trabalharam e viveram na bacia Amazônica no começo do século XX são enfocados, neste artigo, como fontes de reflexão para a história da antropologia. Pontos de vista de Tastevin, Koch-Grünberg, Stradelli e Nimuendajú são analisados em suas implicações para o conhecimento local sobre o rio Solimões e para o campo etnológico, focalizando aspectos de sua produção intelectual, bem como de suas biografias e influências, pensadas no quadro da formação de cada um deles. A mais conhecida contribuição destes etnógrafos para a teoria antropológica contemporânea é a interpretação das crenças e representações dos índios da Amazônia. O principal interesse é mostrar como a situação vivida por estes etnógrafos produziu relação entre seus trabalhos, ainda que as circunstâncias de sua interação não fossem claramente explicitadas em documentos escritos, e cada um deles não tenha visto o outro como um verdadeiro interlocutor.

    Resumo em Inglês:

    The ethnographers who traveled and lived in Amazon basin at the beginning of the twentieth century are focused, in this article, as sources of reflection for the history of anthropology. Points of view of P. Tastevin, Koch-Grünberg, Stradelli and Nimuendajú are analised in their implications for the local knowledge of the Solimões River and for the field of ethology. Some aspects of their intelectual production, in addition to facts of their biographies, considered within the framework of the background of each one of them, are the subject of this inquiry. The best-known contribution of those ethnographers to contemporary anthropological theory is their interpretation of the beliefs and representations of the Amazon Indians. The main interest is to show how the shared situation lived by those ethnographers have produced relation between their works, even though the circumstances of their interaction have not been explicit in written documents, and each one of them have not always seen the other as a true interloctor.
  • "Incorrigíveis, afeminados, desenfreiados": indumentária e travestismo na Bahia do século XIX Artigos

    Santos, Jocélio Teles dos

    Resumo em Português:

    Nos registros policiais e nas notícias de jornais baianos oitocentistas encontram-se referências à prisão de travestis (a maioria homens que se "vestiam de mulher"). Utilizando-se de relatos de cronistas e viajantes para situar os modos de vestir e trajar na cidade de Salvador, o autor analisa os casos de travestismo abordando alguns temas correlatos, como o da homossexualidade e aspectos da vida baiana oitocentista. O argumento é que o percurso do travestismo no Brasil oitocentista dependeu das interelações entre as diferenciações dos trajes e a normatização dos papéis sexuais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relationship between transvestites and clothing in 19th century Bahia. The author examines police persecution of transvestites (in their majority men). The argument is that the carreer of transvestites in 19th Brazil depended on the interrelation between the creation of difference through the use of a specifing dressing style and normative sexual roles.
  • De confederados a bárbaros: a representação da territorialidade e da fronteira indígenas nos séculos XVIII e XIX Artigos

    Maldi, Denise

    Resumo em Português:

    As concepções setecentistas da territorialidade e da fronteira indígenas são analisadas inicialmente em sua relação com a idéia de "nação" presente no discurso colonial português e, posteriormente, nas situações de independência e formação dos Estados-nação. O artigo, constituído no quadro do diálogo entre a Antropologia e a História, propõe uma abordagem da territorialidade e da fronteira enquanto categorias culturais.

    Resumo em Inglês:

    18th and 19th centuries conceptions of indigenous South American territoriality and borderlands are analysed firstly in relation to the idea of "nation" present in the Portuguese colonial discourse. Secondly, thos e conceptions are examined in the contexts of Independence and Nation-State formation processes in Western Amazonia. The paper is produced in the theoretical framework provided by the dialogue between Anthropology and History and proposes approaching those notions of territoriality and borderlands as cultural categories.
  • Resenhas

    Noelli, Francisco Silva
  • Nísia Floresta, O Carapuceiro e outros ensaios de tradução cultural Resenhas

    Frehse, Fraya
  • Na metrópole: textos de antropologia urbana Resenhas

    Lewgoy, Bernardo
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