Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Antropologia, Volume: 64, Número: 2, Publicado: 2021
  • Afinando reflexões sobre um mundo em colapso Editorial

    Almeida, Heloísa Buarque de; Cesarino, Pedro de Niemeyer; Simões, Júlio Assis; Sztutman, Renato; Moutinho, Laura
  • Animais e direitos: as fronteiras do humanismo e do sujeito em questão Artigos

    Franco, Ana Paula Perrota

    Resumo em Português:

    RESUMO Através de diferentes áreas e percursos teóricos, alguns autores vinculados às Ciências Sociais refletem sobre as divisões que caracterizam a modernidade, tais como natureza e cultura, humano e não humano e humanidade e animalidade. Em diálogo com as reflexões promovidas por esses autores, a Antropologia brasileira conformou um novo campo de estudos intitulado “relações humano-animal”. A partir desse conjunto de discussões, o objetivo do artigo é analisar a mobilização dos defensores dos animais, perguntando sobre como o questionamento do exclusivismo humano acionado por esses atores ganha a forma de um projeto político. Para tanto, analisei o conteúdo de textos e palestras dos defensores que reivindicam a igualdade moral e jurídica entre humanos e animais. E foi possível observar que esses atores acionam os princípios do humanismo que sacralizam a vida humana para fazer dos animais seres implicados com a justiça e a moral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Through different areas and theoretical paths, some authors linked to Social Sciences reflect on the divisions that characterize modernity, such as nature and culture, human and non-human and humanity and animality. In dialogue with the reflections promoted by these authors, Brazilian Anthropology has shaped a new field of studies entitled “human-animal relations”. From this set of discussions, the objective of the article is to analyze the mobilization of animal advocates, asking how the questioning of human exclusivism triggered by these actors takes the form of a political project. To this end, I analyzed the content of texts and lectures by defenders who claim moral and legal equality between humans and animals. And it was possible to observe that these actors activate the principles of humanism that sanctify human life in order to make animals involved with justice and morals.
  • Financiando o futuro: a temporalidade das transferências de renda no interior da África do Sul Articles

    Dubbeld, Bernard

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos cinco anos, antropólogos do Sul global passaram a considerar programas públicos de transferência de renda como uma alternativa tanto a políticas centradas no trabalho como a projetos nacionais de desenvolvimento. Esses estudos sugerem que subsídios hoje extrapolam o domínio das políticas sociais tradicionais e da burocracia governamental e apontam para um horizonte futuro diante da escassez de trabalho. Esse horizonte tornou-se ainda mais próximo com a pandemia de COVID-19, e com governos, entidades nao-governamentais e da esquerda política reafirmando a importância de uma renda básica universal. Considerando essas discussões, meu artigo tem como foco um programa de transferência de renda na África do Sul após o período do Apartheid, situando um relato etnográfico em relação ao desenho de uma política ‘progressista’ de subsídios sociais. Apresento a história do trabalho assalariado em relação à renda de famílias africanas, mostrando como as promessas emancipatórias de projetos de transferência de renda foram lidas como um risco a tradições e morais locais. Além da redução de esperanças políticas investidas nas transferências, examino o aspecto temporal dos subsídios, bem como os possíveis futuros que eles evocam. Ao considerar futuros que os subsídios possibilitam, concluo sugerindo que é prematuro afirmar que eles superaram o trabalho assalariado e a sociabilidade que o trabalho acompanha.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the past five years, anthropologists from the global South have come to consider public cash transfer programs as an alternative to both work-centered policies and national development projects. These studies suggest that grants today go beyond the domain of traditional social policies and government bureaucracy and point to a new future in view of the scarcity of work. This future has become even closer with the pandemic of COVID-19, and with governments, non-governmental entities and the political left reaffirming the importance of a basic universal income. Considering these discussions, my article focuses on an income transfer program in South Africa after the Apartheid period, placing an ethnographic account in relation to the design of a ‘progressive’ policy of social grants. I present a longer history of salaried work in relation to rural African households and show how the emancipatory promises of cash transfer projects were read as a risk to local traditions and morals. In addition to this reduction in political hopes invested in transfers, I examine the temporal aspect of cash transfers, as well as the possible futures they evoke. By considering the futures that grants enable, I conclude by suggesting that it is premature to affirm that they have overcome wage work and its attendant sociality.
  • O Enigma da quimbanda: formas de existência e de exposição de uma modalidade religiosa afro-brasileira no Rio Grande do Sul Artigos

    Giumbelli, Emerson Alessandro; Almeida, Leonardo Oliveira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Quimbanda, no Rio Grande do Sul, é uma modalidade ritual que assumiu um estatuto sem par no restante do Brasil. Designando o culto de exus e pombagiras, a quimbanda alcançou um lugar proeminente em relação a outras expressões afrorreligiosas, como são o batuque e a umbanda. O objetivo deste texto é apontar as condições de possibilidade da quimbanda, mostrando como ela corresponde a um deslocamento em relação a princípios caros uns ao batuque, outros à umbanda. Também as formas de exposição de exus e pombagiras, que encadeiam manifestações espirituais, registros fotográficos e divulgação na internet, são abordadas como parte constitutiva do desenvolvimento da quimbanda. As análises baseiam-se na discussão de bibliografia sobre a quimbanda, na etnografia de rituais e em entrevistas com religiosos, buscando contribuir para o debate acerca das modalidades religiosas geradas pelo culto aos orixás no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Quimbanda is a ritual modality that has assumed unparalleled status in Rio Grande do Sul when compared to the rest of Brazil. Designating the cult of exus and pombagiras, Quimbanda has reached a prominent place in relation to other Afro-religious expressions, such as Batuque and Umbanda. The objective of this text is to point out the conditions of possibility of Quimbanda, showing how it corresponds to a displacement in principles that are essencial either to Batuque or to Umbanda. The forms of exus and pombagiras exposure, associating spiritual manifestations, photographic records and internet propagation, are also addressed as part of the development of Quimbanda. The analyzes are based on the discussion of bibliography on Quimbanda, on the ethnography of rituals, and on interviews with priests. The text seeks to contribute to the debate about the religious modalities generated by the cult of orixás in Brazil.
  • Ritual, emoções e engajamento militante: a produção em ato da mística na romaria dos mártires da floresta em Nova Ipixuna/PA Artigos

    Rolemberg, Igor

    Resumo em Português:

    RESUMO Todos os anos, na região do sudeste do estado do Pará, atores engajados na mobilização social em torno da reforma agrária e da defesa da floresta participam de uma romaria em memória de duas lideranças assassinadas em um assentamento agroextrativista. Trata-se de um momento de produção intensa de emoções que compõem junto com outros elementos a mística, termo local que, em sua acepção ampla, significa a motivação de agir para o engajamento militante. Busco descrever os çagenciamentos operados durante o ritual (dispositivo de sensibilização) que permitem a emergência e a circulação de emoções, tais como indignação, revolta, alegria, comunhão, esperança, e sua incidência para renovar o engajamento na comunidade instaurada pela mobilização. O material empírico advém de uma etnografia que realizo desde 2014 sobre o trabalho militante da Comissão Pastoral da Terra na região.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Every year, in the southeastern region of the state of Pará, actors engaged in social mobilization around land reform and environmental rights, participate in a pilgrimage in memory of two leaders murdered in an agroextractive settlement. It is a moment of intense production of emotions that together with other elements compose the mística, a local term that, in a broad sense, means the motivation for activism. I aim to describe the agencies occurring during the ritual that allow the emergence and circulation of emotions, such as indignation, revolt, joy, communion, hope, and their impact to renew the commitment among members of the community established by the mobilization. The empirical material comes from an ethnography carried out since 2014 on the activist work of the Pastoral Land Commission in the region.
  • Spivak, pós-colonialismo e antropologia: pensar o pensamento e o colonialismo-em-branco dos nossos conceitos Artigos

    Maciel, Lucas da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo de uma leitura reversa do texto “Pode o subalterno falar?”, este ensaio busca recuperar e torcer os argumentos de Spivak para encontrar os fundamentos de um pensamento pós-colonial como medida de precaução e como treino imaginativo. A intenção é apresentar a necessidade de pensar o pensamento, o lugar em que, seguindo a Derrida, Spivak argumenta localizar-se o colonialismo-em-branco do pensamento europeu. Por fim, aproximaremos o problema de Spivak com as intenções do ontologismo antropológico, mostrando de que forma uma exploração ontológica na Antropologia depende de uma crítica epistemológica. Pretendemos, com isso, recolocar a vigência da teoria pós-colonial de Spivak para a antropologia, atualizando seus termos e seguindo seus argumentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Starting from a reverse reading of the text “Can the subaltern speak?”, this essay seeks to recover and twist Spivak’s arguments to find the foundations of a postcolonial thought as a precautionary measure and as an imaginative training. The intention is to present the need to think the thought, the place in which, following Derrida, Spivak argues is the location of the colonialism-in-white of European thought. Finally, we will approach Spivak’s problem with the intentions of anthropological ontology, showing how an ontological exploration in Anthropology depends on an epistemological critique. We intend, with this, to reclaim the validity of Spivak’s postcolonial theory for Anthropology, updating its terms and following its arguments.
  • Espíritos, história e colonialismo na Guiana Artigos

    Mello, Marcelo Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO Em diálogo com proposições recentes em torno da antropologia da história, neste artigo abordo como espíritos de colonizadores holandeses na Guiana, antiga Guiana Britânica, atuam como agentes, atores e narradores do processo histórico. Argumento que espíritos participam da formulação, (re)criação e circulação de conhecimentos, fatos e experiências associados, pelos espíritos e pelos humanos, ao período colonial da Guiana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Through a dialogue with the anthropology of history, in the article I analyze how spirits of Dutch colonizers in Guyana, formerly British Guiana, act as agents, actors, and narrator of the historical process. I argue that spirits participate in the formation, (re) creation and circulation of knowledge, facts, and experiences that are associated, by humans and spirits, to the colonial era of Guyana.
  • A antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial: dissonâncias, assonâncias e ressonâncias Artigos

    Castro, Marina Ramos Neves de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesse trabalho procuramos situar as relações entre a antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial observando as dissonâncias, assonâncias e ressonâncias presentes em seus escopos teórico-metodológicas. Apresentamos algumas perspectivas e fontes contemporâneas desta relação, notadamente as reflexões propostas a partir da antropologia interpretativa de Geertz (1989), aquelas dos autores do “Seminário de Santa Fé” (1984), da antropologia dos sentidos proposta por Howes; Synnott; Classen, (1994) e da antropologia modal de Laplantine (2017). Nossa discussão também está ancorada na contribuição de Ingold (2000; 1008; 2011; 2012) e de Pink (2006; 2008; 2011; 2017). Desta maneira, por meio da síntese que esses autores fazem do debate a respeito da natureza reflexiva da etnografia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work we try to situate the relations between the anthropology of the senses and the sensory ethnography, observing the dissonances, assonances and resonances present in their theoretical and methodological scopes. We present some contemporary perspectives and sources of this relationship, notably the reflections proposed from Geertz’s interpretive anthropology (1989), those of the authors of the “Santa Fé Seminar” (1984), of the anthropology of the senses proposed by Howes; Synnott; Classen, (1994) and Laplantine’s modal anthropology (2017). Our discussion is also anchored in the contribution of Ingold (2000; 1008; 2011; 2012) and Pink (2006; 2008; 2011; 2017). In this way, through the synthesis that these authors make of the debate about the reflective nature of ethnography.
  • Viver sem guerra? Poderes locais e relações de gênero no cotidiano popular Artigos

    Birman, Patrícia; Pierobon, Camila

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, analisamos os efeitos de gênero que a guerra movida pelo Estado contra o Tráfico de Drogas produz na vida cotidiana das famílias que habitam as periferias do Rio de Janeiro. Ao privilegiar narrativas de mulheres, consideramos que as relações de gênero são “feitas” ao mesmo tempo em que fazem o fazer da guerra. Ao acompanhar situações que envolveram maus-tratos físicos e morais, ameaças e assassinatos enfrentados por mulheres, discutimos como crime, território e violência se embebem nas relações de família e de vizinhança. A temporalidade da guerra que já dura quase quarenta anos é lida como um passado tecido na intimidade das relações e como um presente sempre atualizado na experiência das relações de gênero posicionadas pela guerra contínua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we analyze the effects that the war promoted by the State against the Drug Traffic produces in terms of gender in the daily life of families inhabiting the peripheries of Rio de Janeiro. By emphasizing the narratives of women, we consider that the gender relations are ‘made’ at the same time as they make the war making. By accompanying situations involving physical and moral ill treatment, threats and murders faced by women, we argue how crime, territory and violence are embedded in family and neighborhood relations. The temporality of war, lasting already 40 years, is read as a past woven in the intimacy of the relations and as a present always updated in the experiences of gender relations framed by the constant war.
  • Sobre as flautas sagradas xinguanas e a antropologização do mundo Artigos

    Bastos, Rafael José de Menezes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um estudo sobre as flautas sagradas nas terras baixas da América do Sul, tomadas as xinguanas como objeto central de atenção. Também, é uma abordagem do que chamo antropologização do mundo, ou seja, a inversão da hegemonia dos espíritos mama’e face aos humanos. O artigo explora a ideia de Pierre Clastres de “contra” que me levou a uma visão dos xinguanos como sociedades disciplinares, de acordo com Foucault, mas ainda assim em uma perspectiva contra a modernidade, a partir das considerações de Bruno Latour.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a study about sacred flutes in lowland South America, taking the Xinguano as main subject matter. Also, it studies what I call antropologization of the world, or the inversion of the original hegemony of the mama’e spirits in relation to human beings. The article is an exploration departing from Clastres’ idea of «against». The referred Clastres’ idea has taken me to a vision of the Xinguano as disciplinary societies, according to Foucault, but against modernity according to Latour’s formulation of modernity.
  • Fronteiras irreais, avós e territórios comuns. O território da região Yasuní de interdependência e inter-relação de Waorani e grupos familiares em isolamento Artículo

    Narváez, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO As políticas públicas dos estados afetam a dinâmica dos povos indígenas e seus territórios na Amazônia, muitos dos quais geram conflitos devido à visão reduzida e às considerações sobre a diversidade cultural, que remetem a discursos e políticas unicultural. Na Amazônia equatoriana, o povo Waorani de contato recente e grupos familiares isolados mantêm e reproduzem suas próprias formas culturais de ordem social e territorialidade, o que esbarra nos limites impostos pelo Estado, por não estarem presos a essas formas próprias de controle e gestão territorial. A Região Yasuní, na Amazônia equatoriana, é um espaço onde convergem modos de vida tradicionais de uso e mobilidade, sob referências de ancestrais que habitaram aquele território, e que o herdaram às suas gerações posteriores; e onde as atividades petrolíferas marcam o dia a dia, mas sobretudo afetam o desenvolvimento de conflitos que afetam sua própria dinâmica e a reprodução de suas formas culturais, tanto de Waorani de contato recente, quanto de quem optou pelo isolamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las políticas públicas de los estados inciden en las dinámicas propias de los pueblos indígenas y sus territorios en la Amazonía, muchas de las cuales dan lugar a conflictos por la reducida visión y consideraciones en torno a la diversidad cultural, que se remiten a discursos y políticas uniculturales. En la Amazonía ecuatoriana, el pueblo de reciente contacto waorani, y grupos familiares en aislamiento, mantienen y reproducen formas culturales propias de orden social y territorialidad, lo cual choca con las delimitaciones impuestas por el Estado, al no estar apegadas a esas formas propias de control y manejo territorial. La Región del Yasuní, en la Amazonía ecuatoriana, es un espacio donde confluyen formas de vida tradicional de uso y movilidad, bajo referentes de antepasados que habitaron ese territorio, y que heredaron ese lugar a sus generaciones posteriores; y donde las actividades petroleras marcan el día a día, pero sobre todo inciden en el desarrollo de conflictos que llegan a afectar las dinámicas propias y la reproducción de sus formas culturales, tanto de waorani de reciente contacto, como de aquellos que optaron por el aislamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The public policies of the states affect the dynamics of indigenous peoples and their territories in the Amazon, many of which give rise to conflicts due to the reduced vision and considerations around cultural diversity, which refer to discourses and policies unicultural. In the Ecuadorian Amazon, the Waorani people of recent contact, and family groups in isolation, maintain and reproduce their own cultural forms of social order and territoriality, which confront with the limits imposed by the State, by the different conceptions of territorial control and management. The Yasuní Region, in the Ecuadorian Amazon, is the space where Waorani families of recent contact and in isolation; being a common space where their traditional way of life of use and mobility converges, under references of ancestors who inhabited that territory, and who inherited that place to their later generations. It is this territory where oil activities mark the day to day, but above all they affect the development of conflicts that come to affect their own dynamics and the reproduction of their cultural forms, both of Waorani of recent contact, and of those who opted for isolation.
  • Em busca do limiar sonoro: gestos, sons e riscos na afinação das folias Artigos

    Chaves, Wagner Diniz

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo aborda a afinação dos instrumentos musicais no contexto religioso e festivo das folias na Taboquinha, localidade rural pertencente ao município de São Francisco, norte de Minas Gerais. O texto chama a atenção para a dinâmica envolvida no processo de afinação, entendendo o fenômeno como uma prática coletiva realizada na interação entre pessoas por meio de uma economia expressiva e comunicativa, envolvendo gestos, objetos, movimentos corporais, olhares, palavras e sonoridades. Nessa direção, a pergunta que anima este exercício não é tanto qual é a afinação ou o que é afinação, mas: como se afinam os instrumentos? O que acontece quando a prática é realizada? Quais os efeitos produzidos pela afinação? Como a afinação se relaciona com outras situações e momentos do ciclo ritual das folias? O artigo sugere ainda que a afinação, se por um lado cria um enquadramento, um sentido de coletividade e integração; por outro, é permeada de perigos, riscos e incertezas, fazendo dela uma busca constante, um movimento contínuo, um limiar entre tensões, alturas e frequências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article deals with the tuning of musical instruments in the religious and festive context of the folias in Taboquinha, a rural locality in the city of São Francisco, northern Minas Gerais. The text draws attention to the dynamics involved in the tuning process, understanding the phenomenon as a collective practice that takes place in interactions between people through an expressive and communicative economy involving gestures, objects, body movements, looks, words and sounds. In this sense, the question that animates this exercise is not so much what the tuning is or what is tuning, but: how the instruments are tuned. What happens when the practice is performed? What effects does tuning produce? How does tuning relate to other situations and moments in the ritual cycle of folias? The article also suggests that tuning, on the one hand creates a framework, a sense of collectivity and integration, on the other is permeated with dangers, risks and uncertainties, making it a constant search, a continuous movement, a threshold between tensions, heights and frequency.
Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.antropologia.usp@gmail.com