Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Prezados leitores,

Esta edição especial da RAC é dedicada à área de Marketing, assim os sete artigos que constituem este número da revista dedicam-se a cinco grandes temas da área, quais sejam: o consumidor no ambiente virtual; o relacionamento em canais de marketing; a microcultura e a mídia de massa; a insatisfação do consumidor e as decisões de localização no ambiente de varejo.

Nesse sentido, o leitor encontrará na temática 'o consumidor no ambiente virtual' os seguintes artigos: Um estudo empírico dos determinantes da adoção de internet banking entre não usuários brasileiros, de autoria de José Mauro da Costa Hernandez e José Afonso Mazzon, As comunidades virtuais e a segmentação de mercado: uma abordagem exploratória utilizando redes neurais e dados da comunidade virtual Orkut, de autoria de Edar da Silva Añaña, Leandro Maurício Medeiros Vieira, Martin de La Martinière Petroll, Renan Petersen-Wagner e Ricardo Simm Costa e Um modelo dos antecedentes da lealdade no varejo eletrônico, de Valter Afonso Vieira e Luiz Antonio Slongo.

O tema 'O relacionamento em canais de Marketing' traz o artigo A influência do formato de varejo sobre a intenção de continuidade do relacionamento entre varejistas de moda e seus fornecedores, de Elias Frederico e André Ricardo Robic; já 'A microcultura e mídia de massa' inclui o artigo Interpretações sobre os retratos dos afro-descendentes na mídia de massa, de Claudia Rosa Acevedo e Jouliana J. Nohara.

Em relação ao tema 'A insatisfação do consumidor', o assunto é discutido no artigo As conseqüências comportamentais da insatisfação dos clientes, de Daniel Von der Heyde Fernandes e Cristiane Pizzutti dos Santos; enquanto o artigo Fatores de localização de postos de combustíveis em Fortaleza, de decisões de localização no ambiente de varejo, de autoria de com João Adamor Dias Neves e Átila Mendes Costa, comenta 'As decisões de localização no ambiente de varejo'.

Espera-se com esta edição especial de Marketing encorajar pesquisadores da área a submeterem cada vez mais seus artigos para publicação, por fim desejo a todos uma boa leitura!

Carlos Alberto Vargas Rossi

Coordenador da Divisão Acadêmica de Marketing da ANPAD

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    2008
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br