Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo empírico sobre os benefícios da procura e do uso da Internet como fonte de informações

Este estudo replica estudos anteriores sobre os benefícios da procura de informações e introduz a Internet como fonte de informações para investigar se seus usuários obtiveram mais benefícios na compra de automóveis novos que os não usuários. Os resultados, além de terem permitido a identificação de amplo conjunto de variáveis que determinaram o tempo de procura, também levaram à conclusão que os compradores que utilizaram a Internet como fonte de informações investiram mais tempo na procura do que os compradores que não a utilizaram. Este resultado provavelmente é decorrente da diferença entre os perfis dos dois grupos (os usuários da Internet são mais jovens, possuem mais anos de educação formal e têm renda superior, características geralmente associadas a pessoas que investem mais tempo em procura). Quando os dois grupos foram analisados em conjunto, verificou-se que o tempo investido em procura não esteve associado positivamente com a obtenção de maiores descontos na compra de automóveis novos. No entanto, ao analisar-se os dois grupos separadamente, constatou-se que o tempo de procura esteve positivamente associado com a obtenção de maiores descontos para o grupo de usuários da Internet, mas não para o grupo de não usuários. Discute-se os resultados obtidos e sugere-se algumas modificações no modelo teórico.

procura de informações; automóveis; compra eletrônica; Internet; econometria


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br