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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2019
  • A Relevância do Título, do Resumo e de Palavras-chave para a Escrita de Artigos Científicos Editorial Convidado

    Garcia, Débora Cristina Ferreira; Gattaz, Cristiane Chaves; Gattaz, Nilce Chaves
  • Escala de Motivação Académica: Validação no Ensino Superior Público Português Artigos

    Ribeiro, Marco Ferreira; Saraiva, Vasco; Pereira, Paulo; Ribeiro, Célia

    Resumo em Português:

    Resumo Esta investigação teve como objetivo o estudo das propriedades psicométricas e posterior validação da Escala de Motivação Académica proposta por Guimarães e Bzuneck (2008), em Portugal, através da utilização de duas amostras, a Amostra A constituída por 568 estudantes do ensino superior público e a Amostra B constituída por 589 estudantes igualmente do ensino superior publico, com uma abrangência nacional. Para tratamento dos dados foram utilizados os softwares SPSS 25 e AMOS 25. Foram conduzidas duas análises fatoriais confirmatórias em cada amostra e uma análise de grupos múltiplos, sendo que os resultados apontaram para a validade da escala reespecificada na avaliação da motivação no ensino superior e sua robustez, com destaque para correlações elevadas entre as dimensões Motivação Extrínseca por Regulação Integrada e Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, por Regulação Integrada e Motivação Extrínseca por Regulação Introjetada e por Motivação Extrínseca por Regulação Externa e Desmotivação. Por outro lado, verificou-se que o modelo de escala proposto é invariante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to study the psychometric properties and subsequent validation of the Academic Motivation Scale proposed by Guimarães and Bzuneck (2008), in Portugal using two samples, the sample A constituted by 568 students of public higher education and the sample B constituted by 589 public higher education students, with a national scope. SPSS 25 and AMOS 25 software were used for data processing. Two confirmatory factor analyzes were conducted in each sample and a multiple group analysis, and the results pointed to the validity of the re-specified scale of the motivation evaluation in higher education, especially high correlations between the dimensions Extrinsic Motivation by Integrated Regime and Intrinsic Motivation, Extrinsic Motivation by Integrated Regulation and Extrinsic Motivation by Introjected Regulation and by Extrinsic Motivation by External Regulation and Demotivation. It was verified that the proposed scale model is invariant.
  • Legitimacy Accounts no Debate sobre a Reforma dos Tribunais de Contas Brasileiros Artigos

    Luz, Bruno Batista de Carvalho; Sousa, Marcos de Moraes; Guarido, Edson Ronaldo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo político-cultural relacionado ao debate em torno da reforma dos Tribunais de Contas brasileiros (TCs), organizações de aplicação da lei responsáveis pelo controle de recursos públicos. A pesquisa centrou-se em analisar como legitimacy accounts conduzidos por diferentes categorias de atores se manifestaram no debate acerca da reforma dos TCs brasileiros no período de 2000 a 2017. Foram coletados dados de fontes documentais como discursos parlamentares, audiências públicas, debates e notícias. Também foram realizadas entrevistas com representantes de diversas categorias de atores, incluindo corporações profissionais, mídia, academia e sociedade civil organizada. Por meio da análise do processo de mobilização e dos argumentos centrais que apelaram para a legitimidade da reforma (legitimacy accounts), os resultados apontaram para: (a) a centralidade das corporações profissionais, tanto na mediação e tradução do debate, quanto no desenho de estratégias de intervenção no campo organizacional, e; (b) a identificação de aspectos organizacionais, relacionais, processuais, jurisdicionais e responsivos ligados à multidimensionalidade da legitimidade dos TCs. Os resultados contribuem para as áreas de estudos organizacionais, de administração pública e de administração da Justiça. JEL Code: D73, E6, H83

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research was to investigate the political-cultural process related to the debate on the reform of Brazilian Courts of Accounts (CAs), law enforcement organizations responsible for controlling public resources. The research focused on analyzing how legitimacy accounts conducted by different categories of actors manifested themselves in the debate about the reform of Brazilian CAs from 2000 to 2017. We collected data from documentary sources, such as parliamentary speeches, public hearings debates, and news. Interviews were also conducted with representatives of the various categories of actors, including professional corporations, media, academia, judiciary, and organized civil society. Through the analysis of the mobilization process and the central arguments that called for the legitimacy of reform (legitimacy accounts), the results pointed to: (a) the centrality of professional corporations, both in the mediation and translation of the debate, and in the design of intervention strategies in the organizational field, and; (b) the identification of organizational, relational, procedural, jurisdictional and responsive aspects related to the multidimensional legitimacy of CAs. The results contribute to the areas of organizational studies, public administration and administration of justice.
  • Heurística da Ancoragem na Decisão de Especialistas: Resultados Sob Teste de Manipulação Artigos

    Tronco, Paula Borges; Löbler, Mauri Leodir; Santos, Leticia Gomes dos; Nishi, Juliana Mayumi

    Resumo em Português:

    Resumo Embora as decisões auxiliadas pela tecnologia tenham avançado nos últimos anos, o processo de decidir ainda é uma atividade essencialmente humana. Variáveis pessoais do decisor ou de contexto interferem nesse processo, com destaque para a variável conhecimento, tendo, por isso, ocupado um lugar cada vez mais relevante na literatura, ao se buscar verificar sua interveniência. Os vieses cognitivos, tais como a ancoragem, constituem, desse modo, o foco de diversos estudos que buscam averiguar sua influência, bem como o nível de conhecimento do decisor (seja especialista ou não especialista) sobre o assunto objeto da decisão. Assim, surge o problema desta pesquisa consiste em saber se o efeito da heurística da ancoragem é afetado pela manipulação do conhecimento dos decisores. Com o intuito de responder a essa pergunta, foi realizado um quase-experimento com 324 sujeitos decisores, divididos em Grupos de Calibragem e Grupos Experimentais, utilizando-se o Modelo de Jacowitz e Kahneman (1995). Como resultado principal, proveniente do teste de manipulação (Cozby, 2006) da variável de controle (o conhecimento), observa-se a não verificação de ancoragem em indivíduos especialistas submetidos a uma tarefa decisória relacionada ao seu campo de conhecimento, contrariando os achados de Northcraft e Neale (1987) e Dorow (2009). JEL Code: C91, D9, D81.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although technology-assisted decisions have advanced in recent years, the decision-making process is still essentially human. Personal decision or context variables are explored throughout the process and the variable knowledge appears as important for literature, when looking to verify its intervention. Cognitive biases, among them anchoring, are the focus of several studies on their influence, as well as the level of knowledge of the decision-maker on the subject matter of the decision, classified as specialists and novices. Thus, the research problem arises: is the effect of Anchoring Heuristics affected by the manipulation of decision makers' knowledge? In order to answer this question, a quasi-experiment was performed with 324 decision subjects, divided into Calibration Groups and Experimental Groups, using the Jacowitz and Kahneman Model (1995). The study brings as its main results from the Manipulation Test (Cozby, 2006) of the knowledge variable the lack of anchoring effect in experts decision related to their field of knowledge, these results going against Northcraft e Neale (1987) e Dorow (2009).
  • Os Impactos das Avaliações do Cuidado de Saúde no Bem-Estar da Baixa Renda Artigos

    Tellini, Lilian; Urdan, Andre Torres; Monken, Sonia Francisca; Bizarrias, Flavio Santino; Brandão, Marcelo Moll

    Resumo em Português:

    Resumo Há uma chamada forte por pesquisas de marketing que contemplem os impactos de bens e serviços no bem-estar do consumidor, o que ganha mais vulto quando se trata de pessoas de baixa renda (Base da Pirâmide). Este artigo articula um Modelo Conceitual das relações entre avaliações de serviços de cuidado da saúde e o bem-estar do cliente, surgido de uma adaptação do melhor dos modelos comparados por Brady et al. (2005). Uma amostra de pacientes de baixa renda, egressos de quatro unidades de saúde pública, de atenção primária, da cidade São Paulo, foi reunida. A modelagem de equações estruturais suportou as hipóteses que ligam Qualidade Percebida e Valor Percebido, Qualidade Percebida e Satisfação, Satisfação e Bem-Estar Individual. Expressivos 35,1% da variância do Bem-Estar Individual são explicados pelo Modelo. Emergiu uma relação positiva (ao invés de negativa) entre Sacrifício Percebida e Valor Percebido, contrariando a concepção clássica. Esses achados empíricos são confrontados com a literatura. Por fim, implicações científicas, gerenciais e políticas são expostas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a strong call for marketing research that looks at the impacts of goods and services on consumer well-being, which gains greater momentum when it comes to low-income people (Bottom of the Pyramid). This article articulates a Conceptual Model of the relations among evaluations of health care services and the well-being of the client, that arises from an adaptation of the best of the models compared by Brady et al. (2005). A sample of low-income patients, leaving care public health units in the city of São Paulo, was gathered. The structural equations modeling supported the hypotheses that link Perceived Quality and Perceived Value, Perceived Quality and Satisfaction, Satisfaction and Individual Well-being. Expressive 35.1% of the Individual Welfare variance are explained by the Model. A positive (instead of negative) the classic conception. These empirical findings are confronted with the literature. Finally, scientific, managerial, and political implications are exposed. JEL Code: I3, I14, D31.
  • Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas Artigos

    Souza, Rômulo Andrade de; Dias, Gabriela Figueiredo; Silva, Rafael Rodrigues da; Ramos, Anatália Saraiva Martins

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é descrever os efeitos dos softwares de análise de dados qualitativos (Qualitative Data Analysis Software [QDAS]) na qualidade das pesquisas qualitativas, segundo a perspectiva de pesquisadores. O que motivou esta pesquisa foi a divergência de opiniões com relação aos efeitos dos QDAS na qualidade das pesquisas qualitativas. O aporte teórico foi construído com base nas literaturas de critérios de qualidade de pesquisas qualitativas, estratégias de promoção de qualidade e adoção de QDAS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez pesquisadores com experiência de análise sem e com o uso QDAS. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo apoiada pelo uso do software ATLAS.ti®. Os resultados evidenciaram que o uso dos QDAS pode potencializar seis das sete estratégias de qualidade consideradas, com destaque para a melhoria da coerência do pesquisador. Os critérios de qualidade mais beneficiados pelo uso foram a confirmabilidade e a credibilidade. Como desvantagem do uso dos QDAS, emergiu a questão do distanciamento do pesquisador dos dados. Os resultados desta pesquisa contribuem para o enriquecimento da discussão sobre os efeitos dos QDAS nas pesquisas e fomentam o uso dos softwares. JEL Code: L86, C9, B41.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to describe the effects of Qualitative Data Analysis Softwares (QDAS) in the quality of qualitative research from researchers’ perspective. What motivated this research was the divergence of opinions about the effects of QDAS on the quality of qualitative research. The theoretical framework was developed based on the literatures about quality criteria of qualitative research, strategies of quality promotion and adoption of QDAS. Data were collected through semi-structured interviews with ten researchers with or without experience in the use of a QDAS. The analysis technique used was content analysis with the support of ATLAS.ti® software. The results showed that the use of a QDAS can potentiate six of the seven quality strategies considered, with emphasis on improvement of researcher’s coherence. The quality criteria more benefitted by the use were confirmability and credibility. As a disadvantage of the use of QDAS, the question of the researcher’s distance from the data emerged. The results contribute to the flourishment of the discussion about the effects of QDAS and encouraging the use of QDAS.
  • Relacionamentos Interpessoais Formal e Informal: Interação das Redes no Ambiente Acadêmico Artigos

    Leonardo, Sandra Bergamini; Farina, Milton Carlos; Andreoli, Taís Pasquotto; Lima, Ana Paula Morais Boteon de

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura acadêmica apresenta conceitos que são explorados pelo seu aspecto formal e informal. Também enfatiza que os relacionamentos interpessoais informais complementam e contribuem de forma sinérgica com os relacionamentos formais que ocorrem nas diversas atividades humanas. Alguns autores estudaram a similaridade entre as partes formal e informal, outros indicaram que se poderia estudar os efeitos conjuntos da interação ou o delineamento dos limites da parte informal pela parte formal ou se ambas apresentariam influências recíprocas. Neste trabalho são comparadas as redes sociais formais e informais de duas turmas distintas de alunos universitários e em momentos diferentes para verificar a existência da interação entre os elementos formais e informais dessas redes. Foi realizado um estudo de campo de caráter exploratório com auxílio da análise de redes sociais por meio do software Ucinet 6.0 e Netdraw. Foram coletadas várias medidas com base na percepção dos alunos e a análise dos dados indicou resultados não condizentes com a literatura, indicando a não ocorrência de relação entre os aspectos formal e informal. Dada a importância dessa interação, cabe aos professores e à instituição de ensino prover meios para que isso ocorra. Os resultados indicam a necessidade de mais estudos científicos a respeito do tema. JEL Code: L14, L84, O17.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The academic literature presents concepts that are explored by their formal and informal aspects. In addition, it is emphasized that informal interpersonal relationships complement and contribute synergistically with the formal relationships that occur in the various human activities. Some authors have studied the similarity between the formal and informal parts, others have indicated that one could study the joint effects of interaction or the delineation of the boundaries of the informal part by the formal part or if both would have reciprocal influences. In this work we compare the formal and informal social networks of two distinct groups of university students and at different moments to verify the existence of the interaction between the formal and informal elements of these networks. An exploratory field study was carried out with the help of social networks analysis through the software Ucinet 6.0 and Netdraw. Several measures were collected based on the students' perception and the analysis of the data indicated results that were not consistent with the literature, indicating the non-occurrence of a relationship between the formal and informal aspects. Given the importance of this interaction, it is up to the teachers and the educational institution to provide the means for this to occur. The results indicate the need for more scientific studies on the subject.
  • Notas de Ensino Casos Para Ensino

    Cavalcante, Ney Wagner Freitas; Franco, Camila; Almeida, Victor; Freitas, Flavia d'Albergaria; Tavares, Elaine

    Resumo em Português:

    Resumo Este caso apresenta o dilema vivido por Ramon Gonzales, engenheiro de telecomunicações do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da AMPLA, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Rio de Janeiro. O caso se passa no ano de 2010 quando os executivos da empresa enfrentavam diversos desafios relacionados à distribuição de energia ao mesmo tempo em que implantavam o projeto que tornaria Búzios uma cidade inteligente no que tange à energia elétrica, a chamada Smart Grid . Esse caso é indicado para sessões que tratem sobre o tema da Inovação em disciplinas como Gestão Estratégica de Tecnologia e ainda Inovação. Espera-se que os alunos discutam os conceitos de Inovação, tais como barreiras, facilidades na adoção, tipos, graus, inputs , vantagens e desafios. Além disso, mediante a discussão do caso, é possível abordar também aspectos relacionados à participação colaborativa e outros fatores intervenientes que transcendem os aspectos tecnológicos para a implantação de Cidades Inteligentes. JEL Code: K32, O32, O35.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This case study presents a dilemma that confronted Ramon Gonzales, a telecommunications engineer in the Research and Development Department of Ampla, one of the largest electricity distributors in Rio de Janeiro. It occurred in 2010 when the company's executives faced several challenges as they were developing a project that would make Buzios a smart city in terms of electricity, part of the so-called smart grid. This case is of interest in relation to Innovation in disciplines such as the Strategic Management of Technology and Innovation. It is expected that students will be able to discuss concepts of innovation, including barriers, ease of adoption, types, degrees, inputs, advantages and challenges. By discussing this case study, it will also be possible to address aspects related to collaborative participation and other intervening factors that transcend the technological aspects of implementing smart cities.
  • Notas de Ensino Casos Para Ensino

    Behling, Gustavo; Pereira, Diulnéia Granja; Marinho, Sidnei Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente caso de ensino propõe aos alunos, a necessidade de analisar estrategicamente o modelo de negócio adotado pela Ocean Drop - primeira empresa brasileira especialista em nutrição com microalgas, de forma que a mesma possa continuar aumentando a sua escalabilidade sem afetar a rentabilidade. O caso também provoca uma reflexão sobre a adequação do plano de negócio em estágios iniciais da empresa e a utilização do modelo de negócio Canvas, como alternativa ao planejamento formal e sistemático em negócios inovadores. Este caso pode ser utilizado em cursos de pós-graduação ou MBA’s, em disciplinas de Empreendedorismo, Inovação ou Gestão Estratégica. As situações relatadas neste caso são baseadas em uma estória real e o nome da empresa e dos empreendedores foram mantidos. As notas de ensino trazem sugestões de questões a serem discutidas em sala de aula, além de uma proposta de dinâmica para utilização do caso que possibilita relacionar os fatos com a literatura sobre construção e avaliação do modelo de negócio Canvas. JEL Code: A2, M1, O21.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present case of teaching proposes to students the need to strategically analyze the business model adopted by Ocean Drop - the first Brazilian company specialized in nutrition with microalgae, so that it can continue to increase its scalability without affecting profitability. The case also provokes a reflection on the adequacy of the business plan in the early stages of the company and the use of the Canvas business model as an alternative to formal and systematic planning in innovative business. This case can be used in postgraduate courses or MBA's, in subjects of Entrepreneurship, Innovation or Strategic Management. The situations reported in this case are based on a real story and the company name and characters have been retained. The teaching notes bring suggestions of issues to be discussed in the classroom, as well as a dynamic proposal for use of the case that makes it possible to relate the facts to the literature on the preparation of business plans and creation and evaluation of the Business Model Canvas.
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