Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de clima etico nas empresas

Resumos

Todo executivo se preocupa em conhecer a situação de sua empresa em relação ao mercado no que diz respeito à ética e, para isso, é preciso saber qual é o patamar ético das organizações brasileiras. A existência de um indicador para avaliar o grau de eticidade de uma empresa, a partir de seu clima ético, foi o alvo deste estudo, pioneiro no Brasil. O objetivo deste artigo é estimular os executivos a se preocuparem com a qualidade ética de sua organização, informando-lhes e colocando à sua disposição um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1998 pelo Centro de Estudos de Ética nas Organizações (CENE)/EAESP/FGV em parceria com o Ethics Resource Center, em Washington, DC, EUA. Serão apresentados os indicadores quanto à sua construção e aplicação ao setor industrial brasileiro.

Indicadores de ética; indicadores de ética empresarial; ética empresarial no Brasil; clima ético nas organizações


Any businessperson is interested in knowing the position of his/her company in the market in what concerns ethics. For this purpose, it is imperative to identify the ethical level of Brazilian organizations. Based on the ethical climate of an organization, an indicator was created to evaluate a firm's degree of eticity, in a pioneer research project in Brazil. The objective of this study is to encourage the executive to pay attention to the ethical quality of his/her organization, providing information and offering a service that has been developed by the CENE (Center of Studies for Ethics in the Organizations)/EAESP/FGV in partnership with the Ethics Resource Center, in Washington, DC, USA, since 1998. The methodology for creating the indicators, as well as its application to the manufacturing industry, is presented in the article.

Indicators of ethics; business ethics indicators; business ethics in Brazil; organizational ethical climate


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Indicadores de clima etico nas empresas

Maria Cecilia Coutinho de ArrudaI; Frank NavranII

IProfessora do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV, Coordenadora do Centro de Estudos de Ética nas Organizações (CENE) da EAESP/FGV e Presidente da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE). E-mail: carruda@fgvsp.br

IIDiretor de Consultoria em Ética do Ethics Resource Center (Washington/EUA)

RESUMO

Todo executivo se preocupa em conhecer a situação de sua empresa em relação ao mercado no que diz respeito à ética e, para isso, é preciso saber qual é o patamar ético das organizações brasileiras. A existência de um indicador para avaliar o grau de eticidade de uma empresa, a partir de seu clima ético, foi o alvo deste estudo, pioneiro no Brasil. O objetivo deste artigo é estimular os executivos a se preocuparem com a qualidade ética de sua organização, informando-lhes e colocando à sua disposição um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1998 pelo Centro de Estudos de Ética nas Organizações (CENE)/EAESP/FGV em parceria com o Ethics Resource Center, em Washington, DC, EUA. Serão apresentados os indicadores quanto à sua construção e aplicação ao setor industrial brasileiro.

Palavras-chave: Indicadores de ética, indicadores de ética empresarial, ética empresarial no Brasil, clima ético nas organizações.

ABSTRACT

Any businessperson is interested in knowing the position of his/her company in the market in what concerns ethics. For this purpose, it is imperative to identify the ethical level of Brazilian organizations. Based on the ethical climate of an organization, an indicator was created to evaluate a firm's degree of eticity, in a pioneer research project in Brazil. The objective of this study is to encourage the executive to pay attention to the ethical quality of his/her organization, providing information and offering a service that has been developed by the CENE (Center of Studies for Ethics in the Organizations)/EAESP/FGV in partnership with the Ethics Resource Center, in Washington, DC, USA, since 1998. The methodology for creating the indicators, as well as its application to the manufacturing industry, is presented in the article.

Key words: Indicators of ethics, business ethics indicators, business ethics in Brazil, organizational ethical climate.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ACKERMAN, Robert, BAUER, Raymond. Corporate social responsiveness Reston/Virginia : Reston Publishing/Prentice- Hall, 1976. p.15.
  • CEPAA framework New York, NY : CEP, 1997.
  • FERRELL, O. C., GARDINER, Gareth. In pursuit of ethics: tough choices in the world of work. Springfield, IL : Smith Collins, 1991. p. 91.
  • HAMBRICK, Donald C., NADLER, David A., TUSHMAN, Michael L. Navigating change Boston, MA : Harvard Business School Press, 1998. p. 34-37.
  • HITT, William D. Ethics and leadership: putting theory into practice. Columbus, OH : Battelle, 1990. p.149.
  • MELÉ, Domènec. Ética en la dirección de empresas Barcelona, España : IESE, 1997.
  • MORRIS, Tom. A nova alma do negócio: como a filosofia pode melhorar a produtividade de sua empresa. Rio de Janeiro : Campus, 1998.
  • NASH, Laura. Ética nas empresas: boas intenções à parte. São Paulo : Makron Books, 1993.
  • PÉREZ LÓPEZ, Juan Antonio. Liderazgo y ética en la dirección de empresas: la nueva empresa del siglo XXI. Bilbao, España : Deusto, 1998. p. 52-54.
  • ZADEK, Simon. Trading ethics: auditing the market. Journal of Economic Issues, v. xxviii, n. 2, June 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2000
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br