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Implicações na estratégia de operações em serviços da norma NBR 19000

Estratégia competitiva; NBR ISO 9004-2; sistema da qualidade; competitividade; estratégia de operações de serviços; serviços; metodologia; qualidade; programas de qualidade; administração estratégica; estratégia; Competitive strategy; NBR ISO 9004-2; quality system; competitiveness; service operations strategy; services; methodology; quality; quality programs; strategic management; strategy

ARTIGOS

Implicações na estratégia de operações em serviços da norma NBR 19000

José Paulo Alves Fusco

Engenheiro, Mestre e Doutorando na Escola Politécnica da USP, Consultor de Empresas

Palavras-chave: Estratégia competitiva, NBR ISO 9004-2, sistema da qualidade, competitividade, estratégia de operações de serviços, serviços, metodologia, qualidade, programas de qualidade, administração estratégica, estratégia.

Key words: Competitive strategy, NBR ISO 9004-2, quality system, competitiveness, service operations strategy, services, methodology, quality, quality programs, strategic management, strategy.

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Artigo recebido pela Redação da RAE em maio/1994, avaliado em setembro/1 994, janeiro/1 995 e aprovado para publicação em janeiro/1995.

1. FUSCO, J. P. A. NBR 19000 x manufatura: considerações so­bre sua aplicação: vantagens e desvantagens. Revista de Ad­ministração de Empresas, v.34, nA, p.54-63, jul.lago. 1994.

2. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operations strategy develop­ment. In: Service Superiority­the design and de/ivery of eftective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. Operations Management Association, p. 13·9.

3. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, p 101-9, Nov.lDec. 1987; _. What does "Product Quality" really mean? S/oan Mana· gement Review, p.25-43, Fali 1984; _. Gerenciando a qualidade: uma visão estraté­gica e competitiva, Rio de Ja­neiro: Qualitymark, 1992; SLACK, N. Vantagem competi­tiva em manufatura. São Pau­lo: Atlas, 1993.

4. BUZZELL R. D., GALE, B. T PIMS - O impacto das estraté­gias de mercado no resultado das empresas. São Paulo: Pio­neira, 1991.

5. Ver também SCHOEFFLER, S. et aI. Impact of strategic plan­ning on profits perfomance, Harvard Business Review, p.137-45, Mar.lApril 1974: BUZZELL, R. D, WIERSEMA, F. Succesful share-building stra­tegies, Harvard Business Re­view, p 135-44, Jan./Feb. 1981. ; DEMING, W E. Duality, productivity and competitive oosition, Massachussetts: Cambridge - Center for Advan­ced Engineering Study, 1982: FEIGENBAUM, A. V. Ouality and productivity, Duality Proçress, p 18-21, Nov. 1977.

6. Ao falar-se genericamente de "cliente", na realidade está sen­do considerado implicitamente algumas definições a priori: dentro de uma dada unidade estratégica de negócios: visan­do um segmento de mercado com caracteristicas socioeco­nômicas bastante conhecidas; visando atendimento às pessoas ou clientes finais, típicos de um segmento de mercado definido.

7. GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade Op Cit.

8. LEVY, A.R. Competitividade organizacional: decisões em­presariais para uma nova or­dem econômica mundial, São Paulo:Makron, McGraw-Hill, 1992.

9. SLACK. N. Op. Cit.

10. BOLWIJN, P T, KUMPE, T Manufacturing in the 1990's: productivity, flexibility and innovation. Long Planning, v. 23, n.4, p.44-57, 1990; BRUNSTEIN, I Avaliação e perspectivas da área de enge­nharia de produção. In: ENENGEP - ENCONTRO NACIO NAL DE ENGENHARIA DE PRO­DUÇÃO. Anais. João Pessoa: ABREPRO,1994.

11. SKINNER, W. Manufactu­ring: missing link in corporate strategy. In: GARVIN, D., Opera­tions strategy: text and cases. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.

12. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Op. cit.

13. Idem, ibidem.

14. GOLO, B. Technology, pro­ductivity and economic analy­sis, The Intemational Journal of Management Sciences, v. 1, n.t, 1973.

15. GARVIN, O. A. Competing on the eight dimensions ... Op CiL _. Whatdoes "Pro­duct Quality" .. Op cit.; _. Gerenciando a qualidade ... Op. Cit.

16. Idem. ibidem.

17. Idem, ibidem.

18. GIANESI. I. G. N, CORRÊA, H. L. Op. cit.

  • 1. FUSCO, J. P. A. NBR 19000 x manufatura: considerações sobre sua aplicação: vantagens e desvantagens. Revista de Administração de Empresas, v.34, nA, p.54-63, jul.lago. 1994.
  • 2. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operations strategy development. In: Service Superioritythe design and de/ivery of eftective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. Operations Management Association, p. 13ˇ9.
  • 3. GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, p 101-9, Nov.lDec. 1987;
  • _. What does "Product Quality" really mean? S/oan Mana· gement Review, p.25-43, Fali 1984;
  • _. Gerenciando a qualidade: uma visão estratégica e competitiva, Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992;
  • SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993.
  • 4. BUZZELL R. D., GALE, B. T PIMS - O impacto das estratégias de mercado no resultado das empresas. São Paulo: Pioneira, 1991.
  • 5. Ver também SCHOEFFLER, S. et aI. Impact of strategic planning on profits perfomance, Harvard Business Review, p.137-45, Mar.lApril 1974: BUZZELL,
  • R. D, WIERSEMA, F. Succesful share-building strategies, Harvard Business Review, p 135-44, Jan./Feb. 1981.
  • ; DEMING, W E. Duality, productivity and competitive oosition, Massachussetts: Cambridge - Center for Advanced Engineering Study, 1982: FEIGENBAUM,
  • A. V. Ouality and productivity, Duality Proçress, p 18-21, Nov. 1977.
  • 8. LEVY, A.R. Competitividade organizacional: decisões empresariais para uma nova ordem econômica mundial, São Paulo:Makron, McGraw-Hill, 1992.
  • 10. BOLWIJN, P T, KUMPE, T Manufacturing in the 1990's: productivity, flexibility and innovation. Long Planning, v. 23, n.4, p.44-57, 1990;
  • BRUNSTEIN, I Avaliação e perspectivas da área de engenharia de produção. In: ENENGEP - ENCONTRO NACIO NAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Anais. João Pessoa: ABREPRO,1994.
  • 11. SKINNER, W. Manufacturing: missing link in corporate strategy. In: GARVIN, D., Operations strategy: text and cases. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.
  • 14. GOLO, B. Technology, productivity and economic analysis, The Intemational Journal of Management Sciences, v. 1, n.t, 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 1995

Histórico

  • Aceito
    Jan 1995
  • Recebido
    Maio 1994
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