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Problems of product design and development

RESENHAS

Problems of product design and development

Kurt E. Weil

PROBLEMS OF PRODUCT DESIGN AND DEVELOPMENT - Por C. HEARN BUCK, Pergamon Press, Oxford, Londres, Paris e Frankfurt; e The Macmillan Company, Nova Iorque, 1963, 1.ª edição, 180 páginas (The Commonwealth and International Library of Science, Technology Engineering and Liberal Studies, Vol. 129 - Business Management División, Volume 2, brochura, USS 2.45).

O autor é membro do departamento de Administração Industrial da Faculdade de Tecnologia Avançada de Birmingham, Inglaterra. Afirma no prefácio que está oferecendo com êste livro um texto adequado aos primeiros estudos para obtenção de diploma superior em Administração.

O primeiro capítulo procura delimitar o campo e mostrar o que é necessário para o projeto do produto. O segundo capítulo procura apresentar os motivos do projeto de novo produto. O terceiro divide o campo do projeto de produto em completamente novo, técnicamente melhorado e de estilo modificado, e dá uma lista dos colaboradores que podem contribuir com idéias para o projeto. Finalmente, entra em considerações técnicas e sôbre patentes. O quarto capítulo demonstra que a pesquisa de mercado pode orientar os projetos de produtos de consumo, mas não de produtos duráveis. O quinto capítulo explica como a função do produto influi no seu projeto, e faz referência à idéia de engenharia humana (ou bioengenharia) ligada ao projeto. O sexto capítulo observa a passagem do produto do estágio de projeto ao da produção e mostra o significado da escolha de alternativas para se chegar ao custo mínimo na produção. A mão-de-obra, a escolha das ferramentas e dispositivos e o trabalho do controle de qualidade são relacionados ao custo. O capítulo sétimo afirma que o acondicionamento não só deve ser funcional, mas também deve vender. O capítulo oitavo menciona como deve ser feito o projeto para tornar desnecessária a manutenção do produto, ou, no caso de aparecer um defeito, para tornar simples qualquer intervenção. Menciona como devem ser mantidos estoques de sobressalentes. O nono capítulo é dedicado à organização para o projeto, com decisiva posição do autor a favor do grupo, da comissão ou da junta de especialistas. O décimo capítulo chama-se "O Projetista" e começa com o subtítulo: "Conflitos". Procura, em seguida, definir a criação - ou o ato de criatividade - como a união de conceitos anteriormente não-associados, o que exige do projetista boa memória e flexibilidade de conceituação, além do uso de pesquisa de mercado e dos, assim chamados, "mercados experimentais".

O procedimento de desenhistas é tratado no décimo primeiro capítulo, com todos os pormenores, desde padronir zação, até modificações nos desenhos. Os dois últimos capítulos tratam da pesquisa e de patentes, com referências à organização da pesquisa em departamento e dcs procedimentos legais ingleses para a concessão de patentes.

Êste livro pode ser considerado uma concatenação do óbvio sobre o projeto do produto para quem já trabalhou nessa especialização, e uma enumeração das necessidades nesse tipo de projeto para quem, pela primeira vez, comece a tomar contato com tal trabalho. Pode apresentar interesse para o gerente, o economista ou o contador, pois não exige conhecimentos técnicos do leitor.

Em resumo, é obra elementar, com bibliografia restrita, mas que, em escola superior de Administração de Empresas, pode constituir material de leitura auxiliar nas áreas de Mercadologia e Produção. Para essa última, serviria como introdução, especialmente pela repetição de pontos - tais como manutenção - que qualquer curso de Produção dá por extenso. O livro está ilustrado, mas os desenhos são de facílima identificação, não exigindo curso de leitura de plantas. O tratamento é superficial e não matemático. É obra recomendável, portanto, para cursos de Mercadologia, Gerência e Introdução à Administração.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1966
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