Acessibilidade / Reportar erro

ENIS, Princípios de marketing

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Luiz César Gonçalves de Araujo

Professor titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV

Enis, Ben M. Princípios de marketing. São Paulo, Atlas, 1983.445 págs.

O autor procura dar uma nova visão à função de marketing, sob o argumento segundo o qual as restrições ambientais, a escassez de matéria-prima, as conseqüências advindas com o choque do petróleo, a exigência consumista de um mercado que cada vez se sofistica mais e a crescente intervenção do governo nos negócios das empresas, exigem uma outra postura dos estudiosos de marketing.

O livro está segmentado em três partes distintas: a) abordagem gerencial; b) abordagem abrangente e compreensiva; c) abordagem conceitual analítica.

Na abordagem gerencial, que o autor também chama de filosofia gerencial, estão as questões ligadas ao processo de tomada de decisão nas atividades de marketing.

Esse questionamento envolve a abertura da função para o ambiente externo. O próprio Enis exemplifica com uma pergunta relacionada à política pública.

A abordagem abrangente e compreensiva tem íntima relação com o que colocamos acima: abertura da organização (especialmente da função de marketing) para o ambiente externo. Diz Enis: "O administrador de marketing tem relacionamentos com clientes, com a sociedade em geral e com os fornecedores (...). Ele tem que esquematizar e coordenar programas de marketing à luz de todos estes relacionamentos (...) " (o grifo é nosso). E, finalmente, a orientação conceitual analítica tem a ver com a tentativa de permitir ao leitor uma melhor forma de estruturar o seu modo de pensar, de perceber como os fatos se encaixam e possibilitar conhecimento mesmo da realidade de marketing.

Na parte 1 - panorama de marketing - o autor considera que a leitura e internalização dos capítulos propiciarão ao leitor a descrição da natureza das atividades de marketing nos dias de hoje, assim como permitirá a análise das implicações das ações dos indivíduos e das organizações. Na parte 2, o leitor conhecerá a visão do autor no que concerne aos relacionamentos-chaves, isto é, o relacionamehto de marketing com outras organizações sociais e demais funções organizacionais e, também, conhecerá os principais fatores ambientais e organizacionais que influenciam o processo decisório. E, por último e extremamente relevante, começará a avaliar o papel de marketing numa sociedade industrializada e contemporânea. Na parte 3, Ben Enis procurará oferecer ao leitor informações que permitam descrever os procedimentos básicos de compras nos quais os indivíduos e as organizações se empenham e, também, apontará as estratégias de marketing seguidas pelas organizações com as quais o leitor entra em contato. Entre outros propósitos, o autor procura, na parte 4 - e penúltima -, credenciar o leitor a explicar os principais elementos do programa de marketing para um produto, assim como discutir as decisões básicas que devem ser tomadas dentro destes programas, bem como a sua implantação.

Por último, o autor procura dar ao leitor uma visão sobre a perspectiva da administração de marketing.

A editora nos informa que a obra é indicada para as disciplinas marketing e administração de marketing, nos cursos de administração de empresas. É também leitura relevante para os profissionais da área.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1984
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br