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A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva

Resumos

O artigo discute uma tendência no mundo empresarial - o aumento da responsabilidade da empresa para com suas partes constituintes: acionistas, empregados, clientes e comunidade. Observa-se que o maior grau de responsabilidade social tem estado associado a um melhor desempenho das empresas, podendo gerar inclusive uma vantagem competitiva. No entanto, a adoção por empresas brasileiras de filosofias corporativas em que esse princípio está presente é prejudicada devido às características culturais da sociedade brasileira.

Filosofia corporativa; administração de vanguarda; padrões de excelência gerencial


This article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its contituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.

Corporate philosophy; vanguard management; management excellence standards


ARTIGO

A responsabilidade social da empresa: uma nova vantagem competitiva* * Discurso proferido por ocasião da formatura da 63" turma do curso de Administração de Empresas de São Paulo da EAESP /FGV. 1. O 'TOOLE, James. Vanguard Management. New York, Garden City, Doubleday, 1985, pp.55­56. 2. TREECE, J. B. & MILLER, K. L. "If the Japanese Were Running GM."Business Week. 27/01/1992, p. 20. 3. LOOMIS, Carol J. "Can John Akers Save IBM?" fortune. 15/07/1991, p. 29. 4. CAPITALlSM's Creative Destruction. The Economist. 323(7753):17,04/04/1992. 5. LOOMIS, Carol J. Op. Cit., p.27. 6. HAMMONDS, Keith. "Why Big Companies Are So Tough to Change" Business Week. 17/06/1992, pp.30-31. 7. TREECE, J. B. & MILLER, K. L. "'f the Japanese Were Run· ning GM." Business Week. Op. Cit. 8. O'TOOLE, James. Op. cit., p. 17. 9. WHYTE JR., William H. The Organization Man. New York, Simon and Schuster, 1956, 429 p. 10. O'Toole, James. Op. cit. 11. DRUCKER, Peter F. Uma Era de Descontinuidade. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 3ª edição, 1976,427 p. 12. FAORO, Raymundo. "A Questão Nacional: a modernização". Paper apresentado em 30/3/92 ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Carlos A. C. Ribeiro

Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração da EAESP/FGV

RESUMO

O artigo discute uma tendência no mundo empresarial - o aumento da responsabilidade da empresa para com suas partes constituintes: acionistas, empregados, clientes e comunidade. Observa-se que o maior grau de responsabilidade social tem estado associado a um melhor desempenho das empresas, podendo gerar inclusive uma vantagem competitiva. No entanto, a adoção por empresas brasileiras de filosofias corporativas em que esse princípio está presente é prejudicada devido às características culturais da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Filosofia corporativa, administração de vanguarda, padrões de excelência gerencial.

ABSTRACT

This article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its contituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.

Key words: Corporate philosophy, vanguard management, management excellence standards.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em outubro/92, aprovado para publicação em novembro/92.

  • 1. O 'TOOLE, James. Vanguard Management. New York, Garden City, Doubleday, 1985, pp.5556.
  • 2. TREECE, J. B. & MILLER, K. L. "If the Japanese Were Running GM."Business Week. 27/01/1992, p. 20.
  • 3. LOOMIS, Carol J. "Can John Akers Save IBM?" fortune. 15/07/1991, p. 29.
  • 4. CAPITALlSM's Creative Destruction. The Economist. 323(7753):17,04/04/1992.
  • 6. HAMMONDS, Keith. "Why Big Companies Are So Tough to Change" Business Week. 17/06/1992, pp.30-31.
  • 9. WHYTE JR., William H. The Organization Man. New York, Simon and Schuster, 1956, 429 p.
  • 11. DRUCKER, Peter F. Uma Era de Descontinuidade. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 3Ş edição, 1976,427 p.
  • 12. FAORO, Raymundo. "A Questão Nacional: a modernização". Paper apresentado em 30/3/92 ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
  • *
    Discurso proferido por ocasião da formatura da 63" turma do curso de Administração de Empresas de São Paulo da EAESP /FGV.
    1. O 'TOOLE, James.
    Vanguard Management. New York, Garden City, Doubleday, 1985, pp.55­56.
    2. TREECE, J. B. & MILLER, K. L. "If the Japanese Were Running
    GM."Business Week. 27/01/1992, p. 20.
    3. LOOMIS, Carol J. "Can John Akers Save IBM?"
    fortune. 15/07/1991, p. 29.
    4. CAPITALlSM's Creative Destruction.
    The Economist. 323(7753):17,04/04/1992.
    5. LOOMIS, Carol J. Op. Cit., p.27.
    6. HAMMONDS, Keith. "Why Big Companies Are So Tough to Change"
    Business Week. 17/06/1992, pp.30-31.
    7. TREECE, J. B. & MILLER, K. L. "'f the Japanese Were Run· ning GM."
    Business Week. Op. Cit.
    8. O'TOOLE, James. Op. cit., p. 17.
    9. WHYTE JR., William H.
    The Organization Man. New York, Simon and Schuster, 1956, 429 p.
    10. O'Toole, James. Op. cit.
    11. DRUCKER, Peter F.
    Uma Era de Descontinuidade. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 3ª edição, 1976,427 p.
    12. FAORO, Raymundo. "A Questão Nacional: a modernização".
    Paper apresentado em 30/3/92 ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Jun 2013
    • Data do Fascículo
      Fev 1993

    Histórico

    • Aceito
      Nov 1992
    • Recebido
      Out 1992
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