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Redes sociais informais e compartilhamento de significados sobre mudança organizacional

Resumos

O objetivo central do presente estudo consistiu em explorar o compartilhamento de signifi cados atribuídos à mudança organizacional no interior de redes informais intra-organizacionais. O estudo foi conduzido em um setor de uma empresa petroquímica de grande porte no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA), que passara pelo processo de privatização. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 trabalhadores que levantavam as relações de amizade, confiança e informação constituintes das suas re-des informais. Itens abertos levantaram cognições sobre o processo de mudança em curso na empresa. As redes foram identificadas utilizando-se os softwares Ucinet e Net Draw, caracterizando-se suas dimensões macro e microestruturais. Os dados sobre as percepções da mudança foram analisados qualitativamente, criando-se categorias descritivas. Os resultados revelam uma visão predominantemente positiva da mudança e níveis reduzidos de densidade e coesão das redes informais. No único clique identifi cado, observou-se maior compartilhamento do significado atribuído à mudança. Além de mostrar as relações investigadas, o estudo fornece uma estratégia metodológica que pode se revelar heurística para novas pesquisas embasadas em uma perspectiva cognitivista.

Redes informais intra-organizacionais; mudança organizacional; cognição organizacional; relação em rede; análise de rede social


The present study intends to explore the shared meanings of organizational change inside informal and internal organizational social networks. This study was conducted in a sector of a large scale petrochemical organization in Polo Petroquímico de Camaçari in the Brazilian state of Bahia undergoing a privatization process. Questionnaires were applied on a sample of 52 workers to obtain the relationships of friendship, trust and information making up the informal relationship network. Open questions allowed obtaining knowledge about the change taking place in the organization. The networks were identified through Ucinet and Net Draw software's, and characterized as macro and micro structural dimensions. The data about perceptions were analyzed with a qualitative methodology and descriptive categories were created. The results show a mostly positive vision of the change and low levels of density and cohesion of the informal networks. In the only clique identifi ed, more shared meanings attributed to changes were observed. This study provides a useful methodological strategy that can be very resourceful to new researchers adopting a cognitivist perspective.

Informal intra-organizational network; organizational change; organizational cognition; network relation; social network analysis


ARTIGOS

Redes sociais informais e compartilhamento de significados sobre mudança organizacional

Antonio Virgílio B. Bastos; Mariana Viana Santos

UFBA

RESUMO

O objetivo central do presente estudo consistiu em explorar o compartilhamento de signifi cados atribuídos à mudança organizacional no interior de redes informais intra-organizacionais. O estudo foi conduzido em um setor de uma empresa petroquímica de grande porte no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA), que passara pelo processo de privatização. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 trabalhadores que levantavam as relações de amizade, confiança e informação constituintes das suas re-des informais. Itens abertos levantaram cognições sobre o processo de mudança em curso na empresa. As redes foram identificadas utilizando-se os softwares Ucinet e Net Draw, caracterizando-se suas dimensões macro e microestruturais. Os dados sobre as percepções da mudança foram analisados qualitativamente, criando-se categorias descritivas. Os resultados revelam uma visão predominantemente positiva da mudança e níveis reduzidos de densidade e coesão das redes informais. No único clique identifi cado, observou-se maior compartilhamento do significado atribuído à mudança. Além de mostrar as relações investigadas, o estudo fornece uma estratégia metodológica que pode se revelar heurística para novas pesquisas embasadas em uma perspectiva cognitivista.

Palavras-chave: Redes informais intra-organizacionais, mudança organizacional, cognição organizacional, relação em rede, análise de rede social.

ABSTRACT

The present study intends to explore the shared meanings of organizational change inside informal and internal organizational social networks. This study was conducted in a sector of a large scale petrochemical organization in Polo Petroquímico de Camaçari in the Brazilian state of Bahia undergoing a privatization process. Questionnaires were applied on a sample of 52 workers to obtain the relationships of friendship, trust and information making up the informal relationship network. Open questions allowed obtaining knowledge about the change taking place in the organization. The networks were identified through Ucinet and Net Draw software's, and characterized as macro and micro structural dimensions. The data about perceptions were analyzed with a qualitative methodology and descriptive categories were created. The results show a mostly positive vision of the change and low levels of density and cohesion of the informal networks. In the only clique identifi ed, more shared meanings attributed to changes were observed. This study provides a useful methodological strategy that can be very resourceful to new researchers adopting a cognitivist perspective.

Keywords: Informal intra-organizational network, organizational change, organizational cognition, network relation, social network analysis.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 22.11.2004.

Aprovado em 05.01.2007.

Antonio Virgílio B. Bastos

Professor do mestrado em Psicologia na UFBA

Interesses de pesquisa nas áreas de comprometimento, redes sociais e cognição social. E-mail: antonio_virgilio@uol.com.br Endereço: Rua Macapá, 461, apto. 601, Salvador – BA, 40170-150.

Mariana Viana Santos

Mestre em Psicologia pela UFBA Interesses de pesquisa nas áreas de redes sociais, competências e cognição social. E-mail: mariana.viana@uol.com.br Endereço: Av. Magalhães Neto, 753, apto. 312, Salvador – BA, 41820-011.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2007

Histórico

  • Recebido
    22 Nov 2004
  • Aceito
    05 Jan 2007
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