Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DOS PARQUES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CRESCIMENTO DAS VENDAS DAS EMPRESAS PORTUGUESAS

El papel de los parques científico-tecnológicos en el crecimiento de las ventas de empresas portuguesas

RESUMO

O papel dos parques de ciência e tecnologia (PCT) no desenvolvimento econômico, especialmente no crescimento de empresas, tem merecido particular atenção por parte das políticas públicas dos diferentes países. Porém, na literatura não existe consenso sobre se a localização nesses parques tem efeitos positivos no crescimento em vendas das empresas. O objetivo deste artigo é alargar a discussão acerca dos efeitos dos PCT, proporcionando novas evidências empíricas. Para isso, utilizamos uma amostra de 553 firmas portuguesas localizadas nessas infraestruturas e uma amostra de controle de idêntica dimensão. O método de emparelhamento utilizado é o Propensity Score Matching (PSM), e a análise é efetuada com recurso ao método generalizado dos momentos em dados em painel dinâmico. A análise empírica não permite provar qualquer efeito estatisticamente significativo da localização das firmas em PCT sobre o seu crescimento em vendas.

Palavras-chave:
parques de ciência e tecnologia; crescimento das vendas; desenvolvimento regional; efeitos da localização; Propensity Score Matching

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br