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Tecnologia da Informação e Marketing: como obter clientes e mercados

Resumos

A Tecnologia da Informação passa a ser vista como uma arma para obtenção de clientes e negócios competitivos. Permite que o Marketing trate novamente necessidades e desejos de forma personalizada.

marketing de relacionamento; database marketing; sistema de informação em marketing; clientes; vantagem competitiva; tecnologia da informação; negócios; estratégia mercadológica; competição; mudança social


The Information Technologies can be seen as an important resource to get clients and competitive business. It makes possible Marketing actions to treat needs and desires in a personalized way again.

relationship marketing; database marketing; marketing information system; clients; competitive advantage; information technology; business; marketing strategy; competition; social change


ARTIGOS

Tecnologia da Informação e Marketing: como obter clientes e mercados

Carlos Alberto GonçalvesI; Cid Gonçalves FilhoII

IProfessor do Centro de Pós-Graduação em Administração da UFMG

IIProfessor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da FUMEC/MG

RESUMO

A Tecnologia da Informação passa a ser vista como uma arma para obtenção de clientes e negócios competitivos. Permite que o Marketing trate novamente necessidades e desejos de forma personalizada.

Palavras-chave:marketing de relacionamento, database marketing, sistema de informação em marketing, clientes, vantagem competitiva, tecnologia da informação, negócios, estratégia mercadológica, competição, mudança social.

ABSTRACT

The Information Technologies can be seen as an important resource to get clients and competitive business. It makes possible Marketing actions to treat needs and desires in a personalized way again.

Keywords: relationship marketing, database marketing, marketing information system, clients, competitive advantage, information technology, business, marketing strategy, competition, social change.

"Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma junção separada. É o próprio negócio

observado do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente."

Peter Drucker

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Artigo recebido pela Redação da RAE em agosto/1994, avaliado em setembro/1994 e fevereiro/1995 e aprovado para publicação em abril/1995.

1. VERITY, John. The info revolution. Business Week, New York, p.36-41, June 1994.

2. SYNNOTT, Willian R. The information weapon: winning customers and markets with technology. New York: John Wiley & Sons, 1987.

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4. HAMMER, M., CHAMPY, J. Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

5. HAMMER, Michael. Reengineering work: don't automate, obliterate. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 4, p.104-112, July/Aug. 1990.

6. WEBSTER, F. lhe changing role of marketing in the corporation. Journal ot Marketing, Chicago, v. 56, n. 57, p. 1-17, Oct, 1992.

7. VERITY, J., HDF, R. D. lhe Internet: how it will change the way you do business. Business Week, New York, n. 3.383, p. 38-46, Nov. 1994.

8. PORTER, Michael. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

9. __________. Competitive strategy. New York: The Free Press, 1980.

10. Idem, ibidem.

11. SYNNOTT, Willian R. Op. cit.

12. Idem, ibidem.

13. AUSTER, E, CHOO, C. W. Environmental scanning: a conceptual framework for studying the information seeking behavior of executives. In: 54th Anual Meeting ot the American Saciety af Informatian Science. Medford: Learned Information Inc. 1991.

14. DEGENT, R. J. A importância estratégica do serviço de inteligência empresarial. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 26, n.1, p.77¬84, jan./mar. 1984.

15. SYNNOTT, Willian R. Op. cit.

16. KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Englewod Gliffs: Prentice Hall, 1993.

17. SYNNOTT, Willian R. Op. cit.

18. Idem, ibidem.

19. KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Op. cit.; SYNNOTT, Willian, R.Op.cit.

20. SYNNOTT, Op. cit.

21. Idem, ibidem.

22. Idem, ibidem.

23. McKENNA. Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

24. PEPPERS, D., ROGERS, M. Marketing um a um. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

25. NASH, E. Database Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.

26. McKENNA, Regis. Op. cit.

27. PEPPERS, D., ROGERS, M. Op. cit.

28. Idem, ibidem.

29. McKENNA, Regis. Op. cit.

30. BESSEN, Jim. Riding the marketing information wave. Harvard Business Review, Boston, v.71, n. 5, p.150-160, Sep./Oct. 1993.

31. LEWYN, M.,VERITY, J. Database Marketing. Business Week, New York, n. 3.372, p.34-40, Sep. 1994.

  • 1. VERITY, John. The info revolution. Business Week, New York, p.36-41, June 1994.
  • 2. SYNNOTT, Willian R. The information weapon: winning customers and markets with technology. New York: John Wiley & Sons, 1987.
  • 4. HAMMER, M., CHAMPY, J. Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
  • 5. HAMMER, Michael. Reengineering work: don't automate, obliterate. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 4, p.104-112, July/Aug. 1990.
  • 6. WEBSTER, F. lhe changing role of marketing in the corporation. Journal ot Marketing, Chicago, v. 56, n. 57, p. 1-17, Oct, 1992.
  • 7. VERITY, J., HDF, R. D. lhe Internet: how it will change the way you do business. Business Week, New York, n. 3.383, p. 38-46, Nov. 1994.
  • 8. PORTER, Michael. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
  • 9. __________. Competitive strategy. New York: The Free Press, 1980.
  • 13. AUSTER, E, CHOO, C. W. Environmental scanning: a conceptual framework for studying the information seeking behavior of executives. In: 54th Anual Meeting ot the American Saciety af Informatian Science. Medford: Learned Information Inc. 1991.
  • 14. DEGENT, R. J. A importância estratégica do serviço de inteligência empresarial. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 26, n.1, p.77¬84, jan./mar. 1984.
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  • 23. McKENNA. Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
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  • 25. NASH, E. Database Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • 30. BESSEN, Jim. Riding the marketing information wave. Harvard Business Review, Boston, v.71, n. 5, p.150-160, Sep./Oct. 1993.
  • 31. LEWYN, M.,VERITY, J. Database Marketing. Business Week, New York, n. 3.372, p.34-40, Sep. 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 1995

Histórico

  • Aceito
    Fev 1995
  • Revisado
    Set 1994
  • Recebido
    Ago 1994
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