Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da hélice tríplice em desempenho de inovação

A inovação está relacionada ao crescimento das economias e das empresas, e em um ambiente em mudança como o presente, é apresentado como uma ferramenta fundamental para a vantagem competitiva. Esta pesquisa visa analisar a relação entre a capacidade de inovação das empresas e a obtenção da mesma informação por meio da cooperação com concorrentes, fornecedores, universidades e outras instituições públicas (Hélice Tríplice). Primeiro, nós desenvolvemos uma revisão da literatura sobre conceitos relacionados e, em seguida, por meio do método de equações estruturais, um modelo para responder e aceitar a hipótese proposta que destaca a relação entre o desempenho inovador das empresas e informações obtidas a partir da Hélice Tríplice. A pesquisa é realizada com uma amostra de empresas espanholas pesquisadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), durante os anos 2008-2010.

Inovação; hélice tríplice; universidade; empresa; governo


Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br