Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa qualitativa e sua utilização em Administração de Empresas

Resumos

Exemplos concretos de aplicação da pesquisa documental, estudo de caso e etnografia em Administração de Empresas.

pesquisa qualitativa; pesquisa documental; estudo de caso; etnografia; observação participante; entrevista; coleta de dados; análise de dados; análise de documentos


Examples of document study, case study and ethnograph as applied to the area of Business Administration.

qualitative research; document study; case research; ethnography; participant observation; interview; data collecting; data analysis; documents analysis


ARTIGOS

A pesquisa qualitativa e sua utilização em Administração de Empresas

Arilda Schmidt Godoy

Professora do Departamento de Educação da UNESP, Rio Claro

RESUMO

Exemplos concretos de aplicação da pesquisa documental, estudo de caso e etnografia em Administração de Empresas.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa, pesquisa documental, estudo de caso, etnografia, observação participante, entrevista, coleta de dados, análise de dados, análise de documentos.

ABSTRACT

Examples of document study, case study and ethnograph as applied to the area of Business Administration.

Keywords: qualitative research, document study, case research, ethnography, participant observation, interview, data collecting, data analysis, documents analysis.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em junho/1994, avaliado em agosto/1994 e janeiro/1995, aprovado para publicação em janeiro/1995.

1. GODOY,Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

2. . Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 30-6, jan./fev. 1995.

3. BARTUNEK, J. M., BOBKO, P., VENKATRAMAN, N. Toward innovation and diversity in management research methods. Academy of Management Journal, Ada, v. 36, n. 6, p. 1362-73, Dec. 1993.

4. WHEELER, D. R. Content analysis: an analytical technique for international marketing research. International Marketing Review, Bradford, v. 5, n. 4, p. 34-40, Winter 1988.

5. SING, P. N., HUANG, S. C. Some socio-cultural and psychological dominant of advertising in India: a comparative study. Journal of Social Psychology, Provincetown, n. 57, p. 113-21, June 1962.

6. SUSUKI, N. The changing pattern of advertising strategy by Japanese business in the US market: content analysis. Journal of International Business Studies, Columbia, v. 11, n. 1, p. 63-72, First Quarter 1980.

7. WHEELER, D. R. Op. cit.

8. TURNER, B. A. The organizational and interorganizational development of disasters. Administrative Science Quartetty, New York, v. 21, n. 3, p. 378-97, Sep. 1976.

9. RAFAELI, A. When cashiers meet customers: analysis of the role of supermarket cashiers. Academy of Management Journal, Ada, v. 32, n. 2, p. 245-73, June 1989; SAUER, J., ANDERSON,N. Have we misread

the psychology of innovation? A case study from two NHS hospitals. Leadership & Organization Development, Bradford, v. 13, n. 2, p. 17-21, 1992.

10. MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: a sourcebook of new methods. 4.ed. Beverly Hills: Sage Publications, 1986.

11. SAUER, J., ANDERSON, N. Op. cit.

12. Idem, ibidem.

13. GIOIA, D. A., CHITTIPEDDI, K. Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, Sussex, v. 12, n. 4, p. 433-48, Sep. 1991.

  • 1. GODOY,Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.
  • 2
    . Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 30-6, jan./fev. 1995.
  • 3. BARTUNEK, J. M., BOBKO, P., VENKATRAMAN, N. Toward innovation and diversity in management research methods. Academy of Management Journal, Ada, v. 36, n. 6, p. 1362-73, Dec. 1993.
  • 4. WHEELER, D. R. Content analysis: an analytical technique for international marketing research. International Marketing Review, Bradford, v. 5, n. 4, p. 34-40, Winter 1988.
  • 5. SING, P. N., HUANG, S. C. Some socio-cultural and psychological dominant of advertising in India: a comparative study. Journal of Social Psychology, Provincetown, n. 57, p. 113-21, June 1962.
  • 6. SUSUKI, N. The changing pattern of advertising strategy by Japanese business in the US market: content analysis. Journal of International Business Studies, Columbia, v. 11, n. 1, p. 63-72, First Quarter 1980.
  • 8. TURNER, B. A. The organizational and interorganizational development of disasters. Administrative Science Quartetty, New York, v. 21, n. 3, p. 378-97, Sep. 1976.
  • 9. RAFAELI, A. When cashiers meet customers: analysis of the role of supermarket cashiers. Academy of Management Journal, Ada, v. 32, n. 2, p. 245-73, June 1989;
  • the psychology of innovation? A case study from two NHS hospitals. Leadership & Organization Development, Bradford, v. 13, n. 2, p. 17-21, 1992.
  • 10. MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: a sourcebook of new methods. 4.ed. Beverly Hills: Sage Publications, 1986.
  • 13. GIOIA, D. A., CHITTIPEDDI, K. Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, Sussex, v. 12, n. 4, p. 433-48, Sep. 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 1995

Histórico

  • Aceito
    Jan 1995
  • Recebido
    Jun 1994
  • Revisado
    Ago 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br