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A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil

Resumos

Embora sejam muito variados os mercados em que pode operar um profissional de marketing, entende-se que o volume e o impacto das ações de marketing sobre o consumidor final justifiquem uma especial atenção, do ponto de vista da ética. Por esse motivo, o marketing dos bens de consumo constituirá o ponto central de análise do artigo. Até que o produto chegue ao consumidor final, muitas transações entre produtores, atacadistas e varejistas já se efetuaram. As indústrias, tratadas como produtores ou fabricantes de bens de consumo, foram escolhidas para o universo do estudo exploratório.

Ética; marketing; bens de consumo; código de ética; indústria


Although there are so many different markets, a marketing professional can work in, one understands that the volume and impact of marketing decisions upon the final consumer justifies an special attention, under the Ethics point of view. For this reason, the central analysis of this article relies upon consumer goods marketing. Many transactions have taken place among producers, wholesalers and retailers, before the product is available to the consumers. The producers of consumer goods were chosen as universe in this exploratory study.

Ethics; marketing; consumer goods; codes of ethics; industry


ARTIGO

A ética no marketing das indústrias de bens de consumo no Brasil

Maria Cecília Coutinho de Arruda

Professora do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV

RESUMO

Embora sejam muito variados os mercados em que pode operar um profissional de marketing, entende-se que o volume e o impacto das ações de marketing sobre o consumidor final justifiquem uma especial atenção, do ponto de vista da ética. Por esse motivo, o marketing dos bens de consumo constituirá o ponto central de análise do artigo. Até que o produto chegue ao consumidor final, muitas transações entre produtores, atacadistas e varejistas já se efetuaram. As indústrias, tratadas como produtores ou fabricantes de bens de consumo, foram escolhidas para o universo do estudo exploratório.

Palavras-chave: Ética, marketing, bens de consumo, código de ética, indústria.

ABSTRACT

Although there are so many different markets, a marketing professional can work in, one understands that the volume and impact of marketing decisions upon the final consumer justifies an special attention, under the Ethics point of view. For this reason, the central analysis of this article relies upon consumer goods marketing. Many transactions have taken place among producers, wholesalers and retailers, before the product is available to the consumers. The producers of consumer goods were chosen as universe in this exploratory study.

Key words: Ethics, marketing, consumer goods, codes of ethics, industry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em março/92, aprovado para publicação em agosto/92.

Bibliografia Suplementar

• BEAUCHAMP, Tom L. Case studies in Business, Society and Ethics, New Jersey, Englewood . Cliffs, Prentice Hall, 2ª edição, 1.989.

• MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma Introdução. São Paulo, Atlas, 1976.

• MESSNER, Eugênio, Das Naturretch , (versão espanhola). Ética Social. Política y Economica a la Luz del Derecho Natunal. Mádri: ESpanha, Ríalp, 1967.

1. CHESKIN, Louis. Por que se compra. São Paulo, Pioneira, 1964; CHILDS, Marquis W. & CATER, Douglas: A Ética em uma sociedade mercantil. São Paulo, Civilização Brasileira, 1957; FERRELL, O. C. & WEAVER, K. M. "Ethical Beliefs of Marketing Managers". Journal of Marketing. (42), julho 1978; SÁFADY, Naief. Publicidade e Propaganda. Rio de Janeiro, FGV, 1973.

2. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Ética: uma preocupação emergente no campo do marketing social". Marketing, 19(151):29-38, maio 1986.

3. PORRAS, J. I. & WEINBERG, C. B. "A framework for analysing the ethics of marketing interventions" in Government marketing: theory and practice. New York, Ed. Steven E. Permut, 1981.

4. MESSNER, Johannes. Ética social: o direito natural no mundo moderno. São Paulo, Editora Quadrante e Editora Universidade de São Paulo.í Versão direta da 4ª. edição austríaca de 1960. )

5. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Ética: uma preocupação emergente no campo do marketing social". Op. cit.

6. ROBINS, B. P. "Value issues in marketing". In: LAMB JR., C. W. & DUNNE, P.M.(orgs.). Proceedings series: theoretical developmensts in marketing. American Marketing Association, 1980.

7. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Ética: uma preocupação emergente no campo do marketing social". Op. cit.

8. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de .. Idem, ibidem.

9. DONALDSON, Thomas & WERHANE, Patricia H. Ethical issues in business: a phitosophical approach. New Jersey, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1988.

10. DONALDSON, Thomas & WERHANE, Patricia H. Idem, ibidem.

11. STONER, James A. F. & FREEMAN, R. Edward. Management. New Jersey, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 4ª edição, 1989.

12. TEIXEIRA, Nelson Gomes (organizador). A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo, Pioneira, 1991.

13. TEIXEIRA, Nelson Gomes. Idem, ibidem.

14. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Ética: uma preocupação emergente no campo do marketing social". Op. cit.

15. MESSNER, Johannes. Op. cit.

16. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Os limites éticos da atividade profissional". O Estado de São Paulo. Caderno de Empresas. 06/11/86, p.3.

17. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "A ética dos amigos". O Estado de São Paulo. Caderno de Empresas. 31/10/86, p.3.

18. LlKERT, Rensis. "Technique for the Measurement of Attitudes." Archieves of Psychology. New York, McGraw-Hill, nº 167, 1932.

19. FONSECA, Jairo Simon da & MARTINS, Giberto de Andrade. Curso de Estatística. São Paulo, FEA/USP, 1978, mimeo, p. 48.

  • BEAUCHAMP, Tom L. Case studies in Business, Society and Ethics, New Jersey, Englewood . Cliffs, Prentice Hall, 2Ş edição, 1.989.
  • MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma Introdução. São Paulo, Atlas, 1976.
  • • MESSNER, Eugênio, Das Naturretch , (versão espanhola). Ética Social. Política y Economica a la Luz del Derecho Natunal. Mádri: ESpanha, Ríalp, 1967.
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  • SÁFADY, Naief. Publicidade e Propaganda. Rio de Janeiro, FGV, 1973.
  • 2. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Ética: uma preocupação emergente no campo do marketing social". Marketing, 19(151):29-38, maio 1986.
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  • 4. MESSNER, Johannes. Ética social: o direito natural no mundo moderno. São Paulo, Editora Quadrante e Editora Universidade de São Paulo.í Versão direta da 4ª. edição austríaca de 1960.
  • 6. ROBINS, B. P. "Value issues in marketing". In: LAMB JR., C. W. & DUNNE, P.M.(orgs.). Proceedings series: theoretical developmensts in marketing. American Marketing Association, 1980.
  • 9. DONALDSON, Thomas & WERHANE, Patricia H. Ethical issues in business: a phitosophical approach. New Jersey, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1988.
  • 11. STONER, James A. F. & FREEMAN, R. Edward. Management. New Jersey, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 4ª edição, 1989.
  • 12. TEIXEIRA, Nelson Gomes (organizador). A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo, Pioneira, 1991.
  • 16. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "Os limites éticos da atividade profissional". O Estado de São Paulo. Caderno de Empresas. 06/11/86, p.3.
  • 17. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. "A ética dos amigos". O Estado de São Paulo. Caderno de Empresas. 31/10/86, p.3.
  • 18. LlKERT, Rensis. "Technique for the Measurement of Attitudes." Archieves of Psychology. New York, McGraw-Hill, nº 167, 1932.
  • 19. FONSECA, Jairo Simon da & MARTINS, Giberto de Andrade. Curso de Estatística. São Paulo, FEA/USP, 1978, mimeo, p. 48.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Fev 1993

Histórico

  • Recebido
    Mar 1992
  • Aceito
    Ago 1992
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