Acessibilidade / Reportar erro

Alianças estratégicas - internacionais: formaçao e estruturação em indústrias manufatureiras

Resumos

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas destes três últimos países. Os resultados serão apresentados em dois artigos, sendo o primeiro voltado para a formação e estruturação das alianças estratégicas e o segundo, para desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias.

estratégia internacional; marketing internacional; parceria; alianças; América Latina


Latin American manufacturing firms' international strategy and management of their alliances with foreign companies are anafyzed with focus on: 1. implementing a successful international strategy; 2. understanding how Latin American firms manage their refationships with companies from foreign countries; 3. determining the success factors of these cross-national business alliances. This research project integrated a multi-country study sponsored by major universities in Canada, U.S., Brazil, Chile and Mexico, and firms from the three latter countries. The findings will be presented in two articles: the first will cover the creation and structure of strategical alliances, and the second, the performance and international marketing strategies in partnerships.

international strategy; international marketing; partnership; alliances; Latin America


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Alianças estratégicas - internacionais: formaçao e estruturação em indústrias manufatureiras

Maria Cecília Coutinho de ArrudaI; Marcelo Leme de ArrudaII

IProfessora do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV. E-mail: carruda@eaesp.fgvsp.br

IIMestrando em Estatística do IME-USP

RESUMO

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas rela­ções com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios inter­nacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas destes três últimos países. Os resultados serão apresentados em dois artigos, sendo o primeiro voltado para a formação e estruturação das alianças estratégicas e o segundo, para desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias.

Palavras-chave: estratégia internacional, marketing internacional, parceria, alianças, América Latina.

ABSTRACT

Latin American manufacturing firms' international strategy and management of their alliances with foreign companies are anafyzed with focus on: 1. implementing a successful international strategy; 2. understanding how Latin American firms manage their refationships with companies from foreign countries; 3. determining the success factors of these cross-national business alliances. This research project integrated a multi-country study sponsored by major universities in Canada, U.S., Brazil, Chile and Mexico, and firms from the three latter countries. The findings will be presented in two articles: the first will cover the creation and structure of strategical alliances, and the second, the performance and international marketing strategies in partnerships.

Key words: international strategy, international marketing, partnership, alliances, Latin America.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. OHMAE, Kenichi. O mundo sem fronteiras. São Paulo: Makron Books, 1991. p. 115.

2. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Alianças estratégicas. São Paulo: Editora Atlas, 1996. p. 37.

3. OHMAE, Kenichi. The global logic of strategic alliances. Harvard Business Review, march-apriI1989, n. 67, p. 143­54.

4. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Idem, p.37-8.

5. YOSHINO, Michael Y., SRINIVASA RANGAN, U. 1996. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996. p. 4-5.

6. YOSHINO, Mlchael Y., SRINIVASA RANGAN, U. Idem, p. 18.

7. Idem, p. 19

8. LORANGE, Pele, ROOS, Jonan, Idem, p.40

9. OHMAE, Kenichi. Idem, p. 115.

10. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Idem, p.43·4.

11. HAKANSSON, H., LORANGE, Peter. Research and productl development-based cooperative ventures In: MATTSON, Lars­Gunnar, STYMNE, Bengt (orgs.). Corporate and industry strategies for Europe. New York: Elsevier, 1991. p 235·60.

12. LORANGE, Peter, ROOS, Johan.ldem, p.45.

13. Idem, ibidem.

14. Idem, p. 46.

15. TEPSTRA, Vem & SIMONIN, Bemard L. Strategical alliances in the triad: an exploratory study. Journal of Internatlonal Marketing, 1 (1), 1993, P 24-5.

16. Idem, p. 10.

  • 1. OHMAE, Kenichi. O mundo sem fronteiras. São Paulo: Makron Books, 1991. p. 115.
  • 2. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Alianças estratégicas. São Paulo: Editora Atlas, 1996. p. 37.
  • 3. OHMAE, Kenichi. The global logic of strategic alliances. Harvard Business Review, march-apriI1989, n. 67, p. 14354.
  • 5. YOSHINO, Michael Y., SRINIVASA RANGAN, U. 1996. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996. p. 4-5.
  • 11. HAKANSSON, H., LORANGE, Peter. Research and productl development-based cooperative ventures In: MATTSON, LarsGunnar, STYMNE, Bengt (orgs.). Corporate and industry strategies for Europe. New York: Elsevier, 1991. p 235ˇ60.
  • 15. TEPSTRA, Vem & SIMONIN, Bemard L. Strategical alliances in the triad: an exploratory study. Journal of Internatlonal Marketing, 1 (1), 1993, P 24-5.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br