Acessibilidade / Reportar erro

Economic systems & society: capitalism, communism and third world

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Luis Roberto de Moraes Junqueira

Economic systems & society - capitalism, communism and third world

Por George Dalton, Grã-Bretanha, Penquin Modern Economics Texts, 1974, 250 p.

Com o duplo objetivo de facilitar a compreensão da sua exposição e de modo a ressaltar as distinções existentes entre fatores estruturais e conjunturais, Prof. Dalton divide o seu livro em dois períodos. Um de formação histórica - 1750 a 1950 - e outro de análise circunstancial - 1950 a 1974.

No transcorrer da obra, mormente nos capítulos 1 e 2, os economistas ditos clássicos sucedem-se como fruto das necessidades e anseios socioeconômicos e culturais de suas épocas. O conceito "malinowiskiano" de cultura1 1 Ver a palavra culture em Encyclopedia of Social Sciences. Macmillan, 1934. está sempre presente, de modo a que o econômico jamais se sobreponha de modo totalizante.

A espinha dorsal da obra encontra-se na defesa do que o autor chama de "capitalismo do Estado de bem-estar" (Welfare State Capitalism), exposto em detalhes nos capítulos 3 e 5. Este seria, segundo o conceito do Prof. Dalton, um sistema econômico onde as responsabilidades macroeconômicas concentrar-se-iam nas mãos do governo; a este último caberia uma participação crescente no fornecimento de bens e serviços.

Entrementes, as duas principais características do sistema capitalista, isto é, a propriedade de parte dos meios de produção e a determinação de preços pelo mercado, persistiram. De modo semelhante, o sistema socialista manteria um planejamento econômico centralizado e a propriedade de parte dos meios de produção nas mãos do Estado.

Logo somos conduzidos a uma situação onde temos dois sistemas econômicos - socialista e capitalista - e onde cada um apresenta duas características: no socialista, a propriedade dos meios de produção nas mãos do Estado e a centralização do planejamento, com a conseqüente imposição dos preços; e no capitalista, a propriedade de parte dos meios de produção nas mãos do setor privado e a determinação de preços através dos mercados.

A partir de um processo de inter-relacionamento entre estes dois sistemas e suas quatro características, o autor propõe a gênese de um terceiro sistema econômico denominado "capitalismo do Estado de bem-estar". Este terceiro sistema teria duas características principais: 1. uma participação dominante do Estado no fornecimento de bens e serviços2 2 O autor não chega a defender, explicitamente, a supressão da propriedade dos meios de produção pertencentes ao setor privado. Todavia, o descaso com que trata do assunto nos leva a tal conclusão. e 2. a determinação dos preços através do mercado.

O raciocínio desenvolvido no transcorrer do livro, é no sentido de mostrar a maneira pela qual os dois sistemas, então predominantes, já se encontram a caminho, através de um processo de exclusões e fusões, do capitalismo do Estado de bem-estar (ver capítulos 5 e 6).

A crescente participação do Estado nas sociedades capitalistas é um fato consumado. Quanto à determinação dos preços no mundo socialista, é algo cada vez mais comum - vide caso Iugoslávia, Hungria, Tchecoslováquia e Bulgária.3 3 Ver Wilcznski, J. Socialist economic development and reforms. Macmillan, 1972.

Entretanto, a simplicidade da análise esconde obstáculos, tanto de natureza política - a estruturação de um mundo dualístico bem definido, onde dificilmente as extremidades (URSS e EUA) fariam concessões - como de natureza econômica - a existência de uma estrutura imperialista bem fundamentada, baseada na exploração dos termos de intercâmbio com países satélites.

  • 1 Ver a palavra culture em Encyclopedia of Social Sciences. Macmillan, 1934.
  • 1
    Ver a palavra
    culture em
    Encyclopedia of Social Sciences. Macmillan, 1934.
  • 2
    O autor não chega a defender, explicitamente, a supressão da propriedade dos meios de produção pertencentes ao setor privado. Todavia, o descaso com que trata do assunto nos leva a tal conclusão.
  • 3
    Ver Wilcznski, J.
    Socialist economic development and reforms. Macmillan, 1972.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Ago 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 1975
    Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: rae@fgv.br