RESENHA BIBLIOGRÁFICA
Débora Bueno Marques
Organização e administração de pequenas e médias empresas
Por José Geraldo de Lima e Joaquim de Lima Delgado. São Paulo, Editora Atlas, 1974.
Os autores publicaram esta obra com o objetivo de a) posicionar problemas gerenciais e financeiros com as quais se deparam dirigentes de pequenas e médias organizações; b) oferecer modelos básicos de soluções alternativas para a organização do trabalho administrativo; c) enfatizar problemas de pessoal; d) facilitar a elaboração de manuais de trabalho; e, principalmente e) possibilitar a atuação da organização administrativa a fim de que possam ser atendidas novas necessidades decorrentes do processo de desenvolvimento da empresa.
Este trabalho è fruto da experiência profissional dos autores, que não só se prende às funções acadêmicas, mas também à consultoria industrial e de pesquisas realizadas com a participação de consultores especializados nas áreas de administração geral, marketing, produção, contabilidade e finanças, e assuntos fiscais.
Os temas são apresentados em oito partes distintas, de forma clara e bastante acessível ao leitor, recomendável não só à consulte de dirigentes de diferentes áreas como também a estudantes que, em período de estágio, se defrontam com problemas de ordem estrutural, funcional ou mesmo operacional.
As empresas apresentam uma série de diferenciações e particularidades, com objetivos finais que se resumem em produção, comercialização e prestação de serviços. A busca de melhor qualidade aos menores custos unitários e preços que resultem na preferenciados compradores, com conseqüente aumento nas vendas e adequadas taxas de lucratividade passam a ser premissas fundamentais na delimitação de objetivos a serem alcançados. Para tanto são necessários métodos e técnicas acompanhados de cautela e apurado senso de percepção no que se refere à identificação de problemas, áreas envolvidas, causas e conseqüências.
Cada um desses itens deve ser elaborado com base em pesquisas, previsões, análises e avaliação dos fatos compreendidos em cada problema. E nisso, o livro auxilia bastante.
Os autores se propõem, então, ao lançamento de um tópico sobre administração geral, posicionando elementos essenciais de organização, a saber: divisão do trabalho, capacitação de pessoas, utilização de recursos materiais e técnicos, a fixação de normas e responsabilidade de pessoas e, finalmente, a fixação de normas técnicas e de normas administrativas. Indicam os autores que a observância desses elementos poderá promover o desenvolvimento eficiente do processo de tomada de decisões.
Em um outro capítulo, José Geraldo de Lima e Joaquim de Lima Delgado e demais colaboradores apresentam conceitos que eles consideram fundamentais para a boa administração da empresa. A destacar, surgem os tópicos sobre delegação de autoridade, princípios de administração - aqui entendido como sendo informação, fixação de objetivos, sistematização, antecipação, justiça, trabalho em equipe e avaliação - produtividade e o ciclo operacional, financeiro e econômico.
Enfim, a obra tem objetivo essencialmente prático e seu valor se prende ao fato de que as linhas de atuação sugeridas possibilitam ampliações e desdobramentos, dependendo, é lógico, da criatividade, senso crítico e avaliativo de cada um.
É importante ressaltar que o livro não contém fórmula mâg ica que tenha por finalidade resolver todos os problemas de uma pequena ou média empresa. É antes de mais nada, uma tentativa válida de abordagem direta de aspectos básicos para organização e administração, e que podem ser fonte permanente de consultas, no sentido de alertar o dirigente quanto aos detalhes que devem ser sempre lembrados quando da tomada de decisões. É de se supor que assim também pensam os autores desta publicação da Editora Atlas.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
12 Ago 2013 -
Data do Fascículo
Abr 1975