Acessibilidade / Reportar erro

Administração de empresas no Japão: aspectos histórios e religiosos

Resumos

Apesar de empresas serem indubitavelmente entidades seculares engajadas em atividades econômicas, no Japão, as maiores empresas (kaishas) têm dimensões religiosas. Por exemplo, kaishas constroem pequenos santuários xintoístas em suas sedes e conduzem regularmente cerimônias para rezar pela contínua prosperidade da empresa e pela segurança dos seus funcionários. Este artigo descreve e analisa os aspectos religiosos das empresas japonesas, particularmente enfocando kaishas que mantêm monumentos memoriais (kuyoto) no Monte Koya (Wakayama) e a importância destes como meio de identidade corporativa (IC). Por outro lado, os aspectos religiosos do kaisha enfatizam a continuidade cultural e organizacional da era feudal aos tempos modernos.

Administração; empresas; Japão; organização; identidade corporativa


Although companies are doubtlessly secular entities engaged in economic activities, in Japan major companies (kaishas) have religious dimensions. For example, kaisha constructs small Shinto shrines on the roof of the head office building and regularly conducts cerimonies to pray for continued prosperity and worker safety. This article describes analyses the religious aspects of Japanese Companies, and particularly focuses on kaisha, which maintains memorial monuments (kuyoto) on Mont Koya (Wakayama) and the importance of religion a means of Corporate Identity. Otherwise the religious aspects of the kaisha emphasizes the cultural and organizational continuity from feudal age to modem times.

Business administration; companies; Japan; organization; corporate identity


COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

Administração de empresas no Japão: aspectos histórios e religiosos

Hirochika Nakamaki

Pesquisador do National Museum of Ethnology (Osaka, Japão), Doutor em Religiões pela Universidade de Tóquio e autor de diversos livros

RESUMO

Apesar de empresas serem indubitavelmente entidades seculares engajadas em atividades econômicas, no Japão, as maiores empresas (kaishas) têm dimensões religiosas. Por exemplo, kaishas constroem pequenos santuários xintoístas em suas sedes e conduzem regularmente cerimônias para rezar pela contínua prosperidade da empresa e pela segurança dos seus funcionários.

Este artigo descreve e analisa os aspectos religiosos das empresas japonesas, particularmente enfocando kaishas que mantêm monumentos memoriais (kuyoto) no Monte Koya (Wakayama) e a importância destes como meio de identidade corporativa (IC). Por outro lado, os aspectos religiosos do kaisha enfatizam a continuidade cultural e organizacional da era feudal aos tempos modernos.

Palavras-chave: Administração, empresas, Japão, organização, identidade corporativa.

ABSTRACT

Although companies are doubtlessly secular entities engaged in economic activities, in Japan major companies (kaishas) have religious dimensions. For example, kaisha constructs small Shinto shrines on the roof of the head office building and regularly conducts cerimonies to pray for continued prosperity and worker safety.

This article describes analyses the religious aspects of Japanese Companies, and particularly focuses on kaisha, which maintains memorial monuments (kuyoto) on Mont Koya (Wakayama) and the importance of religion a means of Corporate Identity. Otherwise the religious aspects of the kaisha emphasizes the cultural and organizational continuity from feudal age to modem times.

Key words: Business administration, companies, Japan, organization, corporate identity.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE e aprovado para publicação em outubro/92.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

  • 1. ABEGLEN, James & STARK, George. Kaisha, The Japanese Corporation: the new competitions in world business. Basic Book, EUA,1985 .
  • SHIMPOSHA, Jinja (org.) Kigyo no Jinja. Japão, Jinja Shimposha, 1986. (Título em português: "Altares das empresas")
  • UMESAO, Tadao. Chikyu Jidai no Nihonjin. Japão, Chuokoronsha, 1980. Originariamente publicado em 1974. (Título em português: "Os japoneses na era global")
  • YANAGITA, Kunio. Meiji-Taishoshi Sesohen. Japão, Chuokoronsha, 1976. Originariamente publicado em 1930. (Título em português: "Vida Social no período MeijiTaisho")

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1992

Histórico

  • Recebido
    Out 1992
  • Aceito
    Out 1992
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br