Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS NÃO LINEARES DA INDÚSTRIA NO DESEMPENHO DA FIRMA

The non-linear industry effects on firm performance

Influencias no lineales de la industria en el desempeño de la empresa

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o efeito do ambiente da indústria no desempenho da firma, por meio de um modelo de regressão múltipla não linear. As amostras por período variam de 178 (2005) a 252 (2012) firmas brasileiras de capital aberto, ativas no período de 2005 a 2012. A análise por decomposição da variância permitiu a identificação de tendência de incremento da influência da rivalidade no desempenho da firma, ao passo que a relação quadrática aponta para um ponto ótimo do efeito da rivalidade na indústria que, caso ultrapassado, poderá provocar efeito inverso na lucratividade. Tais resultados estão alinhados com a perspectiva de que, quanto maior a rivalidade, mensurada por meio da receita dos concorrentes, maior a possibilidade de obtenção de receitas originadas da venda de produtos, até o ponto em que a intensidade da rivalidade passa a dificultar o acesso a recursos oriundos das vendas.

PALAVRAS-CHAVE:
Desempenho; vantagem competitiva; lucratividade; ambiente da indústria; regressão múltipla não-linear

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br