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Uma estratégia de marketing para cooperativas de artesanato: o caso do Rio Grande do Norte

Resumos

Este artigo analisa a aplicação do conceito de marketing para organizações não lucrativas, tendo como foco de estudo a utilização do Marketing mix por uma cooperativa de artesanato. Busca-se, também, identificar a satisfação dos seus clientes, artesãos associados e clientes, em relação ao desempenho desta organização. A luz dos resultados obtidos da pesquisa e associando-se estes ao referencial teórico, elaborou-se uma estratégia de marketing para a cooperativa em estudo.

Artesão; cooperativa de artesanato; marketing; artesanato; marketing mix


This article analyses the aplication of the Marketing concept to not for-profit organizations, having as a study focus the use of the marketing mix for a handicraft cooperatives. It also seeks to identify the satisfaction of its clients, associated artisans and customers, with respect to the performance the organization. Considering the obtained results of the research and associating these with the theoretical reference, a marketing strategy was elaborated for the coorperative under study.

Artisan; cooperative; marketing; handicraft; marketing-mix


ARTIGO

Uma estratégia de marketing para cooperativas de artesanato: o caso do Rio Grande do Norte

Tereza de Souza

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RESUMO

Este artigo analisa a aplicação do conceito de marketing para organizações não lucrativas, tendo como foco de estudo a utilização do Marketing mix por uma cooperativa de artesanato. Busca-se, também, identificar a satisfação dos seus clientes, artesãos associados e clientes, em relação ao desempenho desta organização. A luz dos resultados obtidos da pesquisa e associando-se estes ao referencial teórico, elaborou-se uma estratégia de marketing para a cooperativa em estudo.

Palavras-chave: Artesão, cooperativa de artesanato, marketing, artesanato, marketing mix.

ABSTRACT

This article analyses the aplication of the Marketing concept to not for-profit organizations, having as a study focus the use of the marketing mix for a handicraft cooperatives. It also seeks to identify the satisfaction of its clients, associated artisans and customers, with respect to the performance the organization. Considering the obtained results of the research and associating these with the theoretical reference, a marketing strategy was elaborated for the coorperative under study.

Key words: Artisan, cooperative, marketing, handicraft, marketing-mix.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em fevereiro/92, aprovado para publicação em julho/92.

BIBLOGRAFIA SUPLEMENTAR

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MAIA, Isa. Cooperativa e prática democrática. São Paulo, Cortez, 1983.

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PANNUNZIO, Paula Maria. Aspectos do comportamento do consumidor de artesanato brasileiro: um estudo comportamental entre dois marcados. São Paulo, Departamento de Administração, FEA/USP, 1982.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social. Relatório, Natal, 1973.

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  • ARAÚJO, Faperí, Elementos da arte popular. Natal, Universidade Federal, do Rio Grande do Norte, 1985.
  • BRANDÃO, Rosa. "Artesanato, a vida feita com a mão". O Poti Natal, 12 fevereiro, 1972.
  • KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento e controle São Paulo, Atlas, 1985.
  • MAIA, Isa. Cooperativa e prática democrática. São Paulo, Cortez, 1983.
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  • RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social. Relatório, Natal, 1973.
  • Souza, Tereza de & ENDERS, Wayne T. "A cidade de Natal como centro turístico segundo as percepções do mercato potencial paulista". Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 20(2):63-7, jan./jun. 1985.
  • PAIVA, Maria das Graças M. V. & SOUZA Tereza de. "Comercialização do artesanato: uma experiência no mercado internacional". In: Reunião Nacional da Associação de Pós-Graduação em Administração. 9, Belo Horizonte, 1985.
  • 1. LEVITT, Theodoro. "Marketing Miopia." Harvard Business Review. Sep./Oct. 1975, pp.3044.
  • 2. SHUPTRINE, Kelly F. "O Novo Papel do Marketing". Exame. São Paulo, 7(16)99-106, 1975.
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  • 6. LIMBERGER, Emiliano. "Coperativa noções básicas". Linha Imperial. Nova Petrópolis/RS. Centreicoop S.A., Apud MAIA, Isa. Cooperativa e prática democrática. São Paulo, Cortez, 1983.
  • 7. LOSADA, Carlos & MARURY, Ferran. Marketing para cooperativas. Barcelona, Ediciones CEAG,1981.
  • 8. McCARTHY, Jerone E. Marketing básico: uma visão gerencial. Rio de Janeiro, Zahar Editores. 1976.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Fev 1993

Histórico

  • Aceito
    Jul 1992
  • Recebido
    Fev 1992
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