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Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras

Logistics strategy dynamics in Brazilian Companies

Resumos

O objetivo do artigo é analisar a estratégia logística das empresas brasileiras a partir da mensuração do impacto de diferentes características do negócio sobre as principais decisões de produção e distribuição física de produtos acabados. Foi conduzida uma pesquisa de campo em empresas listadas no Ranking Exame para confrontar as quatro políticas propostas por Pagh e Cooper (1998), derivadas das combinações entre centralizar/descentralizar os estoques e produzir para estoque/produzir contra-pedido, com diversas características do produto, da operação e da demanda. Técnicas de análise multivariada, como as análises de regressão logística simples e multinomial, foram empregadas, permitindo o desenvolvimento de diversos modelos quantitativos. Seus resultados apontam para avanços acadêmicos e gerenciais, como a quantificação e hierarquização de relações empíricas descritas na literatura e o direcionamento da atenção gerencial para as variáveis relevantes à decisão. Os modelos também permitem avaliar a adequação dessas políticas para diferentes valores do tempo de entrega, da variabilidade das vendas e do grau de obsolescência dos produtos.

Logística; estratégia; produção; distribuição física; produtos acabados


The article analyses the logistics strategy of Brazilian companies measuring the impact of business characteristics on production and distribution decisions. A survey of the companies ranked by the news magazine Exame was conducted to test the four policies advanced by Pagh and Cooper (1998) against several characteristics of products, operations and demand. The policies combine inventory centralization/decentralization and made to order/made to stock decisions. Models were developed using multivariate techniques, including simple and multinomial regression. The results allowed the ranking and quantification of relationships previously found in the literature. These results might be useful when managers have to make logistics decisions.

Logistics; strategy; production; physical distribution; finished products


ARTIGOS

Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras

Logistics strategy dynamics in Brazilian Companies

Peter Fernandes Wanke

COPPEAD-UFRJ

RESUMO

O objetivo do artigo é analisar a estratégia logística das empresas brasileiras a partir da mensuração do impacto de diferentes características do negócio sobre as principais decisões de produção e distribuição física de produtos acabados. Foi conduzida uma pesquisa de campo em empresas listadas no Ranking Exame para confrontar as quatro políticas propostas por Pagh e Cooper (1998), derivadas das combinações entre centralizar/descentralizar os estoques e produzir para estoque/produzir contra-pedido, com diversas características do produto, da operação e da demanda. Técnicas de análise multivariada, como as análises de regressão logística simples e multinomial, foram empregadas, permitindo o desenvolvimento de diversos modelos quantitativos. Seus resultados apontam para avanços acadêmicos e gerenciais, como a quantificação e hierarquização de relações empíricas descritas na literatura e o direcionamento da atenção gerencial para as variáveis relevantes à decisão. Os modelos também permitem avaliar a adequação dessas políticas para diferentes valores do tempo de entrega, da variabilidade das vendas e do grau de obsolescência dos produtos.

Palavras-chave: Logística, estratégia, produção, distribuição física, produtos acabados.

ABSTRACT

The article analyses the logistics strategy of Brazilian companies measuring the impact of business characteristics on production and distribution decisions. A survey of the companies ranked by the news magazine Exame was conducted to test the four policies advanced by Pagh and Cooper (1998) against several characteristics of products, operations and demand. The policies combine inventory centralization/decentralization and made to order/made to stock decisions. Models were developed using multivariate techniques, including simple and multinomial regression. The results allowed the ranking and quantification of relationships previously found in the literature. These results might be useful when managers have to make logistics decisions.

Keywords: Logistics, strategy, production, physical distribution, finished products.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 17.12.2003.

Aprovado em 28.07.2005.

Peter Fernandes Wanke

Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela COPPEAD-UFRJ. Professor do Instituto Coppead de Administração da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos em Logística. Interesses de pesquisa nas áreas de planejamento da demanda, gestão de estoques em cadeias de suprimento e estratégia logística. E-mail: peter@coppead.ufrj.br Endereço: Ed. Coppead, 4º andar, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, 21949-900.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    17 Dez 2003
  • Aceito
    28 Jul 2005
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