Acessibilidade / Reportar erro

Terceirização em informática no Brasil

Resumos

Este trabalho descreve uma pesquisa de campo feita no Brasil em 1995. Foram consultadas 125 empresas para investigar aspectos ligados a motivações para terceirizar em informática, os mecanismos pelo quais esse processo se materializa, os resultados alcançados e os problemas enfrentados como conseqüência desta opção. São revelados alguns importantes aspectos, até então pouco conhecidos, sobre esta realidade no contexto brasileiro.

informática; terceirização; administração de sistemas de informação; gestão de informática; outsourcing


This text describes an empirical research conduced in Brazil in 1995, comprehending 125 companies, in order to investigate why they outsource intormation technology services and the process used to implement it, as well as the resulting goals reached and the difficulties taced. Some important aspects, betore roughly known, were now revealed, helping to understand this issue in Brazilian contexto

intormation systems; intormation systems management; intormation technology management; outsourcing


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Terceirização em informática no Brasil

Jaci Corrêa Leite

Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV

RESUMO

Este trabalho descreve uma pesquisa de campo feita no Brasil em 1995. Foram consultadas 125 empresas para investigar aspectos ligados a motivações para terceirizar em informática, os mecanismos pelo quais esse processo se materializa, os resultados alcançados e os problemas enfrentados como conseqüência desta opção. São revelados alguns importantes aspectos, até então pouco conhecidos, sobre esta realidade no contexto brasileiro.

Palavras-chave: informática, terceirização, administração de sistemas de informação, gestão de informá­tica, outsourcing.

ABSTRACT

This text describes an empirical research conduced in Brazil in 1995, comprehending 125 companies, in order to investigate why they outsource intormation technology services and the process used to implement it, as well as the resulting goals reached and the difficulties taced. Some important aspects, betore roughly known, were now revealed, helping to understand this issue in Brazilian contexto

Key words: intormation systems, intormation systems management, intormation technology management, outsourcing.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. LEITE, Jaci Corrêa. Terceirização em informática. São Paulo: Makron 800ks, 1994.

2. KEYES. Jessica. tntotrenas - the competitive use of information. New York, USA: McGraw-Hill, 1993.

3. CHAVES, Sidney. Terceinzação das atividades de Informática. Beeline, v. 1, n. 11, dez. 1992, p. 3·4: LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit.: MCFARLAN, F. Warren & NOLAN. Richard L. How to manage an IT outsourcing alliance. rt Stosn Management Review. Wlnter 1995, p, 9­23.

4. WANG, Charles B. O novo papel do executivo de informática. São Paulo: Makron Books, 1995.

5. COOPERS & LIBRAND. A terceinrização nas empresas. 2' Pesquisa Coopers & líbrano, São Paulo, 1992; LACITY, Mary Oecella & HIRSCHHEIM, Rudy. Informacion Systems Outsoorcfng. England: John Wlley & Sons, Chichester, 1993; CHAVES, Sidney. Para onde caminha a tecnologia da informação. Beeline, v. 3, n. 7, jul. 1994, p. 3-6. LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit.

6. LEITE, Jací Corrêa. Op. cit.

7. Idem, ibidem.

8. McFARLAN & NOLAN. Op. cit.

9. LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit.

10. McFARLAN & NOLAN. Op. cit.

11. CHAVES, Sidney. Op. cit., 1994.

12. LEITE, Jaci Corrêa. Op. cit.

13. BYTE. "Casamento bem-sucedido". jun. 1995, p. 80-96.

  • 1. LEITE, Jaci Corrêa. Terceirizaçăo em informática. Săo Paulo: Makron 800ks, 1994.
  • 2. KEYES. Jessica. tntotrenas - the competitive use of information. New York, USA: McGraw-Hill, 1993.
  • 3. CHAVES, Sidney. Terceinzaçăo das atividades de Informática. Beeline, v. 1, n. 11, dez. 1992, p. 3ˇ4: LEITE,
  • Jaci Corrêa. Op. cit.: MCFARLAN, F. Warren & NOLAN. Richard L. How to manage an IT outsourcing alliance. rt Stosn Management Review. Wlnter 1995, p, 923.
  • 4. WANG, Charles B. O novo papel do executivo de informática. Săo Paulo: Makron Books, 1995.
  • 5. COOPERS & LIBRAND. A terceinrização nas empresas. 2' Pesquisa Coopers & líbrano, São Paulo, 1992;
  • LACITY, Mary Oecella & HIRSCHHEIM, Rudy. Informacion Systems Outsoorcfng. England: John Wlley & Sons, Chichester, 1993;
  • CHAVES, Sidney. Para onde caminha a tecnologia da informaçăo. Beeline, v. 3, n. 7, jul. 1994, p. 3-6.
  • 13. BYTE. "Casamento bem-sucedido". jun. 1995, p. 80-96.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2011
  • Data do Fascículo
    Set 1997
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br