Acessibilidade / Reportar erro

Paradigma interpretativo nos estudos de consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil

ARTIGOS

Paradigma interpretativo nos estudos de consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil

Angela da RochaI; Everardo RochaII

ICoppead/UFRJ

IIPUC-Rio e Coppead/UFRJ

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo convidado.

Aprovado em 29.12.2006.

  • ALMEIDA, V.; ROCHA, A. O efeito pátina nas marcas: uma refl exão sobre a inscrição de signos conotativos da passagem do tempo nos objetos de consumo. In: ENCONTRO DE MARKETING DA Anpad, 2., 2006. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.
  • AMUI, I. C. O comportamento do consumidor de cosméticos de luxo. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2006.
  • BALLVÉ, F. A criança e a experiência do consumo Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • BARROS, C. Marketing e etnografia: um levantamento em journals nos anos 80 e 90. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais Salvador: ANPAD, 2002.
  • BARROS, C. Classificação de restaurantes a partir da visão do consumidor: um estudo etnográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28., 2004, Curitiba. Anais Curitiba: ANPAD, 2004.
  • BARROS, C. Consumo, hierarquia e mediação: um estudo antropológico no universo das empregadas domésticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais Salvador: ANPAD, 2006.
  • BELLIA, L. O consumo dos moradores da Barra da Tijuca Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • BLAJBERG, C. Em busca de uma identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2001.
  • BOYD, H. W. Marketing Management: An Analytical Problem Solving Approach to Marketing. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1972.
  • CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M.; CASOTTI, L. M. Me explica o que é ser feminina? Um estudo sobre a influência entre gerações no consumo de cosméticos. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 2., 2006, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.
  • CARVALHO, C. A. Simbologia de objetos decorativos Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 1997.
  • CASTILHOS, R. B.; CAVEDON, N. R. Fornecedor, mercadeiro e cliente: um ensaio sobre as trocas no Mercado Público Central de Porto Alegre. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 37., 2003, Atibaia. Anais Atibaia: ANPAD, 2003.
  • CASTILHOS, R. B.; ROSSI, C. A. V.; CAVEDON, N. R. Cultura e consumo de famílias no Brasil e na França. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Brasília: ANPAD, 2005.
  • CASTILHOS, R. B.; PETERSEN-WAGNER, R.; SILVEIRA, C. S.; KEISERMAN, B.; MERINO, M. H.; ROSSI, C. A. V. Self estendido e posse no local de trabalho: uma réplica no contexto brasileiro. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 2., 2006, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.
  • CHAUVEL, M. A. Representações e lógicas de ação do consumidor insatisfeito. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 1999.
  • CHAUVEL, M. A. Insatisfação e queixa às empresas: investigando os relatos dos consumidores. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2000a, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro: ANPAD, 2000a.
  • CHAUVEL, M. A. Consumidores insatisfeitos: uma oportunidade para as empresas. Rio de Janeiro: Mauad, 2000b.
  • D'ANGELO, A. C. Valores e significados do consumo de produtos de luxo Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGA/UFRGS, 2004.
  • DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. The world of goods: towards an anthropology of consumption. New York: Norton, 1979.
  • FERREIRA, M. L. Reconstruindo a identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • FONSÊCA, F. R. B.; MELLO, S. B. Clarificando a identidade do fenômeno relacional marcaconsumidor: uma visão proveniente da antropologia social ou eu vou, eu vou, para o McDonald's, agora eu vou... In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Brasília: ANPAD, 2005.
  • FOOTE-WHYTE, W. Street corner society Chicago: University of Chicago Press, 1981.
  • GAINER, B. Ritual and relationships: interpersonal influences on shared consumption. Journal of Business Research, v. 32, n. 3, p. 253-260, 1995.
  • GAINER, B.; FISCHER, E. To buy or not to buy that is not the question: female ritual in home shopping parties. In: HOLMAN, R.; SOLOMON, M. (Orgs.). Advances in Consumer Research, Vol. 18. Provo, Utah: Association for Consumer Research, 1991. p. 597-602.
  • GEERTZ, C. A interpretação das culturas Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • GIGLIO, E.A.M.; CHAUVEL, M.A. Reclamação e cultura brasileira: um estudo baseado na análise de cartas de consumidores insatisfeitos à imprensa. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais Salvador: ANPAD, 2002.
  • HALL, E. T. The Hidden Dimension New York: Doubleday, 1966.
  • HALL, E.T. The Dance of Life. New York: Anchor/Doubleday, 1984.
  • HOFSTEDE, G. Culture's Consequences: International Differences in Work-Related Values. Abridged edition. Newbury Park, CA: Sage, 1984.
  • HOFSTEDE, G. Cultures and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill, 1991.
  • KUBOTA, L. C. Consumo e ciclo de vida Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 1999.
  • LEVY, S. Interpreting consumer mythology: a structural approach to consumer behavior. Journal of Marketing, v. 45, n. 3, p. 49-61, 1981.
  • LEVY, S. Foreword: Does marketing need anthropology? In: SHERRY, J.F., JR. Contemporary Marketing and Consumer Behavior: An Anthropological Sourcebook. Thousand Oaks, CA: Sage, 1995, p. 9-14.
  • LINO, B. B. Valores de ligação no comportamento de consumo: um estudo exploratório em uma comunidade black do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2005.
  • LOPES, M. O conceito de beleza e maternidade: um estudo exploratório sobre o comportamento feminino. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2005.
  • MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico ocidental São Paulo: Abril Cultural, 1984.
  • MARTINEZ, C. Os paradoxos do consumo Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • MATTOSO, C. Identidade, inserção social e acesso a serviços financeiros: um estudo na favela da Rocinha. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2005a.
  • MATTOSO, C. Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros. Rio de Janeiro: Mauad, 2005b.
  • MATTOSO, C.; ROCHA, A. Significados associados às estratégias para solução de problemas financeiros dos consumidores pobres. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Brasília: ANPAD, 2005.
  • MCCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 1, p. 71-84, 1986.
  • MCCRACKEN, G. Cultura e consumo Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
  • OUCHI, C. O global e o local  na construção da identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • PEREIRA, B. N. P.; AYROSA, E. A. T.; OJIMA, S. Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Brasília: ANPAD, 2005.
  • ROCHA, E. ET AL. Cultura e consumo: um roteiro de estudos e pesquisas. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999.
  • ROCHA, E.; BARROS, C. Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnografia e comportamento do consumidor. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 36-47, 2006.
  • ROCHA, E. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
  • ROOK, D. W. The ritual dimension of consumer behavior. Journal of Consumer Research, v. 12, n. 3, p. 251-264, 1985.
  • ROSÁRIO, F. Padrões estéticos e comportamento desviante: um estudo exploratório com mulheres que não pintam o cabelo. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2006.
  • SCARABOTO, D. Comunidades virtuais como grupos de referência nos processos decisórios do consumidor. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGA/UFRGS, 2006.
  • SCHOUTEN, J. W. Selves in transition: symbolic consumption in personal rites of passage and identity reconstruction. Journal of Consumer Research, v. 17, n. 4, p. 412-425, 1991.
  • SHERRY JR., J. F. Anthropology of marketing and consumption: retrospect and prospect. In: SHERRY JR., J. F. Contemporary Marketing and Consumer Behavior: An Anthropological Sourcebook. Thousand Oaks, CA: Sage, 1995.
  • SILVEIRA, T. Luxo, moda e marca Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • SOARES, J. A singularidade invisível Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • SOARES, L. A. Entre a casa e a rua: cultura, espaço e consumo em shopping centers. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • SOARES, L. A. Entre a "casa" e a "rua": revisitando o espaço shopping center no Brasil. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2000b, Florianópolis. Anais Florianópolis: ANPAD, 2000b.
  • STANTON, W. J. Fundamentals of Marketing New York: McGraw-Hill, 1970.
  • STREHLOU, S. A teoria do gosto de Bourdieu aplicada ao consumo de marcas de luxo falsifi cadas. In: ENCONTRO DE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Brasília: ANPAD, 2005.
  • SZUSTER, F. A influência de ídolos de futebol no consumo: um estudo exploratório com adolescentes. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2006.
  • UNDERHILL, P. Vamos às compras! A ciência do consumo Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • VELHO, B. A moda brasileira e a telenovela: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • WALTHER, L. Imagem, luxo e dilema Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Maio 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br