Acessibilidade / Reportar erro

As organizações como sistemas saudáveis

Resumos

Um paralelo entre sistemas vivos e organizações em direção a um novo paradigma de organizações saudáveis.

organizações saudáveis; qualidade de vida; mudança organizacional; sistema holístico-ambiental; Fritjof Capra; paradigmas; enfoque sistêmico; holismo; ecologia organizacional; qualidade total


A comparison between living beings and organizations as a base for a paradigm of healthy organizations.

healthy organizations; life quality; organizational change; holistic-environmental system; Fritjof Capra; paradigms; systemic approach; holism; organizational ecology; total quality


ARTIGOS

As organizações como sistemas saudáveis

Alexander BerndtI; Raquel CoimbraII

IPresidente da Ad Homines - Associação Educacional e Professor Titular da USP

IIVice-presidente da Ad Homines - Associação Educacional e Professora da UFLA- Universidade Federal de Lavras

RESUMO

Um paralelo entre sistemas vivos e organizações em direção a um novo paradigma de organizações saudáveis.

Palavras-chave: organizações saudáveis, qualidade de vida, mudança organizacional, sistema holístico-ambiental, Fritjof Capra, paradigmas, enfoque sistêmico, holismo, ecologia organizacional, qualidade total.

ABSTRACT

A comparison between living beings and organizations as a base for a paradigm of healthy organizations.

Keywords: healthy organizations, life quality, organizational change, holistic-environmental system, Fritjof Capra, paradigms, systemic approach, holism, organizational ecology, total quality.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em maio/1994, avaliado em junho, novembro/1994, junho/1995 e aprovado para publicação em julho/1995.

1. SALLES, Carlos A. Marketing global: conceito ou mito? RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 32-9, jul./ago. 1993.

2. KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago, 1970.

3. BARKER, Joel A. Paradigmas: The business of discovering the futute, New York: Harper Collins, 1992.

4. CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix, 1988, p. 200.

5. _____________. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982, p.182.

6. SCHUMACHER, E. F. Small is beautiful. New York: Harper & Row, 1989.

7. BATESON, Gregory. Mind and nature - a necessary unity. New York: Bantam Books, 1979.

8. CAPRA, F. O ponto de mutação.... Op. cit., p. 305.

9. WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.

10. KINLAW, Dennis C. Competitive and green: sustainable pertormanece in the environmental age. San Diego: Pfeiffer & Cy, 1993.

  • 1. SALLES, Carlos A. Marketing global: conceito ou mito? RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 32-9, jul./ago. 1993.
  • 2. KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago, 1970.
  • 3. BARKER, Joel A. Paradigmas: The business of discovering the futute, New York: Harper Collins, 1992.
  • 4. CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix, 1988, p. 200.
  • 5. _____________. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982, p.182.
  • 6. SCHUMACHER, E. F. Small is beautiful. New York: Harper & Row, 1989.
  • 7. BATESON, Gregory. Mind and nature - a necessary unity. New York: Bantam Books, 1979.
  • 9. WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.
  • 10. KINLAW, Dennis C. Competitive and green: sustainable pertormanece in the environmental age. San Diego: Pfeiffer & Cy, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 1995

Histórico

  • Revisado
    Nov 1994
  • Recebido
    Maio 1994
  • Aceito
    Jul 1995
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br