Resumos
Um paralelo entre sistemas vivos e organizações em direção a um novo paradigma de organizações saudáveis.
organizações saudáveis; qualidade de vida; mudança organizacional; sistema holístico-ambiental; Fritjof Capra; paradigmas; enfoque sistêmico; holismo; ecologia organizacional; qualidade total
A comparison between living beings and organizations as a base for a paradigm of healthy organizations.
healthy organizations; life quality; organizational change; holistic-environmental system; Fritjof Capra; paradigms; systemic approach; holism; organizational ecology; total quality
ARTIGOS
As organizações como sistemas saudáveis
Alexander BerndtI; Raquel CoimbraII
IPresidente da Ad Homines - Associação Educacional e Professor Titular da USP
IIVice-presidente da Ad Homines - Associação Educacional e Professora da UFLA- Universidade Federal de Lavras
RESUMO
Um paralelo entre sistemas vivos e organizações em direção a um novo paradigma de organizações saudáveis.
Palavras-chave: organizações saudáveis, qualidade de vida, mudança organizacional, sistema holístico-ambiental, Fritjof Capra, paradigmas, enfoque sistêmico, holismo, ecologia organizacional, qualidade total.
ABSTRACT
A comparison between living beings and organizations as a base for a paradigm of healthy organizations.
Keywords: healthy organizations, life quality, organizational change, holistic-environmental system, Fritjof Capra, paradigms, systemic approach, holism, organizational ecology, total quality.
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Artigo recebido pela Redação da RAE em maio/1994, avaliado em junho, novembro/1994, junho/1995 e aprovado para publicação em julho/1995.
1. SALLES, Carlos A. Marketing global: conceito ou mito? RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 32-9, jul./ago. 1993.
2. KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago, 1970.
3. BARKER, Joel A. Paradigmas: The business of discovering the futute, New York: Harper Collins, 1992.
4. CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix, 1988, p. 200.
5. _____________. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982, p.182.
6. SCHUMACHER, E. F. Small is beautiful. New York: Harper & Row, 1989.
7. BATESON, Gregory. Mind and nature - a necessary unity. New York: Bantam Books, 1979.
8. CAPRA, F. O ponto de mutação.... Op. cit., p. 305.
9. WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.
10. KINLAW, Dennis C. Competitive and green: sustainable pertormanece in the environmental age. San Diego: Pfeiffer & Cy, 1993.
- 1. SALLES, Carlos A. Marketing global: conceito ou mito? RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 32-9, jul./ago. 1993.
- 2. KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago, 1970.
- 3. BARKER, Joel A. Paradigmas: The business of discovering the futute, New York: Harper Collins, 1992.
- 4. CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix, 1988, p. 200.
- 5. _____________. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982, p.182.
- 6. SCHUMACHER, E. F. Small is beautiful. New York: Harper & Row, 1989.
- 7. BATESON, Gregory. Mind and nature - a necessary unity. New York: Bantam Books, 1979.
- 9. WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.
- 10. KINLAW, Dennis C. Competitive and green: sustainable pertormanece in the environmental age. San Diego: Pfeiffer & Cy, 1993.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Jul 2012 -
Data do Fascículo
Ago 1995
Histórico
-
Revisado
Nov 1994 -
Recebido
Maio 1994 -
Aceito
Jul 1995