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Comportamento do consumidor versus estratégias de operações: a ponte cliente-empresa

Resumos

Análise das relações que existem entre o comportamento do consumidor e a elaboração de estratégias de operações de uma empresa.

comportamento do consumidor; estratégia de manufatura; estratégia de operações; clientes; competitividade


Analysis of relationship between consumer behavior and the development of operation strategies in a company.

consumer behavior; manufacturing strategy; operations strategy; clients; competitiveness


ARTIGOS

Comportamento do consumidor versus estratégias de operações - a ponte cliente-empresa

José Paulo Alves Fusco

Engenheiro, Mestre e Doutorando pela Escola Politécnica da USP, Consultor de Empresas

RESUMO

Análise das relações que existem entre o comportamento do consumidor e a elaboração de estratégias de operações de uma empresa.

Palavras-chave: comportamento do consumidor, estratégia de manufatura, estratégia de operações, clientes, competitividade.

ABSTRACT

Analysis of relationship between consumer behavior and the development of operation strategies in a company.

Keywords: consumer behavior, manufacturing strategy, operations strategy, clients, competitiveness.

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Artigo recebido pela Redação da RAE em dezembro/1994. avaliado em janeiro e abril/1995. aprovado para publicação em abril/1995.

1. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

2. ENGEL, J.F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Consumer behavior. 7 ed., Fort Worth: The Dryden Press, 1993, p. 266-97.

3. HILL, T. Manufacturing strategy: text and cases. New York: Irwin, 1989.

4. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit,

5. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993; GIANESI, I.G.N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operatíons strategy development. In: Service Superiority - the design and delivery ot ettective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. 1993, p. 13-9.

6. GARVIN, D. A. Op. cit.

7. Idem, ibidem.

8. Idem, ibidem.

9. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W,Op. cit.

10. Ver As dimensões de necessidades do consumidor e qualificadores e ganhadores de pedidos, neste artigo.

11. GARVIN, D. A. Op. cit.

12. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D, MINIARD, P.W. Op. cit.

13. Idem, ibidem.

14. MASLOW, A.H. Motivation and personality. New York: Harper&Row, 1970.

15. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R. O., MINIARD, P.W. Op. cit.

16. HILL, T. Op. clt.: SLACK, N. Op. cit.

17. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit.

18. HILL, T. Op. cít., SLACK, N. Op. cít., GARVIN, D. A. Op. cit., GIANESI, I. G. N., CORREA, H. L. Op. cit.

19. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit.

20. SLACK, N. Op. cit.

21. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Op. cit.

22. SLACK, N. Op cít.

23. HILL, T. Op Cit., SLACK, N. Op. cit., GIANESI, I. G. N, CORRÊA, H. L Op. cit.

24. ENGE, J. F. BLACKWELL. RD. MINIARD. PW Op. cit.

25. HILL, T. Op. cit., SLACK. N. Op cit., GIANESI. I G. N.. CORREA. H. L. Op. cit.

  • 1. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
  • 2. ENGEL, J.F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Consumer behavior. 7 ed., Fort Worth: The Dryden Press, 1993, p. 266-97.
  • 3. HILL, T. Manufacturing strategy: text and cases. New York: Irwin, 1989.
  • 5. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993;
  • GIANESI, I.G.N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operatíons strategy development In: Service Superiority - the design and delivery ot ettective service operations Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. 1993, p. 13-9.
  • 14. MASLOW, A.H. Motivation and personality. New York: Harper&Row, 1970.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 1995

Histórico

  • Aceito
    Abr 1995
  • Recebido
    Dez 1994
  • Revisado
    Jan 1995
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