Resumos
Análise das relações que existem entre o comportamento do consumidor e a elaboração de estratégias de operações de uma empresa.
comportamento do consumidor; estratégia de manufatura; estratégia de operações; clientes; competitividade
Analysis of relationship between consumer behavior and the development of operation strategies in a company.
consumer behavior; manufacturing strategy; operations strategy; clients; competitiveness
ARTIGOS
Comportamento do consumidor versus estratégias de operações - a ponte cliente-empresa
José Paulo Alves Fusco
Engenheiro, Mestre e Doutorando pela Escola Politécnica da USP, Consultor de Empresas
RESUMO
Análise das relações que existem entre o comportamento do consumidor e a elaboração de estratégias de operações de uma empresa.
Palavras-chave: comportamento do consumidor, estratégia de manufatura, estratégia de operações, clientes, competitividade.
ABSTRACT
Analysis of relationship between consumer behavior and the development of operation strategies in a company.
Keywords: consumer behavior, manufacturing strategy, operations strategy, clients, competitiveness.
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Artigo recebido pela Redação da RAE em dezembro/1994. avaliado em janeiro e abril/1995. aprovado para publicação em abril/1995.
1. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
2. ENGEL, J.F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Consumer behavior. 7 ed., Fort Worth: The Dryden Press, 1993, p. 266-97.
3. HILL, T. Manufacturing strategy: text and cases. New York: Irwin, 1989.
4. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit,
5. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993; GIANESI, I.G.N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operatíons strategy development. In: Service Superiority - the design and delivery ot ettective service operations. Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. 1993, p. 13-9.
6. GARVIN, D. A. Op. cit.
7. Idem, ibidem.
8. Idem, ibidem.
9. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W,Op. cit.
10. Ver As dimensões de necessidades do consumidor e qualificadores e ganhadores de pedidos, neste artigo.
11. GARVIN, D. A. Op. cit.
12. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D, MINIARD, P.W. Op. cit.
13. Idem, ibidem.
14. MASLOW, A.H. Motivation and personality. New York: Harper&Row, 1970.
15. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R. O., MINIARD, P.W. Op. cit.
16. HILL, T. Op. clt.: SLACK, N. Op. cit.
17. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit.
18. HILL, T. Op. cít., SLACK, N. Op. cít., GARVIN, D. A. Op. cit., GIANESI, I. G. N., CORREA, H. L. Op. cit.
19. ENGEL, J. F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Op. cit.
20. SLACK, N. Op. cit.
21. GIANESI, I. G. N., CORRÊA, H. L. Op. cit.
22. SLACK, N. Op cít.
23. HILL, T. Op Cit., SLACK, N. Op. cit., GIANESI, I. G. N, CORRÊA, H. L Op. cit.
24. ENGE, J. F. BLACKWELL. RD. MINIARD. PW Op. cit.
25. HILL, T. Op. cit., SLACK. N. Op cit., GIANESI. I G. N.. CORREA. H. L. Op. cit.
- 1. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
- 2. ENGEL, J.F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W. Consumer behavior. 7 ed., Fort Worth: The Dryden Press, 1993, p. 266-97.
- 3. HILL, T. Manufacturing strategy: text and cases. New York: Irwin, 1989.
- 5. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 1993;
- GIANESI, I.G.N., CORRÊA, H. L. Contributions to service operatíons strategy development In: Service Superiority - the design and delivery ot ettective service operations Warwick: R. Johnston and N.D.C. Slack eds. 1993, p. 13-9.
- 14. MASLOW, A.H. Motivation and personality. New York: Harper&Row, 1970.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Jul 2012 -
Data do Fascículo
Ago 1995
Histórico
-
Aceito
Abr 1995 -
Recebido
Dez 1994 -
Revisado
Jan 1995