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A difícil administração das motivações

Resumos

As teorias motivacionais acusam dois enfoques diferentes a respeito do estudo do comportamento humano. O primeiro tende a considerar o ser humano como sendo passível aos estímulos vindos do meio ambiente, sendo conhecido como enfoque behaviorista. O segundo enfoque explora a energização e a direção do omportamento humano. A energia na teoria motivacional é fundamentalmente uma questão de satisfação das necessidades internas. A direção do comportamento motivacional é uma questão de processos e estruturas que dão sentido aos estímulos internos ou externos, dirigindo a ação humana no sentido da satisfação de necessidades. Durante a busca da satisfação motivacional as pessoas enfrentam problemas que são realmente de difícil resolução. Para manterem-se a salvo de ter que enfrentar tais problemas, as pessoas procuram usar algum tipo de ilusão perceptiva. Assim, socorrem-se dos mitos para poder acreditar que a realidade vista não seja verdadeira.

motivação; energização; comportamento; necessidades intrínsecas; satisfação; ilusões; mitos


Motivation theories point out two different approaches about this subject. The first one tends to view the human being as passive to environmental stimuli - this approach is known as the behaviourist view. The second approach explores the energization and direction of motivational behaviour. The energy in motivational theory is fundamentally a question of intrinsic needs. The direction of motivational behaviour is known as a question of processes and structures that give meaning to internai and externai stimuli directing human action towards the satisfaction of these needs. During the search of motivational satisfaction people face problems which are really hard to solve. Toavoid the discomfort of having to face these problems people tend to use myths that allow them to believe that the reality they see is different from the truth. These are the iIIusions they use to keep on living without the problems they don't want to face.

motivation; energization; behaviour; intrinsic needs; satisfaction; iIIusions; myths


ORGANIZAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PLANEJAMENTO

A difícil administração das motivações

Cecília Whitaker Bergamini

Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV

RESUMO

As teorias motivacionais acusam dois enfoques diferentes a respeito do estudo do comportamento humano. O primeiro tende a considerar o ser humano como sendo passível aos estímulos vindos do meio ambiente, sendo conhecido como enfoque behaviorista. O segundo enfoque explora a energização e a direção do omportamento humano. A energia na teoria motivacional é fundamentalmente uma questão de satisfação das necessidades internas. A direção do comportamento motivacional é uma questão de processos e estruturas que dão sentido aos estímulos internos ou externos, dirigindo a ação humana no sentido da satisfação de necessidades. Durante a busca da satisfação motivacional as pessoas enfrentam problemas que são realmente de difícil resolução. Para manterem-se a salvo de ter que enfrentar tais problemas, as pessoas procuram usar algum tipo de ilusão perceptiva. Assim, socorrem-se dos mitos para poder acreditar que a realidade vista não seja verdadeira.

Palavras-chave: motivação, energização, comportamento, necessidades intrínsecas, satisfação, ilusões, mitos.

ABSTRACT

Motivation theories point out two different approaches about this subject. The first one tends to view the human being as passive to environmental stimuli - this approach is known as the behaviourist view. The second approach explores the energization and direction of motivational behaviour. The energy in motivational theory is fundamentally a question of intrinsic needs. The direction of motivational behaviour is known as a question of processes and structures that give meaning to internai and externai stimuli directing human action towards the satisfaction of these needs. During the search of motivational satisfaction people face problems which are really hard to solve. Toavoid the discomfort of having to face these problems people tend to use myths that allow them to believe that the reality they see is different from the truth. These are the iIIusions they use to keep on living without the problems they don't want to face.

Key words: motivation, energization, behaviour, intrinsic needs, satisfaction, iIIusions, myths.

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1. KANTER, R. M. Managing the human síde of change. In: KOLB, D. A., Osland, J. 5., RUBIN, I. M. The Organizational Behavior Reader, N.J., 1995.

2. RIFKIN, J. O fim dos empregos, o declínio inevitável dos níveis de empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996.

3. LEVY-LEBOYER, C. A crise das motivações. São Paulo: Atlas, 1994.

4. RIFKIN, J. Op. cit.

5. SIEVERS, B. Além do sucedâneo da motivação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, v.30, n.1, jan./mar. 1990.

6. MICHEL, S. Peut-on gerer les motivations? Paris: PUF, 1994.

7. McGREGOR. D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

8. HERZBERG, F., MAUSNER, B., SYDERMAN, B. The motivalions to work. New York: John Wiley, 1964.

9. ARCHER, E. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C, CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.

10. MICHEL, S. Op. cit.

11. MACCOBY, M. Travailler, pourquoi? Une nouvelle théorie de la motivation. Paris: Inter Editions, 1987.

12. LEVY-LEBOYER, C. Op. cit.

13. DECI, E., RYAN, R. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1990.

14. MICHEL, S. Op. cit.

15. MEYER, M. Six steps to demotivation. USA: International Management, Nov. 1977.

16. LUCAS, J. R. Fatal illusions: shredding a dozen unrealilies that can keep your organizalion from success. New York: Amacom, 1997. p.8

17. Idem, ibidem, p.17

  • 1. KANTER, R. M. Managing the human síde of change. In: KOLB, D. A., Osland, J. 5., RUBIN, I. M. The Organizational Behavior Reader, N.J., 1995.
  • 2. RIFKIN, J. O fim dos empregos, o declínio inevitável dos níveis de empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996.
  • 3. LEVY-LEBOYER, C. A crise das motivações. São Paulo: Atlas, 1994.
  • 5. SIEVERS, B. Além do sucedâneo da motivação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, v.30, n.1, jan./mar. 1990.
  • 6. MICHEL, S. Peut-on gerer les motivations? Paris: PUF, 1994.
  • 7. McGREGOR. D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
  • 8. HERZBERG, F., MAUSNER, B., SYDERMAN, B. The motivalions to work. New York: John Wiley, 1964.
  • 9. ARCHER, E. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C, CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.
  • 11. MACCOBY, M. Travailler, pourquoi? Une nouvelle théorie de la motivation. Paris: Inter Editions, 1987.
  • 13. DECI, E., RYAN, R. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1990.
  • 15. MEYER, M. Six steps to demotivation. USA: International Management, Nov. 1977.
  • 16. LUCAS, J. R. Fatal illusions: shredding a dozen unrealilies that can keep your organizalion from success. New York: Amacom, 1997. p.8

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 1998
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