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Revista de Administração de Empresas, Volume: 36, Número: 2, Publicado: 1996
  • Editorial - FGV/RAE: a importância da retomada do prumo

    Venosa, Roberto
  • Profissionalizar a administração da cultura Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Durand, José Carlos Garcia

    Resumo em Português:

    Após enunciar os princípios que devem nortear uma gestão cultural moderna e democrática, o artigo traça um panorama da área cultural pública brasileira entre 1986 e 1994. Examina o descaso de políticos, os critérios duvidosos na escolha de dirigentes de cúpula e a falta de qualificação de seus técnicos. Fornece pistas de como fazer avançar a racionalidade administrativa indispensável para que o Estado e empresas possam engajar-se em parcerias, como acontece na maioria dos países avançados.

    Resumo em Inglês:

    Four principIes seem to sum up what one might expect of an efflcient and democratic cultural policy: quality, diversity, preservation of identities and dissemination of values. To achieve these obiealves, a minimum of political and administrative continuity is necessary; a minimum of professionalization should be offered for the technical and concerned directing personnel. The article examines main challenges to the modernization cultural policy, in Brazil, since the end of military regime (7986) until nowadays.
  • Sistema de Informação Geográfica: uma arma estratégica para o Database Marketing Administração Mercadológica

    Aranha, Francisco

    Resumo em Português:

    Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tornaram-se disponíveis para uso em computadores de mesa, sendo extremamente adaptáveis para as atividades de marketing de relacionamento. Uma característica desses sistemas é que permitem uma análise de dados de forma praticamente inviável com outras ferramentas. A sua utilização depende da existência de mapas e dados possivelmente caros e difíceis de obter. No Brasil, seu uso vai popularizar-se nos próximos dois anos.

    Resumo em Inglês:

    Geographic Information Systems (GIS) have become available for desktop computers; theyare extremely useful for Database Marketing activities and allow data analysis virtually unfeasible with other tools. Their application, however, depends on the existence of maps and data potentially expensive and difficult to obtain. Geographic Information Systems usage will become popular in Brazil in the next two years.
  • Patrocínio e Mecenato: ferramentas de enorme potencial para as empresas Administração Mercadológica

    Reis, Ana Carla Fonseca; Santos, Rubens da Costa

    Resumo em Português:

    O Marketing apoiado em atividade de patrocínio e mecenato surge como uma nova tendência da mídia. Este artigo busca compreender as especificidades e similitudes dessas novas "ferramentas"', além de discutir os maiores desafios a elas associados.

    Resumo em Inglês:

    Sponsorship, corporate donations, philanthropy, cultural marketing and social responsability are becoming more and more understood and explored by many dynamic companies. This paper presents these concepts, their main characteristics and discusses the major challenges associated with these new tools.
  • Proposta de metodologia para análise dos grupos econômicos Economia De Empresas

    Rabelo, Flávio Marcílio

    Resumo em Português:

    Este artigo discute importantes questões metodológicas relacionadas ao projeto "Grupos econômicos da indústria brasileira e a política econômica: estrutura, estratégias e desafios", pesquisa conjunta entre o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Analisa as estratégias corporativas dos grupos econômicos baseando-se nos conceitos de sinergia, competências básicas e produtos básicos. Aborda também a possibilidade de se construir tipologias úteis para o estudo do controle corporativo e das estratégias de diversificação, tendo como premissa que a gestão dos recursos humanos é um elemento relevante para a compreensão do comportamento estratégico dos grupos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some important methodological questions related to the project "Economic groups of the Brazilian industry and economy policy: structure, strategies and chollenqes". a joint research involving the Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas and Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESPIFGV). It analises the corporate strategies of these groups based upon the concepts of sinergy, core competences and core products and the possibility of creating a useful tipology to study corporate control and diversification strategies as well. The human resources management is considered a relevant element to understand the strategical behavior of economic groups.
  • Tecnologia de Informação: competitividade e políticas públicas Administração Pública

    Oliveira, Antonio Carlos Manfredini da Cunha

    Resumo em Português:

    A partir de meados do século XIX até início do século XX, a introdução do telégrafo e do telefone, acompanhando o desenvolvimento das estradas de ferro, apoiou o desenvolvimento da empresa industrial e deu origem à empresa de produção em massa, hierarquizada e verticalmente integrada. Esta forma organizacional, extremamente bem-sucedida, resultou, dentre outros fatores, das condições tecnológicas vigentes ao seu tempo. A mudança dessas condições não é isenta de conseqüências: ela interfere na produtividade e na forma como as empresas se organizam, bem como na localização da atividade econômica e, portanto, no processo de atração de novos investimentos.

    Resumo em Inglês:

    From the mid 19th century to early 20th century, the establishment of telegraph and telephone networks following the development of railways, supported the development of the modem industrial corporation and gave origin to hierachical, vertically integrated mass production technologies. This organizational form, extremely well succeeded, resulted, among others, from technological conditions of that time. Changes in these conditions are not inconsequent: they are being felt on productivity and on the formal asped of organizations. Moreover, locational decisions, and therefore the attraction of new investiments, are also being affected.
  • Modelos quantitativos de apoio as decisões: II Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Ehrlich, Pierre Jacques

    Resumo em Português:

    O sucesso da aplicação de técnicas de Análise das Decisões como apoio em problemas com um único objetivo predominante abriu caminho para estudos de problemas mais ambiciosos como os de decisões com multicritérios e decisões e de grupo (estes dois tipos utilizam metodologias muito semelhantes). Como evolução natural da Análise das Decisões, resultou a metodologia MAUT (Multi-Attribute Utility Theory). Seu rigorismo teórico torna as aplicações difíceis para um analista menos preparado. Como conseqüência, surgiu a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) de utilização extremamente simples. A crítica ao AHP veio da escola européia que criou uma série de métodos conhecidos pela abreviação comum: MCDA (Multicriteria Decision Aid).

    Resumo em Inglês:

    The success of Decision Analysis as support for problems with a single predominant objective opened the road to more ambitious decision problems with Multicriteria and Group Decisions (these two use similar techniques). The natural evolution of Decision Analysis is the MAUT (Multi-Attribute Utility Theory). Its theoretical rigor makes it difficult to be used by non-specifically trained analysts. As a consequence, appeared the AHP (Analytic Hierarchy Process) extremely easy to use. The criticism on the AHP came from the European school with several methods known under the name MCDA (Multicriteria Decision Aid).
  • Necessidade do capital de giro e nível de vendas Administração Contábil E Financeira

    Fusco, José Paulo Alves

    Resumo em Português:

    O artigo examina aspectos correspondentes ao relacionamento entre o nível de vendas e o capital de giro necessário para manter a continuidade operacional dos negócios, em um contexto em que a alavancagem de vendas ocorre como resultado de um programa de ações de pricing. Discute-se qual deve ser o ponto de equilíbrio baseado no capital de giro, de modo a auxiliar os administradores a analisar os efeitos daquele tipo de alavancagem nos procedimentos financeiros de uma empresa.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents some aspects concerning the relationship between the sales level and the working capital needed to maintain the operations going on. Particularly, the text focuses the theme in a context where the soles leverage occurs as a result of a "pricing" program. Finally, the paper proposes a comprehensive framework to consider the working capital as a new dimension, when takes place a determination of the break-even point, i.e., the paper points up what is the "working capital break-even point". to help the managers analyze the effects of a "sales leverage" as a "price-based" strategy on the company financial procedures.
  • The 21st century organization: reinventing through reengineering Resenhas

    Maluly, Carlos Vinicius
  • A ética na política: venturas e desventuras brasileiras Resenhas

    Arruda, Maria Cecília Coutinho de
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