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Revista de Administração de Empresas, Volume: 39, Número: 1, Publicado: 1999
  • Editorial

    Venosa, Roberto
  • Jeitinho brasileiro, controle social e competição Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Motta, Fernando C. Prestes; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    O formalismo (a diferença entre o que a lei versa e a conduta concreta, sem que tal diferença implique punição para o infrator da lei) existe em diferentes graus nas mais diversas sociedades do mundo. Tal fato é considerado a principal causa do jeitinho. Entretanto, características socioculturais brasileiras por nós levantadas corroboram com o formalismo para a existência do jeitinho em nosso país. O jeitinho é o típico processo por meio do qual alguém atinge um dado objetivo a despeito de determinações contrárias (leis, ordens, regras etc.). Ele é usado para "driblar"� determinações que, se fossem levadas em conta, impossibilitariam a realização da ação pretendida pela pessoa que o solicita, valorizando, assim, o pessoal em detrimento do universal. Ele pode ser considerado uma característica cultural brasileira. A cultura é vista como um mecanismo de controle social (Geertz, 1989). Assim, neste artigo, discutiremos como o jeitinho pode ser encarado como controle social pela competição econômica (sucesso) e pelo amor.

    Resumo em Inglês:

    The formalism (the difference between the law and what people really do, even if this difference does not cause punishment) exists in different degrees in various parts of the world. It is considered the main cause of the "jeitinho"�; however, the characteristics of Brazilian society also take part in this cause. The Brazilian "jeitinho"� is the typical process for someone to reach something desired in spite of contrary determinations (laws, orders, rules etc.). The "jeitinho"� is used to deceive determinations that would make impossible the aims of the person that asks for the "jeitinho"�. It makes personal thoughts more important than universal ones. It can also be considered as a Brazilian cultural characteristic. The culture is a social control mechanism (Geertz, 1989). Therefore, we argue that the "jeitinho"� can be faced as a social controller through economic competition (success) and through love.
  • O impacto da internacionalização nos esquemas interpretativos dos dirigentes do banco Bamerindus Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Fernandes, Bruno H. Rocha; Machado-da-Silva, Clóvis L.

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo de caso foi verificar o impacto do processo de internacionalização do Banco Bamerindus sobre os esquemas interpretativos dos seus dirigentes no período compreendido entre 1989 e 1995. O estudo de caso, realizado com base em análise longitudinal dos dados e em uso de diferentes fontes de evidência com o apoio da técnica de triangulação, revela que o impacto da internacionalização foi de natureza incremental, o que não confirma estudos anteriores sobre o tema. Algumas hipóteses foram levantadas para explicar tal resultado: o pouco tempo de envolvimento internacional do Bamerindus; a evolução incremental da internacionalização; a existência prévia de alguns valores coerentes com valores compartilhados no exterior; e as peculiaridades do contexto institucional brasileiro após longa história de alta inflação que dificultaram a assimilação de valores e crenças disponibilizados pela experiência internacional.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present case study is to verify the impact of Bamerindus Bank internationalization process in relation to Bamerindus directors interpretive schemes during the 1989-1995 period. This case study was oriented by a longitudinal perspective of data analysis and has used different sources of evidence through the triangulation technique support. It unveils that the impact of the internationalization has been rather incremental, and does not confirm previous findings concerning this theme. Some hypotheses were raised in order to explain such a result: Bamerindus short-time experience in international affairs; a just incremental international evolution; previous existence of values coherent with some values shared abroad; and, last but not least, Brazilian peculiar institutional context and mind set secondary to a very long succession of failed and frustrating plans to overcome a tremendous tridecennial period of inflation.
  • Escala de satisfação com o treinamento: Esast/Telebrás/UnB Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Alves, Amélia Regina; Pasquali, Luiz; Pereira, Maria Auxiliadora de Mello

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo construir um instrumento para aferir satisfação com o treinamento a partir de uma teoria previamente elaborada. O instrumento,foi aplicado a uma amostra de 1.200 treinandos com 507 retornos. A análise dos componentes principais mostrou a presença de seis fatores, cinco dos quais com alta consistência interna (alfa de .80). Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamento, qualidade do curso "" atualização do material e competência do instrutor "", aplicação do curso no trabalho, componentes do curso "" programa, planejamento e avaliação "" e utilidade do treinamento para o empregado versus importância para a empresa. Ficou a recomendação de trabalhar melhor o fator seis para obter maior consistência.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to build an instrument to assess trainees"™ satisfaction with training, based on a previously established theory. The instrument is composed of 78 items and was applied to 1200 trainees with 507 responses (Telebrás employees). A PC analysis showed the presence of six factors, five of them with high internal consistency (alpha equal .80). The factors are the following: usefulness of training for the firm, support versus resistance of the manager to training, quality of training, applicability of training, elements of the training course, and personal versus firm utility of the course. It is recommended that the factor six be better worked out.
  • Marketing de relacionamento como fator-chave de sucesso no mercado de seguros Admnistração Mercadológica

    Ribeiro, Áurea Helena Puga; Grisi, Celso Cláudio Hildebrand e; Saliby, Paulo Eduardo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho visa a explorar as oportunidades da prática do Marketing de Relacionamento no mercado de seguros. O mercado segurador foi escolhido como objeto da pesquisa por estar enfrentando grandes desafios a fim de buscar alternativas para suas práticas tradicionais de atuação no mercado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória cujo objetivo foi verificar se a oferta de serviços diferenciados pelas empresas líderes que atuam no mercado segurador brasileiro tem correspondido a uma oferta contínua de valor para o cliente, pressuposta em contexto da prática do Marketing de Relacionamento. Analisando-se os dados da pesquisa, percebeu-se que, apesar de ter sido verificada uma tendência de as empresas estarem oferecendo os serviços que os clientes valorizam, não se verificou produtividade dos relacionamentos. Relacionamentos produtivos poderiam resultar em um impacto ainda maior no faturamento das empresas, uma vez consideradas outras variáveis relevantes no mix mercadológico. Foram apresentadas sugestões para a prática do Marketing de Relacionamento que muito poderão auxiliar o setor em sua busca de produtividade e qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to explore opportunities to apply the Relationship Marketing concept in the Brazilian insurance market. This sector has been facing great challenges in finding alternatives to its traditional management practices, due to the threat of entrance of global companies attracted by the Brazilian huge and unexplored market potential.
  • A internacionalização dos serviços Economia De Empresas

    Kon, Anita

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise da mudança do papel dos serviços no contexto do comércio internacional. Enfoca, inicialmente, o desenvolvimento do embasamento tecnológico e da reestruturação produtiva, antecedente ao processo de internacionalização de serviços, que resultou nessa transformação. Examina, em continuidade, os condicionantes econômicos da internacionalização dos serviços que conduziram à revisão da natureza nontradable dessas atividades, apresentando uma análise da dinâmica diferenciada desse processo em países de níveis diversificados de desenvolvimento. Finalmente, discute os efeitos regionais causados por esse processo de difusão internacional da comercialização dos serviços.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyse the changes in the role of services in the external trade context. First, it focuses the development of the technological and productive restructuring bases, preceding the process of internationalization of services, that resulted in this transformation. Following, it examines the economic conditioning of service internationalization, which led to the revision of the non-tradable nature of these activities, and it analyses the diversified dynamics of this process in countries of several levels of development. Finally, it discusses the regional effects caused by this process of international diffusion of service commercialization.
  • Utilização do sistema de custos ABC no Brasil Administração Contábil E Financeira

    Khoury, Carlos Yorghi; Ancelevicz, Jacob
  • Modelo de comércio eletrônico e um estudo no setor bancário Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão significativa, devido às suas características e às de seus produtos, serviços e clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar o Modelo Integrado de Comércio Eletrônico e os principais resultados da pesquisa realizada no setor bancário, enfatizando as tendências dessa aplicação de tecnologia de informação e o relacionamento com algumas das principais características do ambiente empresarial atual.

    Resumo em Inglês:

    The new business environment, national as well as international, has deeply changed, and the information technology has a special value on the changes. At this new environment, the electronic commerce is considered a powerful emergent trend for business processes innovation. The electronic commerce applications signify an important impact for the banking sector, giving the characteristics of the sector and its products, services and clients. This article presents the Electronic Commerce Integrated Model and the main results of the research done at the banking sector, stressing the trends of this information technology application and the relationship with some of the most important issues of the business environment.
  • O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Lima-Gonçalves, Ernesto; Aché, Carlos Augusto

    Resumo em Português:

    Os autores examinam os diferentes momentos que envolvem a preparação e a posterior atividade do hospital, que precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para que possa ser bem-sucedido. Na fase de planejamento, importa desenvolver adequada pesquisa de mercado, para delinear um projeto que responda às necessidades e às expectativas assistenciais. A seguir, deve ser desenvolvido o estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento, com base em elementos realistas, para não permitir falsas conclusões. Só então se passa ao desenvolvimento dos projetos arquitetônico, de instalações, organizacionais e de informática, chegando-se à construção do hospital. Já antes de sua inauguração, deve ter início o trabalho de divulgação, no seio do público-alvo, do novo empreendimento assistencial, marcando o começo de um esforço mercadológico ininterrupto, destinado à conquista do mercado e à expansão do segmento conquistado.

    Resumo em Inglês:

    Different steps of conception of a new hospital are analysed. Planning stage market research and economic-financial viability study are impositive, because they are essential in defining architectonic, organizational and functional projects. Even before hospital activity starts, intensive effort in marketing area must be done, in initial and posterior expansion of market development.
  • Sample surveys via electronic mail: a comprehensive perspective

    Simsek, Zeki

    Resumo em Português:

    Apesar de os questionários enviados pelo correio, as entrevistas realizadas pessoalmente e as por telefone serem os métodos principais de pesquisa, tem havido aumento na utilização de e-mail como um meio de coleta de dados. No entanto poucas pesquisas publicadas no Ocidente em geral e na Turquia em particular avaliaram a técnica de pesquisas por e-mail a partir da perspectiva pura de pesquisa. Na tentativa de desenvolver um instrumento para avaliar o e-mail como um meio de coleta de dados, o propósito deste estudo é explorar a técnica de pesquisa por e-mail a partir de ângulos complementares. Para alcançar esse objetivo, são discutidas a representatividade da amostra, a qualidade dos dados, as taxas de resposta e as vantagens e as desvantagens da pesquisa por e-mail.

    Resumo em Inglês:

    Although postal questionnaires, personal interviewing, and telephone interviewing are the main methods of survey-based research, there is an increasing use of e-mail as a data collection medium. However, little, if any, published Western research in general and that of Turkish in particular have investigated e-mail survey technique from pure survey research perspective. Attempting to develop a framework to assess e-mail as a data collection mean, the purpose of this study is to explore e-mail-based questionnaire technique from complementary angles. To this goal, sample representativeness, data quality, response rates, and advantages and disadvantages of e-mail surveying are discussed.
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