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Revista de Administração de Empresas, Volume: 42, Número: 1, Publicado: 2002
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Apresentação Fórum Ame De Estratégia E Liderança

    Bulgacov, Sergio
  • Liderança estratégica e criação de valor Fórum Ame De Estratégia E Liderança

    Glenn Rowe, W

    Resumo em Português:

    A criação de valor tanto nas organizações recém-criadas quanto nas já estabelecidas é uma tarefa complexa e desafiadora. A liderança estratégica cria condições favoráveis para esse processo e para a maximização do retorno sobre o investimento. A liderança gerencial provavelmente conseguirá, no máximo, retornos equivalentes à média dos retornos. As organizações lideradas por visionários que não possuem apoio de uma liderança gerencial sólida podem perder seus recursos até mais rapidamente do que as dirigidas por líderes gerenciais. Este artigo define liderança estratégica e diferencia os conceitos de liderança estratégica, visionária e gerencial. Além disso, analisa os diferentes vínculos entre esses três tipos de liderança e a criação de valor. Quando as organizações restabelecem o controle estratégico e permitem o desenvolvimento de um grupo de líderes estratégicos, eles serão fonte de maximização do retorno sobre o investimento. O resultado será a criação de valor para os funcionários, clientes, fornecedores e acionistas.

    Resumo em Inglês:

    Wealth creation in entrepreneurial and established organizations is a complex, challenging task in today's global and technologically advancing business environment. Strategic leadership enhances the wealth-creation process in entrepreneurial and established organizations, and leads to above-average returns. On the other hand, managerial leadership will likely lead to average returns at best, but is most likely to achieve below-average returns and destroy wealth. Organizations led by visionaries who are not properly supported by strong managerial leadership may destroy wealth even more quickly than organizations led by managerial leaders. This article defines strategic leadership, differentiates among the concepts of strategic, visionary, and managerial leadership, and examines the differential links between the three types of leadership and wealth creation. When organizations restore strategic control and allow the development of a critical mass of strategic leaders, these leaders will be a source of above-average returns. The result will be wealth creation for the employees, customers, suppliers, and shareholders of entrepreneurial and established organizations.
  • Empreendedorismo e construção da base de recursos Fórum Ame De Estratégia E Liderança

    G. Brush, Candida; G. Greene, Patricia; M. Hart, Myra

    Resumo em Português:

    Estratégias para obter vantagens competitivas enfatizam o desenvolvimento e a transformação dos recursos existentes em uma base de recursos única e de valor. Mas e se você ainda não tiver o legado das forças dos recursos? Empreendedores em organizações novas precisam, primeiramente, reunir recursos, para, então, combiná-los e construir uma plataforma de recursos que gerará capacidades diferenciais. Neste artigo, os estudos de casos ilustram os desafios enfrentados pelos empreendedores na identificação, atração, combinação e transformação dos recursos individuais em recursos organizacionais. São fornecidos dois instrumentos analíticos para avaliar as necessidades iniciais de recursos e desenvolver uma estratégia de recursos que intensifique as possibilidades de criação de valor. Essa abordagem fornece orientação para empreendedores que busquem construir uma base de recursos.

    Resumo em Inglês:

    Strategies for attaining competitive advantages emphasize developing and configuring existing resource strengths into a valuable and unique resource base. But what if you do not yet have a legacy of resource strengths? Entrepreneurs in emerging organizations must first assemble resources, then combine them to build a resource platform that will yield distinctive capabilities. The case studies included in this article illustrate the challenges entrepreneurs confront in identifying, attracting, combining, and transforming personal resources into organizational resources. We offer two analytical tools for assessing initial resource needs and developing a resource strategy that can enhance possibilities for wealth creation. Our pathway approach provides guidance for entrepreneurs constructing a resource base.
  • Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária Fórum Ame De Estratégia E Liderança

    Wilcox King, Adelaide; W. Fowler, Sally; P. Zeithaml, Carl

    Resumo em Português:

    Embora a maior parte dos gerentes reconheça as competências da empresa como fonte importante de vantagem competitiva, muitas organizações encontram dificuldades em identificá-las e avaliá-las. Para os gerentes, competências específicas são, muitas vezes, ambíguas, e a percepção individual sobre elas pode variar muito. Essa falta de especificidade pode ocultar visões distorcidas e errôneas acerca das competências, e, quando isso ocorre com os gerentes de nível intermediário, encarregados da administração rotineira de tais competências, as implicações para a empresa podem ser extremamente graves. Identificamos e examinamos os principais aspectos das competências e a relação existente entre a percepção dos gerentes de nível intermediário sobre elas e o desempenho da empresa. Descrevemos um estudo realizado com gerentes de nível intermediário de 17 empresas em dois setores: o têxtil e o hospitalar. Os resultados indicam a relação entre os aspectos das competências e o êxito da empresa. Além disso, apresentamos um método que pode ser empregado por qualquer empresa, a fim de avaliar suas competências, e indicamos como a gerência pode fazer uso dessa avaliação para aumentar a vantagem competitiva da empresa.

    Resumo em Inglês:

    Although most managers recognize that a firm's competencies are an important source of competitive advantage, many firms encounter difficulties when they attempt to identify and assess those competencies. Specific competencies are often ambiguous to managers, and individual perceptions of a firm's competencies may vary significantly. This lack of specificity may mask significant misunderstanding and confusion about competencies. When this misunderstanding or confusion occurs among middle managers who are responsible for the day-to-day management of these competencies, the implications for an organization can be serious. We identify and examine key characteristics of competencies and the relationship between middle managers' perceptions of competencies and firm performance. We report a study of middle managers at 17 organizations in two industries: textile manufacturing and hospitals. Results demonstrate the linkages between competency characteristics and firm success. In addition, we describe a method that any firm can use to assess its competencies, and we show how management can use the assessment to enhance the firm's competitive advantage.
  • Climas éticos e comportamentos de cidadania organizacional Organizações

    Rego, Arménio

    Resumo em Português:

    O estudo analisa as relações entre cinco climas éticos e quatro Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO). A amostra é composta por 269 díades superior-subordinado. Cada subordinado descreveu as suas percepções de climas éticos; os seus CCO foram relatados pelo respectivo superior. Os dados sugerem o seguinte: a) as pessoas retraem-se na execução de CCO quando denotam elevadas percepções do clima auto-interesse; b) algo similar ocorre com o clima leis/códigos; c) as mulheres e os homens reagem distintamente ao clima lucros; d) os padrões de reação dos colaboradores fabris e não-fabris também divergem. Os resultados indicam a necessidade de se desenvolverem pesquisas que testem a existência de variáveis moderadoras na relação climas-CCO.

    Resumo em Inglês:

    The study aims at showing how five ethical climates explain four Organizational Citizenship Behaviors (OCB). A sample comprising 269 subordinate-supervisor dyads was collected. Each subordinate described his/her perceptions of ethical climates; their supervisors reported the OCB. The main findings are as following: a) people decrease their OCB when they perceive that self-interest climate is high; b) the same tends to occur with laws/codes climate; c) men and women react oppositely to the company profit ethical climate; d) production and non-production employees also react differently. The results suggest the need to investigate the variables that may moderate the relationships between ethical climates and OCB.
  • Gestão de recursos humanos e identidade social: um estudo crítico Recursos Humanos

    Freitas Gouveia de Vasconcelos, Isabella; C. Vasconcelos, Flávio

    Resumo em Português:

    No início deste artigo, descrevemos os diversos tipos de identidade social formados a partir das relações de trabalho e os associamos a dois modelos de gestão de recursos humanos: o Modelo Instrumental e o Modelo Político. Pretendemos mostrar como as práticas de gestão próprias aos modelos citados estão relacionadas com o grau de autonomia e diferenciação de suas identidades atingido pelos atores sociais nas organizações. Após apresentar resumidamente o método da Análise Comparativa Contínua e os pressupostos metodológicos que embasaram este artigo, relatamos um estudo de caso realizado em uma empresa francesa do setor de informática. Concluímos que atores sociais autônomos, acostumados ao Modelo Político de Gestão de Recursos Humanos, têm dificuldades em aceitar mudanças que implementem práticas gerenciais mais restritivas, próprias ao Modelo Instrumental. Nesse tipo de situação, a resistência dos atores sociais pode ameaçar a consolidação do processo de mudança organizacional.

    Resumo em Inglês:

    In this article we explore the interconnections between social identity and human resource management. We present the Instrumental and the Political HRM models, showing how different HRM practices shape social actors identity in organizations. We describe and analyze a case study elaborated in a French computer company to illustrate the theoretical considerations we develop. Our study shows that autonomous social actors, those who are used to more participative political HRM practices, resist to the implementation of more restrictive HRM instrumental practices. In these situations, collective resistance may threaten the organization's change process.
  • Fatores de impacto no sucesso do marketing boca a boca on-line Mercadologia

    Jucá Bentivegna, Fernando

    Resumo em Português:

    O marketing boca a boca caracteriza-se pela divulgação de produtos e serviços por canais interpessoais e consiste em um componente essencial no composto de comunicação de diversas empresas. Nesse sentido, o crescimento do número de consumidores conectados à Internet motiva as empresas a buscarem caminhos para maximizar o marketing boca a boca por meio de ferramentas on-line, como o marketing viral. Com o objetivo de identificar as principais características de uma ação eficaz de marketing boca a boca virtual, realizou-se uma pesquisa exploratória com usuários de Internet em janeiro e fevereiro de 2001. Ao final, são indicados seis fatores que podem influenciar o sucesso do marketing boca a boca virtual.

    Resumo em Inglês:

    Word of mouth marketing is characterized by the promotion of products and services through interpersonal channels and is an essential component in the communication mix of many companies. Therefore, the growing number of consumers connected on-line motivates companies to search new ways to maximize word of mouth marketing through the use of virtual tools, such as viral marketing. With the intention of identifying the main characteristics of efficient virtual word of mouth marketing, an exploratory research was conducted with Internet users, during January and February of 2001. Finally, six factors are suggested to influence virtual word of mouth marketing effectiveness.
  • Viver a tese é preciso!: Reflexões sobre as aventuras e desventuras da vida acadêmica Pensata

    de Freitas, Maria Ester
  • Rae - Livros

    Aquino Alves, Mário
  • O futuro perfeito Rae - Livros

    Fernandes, Marcos
  • Estrutura e design organizacional Rae - Livros

    Dellagnelo, Eloise Livramento
  • Supply chain management Rae - Livros

    Brito, Eliane Pereira Zamith
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