Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 42, Número: 2, Publicado: 2002
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • As armadilhas dos paradigmas da liderança Organizações

    Ouimet, Gérard

    Resumo em Português:

    Este artigo originou-se da análise dos limites epistemológicos - e, portanto, dos perigos inerentes aos conhecimentos produzidos - no tocante à liderança. Nossas reflexões permitiram estabelecer uma classificação original de diferentes tipos de estudos relativos à liderança. Esses tipos de estudo caracterizam-se por pertencer a um paradigma, que é a concepção de liderança. Em nossa pesquisa, foram identificados quatro paradigmas relacionados à liderança: racionalista, empírico, sensacionista e dogmático. Enquanto o paradigma racionalista concebe a liderança como um algoritmo de ações racionalmente refletidas, o paradigma empírico sustenta que se trata mais de uma habilidade para manipular os instrumentos de mobilização com eficiência. O paradigma sensacionista considera, por sua vez, que a liderança é uma filosofia de vida explícita. Por fim, o paradigma dogmático define a liderança como a expressão da psiquê dos dirigentes. Embora os conhecimentos produzidos em qualquer um dos quatro paradigmas possam revelar-se úteis para a compreensão do fenômeno da liderança, todos eles correm o risco de cair na armadilha de um entusiasmo heurístico. Assim, o racionalismo pode terminar em intelectualismo, o empirismo, em reducionismo, o sensacionismo, em simplismo e o dogmatismo, em misticismo.

    Resumo em Inglês:

    Leadership studies are an emerging discipline and the concept of leadership will continue to evolve. But, despite substantial progress in leadership research, the understanding of leadership phenomena is not free from pernicious heuristic skids. The purpose of this analysis is to throw light on these traps. By means of an original typology of leadership studies, we propose an epistemological reflection of the advance of knowledge in organizational leadership studies. The proposed typology contains fours paradigms, that is: rationalist paradigm, empirical paradigm, sensationalist paradigm, and dogmatic paradigm. The rationalist paradigm conceives the leadership like an aprioristic logical algorithm. The empirical paradigm conceives the leadership like a posteriori concrete performance. The sensationalist paradigm conceives the leadership like a personal philosophy of life. The dogmatic paradigm conceives the leadership like determinist psychic drives. Each paradigm can be respectively trapped by the following heuristics skids: intellectualism, reductionism, simplism, and mysticism.
  • Comprometimento com o trabalho: padrões em diferentes contextos organizacionais Recursos Humanos

    Virgílio Bittencourt Bastos, Antônio; Eduardo Borges-Andrade, Jairo

    Resumo em Português:

    A pesquisa sobre comprometimento com a organização, a carreira e o sindicato tem requerido a análise de como o trabalhador estrutura, simultaneamente, seus comprometimentos diante desses três focos. Após identificar oito padrões de comprometimento em uma amostra de 1.029 trabalhadores de 20 organizações brasileiras, este estudo analisa a distribuição desses padrões em quatro contextos organizacionais, diferenciados quanto ao nível e ao tipo de inovação organizacional implementada como demanda dos processos de transformação econômica e tecnológica. Os resultados apontam que a clássica organização burocrática diferencia-se significativamente das demais organizações inovadoras pela maior presença de padrões com baixo comprometimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The research on organizational, career and union commitment has been requiring the analysis of how the worker simultaneously structures his or her commitments towards these three foci. After identifying eight commitment patterns in a sample of 1,029 workers from twenty Brazilian organizations, this study analyses the distribution of those patterns in four organizational contexts. These contexts were differentiated according to the level and type of organizational innovation which had been implemented as a demand from economic and technological processes. The results demonstrate that the classic bureaucratic organization is significantly different from the other innovative organizations: it includes more low organizational commitment patterns.
  • Canais de marketing, valor e estruturas de governança Mercadologia

    Fasti de Souza, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a contribuição do marketing para a apropriação de fluxos de caixa superiores em transações entre membros do canal de marketing. Propõe-se um modelo em que a capacidade de apropriação de fluxo de caixa pelos membros do canal é resultado da forma como a estrutura de governança transacional é construída em relação às fontes individuais de geração de valor, de poder e do grau de dependência entre os membros.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the marketing contribution in the appropriation of superior cash flow in transactions between marketing channel members. A model is presented suggesting that the cash flow appropriation capabilities of the channel member is result of how the transactional governance structure is built regarding the sources of value creation, power and the level of dependency among channel members.
  • Experiências em cenários temáticos de serviços Mercadologia

    Felicio dos Santos de Carvalho, José Luis; Cesar Motta, Paulo

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende ampliar a compreensão sobre as experiências dos consumidores com os ambientes físicos oferecidos pelas empresas de serviços. Propõe-se, para tanto, a atualização de um modelo originário da teoria de Psicologia Ambiental, capaz de examinar a interação vivencial dos clientes com os cenários em que a empresa realiza a entrega do serviço. Para ilustrar o framework de Mehrabian-Russell, oferecem-se como exemplos situações nas quais os estímulos luminosos constituem o fulcro da interação entre clientes e cenários. Revigorando-se o entendimento dos ambientes a partir da integração entre o fenômeno de serviços e a própria existência humana, discutem-se os espaços temáticos como alternativas congruentes com as vivências perceptuais dos clientes nas “horas da verdade”. Nesse contexto, ao se abordar a noção pósmodernista de arquitetura mercadológica, abrem-se novas oportunidades de aproveitamento dos recursos de iluminação ambiental e teatro de serviços.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to enhance the understanding of the psychology of consumer behavior during services experiences. It works with an environmental psychology framework because of its ability to explore interactions between customers and servicescapes. By using examples from the environmental lighting stimuli, it provides some insights into the management of service physical facilities by integrating service phenomenon and human existence. It elaborates further on the themed environments and presents a strong argument concerning the fulfillment of consumer perceptual experiences in the “moments of truth”. Within this context, a coherent conceptual framework is ferreted and shows some long forgotten aspects that reveal new opportunities for using lighting resources and drama theory in service production.
  • Análise de métodos de replicação: o caso IBOVESPA Finanças

    Hua Sheng, Hsia; Saito, Richard

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta e implementa os principais métodos quantitativos para replicar o Índice Bovespa. Os modelos utilizados são: replicação plena, carteira de mínima variância global, Black e minimização quadrática sem venda a descoberto, cujos critérios de análise incluem os parâmetros de tracking error, beta, R-quadrado e semelhança de série em relação à média e à variância. Concluiu-se que não existe o melhor modelo na aplicação ao Ibovespa, porque todos mostraram seus méritos e suas limitações nas diversas condições simuladas, além do fato de cada administrador poder ter necessidades diferentes, mutáveis no espaço e no tempo.

    Resumo em Inglês:

    This article presents and implements the main numerical methods used to replicate the Bovespa Index. The implemented models were full replication, minimum global variance portfolio, Black model and square minimization with short selling. The results were verified under the parameters of tracking error, beta, R² and serial similarity of average and variance. It was concluded that there is not the only way to achieve the best result, because all methods present strengths and weakness on the different contexts tested. In addition, managers may have different necessities on the time.
  • Tecnologia de informação e mudança: uma abordagem crítica Gestão Da Informação

    Pitassi, Claudio; Proença Leitão, Sergio

    Resumo em Português:

    Este artigo caracteriza-se pela análise crítica da perspectiva puramente instrumental e tecnicista dos seguidores da Tecnologia de Informação (TI). Nessa crítica, diferenciam-se as mudanças adaptativas das mudanças paradigmáticas e restringe-se a mudança habilitada pela TI aos esforços para melhorar a performance das organizações ainda dentro do paradigma dominante. Assim, evidencia-se como as distorções, causadas pela razão instrumental na percepção dos stakeholders a respeito dos fenômenos de informação, linguagem, comunicação e cognição, implicam sérios problemas para a gestão estratégica de sistemas de informação. Em que pesem as sérias conseqüências dessas distorções, defende-se que o fetiche da TI traz prejuízos ainda maiores, ao induzir à ilusão de que ela, sozinha, pode mudar o mundo. Partindo-se do princípio de que, para confrontar a visão instrumental, são necessárias novas epistemologias, apresentam-se elementos da visão sistêmica, da teoria crítica e do pós-modernismo. Por fim, propõese uma mudança paradigmática e ideológica, fundada em uma razão substantiva que propicie um desenvolvimento sustentado e a prática da justiça social, buscando um debate ético-valorativo da mudança.

    Resumo em Inglês:

    This article critically analyzes the purely “tecnicist” and instrumental perspective that prevails in the information technology (IT) literature. The adaptive changes are differentiated from the paradigmatic changes, and the changes enabled by the IT are restricted to the efforts to improve the organization performance still within the dominant paradigm. Within the adaptive changes facilitated by IT, it is discussed how the distortions caused by the instrumental reasoning in the stakeholders' perception of the nature of information, language, communication and cognition seriously hurt the strategic management of information systems. Without neglecting the consequences of these distortions, it is defended that the IT myth brings consequences even worse, once this conception assumes that IT, by itself, can change the world. Presupposing that, to confront the myth, new epistemologies are necessary, aspects of the systemic view, critical theory and post-modernism are presented. To overcome the limits of the instrumental reasoning, the article suggests a paradigmatic and ideological change perspective, supported by a substantive reason that direct people's actions towards the search of ecology equilibrium and the practice of social justice, situating the debate of the change process on an ethical perspective.
  • Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas Prêmio Pricewaterhousecoopers: Inovação Em Gestão

    Ofenhejm Mascarenhas, André

    Resumo em Português:

    O artigo discute as contribuições da antropologia à administração de empresas a partir da análise do conhecimento produzido por seu método clássico, a etnografia, em uma abordagem interpretativa. Partindo da identificação das diferenças entre as abordagens típicas da administração e da antropologia em relação ao conceito de cultura, o artigo distancia-se da primeira e trata de mostrar como o método etnográfico pode ser útil para uma interpretação minuciosa da dinâmica sociocultural em uma organização ou em parte dela, proporcionando um conhecimento mais aprofundado da atuação humana nesse contexto e um quadro mais realista dos desafios com os quais os administradores defrontam-se diariamente.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses contributions of anthropology to management through the analysis of the knowledge produced through its classical method, the ethnography, in an interpretative approach. Beginning with the identification of the differences between the anthropological and management approaches of the culture concept, the article abandons the last one and shows how ethnography can be useful in a detailed interpretation of the cultural dynamics in an organization or in part of it, allowing a deeper comprehension of human behavior in this context and a more realistic picture of the challenges managers face everyday.
  • Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações Prêmio Pricewaterhousecoopers: Inovação Em Gestão

    Rodrigues Gomes, Francisco

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais de vendas, consultoria e analistas de mercado a respeito do clima organizacional de uma empresa de telecomunicações, concessionária de telefonia pública. Participam desta pesquisa as áreas de Vendas, Consultoria e Planejamento de Marketing, as quais compõem a Diretoria de Marketing e Serviços. O clima organizacional analisado é baseado na percepção dos funcionários a respeito de sete fatores nas seguintes categorias: “conformismo”, “responsabilidade”, “padrões de desempenho”, “calor humano e apoio”, “recompensas”, “clareza organizacional” e “liderança”. Combinando-se os modelos conceituais de clima organizacional e a teoria sobre motivação humana, analisa-se cada categoria segundo o modelo teórico dos três motivos/necessidades sociais: poder, realização e afiliação.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the study is to identify sales professionals', consultants' and market analysts' perceptions concerning the organizational climate of a telecommunications company, a public telephone concessionary. The employees directly linked to the Director of Marketing and Services took part in this study. The organizational climate analyzed is based on the employee perception about seven factors in the following categories: conformance, responsibility, performance standards, rewards, organizational clarity, human warmth/ support and leadership. Combining the theory of human motivation and the conceptual models about organizational climate, each category is analyzed according to the theory of the three motives/social needs: power, fulfillment and affiliation.
  • A inovação presente na administração pública brasileira Prêmio Pricewaterhousecoopers: Inovação Em Gestão

    Addison Baracchini, Sabrina

    Resumo em Português:

    É possível afirmar que estão ocorrendo mudanças no padrão das políticas públicas brasileiras, sobretudo na esfera local de governo. Tais mudanças podem ser entendidas como parte de um processo de construção de novas formas de gestão pública e verificadas a partir de práticas inovadoras na prestação de serviços por governos subnacionais no país. Com o objetivo de discutir a inovação sob a perspectiva de um administrador público, será apresentado um caso prático - premiado pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, em 1996 - que exemplifica a ocorrência dessas mudanças.

    Resumo em Inglês:

    It is possible to affirm that changes are occurring in the pattern of Brazilian public policies, above all, in the sphere of local government. Such changes can be understood as part of a process of constructing new forms of public administration, verified from the innovative practices and rendered services for state and local governments in the country. With the objective of discussing innovation through a public administrator's perspective, a practical case, awarded by the Public Administration and Citizenship Program, in 1996, will be presented which exemplifies the occurrence of these changes.
  • O legado de Celso Daniel para a gestão pública Pensata

    Ferreira Santos Farah, Marta
  • Resenhas

    Durand, José Carlos
  • Concorrência: panorama no Brasil e no mundo

    Furquim de Azevedo, Paulo
  • Estratégia empresarial Indicações Bibliográficas

    Vasconcelos, Flávio C. de
  • Pós-estruturalismo e análise organizacional Indicações Bibliográficas

    McLean, Christine; Alcadipani, Rafael
  • A implementação de inovação radical em empresas maduras Estratégia

    Leifer, Richard; O'Connor, Gina Colarelli; Rice, Mark

    Resumo em Português:

    A cada dia surgem mais provas da importância da inovação radical ou revolucionária na determinação do sucesso das empresas, em longo prazo, no mercado competitivo atual. Embora esse reconhecimento tenha estado presente em muitas empresas sólidas, existem dúvidas no que diz respeito à maneira segundo a qual a inovação deve ser implementada. O presente artigo baseia-se em um estudo longitudinal de 12 projetos de inovação radical em 10 empresas maduras de grande porte, no período de seis anos. O ciclo de vida dos projetos de inovação radical é diferente daquele de projetos incrementais, devido ao grande número de incertezas e descontinuidades. Tais características exigem que os projetos de inovação radical sejam gerenciados de forma diversa daquela aplicada aos projetos incrementais. Demonstramos sete fatores estratégicos decisivos para realizar-se a implementação bem-sucedida da inovação radical.

    Resumo em Inglês:

    There is increasing evidence of the importance of radical or breakthrough innovation to long-term firm success in the competitive marketplace today. Although this recognition has permeated many established companies, there is uncertainty about how to accomplish such innovation. This article is based on a six-year longitudinal study of 12 radical-innovation projects in 10 large, mature companies. The life cycle of radical-innovation projects is unlike those of incremental projects, because of an abundance of uncertainties and discontinuities. These characteristics require that radical-innovation projects be managed quite differently from incremental ones. Seven key strategic imperatives are offered for successfully implementing radical innovation.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br