Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 42, Número: 4, Publicado: 2002
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Fórum teatro, cinema e organizações Fórum Teatro, Cinema E Organizações

    Pelzer, Peter; Paes de Paula, Ana Paula
  • Resistência carnavalesca ao espetáculo global Fórum Teatro, Cinema E Organizações

    M. Boje, David

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma proposta de aplicação crítica pós-moderna do "espetáculo" de Debord e do "carnaval" de Bakhtin às encenações que têm acontecido nas ruas das cidades, nos campi de universidades e na Internet resistindo à nova economia globalizada. Na última década, a Administração Pública passou por uma virada pós-moderna, ficando presa às encenações conflitantes de um espetáculo corporativo orquestrado pela mídia e ao carnaval de resistência do discurso de globalização. Pretende-se neste artigo teorizar a interação do espetáculo e do carnaval como construções teatrais de poder e resistência empresarial e estatal. São analisados o crescimento do espetáculo da indústria de monitoramento, que atesta códigos corporativos de conduta em narrativas de progresso, e os carnavais anti-sweatshop1 e anti-globalização, que desempenham um roteiro de entrega no teatro de rua, nos shows de moda anti-sweatshop e no ativismo cibernético.

    Resumo em Inglês:

    I propose a critical postmodern application of Debord's Spectacle and the carnivalesque of Bakhtin to the theatrics I see happening in city streets, on college campuses, and Internet resisting the new globalized economy. In the past decade Public Administration has experienced the postmodern turn, becoming caught in the conflicting theatrics of corporate-mediatized spectacle and the carnival of resistance to globalization discourse. My contribution is to theorize the interplay of spectacle and carnival on the global stage as theatrical constructions of corporate and state power and resistance. I analyze growth of the spectacle of the monitoring industry that attests corporate codes of conducts in narratives of progress, while the anti-sweatshop and anti-globalization carnivals perform a devolution script in street theater, anti-sweat fashion shows, and cyber-activism.
  • Teatro e mudança organizacional Fórum Teatro, Cinema E Organizações

    Schreyögg, Georg

    Resumo em Português:

    Teatro organizacional significa, antes de mais nada, peças customizadas encenadas para uma determinada organização ou subgrupo em uma organização. A peça normalmente dramatiza uma situação-problema crítica da organização em questão. Situações problemáticas típicas, dramatizadas em peças do teatro organizacional, podem ser conflitos entre duas culturas corporativas após uma fusão ou barreiras de comunicação entre a média e a baixa gerência. É grande a variação dos estilos utilizados no teatro organizacional: realista, naturalista, melodramático, absurdo, burlesco, etc. Independentemente do estilo, o teatro organizacional expõe a platéia a situações de sua rotina de trabalho e a confronta com conflitos ocultos, padrões inconscientes de comportamento ou rotinas críticas. A tese deste trabalho é de que o teatro organizacional pode ser um meio poderoso em processos de mudança organizacional. Ele pode liberar conflitos paralisados ou abrir para discussão o que não se discute. O teatro organizacional pode fazer as coisas se moverem. No entanto, ele não é um substituto ao gerenciamento de mudanças. Se a organização não faz idéia de como lidar com a irritação teatral ou de como transformar a energia evocada em mudança organizacional, a performance teatral pode tornar-se uma intervenção isolada, sem nenhum efeito duradouro. Por esse motivo, atividades adequadas de acompanhamento são postuladas como imperativas.

    Resumo em Inglês:

    Organizational theatre means first of all tailor-made plays staged for a specific organization or a subgroup in an organization. The play usually dramatizes a critical problem situation faced by the organization in question. Typical problem situations dramatized in organizational theatre plays are: conflicts between two corporate cultures after a merger or communication barriers between middle and lower management. The range of realization styles that are used in organizational theatre is broad: realistic, naturalistic, melodramatic, absurd, burlesque etc. Whatever the style organizational theatre exposes the audience to situations of their daily working life, thereby confronting it with hidden conflicts, subconscious behavioral patterns or critical routines. It is the thesis of this paper that organizational theatre can be a powerful medium in organizational change processes. It can open conflicts that are deadlocked or can render undiscussibles discussible. Organizational theatre can make things move. However, it is not a substitute for change management. If the organization has no idea how to work on the theatrical irritation, how to transform the evoked energy into organizational change, the theatre performance is likely to become a single intervention without any lasting effects. Adequate follow up activities are therefore postulated as imperative.
  • Vertigo e o sublime trágico Fórum Teatro, Cinema E Organizações

    Höpfl, Heather

    Resumo em Português:

    Este é um artigo sobre a cinemática como espetáculo e a construção do sublime. Ocupa-se das construções engendradas do desejo e, no caso, interpreta o objeto de desejo como um objeto sublime. Ao mesmo tempo, é um artigo sobre decadência e abandono. Assim, este escrito tenta lidar com alguns conceitos imbuídos no relacionamento entre decadência e mortificação. Dessa forma, o artigo é sobre distância e sobre movimento, sobre Kinema (movimento grego) e a distância que é descrita pela queda da construção sublime e a melancolia associada a isso. Essas idéias são exploradas por intermédio do exame de um dos mais poderosos filmes de Alfred Hitchcock, Vertigo (1958), e uma noção de sublime trágico. Analisados conjuntamente, o conceito de sublime e a narrativa do filme provêem insights sobre a melancolia das representações que são úteis na perseguição obsessivo-compulsiva da idealização organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This is a paper about the cinematic as spectacle and the construction of the sublime. It is concerned with gendered constructions of desire and construes the object of desire in this case as a sublime object. At same time, the paper is about decadence and falling, falling away. Therefore, this piece of writing attempts to deal with some thoughts on the relationship between decadence and mortification. So this paper is also about distance and about movement, about kinema (Greek movement) and the distance that is described by falling from the constructed sublime and its associated melancholy. These ideas are explored via an examination of one of Alfred Hitchcock's most powerful films, Vertigo (1958), and a notion of the tragic sublime. Taken together, the concept of the sublime and the narrative of the film provide insights into the melancholy of commodified representations in the obsessive-compulsive pursuit of organizational idealization.
  • Capital social: explorando a rede de relações da empresa Estratégia

    Anand, Vikas; H. Glick, William; C. Manz, Charles
  • Um texto, múltiplas interpretações: antropologia hermenêutica e cultura organizacional Organizações

    Jaime Júnior, Pedro

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretende-se contribuir para a compreensão do papel exercido pela dimensão simbólica na construção da realidade organizacional. Parte-se da apresentação de dados etnográficos que descrevem um caso ilustrativo de conflitos culturais no universo empresarial. Em seguida, são realizadas algumas reflexões teóricas a partir do caso apresentado. Nesse momento, procura-se: a) empreender uma breve revisão de literatura sobre a antropologia simbólico-interpretativa tomando como referência os trabalhos de Clifford Geertz, principal representante dessa corrente da disciplina antropológica, bem como as idéias de alguns de seus interlocutores; e b) traduzir as idéias originárias da antropologia interpretativa ou hermenêutica para pensar a dinâmica cultural nas organizações. O propósito final do artigo é, portanto, fazer avançar o debate sobre cultura organizacional, apresentando as contribuições dessa perspectiva antropológica como uma possibilidade de superação dos limites deixados pela corrente funcionalista até então dominante nesse subcampo de estudos.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to contribute for the understanding concerning the symbolic dimension on the construction of the organizational reality. At first it presents ethnographic data which describe an illustrative case of cultural conflicts in the business universe. Afterwards, some theoretical reflections are accomplished starting from the presented case. At this moment, it intends to seek: a) an abbreviation of literature revision on the symbolic-interpretative anthropology taking as reference Clifford Geertz's works, main representative of this current of anthropological discipline, as well as some authors who have studied and criticized his work; b) the translation of original ideas of the interpretative or hermeneutics anthropology to reflect about the cultural dynamics in the organizations. The final purpose of the article is therefore make the advance of the debate about organizational culture, presenting the contributions of that anthropological perspective as a possibility of overcoming the limits left by the functionalist current which has been dominant in this sub-field of studies until nowadays.
  • Um exercício de desconstrução do conceito e da prática de segmentação de mercado inspirado em Woody Allen Mercadologia

    Francisco Bertinetti Lengler, Jorge; Milano Falcão Vieira, Marcelo; Costa Fachin, Roberto

    Resumo em Português:

    O conceito de segmentação de mercado constitui-se em uma forte ferramenta freqüentemente utilizada na tomada de decisão nas organizações. Neste artigo, busca-se analisar elementos nem sempre privilegiados quando se trata a segmentação de mercado como discurso hegemônico. A crítica aqui apresentada inspira-se no filme Desconstruindo Harry, de Woody Allen, o que permitirá compreender o exercício de desconstrução do conceito e da prática da segmentação de mercado com base no gênero e na etnia. Essa proposta ampara-se sobre o postulado de Derrida (1999) de que qualquer conceito, palavra ou significado léxico é passível de desconstrução e na hipótese de que o conceito de segmentação de mercado e sua prática encerram significados não revelados, guardando em si um conjunto de atores e vozes marginalizados.

    Resumo em Inglês:

    Market segmentation is a powerful marketing tool frequently used to support decision-making in organizations. In this paper we aim at analyzing some elements not always evident when one deals with market segmentation as a hegemonic discourse. We base our analysis in Woody Allen's “Deconstructing Harry”, which allows the understanding of the deconstruction of market segmentation concept and practice based on gender and race. Such a purpose is supported by Derrida (1999) who tells us that every concept, word or lexical meaning is subject for deconstruction. Moreover, the hypothesis that both concept and practice of market segmentation hide unrevealed meanings, voices and social actors is central in our analysis.
  • Redes de aprendizado em sistemas complexos de produção Gestão De Operações E Logística

    Teixeira, Francisco; Guerra, Oswaldo

    Resumo em Português:

    Procura-se demonstrar neste artigo que o arranjo inter-organizacional típico dos Sistemas Complexos de Produção é o de rede de firmas, marcada por uma forte especialização dos agentes que a compõem e uma intensa complementaridade entre eles. Nesse tipo de arranjo, a empresa que exerce a governança da rede busca estimular o processo de eficiência coletiva. Essa busca, por sua vez, dada a freqüente heterogeneidade dos agentes, termina por induzir a rede de firmas a transformar-se em uma rede de aprendizado. Apesar do conhecimento sobre essas redes ser ainda muito precário, podem-se levantar, com base na literatura revisada e no exame de uma rede de aprendizado em implantação no Brasil, os seguintes aspectos: ela precisa ter um propósito claro, traduzível em uma meta a ser atingida por intermédio do processo de aprendizado; é necessário criar uma estrutura, que pode tender ao virtual, e definir recursos e mecanismos a serem utilizados em sua implantação e sustentação; e deve-se tentar prever, a partir de outras experiências, as inevitáveis dificuldades que surgirão no planejamento e operacionalização dessas redes.

    Resumo em Inglês:

    This paper is an attempt to demonstrate that firm networks is the typical institutional arrangement of Complex Production Systems, marked by a strong specialization of participating agents and an intense complementarity among them. In this type of arrangement, the firm in charge of network governance needs to stimulate the search for collective efficiency. This search, in turn, given the frequent heterogeneity among agents, ends up inducing the formation of a learning network. In spite of the fact that the accumulated knowledge on learning networks is precarious, it is possible to recommend, based on a literature review and the example of a learning network being implemented in Brazil, the following points: the network needs a clear purpose translatable in a target to be met by a learning process; it is necessary to create a structure, which can be virtual, and define resources and mechanisms to be used in the implementation and support of the network; it should be tried to forecast, departing from other experiences, the inevitable difficulties that would come up in the design and implementation of such networks.
  • Cultura de negócios: ambigüidades e contradições Pensata

    Barbosa, Lívia
  • Império Resenhas

    Pál Pelbart, Peter
  • Mulher, o feminino e as organizações Indicações Bibliográficas

    Betiol, Maria Irene
  • Criação de valor ao acionista Indicações Bibliográficas

    Malvessi, Oscar
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br