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Revista de Administração de Empresas, Volume: 43, Número: 1, Publicado: 2003
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Fórum 2º ENEO - RAE Fórum 2º Eneo - Rae

    Milano Falcão Vieira, Marcelo; Amélia Carvalho, Cristina
  • Pesquisa em redes estratégicas: descobertas e reflexões etnográficas Fórum 2º Eneo - Rae

    Faria, Alexandre

    Resumo em Português:

    Redes estratégicas de fornecedores vêm sendo implantadas, principalmente por grandes empresas européias e norte-americanas, em diversos países nos últimos anos. Teorias correspondentes têm sido transferidas para esses países e a pesquisa internacional, encorajada. Entretanto, o modelo teórico dominante tem se mostrado pouco útil para gerência local e para pesquisa acadêmica, pois reproduz um modelo estático, centralizador e universal de estratégia. Mais especificamente, apresenta três problemas principais: a) simplifica a dimensão processual de decisões estratégicas; b) marginaliza a voz e a realidade dos gerentes das redes; e c) desconsidera a dimensão cultural em processos gerenciais e organizacionais. O autor deste artigo desenvolve um tipo de abordagem particular da etnografia para pesquisa em redes internacionais. Dessa forma, é descrita uma pesquisa internacional em decisão estratégica, realizada no Brasil quando o pesquisador estava vinculado a uma escola de administração na Inglaterra. Em seguida, são descritas as principais descobertas de pesquisa e a importância da abordagem desenvolvida para a construção de teorias realistas e relevantes na área. Finalmente, o autor desenvolve reflexões críticas sobre pesquisa internacional e sobre como a aproximação entre antropologia e management pode ser explorada por pesquisadores culturais no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In the last years strategic supply networks have been built, mainly by large organizations from US and Europe, in several countries. Corresponding theories have been transferred to those countries and international research has been encouraged. However, the prevalent theory has been pretty useless to local management and research because it reproduces a static, centralized and universal model of strategy. More specifically it carries three major problems: (a) oversimplification of the processual character of strategic decisions; (b) marginalization of the voice and reality of network managers, and (c) neglect of the cultural dimension in managerial and organizational processes. The author of this paper develops a particular type of ethnographic approach to research in international networks. An international research on strategic decision, undertaken in Brazil at the time the researcher was fulfilling a research degree in a business school in UK, is described. The main discoveries are presented and the relevance of the approach to the construction of realist theories in the field is outlined. Finally, the author develops critical reflections on international research and on how the approximation between anthropology and management can be effectively explored by cultural researchers in Brazil.
  • Estrutura e ação nas organizações: algumas perspectivas sociológicas Fórum 2º Eneo - Rae

    Peci, Alketa

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a relação objetividade-subjetividade e sua presença no campo de estudos organizacionais, visando a analisar as perspectivas abertas a partir das sínteses teóricas de Giddens e Bourdieu. Expõe algumas contribuições clássicas da teoria organizacional, aprofunda a análise das correntes subjetivistas nos estudos e pesquisas empíricas do campo organizacional, destacando o individualismo metodológico, de forma a considerar a presença significativa dessa corrente nos estudos organizacionais. As contribuições sociológicas de Giddens e Bourdieu são analisadas, sendo que apresentam duas tentativas de síntese no debate objetividade-subjetividade. E, por fim, destaca algumas aplicações dessas perspectivas teóricas no campo de estudo e pesquisa organizacional a partir da visão crítica do pós-modernismo, visando a apontar possíveis perspectivas e limitações.
  • Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional Fórum 2º Eneo - Rae

    C. de Mendonça, J. Ricardo; Amantino-de-Andrade, Jackeline

    Resumo em Português:

    Este ensaio discute como as organizações, por intermédio do gerenciamento de impressões (GI), buscam criar imagens que lhes proporcionam legitimação no ambiente social. Um modelo geral do processo de legitimação utilizando o GI organizacional é apresentado e discutido. Com base na construção teórica realizada, argumenta-se que as organizações empreendem estratégias e táticas de GI no sentido de controlar as impressões de públicos-chave e obter seu endosso e suporte. Propõe-se, então, que essas estratégias e táticas sejam operacionalizadas por meio de ações de comunicação corporativa. Esse processo pode ser caracterizado não apenas pela aquisição, mas também pela manutenção de uma imagem organizacional legitimada. Defende-se que a teoria de GI, associada aos aportes oriundos do campo da comunicação corporativa, pode auxiliar e enriquecer o entendimento do processo pelo qual as organizações obtêm a legitimidade em seus espaços sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses how organizations use Impression Management to create images that provide legitimization in social space. A general model of legitimization process by the use of organizational IM is presented and discussed. Supported on the developed theoretical construction, ones argue that organizations undertake IM strategies and tactics to control key publics impressions and to obtain their endorsement and support. Ones argue that the strategies and tactics are implemented by corporate communication actions. This process cannot just be characterized by the acquisition, but also for the maintenance of a legitimated organizational image. Ones defends that the IM theory associated to the contributions from the corporate communication field can help and enrich the understanding of the process by which organizations obtain the legitimacy in their social spaces.
  • Estratégias de poder e atores desprovidos de recursos Organizações

    Ouimet, Gérard

    Resumo em Português:

    Os jogos de poder - ou habilidades políticas - utilizados pelos líderes bem-sucedidos têm interessado a uma miríade de autores. As numerosas monografias e artigos científicos e profissionais sobre esse assunto explicam em detalhes como os líderes que possuem poder organizacional fazem para produzir ainda mais e, assim, incitar seus funcionários a se superar para alcançar os objetivos da empresa. Por outro lado, poucos estudos avaliaram a possível existência de jogos de poder para os atores organizacionais desprovidos de recursos. O que fazem os indivíduos que possuem pouco poder para evoluir e progredir na estrutura hierárquica da empresa? Existem jogos de poder para os atores pouco poderosos e próprios a situações organizacionais específicas? Este artigo constitui uma tentativa de concepção de uma tipologia dos jogos de poder explorados pelos atores que dispõem de limitados meios de atuação.

    Resumo em Inglês:

    The power games - or political abilities - used by successful leaders has been studied by a myriad of authors. Devoted to this issue, several monographs and scientific and professional articles explain in great detail how powerful organizational leaders used to produce even more power, and thus, they encourage their employees to exceed themselves in order to achieve the company goals. On the other hand, very few studies have evaluated the possible existence of power games for organizational actors lacking resources. What does individuals having little power do to evolve and progress in the company hierarchical structure? Does it exist power games for actors that are not very powerful and for specific organizational situations? This article wants to be an attempt to conceptualize a typology of power games exploited by actors having limited ways of actualization.
  • O que diria popper à literatura administrativa de mercado? Organizações

    Lincoln C. L. de Mattos, Pedro

    Resumo em Português:

    A produção de teoria em administração tende hoje a opor, pelo menos metodologicamente, ambientes acadêmicos e aqueles em que tal conhecimento se desenvolve sob motivação de mercado. Escrito do ponto de vista dos primeiros, este artigo é uma reflexão crítica sobre a base epistemológica que parece sustentar os segundos. De fato, trabalhando no limite entre simples senso comum e conhecimento tradicionalmente considerado científico, o método e o argumento usuais que alimentam diretamente empresas, seus consultores e um crescente número de leitores é a indução sobre a experiência - "caso após caso, se funcionou para outros, funcionará para você". Essa é, na verdade, uma questão epistemológica clássica que foi abordada de forma antológica por Karl R. Popper e constitui o centro do artigo. De suas conclusões sobre a lógica da pesquisa científica, podem fluir deduções interessantes tanto ao mundo da gerência quanto da academia, apresentadas na parte final do texto.

    Resumo em Inglês:

    The production of knowledge in the field of administration, nowadays, tends to oppose - at least methodologically - academic settings and those where that knowledge grows under market motivation. This article, written from the point of view of the former, is a critical reflexion on the epistemological background supporting the latter. The main method and argument of the management market discourse, in the border between the simple common sense and the traditionally called scientific knowledge, is the induction from experience ("one fact after the other, if it has worked for others, will also work for you"). It directly feeds firms, their consultants and a growing number of readers. This is really a classical, epistemological question which was anthological treated by Karl R. Popper and constitutes the core of this paper. From the philosopher's conclusions on scientific logic, interesting deductions could stem to the world of management.
  • A pesquisa científica emgerência de operações no Brasil Documento : Pesquisa Em Administração

    Arkader, Rebecca

    Resumo em Português:

    As grandes mudanças no cenário competitivo nas últimas décadas do século passado deram novo alento ao ensino e à pesquisa em Gerência de Operações nos principais centros mundiais de ensino de Administração de Empresas. Este artigo busca acompanhar a evolução da pesquisa científica em Gerência de Operações no país, traçando-se, dessa forma, a trajetória das preocupações, dos métodos e da relevância teórica e prática dessa pesquisa no Brasil. A análise inicia-se com o histórico de publicações nos Anais do Enanpad. Seguem as análises das publicações nos periódicos de âmbito nacional mais expressivos na área de Administração: RAE, RAUSP e RAC. A abordagem da literatura completa-se com uma apreciação das publicações de pesquisadores brasileiros em periódicos estrangeiros especializados na área de operações. O artigo é concluído com uma avaliação crítica do estado da pesquisa científica em Gerência de Operações no país.

    Resumo em Inglês:

    Changes in competition over the last decades of the 20th century gave new momentum to education and research in Operations Management in business schools all over the world. This article seeks to trace the evolution of scientific research in Operations Management in Brazil, reviewing the concerns, the research approaches and the theoretical and practical relevance of this area in Brazil. First a review of papers published in the Proceedings of the Enanpad is presented. This is followed by reviews of papers published in the most relevant Brazilian business journals: RAE, RAUSP and RAC. The review of the literature is concluded with an overview of publications by Brazilian researchers in international journals specializing in the Operations Management area. Finally, the article presents a critical assessment of the scientific research in Operations Management conducted in Brazil.
  • Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing Documento : Pesquisa Em Administração

    Vieira, Francisco Giovanni David

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a influência da publicação científica brasileira na área de marketing para a produção acadêmica no Brasil. A análise concerniu aos anos 1990, quando se observou 272 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros de administração. As variáveis investigadas foram, por um lado, a temática, o número de autores e a filiação acadêmica dos autores dos artigos, e, por outro, o número total de citações por artigo, o número total de citações de periódicos, além do número de citações relativo a periódicos internacionais e brasileiros por artigo publicado. Após a análise de 5.883 citações bibliográficas, constata-se que a publicação científica brasileira na área de marketing não tem servido como uma referência para a produção acadêmica da própria área. Isso revela que, embora existam consideráveis referências sobre a realidade empírica empresarial brasileira no âmbito dos periódicos, os pesquisadores têm relegado tais referências como fontes de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the influence of the Brazilian scientific publication in the marketing area for the academic production of marketing in Brazil. A total of 272 articles published during the nineties in the main Brazilian journals were observed. The variables of investigation were the subject, number of authors, authors' academic institution, total number of citations, total number of citations from journals, besides the number of citations from international and Brazilian journals in each published article of that period. After the analysis of 5,883 bibliographical references, was verified that the Brazilian scientific publication in the marketing area has not been serving as a reference for the academic production of the area itself. This reveals that, although considerable references exist about the Brazilian managerial empiric reality in the ambit of the journals, the Brazilian scholars have been relegating such references as sources for their researches.
  • Perfil da pesquisa em finanças no Brasil Documento : Pesquisa Em Administração

    Pereira Câmara Leal, Ricardo; de Oliveira, Jefferson; Feldman Soluri, Aline

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa uma amostra de 551 artigos da área de finanças publicados entre 1974 e 2001 na Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE) , Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), Revista Brasileira de Economia (RBE) e Revista Brasileira de Mercado de Capitais (RBMEC), além dos 264 artigos incluídos dos Anais do Enanpad. O levantamento mostra que a maioria dos artigos apresenta somente um autor. A produtividade dos autores nacionais está mais concentrada em poucos indivíduos e é mais baixa do que o sugerido pela teoria bibliométrica. Mais de 70% dos autores publicou apenas um artigo. Os artigos dos autores que publicaram pelo menos 4 trabalhos têm idade média maior do que a de artigos de autores igualmente prolíficos nos Anais do Enanpad. A maioria dos artigos são de autores afiliados à UFRJ, PUC/RJ e USP. Os autores do antigo Ibmec¹ aparecem em número expressivo, mas seus artigos estão concentrados na RBMEC, nas décadas de 70 e 80. Os autores da UFRGS, UFRJ e PUC/RJ respondem por dois terços da produção dos autores com pelo menos 4 artigos publicados nos Anais. O Rio de Janeiro aparece como o estado com mais autores prolíficos e não há autores nestas condições em outras regiões que não a Sul e a Sudeste.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes 551 finance articles published between 1974 and 2001 at a sample of Brazilian academic journals besides 264 articles that appeared in the proceedings of the ANPAD meetings. Most articles are single authored. Author productivity is more concentrated in fewer individuals and is lower than suggested by the bibliometric theory. Over 70 percent of the authors published one single article. The articles from authors that published 4 or more journal articles show a greater average age than the articles from equally prolific authors in the ANPAD proceedings. Most prolific journal article authors are affiliated to UFRJ, PUC/RJ and USP. Authors from the former Ibmec are well ranked but their articles are concentrated in their institution's own publication in the 1970's and 80's. Authors affiliated to UFRGS, UFRJ, and PUC/RJ produced two thirds of the articles from authors with 4 or more articles in the ANPAD proceedings.
  • Produção acadêmica em recursos humanos no Brasil: 1991-2000 Documento : Pesquisa Em Administração

    José Tonelli, Maria; P. Caldas, Miguel; Maria Braga Lacombe, Beatriz; Tinoco, Tatiana

    Resumo em Português:

    O crescimento da produção acadêmica em Administração no Brasil desde 1980 tem incentivado a publicação recente de muitos balanços críticos, como os realizados pelas áreas de Organizações, Marketing, Administração da Informação e Administração Pública. O presente artigo faz um balanço da produção em Recursos Humanos na década de 1990, publicada nos principais periódicos científicos brasileiros (RAUSP, RAP, RAE e RAC) e no Enanpad. O artigo levanta e analisa temática, base epistemológica, orientação metodológica e demografia de autoria de todos os 127 artigos publicados nos periódicos e os 290 veiculados no Enanpad no período. Os resultados indicam que, embora a produção da área tenha aumentado significativamente em volume, o perfil acadêmico de RH no Brasil é preocupante: seu escopo temático é contestado pelo recente crescimento e autonomia do campo de comportamento organizacional; sua base epistemológica é eminentemente funcionalista; a base metodológica é frágil, predominando estudos de caso tipicamente ilustrativos de teoria consolidada (ou seja, sem maior pretensão de indução ou criação de teoria); e a diversidade de origem é baixa: mais de 65% da produção vem de apenas 7 programas de pós-graduação.

    Resumo em Inglês:

    The growth in academic research in Business Administration in Brazil since 1980 has been recently investigated and questioned in several meta-studies, as can be found in the areas of Organization Theory, Marketing, Information Technology and Public Administration. Following this trend, this paper evaluates the academic production in Human Resources area in de the 90s. Representative academic research was considered to be the articles published in the most important brazilian journals - RAUSP, RAP, RAE and RAC - and presented at the Enanpad. For the 127 articles published in the periodicals and the 290 presented at the Enanpads, the paper investigates 4 variables: themes of interest, epistemological basis, methodological orientation and authorship. The results indicate that, even though production has significantly increased, the area has some serious issues to worry about: the thematic scope has been more and more disputed with Organizational Behavior area; the functionalist paradigm clearly dominates the scenario; methodological basis show problems as well, with an extensive utilization of single, illustrative case studies that merely replicates consolidated theory and that have, clearly, no intention of theory generation; low diversity in origin: more than 65% of the articles come from only 7 institutions.
  • O nome da marca: McDonald's,fetichismo e cultura descartável Resenhas

    Rolita Cavedon, Neusa
  • Ética na política e na empresa: 12 anos de reflexão Resenhas

    Henrique de Faria, José
  • Errata

  • Inovação nas organizações Indicações Bibliográficas

    Pina e Cunha, Miguel
  • Competências nas organizações Indicações Bibliográficas

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
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