Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 46, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Teoria das organizações e a nova sociologia econômica: um diálogo interdisciplinar Artigos

    Serva, Maurício; Andion, Carolina

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende abordar algumas contribuições teóricas para ampliar o diálogo interdisciplinar entre a teoria das organizações e a nova sociologia econômica. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição do ressurgimento dos estudos da sociologia econômica. Em seguida, apresentam a problemática presente na interface da nova sociologia econômica e da teoria das organizações. Depois avançam em direção à construção interdisciplinar, indicando as contribuições que a teoria das organizações pode dar para a nova sociologia econômica e vice-versa. Vários temas e enfoques hoje desenvolvidos separadamente pelas duas disciplinas podem ganhar em riqueza e profundidade para ambas se o esforço de construção interdisciplinar for realizado. Assim, o interesse dos autores é auxiliar esse processo, indicando perspectivas de trabalho conjunto para pesquisadores de ambos os campos.

    Resumo em Inglês:

    The intention is to raise some theoretical contributions to broaden the dialogue between organizational theory and economics sociology. First mention is made of the reappearance of studies in economics sociology to be followed by problems presently found in the interface of the two disciplines. An interdisciplinary elaboration follows pointing out the contributions that each discipline can bring to the other. Many questions and perspectives today developed separately in both disciplines can be enriched and deepened if an effort for interdisciplinary elaboration is carried on. The authors' interest is top help in this process, suggesting possibilities of a joint research effort for the areas of organizational theory and economic sociology.
  • Gestão de pessoas e as universidades corporativas: dois lados da mesma moeda? Artigos

    Brandão, Giselle Reis

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve o modelo de universidade corporativa de uma instituição financeira, além de compreender as implicações dessa configuração de desenvolvimento profissional na gestão de pessoas da organização. De cunho qualitativo e descritivo, utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso. Os resultados revelam a universidade corporativa como estratégia política e mercadológica, apresentando dois eixos distintos de atuação e de geração de valor: do ponto de vista do desenvolvimento dos funcionários, constata-se evolução significativa sob alguns aspectos e reiteram-se antigas dificuldades do Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Evidencia-se aqui um distanciamento entre o discurso em torno da formação profissional e as práticas correspondentes. De maneira distinta, sob o âmbito da cadeia de valor, a atuação tem sido proativa, integrada aos negócios, gerando valor, na medida em que intensifica os relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros. Por essa via, a área de gestão de pessoas tem experimentado maior reconhecimento interno e externo, com conseqüente fortalecimento político.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the corporative university model of a financial institution and deals with its implications for the area of Human Resources management. Is consists of a qualitative/descriptive research in the form of a case study. The results show that the corporative university is part of a political and marketing strategy, presenting two distinct axis of operation and generation of value. As for the employees development there is significant evolution under some aspects and it reiterates old difficulties found in T&D (training and development), showing the gap separating discourse and practice. However from a value chain perspective the practice has been proactive, integrating business and aggregating value, as it intensifies the relationship tying clients and partners. Thus, HR management has been experiencing a greater internal and external recognition, and strengthening of its political situation within the company.
  • Heterogeneidade do desempenho de empresas em ambientes turbulentos Artigos

    Bandeira-de-Mello, Rodrigo; Marcon, Rosilene

    Resumo em Português:

    Pesquisas empíricas sobre a heterogeneidade do desempenho das firmas geralmente modelam os efeitos do ano, da indústria ou setor, e das características da empresa. Neste artigo, são utilizados três indicadores para compor uma medida multivariada da performance das firmas que operam no Brasil. Argumenta-se que somente um indicador talvez não seja capaz de captar os efeitos de um ambiente turbulento. Dados sobre uma amostra representativa de firmas de capital aberto, atuantes em 15 setores da economia, foram coletados por um período de cinco anos (1998-2002). Os resultados convergem para estudos anteriores ao atribuírem maior importância aos fatores associados às características da firma. Contudo, os efeitos transientes da indústria apresentam maior contribuição na heterogeneidade do desempenho do que seus efeitos estáveis. Isso sugere que os setores mais atrativos “amortecem” os impactos negativos da turbulência ambiental e que características da estrutura de capital das empresas parecem estar associadas à eficácia desse “amortecimento”.

    Resumo em Inglês:

    Empirical researches on firm performance heterogeneity usually model year, industry and firm effects to assess their contributions to total firm performance variation. In this paper, we use three indicators to compose a performance measure of firms operating in Brazil. We argue that a single indicator is not capable of taking into account the effects of a turbulent environment. Data on firm performance were collected for 177 listed firms in 15 industries, for a 5-year period (1998-2002). We found that, similar to previous studies that used a single indicator for performance, firm effects accounted for most of the variation found in data. Conversely, the amount of total variation associated with transient industry effects was greater than the stable effects. Results also indicate that attractive industries “buffer” negative effects of environmental turbulence and the characteristics of firm capital structure appear to be associated to the efficacy of such “buffering”.
  • Artigos

    Sheng, Hsia Hua; Saito, Richard

    Resumo em Português:

    As debêntures padronizadas possibilitam aos investidores prescindir de complexas análises contratuais e cálculos sofisticados em mercados secundários. Este artigo analisa, com base em contratos de debêntures não padronizados, se, caso as diferenças contratuais fossem controladas estatisticamente, os ratings dessas debêntures seriam suficientes para captar os custos inerentes nas taxas de juros de suas emissões. Para tanto, analisamos uma amostra de 24 emissões de debêntures no período de 1999-2001, e verificamos se houve alguma diferença estatisticamente significativa (distribuição binomial) nas cláusulas contratuais entre as emissões com elevado rating e baixo rating. Concluímos que, para ratings elevados, a padronização afeta as taxas de juros como reflexo de seu rating. Contudo, para ratings baixos, a padronização não capta diferenças contratuais específicas, tais como repactuação programada e garantia.

    Resumo em Inglês:

    Standard bonds dispense investors of complex contractual analysis and sophisticated calculus in secondary markets transactions. This paper - based in non-standard bond contracts - investigates the effects of controlling statistically contractual differences: would the bond ratings be sufficient to capture interest rates' costs of its issues? We take a sample of 24 bond issues in the period from 1999 to 2001 in order to verify if the difference in corporate bond covenants, when comparing issues with high rating and low rating, are statistically significant (binomial distribution). We conclude that, for high ratings, interest rate reflects standard features due to rating. For low ratings, standard features do not capture specific contractual difference, like established reinvestment and guarantee.
  • Orientação para o mercado: origens, avanços e perspectivas Rae-Clássicos

    Urdan, André Torres; Rocha, Angela da
  • RAE 45 anos: recortes de sua história Especial Rae

    Valente, Rafael; Serafim, Maurício C.
  • A RAE nos seus 45 anos Especial Rae

    Bertero, Carlos Osmar
  • Orientação pela informação como vetor para a ação empresarial Resenhas

    Bellini, Carlo Gabriel Porto
  • Efeito Foucault na análise organizacional Resenhas

    Rosa, Alexandre Reis
  • Ativos intangíveis Indicações Bibliográficas

    Kayo, Eduardo Kazuo
  • Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa Rae-Clássicos

    Narver, John C.; Slater, Stanley F.

    Resumo em Português:

    Acadêmicos e profissionais de marketing vêm observando, há mais de três décadas, que o desempenho empresarial é afetado pela orientação para o mercado, mas até hoje não há uma medida válida da orientação para o mercado nem análise sistemática de seu efeito sobre o desempenho das empresas. Os autores relatam o desenvolvimento de uma medida válida de orientação para o mercado e analisam seu efeito sobre a lucratividade de uma empresa. Usando uma amostra de 140 unidades de negócio composta de empresas de commodities e de não commodities, eles identificam o substancial efeito positivo da orientação para o mercado sobre a lucratividade dos dois tipos de empresa.

    Resumo em Inglês:

    Marketing academicians and practitioners have been observing for more than three decades that business performance is affected by market orientation, yet to date there has been no valid measure of a market orientation and hence no systematic analysis of its effect on a business's performance. The authors report the development of a valid measure of market orientation and analyze its effect on a business's profitability. Using a sample of 140 business units consisting of commodity products businesses and noncommodity businesses, they find a substantial positive effect of a market orientation on the profitability of both types of businesses.
  • Orientação para o mercado: antecedentes e conseqüências Rae-Clássicos

    Jaworski, Bernard J.; Kohli, Ajay K.

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa aborda três perguntas: (1) Por que algumas organizações são mais voltadas para o mercado do que outras? (2) Que efeito essa orientação para o mercado tem sobre os funcionários e o desempenho da empresa? (3) O elo entre a orientação para o mercado e o desempenho da empresa depende do contexto ambiental? As conclusões de duas amostras de âmbito nacional sugerem que a orientação para o mercado está relacionada com a ênfase que a alta administração dá à orientação, com a aversão dos principais gestores ao risco, com conflitos e ligações interdepartamentais, com a centralização e com a orientação do sistema de recompensas. Ademais, as conclusões sugerem que a orientação para o mercado está relacionada com o desempenho empresarial (mas não com o market share) geral (subjetivo), com o compromisso dos funcionários com a organização, e com o espírito de classe. Finalmente, a ligação entre a orientação para o mercado e o desempenho parece ser muito forte em quaisquer contextos ambientais caracterizados por diversos graus de turbulência no mercado, intensidade competitiva e turbulência tecnológica.

    Resumo em Inglês:

    This research addresses three questions: (1) Why are some organizations more market-oriented than others? (2) What effect does a market orientation have on employees and business performance? (3) Does the linkage between a market orientation and business performance depend on the environmental context? The findings from two national samples suggest that a market orientation is related to top management emphasis on the orientation, risk aversion of top managers, interdepartmental conflict and connectedness, centralization, and reward system orientation. Furthermore, the findings suggest that a market orientation is related to overall (judgmental) business performance (but not market share), employees' organizational commitment, and esprit de corps. Finally, the linkage between a market orientation and performance appears to be robust across environmental contexts that are characterized by varying degrees of market turbulence, competitive intensity, and technological turbulence.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br