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Revista de Administração de Empresas, Volume: 47, Número: 1, Publicado: 2007
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Percurso semântico do assédio moral na trajetória profissional de mulheres gerentes Artigos

    Corrêa, Alessandra Morgado Horta; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    O artigo tem o objetivo de evidenciar comportamentos de assédio moral na trajetória profissional de 12 mulheres gerentes de empresas privadas de Minas Gerais que se consideravam assediadas, relacionandoos às categorias de Hirigoyen (2002a e 2002b). A coleta dos dados foi realizada por meio de histórias de vida com investigação participativa e os dados foram interpretados por meio da análise de discurso. Essa estratégia metodológica possibilitou observar que as relações de poder que permeiam o ambiente organizacional trazem uma possibilidade de (re)leitura antiga do que se denomina hoje assédio moral. Grande parte das entrevistadas continua sofrendo assédios, sendo talvez até mais expostas ao fenômeno por estarem em um terreno de domínio masculino, o que pode remeter aos fatores culturais brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    This research has the objective of pointing out to moral harassment behavior during the professional trajectory of twelve women managers working for companies in the Brazilian state of Minas Gerais, who declared themselves harassed. Answers were related to the categories of Hirigoyen (2002a, 2002b). In order to achieve the purpose of the research data were collected through life histories with participative investigation technique and analyzed by the discourse analysis methodology. This methodological strategy permitted to observe that power relations present in the working environment bring possibilities of an old reading of what is named today moral harassment, and most of the women managers still suffer moral harassment, probably more exposed, as they work in an masculine dominated environment that can be explained by brazilian cultural factors.
  • Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil Artigos

    Boehe, Dirk Michael

    Resumo em Português:

    O artigo tem o objetivo de responder à seguinte questão: por que subsidiárias de empresas multinacionais estrangeiras realizam projetos de desenvolvimento de produto (DP) para mercados externos? Para isso, foi realizada uma análise de conglomerados e testes não paramétricos de hipóteses usando uma amostra de mais de 140 unidades de desenvolvimento de produto localizados no Brasil. Este estudo identifi ca cinco papéis estratégicos significativamente distintos: os adaptadores locais, os inovadores nascentes, os inovadores locais, os inovadores para mercados emergentes e os inovadores globais. A caracterização dos conglomerados mostra que unidades com escopo de mercado primordialmente local tendem a desenvolver um número maior de novos produtos à medida que sua autonomia decisória aumenta. No entanto, unidades voltadas para mercados externos podem perder autonomia decisória. A probabilidade de que uma unidade localizada em um país de médio ou baixo custo desenvolva produtos para mercados externos aumenta conforme a empresa multinacional fomenta a competição entre as subsidiárias.

    Resumo em Inglês:

    Why do subsidiaries of foreign owned multinational companies (MNCs) carry out product development projects for clients located abroad? In order to answer this question, we carried out a web survey with more than 140 valid responses and used cluster analysis and non parametric hypothesis tests. This study identifi es fi ve significantly distinct strategic roles, local adaptors, nascent innovators, local innovators, innovators for emerging markets and global innovators. Based on the profiles of these roles, we conclude that subsidiaries with local market scope tend to develop more new products when they have higher decision-making autonomy. Subsidiaries which develop new products for external markets, however, might see their decision-making autonomy reduced. Our results also suggest that subsidiaries are more likely to develop new products for external markets multinationals when multinationals stimulate competition among their subsidiaries.
  • Detecção do gerenciamento de resultados pela análise do diferimento tributário Artigos

    Paulo, Edílson; Martins, Eliseu; Corrar, Luiz João

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é verificar se a análise do diferimento tributário aumenta signifi cativamente a detecção do gerenciamento de resultados nas companhias abertas brasileiras. Desenvolveu-se uma pesquisa empírica nos setores de mineração, siderurgia e metalurgia, e têxtil, durante o período de 2000 a 2004, utilizando-se as regressões probit e logit baseadas nos modelos Jones Modificado e Kang e Sivaramakrishnan (KS). Este estudo apresenta evidências de que a análise do diferimento tributário não aumenta o poder preditivo dos modelos analisados. Essa divergência pode ser explicada pelo fato de que a maioria dos trabalhos realizados foi direcionada ao contexto norte-americano, que supostamente apresenta diferentes fatores motivadores para o gerenciamento de resultados. Além disso, as diferenças das evidências empíricas no âmbito brasileiro podem ser originadas pelo uso da flexibilidade do método parcial de reconhecimento do diferimento dos tributos.

    Resumo em Inglês:

    This article had as an objective to confirm if deferred tax income analysis increases significantly the detection of earnings management. Data were collected for the mining, steelworks, metallurgy and textile industries for the period 2000-2004, through probit and logit analysis established on the Modified Jones and Kang & Sivaramakrishnan models. The paper found evidences that analysis of deferred tax income does not increment the predictive power of the analyzed models. The divergence can be explained because most of the literature on the subject dealt with American firms and industries that supposedly have different incentive factors for earnings management. Further, the differences in Brazilian firms can be originated by the flexible use of the partial method for recognition of tax deferral.
  • Construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais: história e desafios do McDonald's Artigos

    Fontenelle, Isleide Arruda

    Resumo em Português:

    Reflete-se sobre os desafios da construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais na passagem da sociedade da ordem - com sua noção de fronteiras e identidades - para a modernidade líquida, baseada em formas fluidas. Para ilustrar tal passagem, utiliza-se um estudo de caso da corporação McDonald's, apresentando as fronteiras e identidades organizacionais que esta estabeleceu desde seu surgimento, nos EUA, até se tornar uma das mais poderosas marcas globais. Toma-se o McDonald's como paradigmático do formato de negócios da moderna sociedade da ordem que perdurou no século XX, fator determinante para a expansão da corporação. Entretanto, a partir da década de 1990, a corporação passou a ser criticada por analistas de negócios, tendo ela própria assumido uma "crise de imagem". Aponta-se que essa crítica à rigidez do "sistema McDonald's" é sinalizadora de uma transformação mais ampla no formato social que alimentou e sustentou esse modelo de negócio, de bases fordistas e suportado por uma estratégia de padronização.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the challenges regarding the construction and deconstruction of boundaries and organizational identities in the passage of the order society - and its notion of boundaries and identities - to the liquid modernity, based on fluid forms. To illustrate such passage, a case study of McDonald´s Corporation is used, presenting the boundaries and organizational identities that it has established since it started as a small drive-in in the USA, until it became one of the most powerful global brands. It is assumed that McDonald's represents the modern society business format, par excellence, of the order, that lasted along the twentieth century, what was determinant for the corporation expansion in the market. However, starting in the 1990's, the Corporation has been criticized by business analysts and has assumed an "image crisis". This paper suggests that such critic to the "McDonalds System" rigidity can be a sign of a broader transformation of the very social format that nourished and supported that fordist-based and standardized market model.
  • Paradigma interpretativo nos estudos de consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil Rae-Clássicos

    Rocha, Angela da; Rocha, Everardo
  • Cultura econômica do empreendimento étnico: caminhos da imigração ao empreendedorismo Pensata

    Halter, Marylin
  • Recursos humanos e relações de trabalho: além do senso comum Resenhas

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
  • O fim da pobreza extrema Resenhas

    Vieira, Rosa Maria
  • Finanças comportamentais Resenhas

  • A maturidade da gestão de competências Resenhas

  • Dimensão ritual do comportamento de consumo

    Rook, Dennis W.

    Resumo em Português:

    No dia-a-dia, as pessoas participam regularmente de diversas atividades ritualizadas, seja no lar, no trabalho ou no lazer, tanto como indivíduos quanto como membros de uma comunidade maior. A pessoa média também depende de diversos eventos rituais para marcar os acontecimentos signifi cativos de sua vida, como a formatura, o casamento e a morte. Apesar dessas experiências rituais abrangentes e plenas de significado, a pesquisa sobre o consumidor tem falhado em reconhecer esse amplo domínio comportamental. Este artigo apresenta e elabora o construto ritual como veículo para a interpretação do comportamento de consumo e apresenta os resultados de dois estudos exploratórios que investigam o conteúdo artefatual e psicossocial dos rituais de cuidados pessoais de adultos jovens.

    Resumo em Inglês:

    In daily living, people participate regularly in a variety of ritualized activities at home, work, and play, both as individuals and as members of some larger community. The average person also relies on various ritual events to mark such significant life passages as graduation, marriage, and death. Despite these pervasive and meaningful ritual experiences, consumer research has largely failed to recognize this extensive behavioral domain. The present article introduces and elaborates the ritual construct as a vehicle for interpreting consumer behavior and presents the results of two exploratory studies that investigate the artifactual and psychosocial contents of young adults' personal grooming rituals.
  • Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo

    McCracken, Grant

    Resumo em Português:

    Numa sociedade de consumo, o significado cultural se move incessantemente de um ponto para outro. Na trajetória normal, o significado cultural se move primeiro do mundo culturalmente constituído para os bens de consumo e desses para o consumidor individual. Diversos instrumentos são responsáveis por esse movimento: a publicidade, o sistema de moda e quatro rituais de consumo. Este artigo analisa o movimento do significado cultural do ponto de vista teórico, demonstrando onde reside o signifi cado cultural no sistema de consumo da América do Norte e os meios por onde o signifi cado se transfere de um ponto do sistema para outro.

    Resumo em Inglês:

    Cultural meaning in a consumer society moves ceaselessly from one location to another. In the usual trajectory, cultural meaning moves first from the culturally constituted world to consumer goods and then from these goods to the individual consumer. Several instruments are responsible for this movement: advertising, the fashion system, and four consumption rituals. This article analyses the movement of cultural meaning theoretically, showing both where cultural meaning is resident in the contemporary North American consumer system and the means by which this meaning is transferred from one location in this system to another.
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