Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 52, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável: olhares habermasianos Fórum

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Alves, Mario Aquino; Pesqueux, Yvon
  • Gifted: o monolinguismo da responsabilidade social corporativa Forum

    Moriceau, Jean-Luc; Guerillot, Geraldine

    Resumo em Português:

    Ações de Responsabilidade Social Corporativa são normalmente retratadas como narrativas de histórias de sucesso. Um estudo quasi-etnográfico no Senegal fornece a oportunidade para questionar isso. Primeiro, uma doação de computadores de um país do norte é descrita com o enredo e vocabulário usuais. Posteriormente, uma visita ao depósito de lixo senegalês faz esta história balbuciar e levanta questões sobre o que lá acontece e como podemos conhecer e representa-lo (tanto como representação, quanto como voz). Um momento significativo em uma entrevista revela as ambiguidades de posicionamentos e as dificuldades de se expressar em outra linguagem. A linguagem RSC é descrita como um monolinguismo, impondo vocabulário e gramática para o que é dito e pensado. Este é um monolinguismo do outro (um sendo monolinguismo do outro). Algumas conseqüências de tal monolinguismo são examinadas, concluindo que há uma necessidade de ação quanto a essa linguagem única. Mais de uma linguagem é necessária para falar sobre RSC.

    Resumo em Espanhol:

    Acciones de RSC -Responsabilidad Social Corporativa- son normalmente retratadas como narrativas de historias de éxito. Un estudio cuasietnográfico en Senegal proporciona la oportunidad para cuestionar eso. Primero, una donación de computadoras de un país del norte es descripta con el argumento y vocabulario usuales. Posteriormente, una visita al depósito de basura senegalés hace esta historia balbucear y levanta cuestiones sobre lo que allí sucede y cómo podemos conocer y representarlo (tanto como representación, cuanto como voz). Un momento significativo en una entrevista revela las ambigüedades de posicionamientos y las dificultades de expresarse en otro lenguaje. El lenguaje RSC es descripto como un monolinguismo, imponiendo vocabulario y gramática para lo que es dicho y pensado. Este es un monolinguismo del otro (uno siendo monolinguismo del otro). Algunas consecuencias de tal monolinguismo son examinadas, concluyendo que hay una necesidad de acción respecto a ese lenguaje único. Más de un lenguaje es necesario para hablar sobre RSC.

    Resumo em Inglês:

    Acts of Corporate Social Responsibility are more often than not portrayed as success-story narratives. A quasi-ethnographic study in Senegal shatters the underlying assumptions of these accounts. First a computer donation from a Northern country is described with all the usual incidents and related vocabulary. Later, during a visit to a Senegalese rubbish dump, the story starts to falter, as countless questions arise about what is actually going on there, and how we can know and represent it (both as a portrayal and as a voice). A tipping point in an interview serves to reveal the ambiguities of the position adopted and the difficulties of expressing oneself in a different language. The CSR language is described as a kind of monolingualism, which employs a particular vocabulary and grammar for what is said or thought. This is the monolingualism of the other. Some of the implications of this monolingualism are examined, and this leads to the conclusion that there is a need to take measures with regard to the CSR language and that more than one language is needed to speak about CSR.
  • Logística reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares? Fórum

    Demajorovic, Jacques; Huertas, Melby Karina Zuniga; Boueres, Juliana Alves; Silva, Adilson Gonçalves da; Sotano, Aloisio Sousa

    Resumo em Português:

    A Lei 12.305 obriga as empresas fabricantes de celulares a estruturar programas de Logística Reversa e a comunicar seus clientes sobre como proceder após o término do ciclo de vida útil dos produtos. O objetivo desta pesquisa foi fazer um diagnóstico da comunicação de programas de Logística Reversa de empresas fabricantes de celulares no Brasil. Realizou-se uma pesquisa da perspectiva do consumidor, levantando as informações disponíveis em diversos canais de comunicação. O método abrangeu as técnicas de análise de conteúdo, entrevistas e levantamento. Os resultados evidenciam que as empresas investigadas não estão alinhadas com a legislação vigente. Nenhum dos programas estudados comunica adequadamente os consumidores de forma a estimular a sua participação no fluxo reverso dos produtos pós-consumo. Revelou-se também um descompasso entre intenção comportamental e comportamento dos consumidores potencializado pela deficiências de comunicação aqui identificadas.

    Resumo em Espanhol:

    La Ley 12.305 obliga a las empresas fabricantes de celulares a estructurar programas de Logística Reversa y a comunicar a sus clientes sobre cómo proceder después del término del ciclo de vida útil de los productos. El objetivo de este estudio fue hacer un diagnóstico de la comunicación de programas de Logística Reversa de empresas fabricantes de celulares en Brasil. Se realizó un estudio de la perspectiva del consumidor, haciendo un relevamiento de las informaciones disponibles en diversos canales de comunicación. El método abarcó las técnicas de análisis de contenido, entrevistas y relevamiento. Los resultados evidencian que las empresas investigadas no están alineadas con la legislación vigente. Ninguno de los programas estudiados comunica adecuadamente a los consumidores con el fin de estimular su participación en el flujo reverso de los productos pos-consumo. Reveló también una discrepancia entre intención comportamental y comportamiento de los consumidores, potencializada por la deficiencias de comunicación aquí identificadas.

    Resumo em Inglês:

    The Law 12305 requires cell phones manufacturers to organize Reverse Logistics programs and comunicatte customers on how to handle pos-consumption appliances. The objective of this research was to analyse, based on the principles of Integrated Marketing Communication, Reverse Logistics Programs communication at mobile phones manufacturers operating in Brazil. Therefore, a resesarch was conducted from a consumer perspective, focused on information available to consumers in different communication channels. Results show that the companies surveyed are not aligned with current legislation. None of the Reverse Logistics programs effectively communicate consumers in order to estimulate their participation in the reverse flow of post-consumption products. The research also revealed a mismatch between behavioral intention and behavior of consumers increased by the communication deficiencies identified here.
  • Adoção da certificação leed em meios de hospedagem: esverdeando a hotelaria? Fórum

    Medeiros, Mirna de Lima; Machado, Danielle Fernandes Costa; Passador, João Luiz; Passador, Cláudia Souza

    Resumo em Português:

    A pesquisa objetivou analisar o processo de adoção da certificação "Leadership in Energy and Environmental Design" (LEED) a partir dos estabelecimentos do setor hoteleiro que já a adotaram. Para sua concretização procedeu-se uma pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários em sites institucionais, periódicos e material documental, bem como de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram 21 entrevistados, sendo 02 do Green Building Council Brasil e 19 de meios de hospedagem (31% dos certificados). A análise deu-se por meio da análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados permitiram identificar a cronologia dos processos de certificação e o perfil das categorias hoteleiras que adotam o programa LEED. Além disso, as entrevistas possibilitaram a discussão das motivações iniciais de busca pela certificação, bem como as vantagens e os entraves percebidos quanto à sua adoção.

    Resumo em Espanhol:

    La Investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de adopción de la certificación "Leadership in Energy and Environmental Design" (LEED) a partir de los establecimientos del sector hotelero que ya la adoptaron. Para su concreción se procedió a una investigación bibliográfica, recolección de datos secundarios en sitios web institucionales, periódicos y material documental, y recolección de datos primarios por medio de entrevistas semiestructuradas. Fueron 21entrevistados -02 del Green Building Council Brasil y19 de medios de hospedaje (31% de los certificados)-. El análisis se dio por medio del análisis de contenido con ayuda del software ATLAS.ti. Los resultados permitieron identificar la cronología de los procesos de certificación y el perfil de las categorías hoteleras que adoptan el programa LEED. Además, las entrevistas posibilitaron la discusión de las motivaciones iniciales de busca por la certificación, así como las ventajas y los obstáculos percibidos respecto a su adopción.

    Resumo em Inglês:

    The research intended to analyze the adoption process of the green certification "Leadership in Energy and Environmental Design" (LEED) from the hotel sector establishments that has already adopted it. For its concretization it was proceeded a bibliographical research, secondary fact-gathering in journals, institutional sites and documentaries, and primary fact-gathering by means of semi structured interviews carried out with responsible people of the certified hotels and of the responsible entity of the certification in Brazil (Green Building Council Brazil). There were 21 interviewee, being 02 of the GBC Brazil and 19 of means of lodging (31% of the certified). For data analysis, it was utilized content analysis technique with the aid of ATLAS.ti software. The results permitted to identify the chronology of the processes of certification and the profile of the hotel categories that adopt the LEED program. Beyond that, the interviews enabled the discussion of the initial motivations for seeking the certification, as well the advantages and the obstacles perceived regarding its adoption.
  • Gestão e práticas socialmente responsáveis na cooperação agrícola Fórum

    Joffre, Olivier; Simon, Eric

    Resumo em Português:

    A cooperação agrícola é um tema de estudo com características específicas devido à sua história, às suas normas e aos seus valores. Nós propomos um modelo de decisão baseado na tensão dialética. Esse modelo inovador de decisão permite associar as partes interessadas que intervêm na decisão e suprimir alguns limites teóricos da teoria das partes interessadas. De fato, a identificação das partes interessadas é fácil, e o caráter dinâmico da relação entre as partes interessadas e a organização é implicitamente considerado no modelo de decisão analisado neste artigo.

    Resumo em Espanhol:

    La cooperación agrícola es un tema de estudio con características específicas debido a su historia, a sus normas y a sus valores. Nosotros proponemos un modelo de decisión basado en la tensión dialéctica. Ese modelo innovador de decisión permite asociar las partes interesadas que intervienen en la decisión y suprimir algunos límites teóricos de la teoría de las partes interesadas. De hecho, la identificación de las partes interesadas es fácil, y el carácter dinámico de la relación entre las partes interesadas y la organización es implícitamente considerado en el modelo de decisión analizado en este artículo.

    Resumo em Inglês:

    Through its history, agricultural cooperation has developed standards and values, leading specific decision making processes. The article proposes a model of decision based on «dialectical tension*. By taking into account the dynamic relationship between stakeholders and organizations, this innovative model overcomes the limits of the stakeholders' theory.
  • Efeitos da comunidade de origem no participante de comunidades virtuais de marca Artigos

    Almeida, Stefânia Ordovás de; Mazzon, José Afonso; Müller Neto, Hugo Fridolino; Dholakia, Utpal

    Resumo em Português:

    Os benefícios das empresas em manterem comunidades virtuais de marca próprias versus os provenientes das comunidades criadas pelos consumidores permanecem desconhecidos. Esse estudo testa o efeito moderador do tipo de gestão da comunidade no impacto da homogeneidade psicográfica percebida, da disponibilidade de avenidas virtuais e do relacionamento com a marca sobre as influências da comunidade e as intenções dos participantes da comunidade. Os dados provêm de 555 participantes ativos de duas grandes comunidades virtuais para o game XBOX no Brasil. Os resultados comprovam que a gestão da comunidade de origem é moderadora de todas as relações consideradas. Apontam, também, que alguns dos efeitos mais favoráveis para a empresa ocorrem na comunidade gerida pelos consumidores. A lealdade à marca, porém, é maior para membros da comunidade oficial. O estudo indica como as empresas podem se beneficiar de comunidades geridas por consumidores.

    Resumo em Espanhol:

    Los beneficios de las empresas al mantener comunidades virtuales de marca propia versus los provenientes de las comunidades creadas por los consumidores permanecen desconocidos. Este estudio prueba el efecto moderador del tipo de gestión de la comunidad en el impacto de la homogeneidad sicográfica percibida, de la disponibilidad de avenidas virtuales y de la relación con la marca sobre las influencias de la comunidad y las intenciones delos participantes de la comunidad. Los datos provienen de 555 participantes activos de dos grandes comunidades virtuales para el game XBOX en Brasil. Los resultados comprueban que la gestión de la comunidad de origen es moderadora de todas las relaciones consideradas. Apuntan también que algunos de los efectos más favorables para la empresa ocurren en la comunidad gestionada por los consumidores. La lealtad a la marca, no obstante, es mayor entre miembros de la comunidad oficial. El estudio indica cómo las empresas pueden beneficiarse con las comunidades gestionadas por consumidores.

    Resumo em Inglês:

    The question about the effectiveness of companies in maintaining their own communities versus benefiting from the ones owned by consumers remains open. We examine differences between firm-managed and customer-managed brand communities regarding the impact of perceived psychographic homogeneity, availability of virtual avenues and relationship with the brand on the community's influence on members and the assessments and intentions of community participants. Data were obtained from 555 respondents in two leading Microsoft XBOX brand communities in Brazil. Results indicate that management of the community of origin is the moderator of all considered relationships. Also, the most favorable effects for the company occur in the community that is not directly controlled and managed by the company itself. Brand loyalty, however, is higher for members of the official brand community. Guidelines on how companies can benefit from consumer-managed communities are discussed.
  • "Segurando na mão de Deus": organizações religiosas e apoio ao empreendedorismo Artigos

    Serafim, Mauricio Custódio; Martes, Ana Cristina Braga; Rodriguez, Carlos L.

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga mecanismos de apoio ao empreendedorismo proporcionados por organizações religiosas. Foram pesquisadas duas organizações, uma católica e outra evangélica, por meio de estudo de caso qualitativo. A análise comparativa baseou-se em três dimensões específicas do apoio ao empreendedorismo que emergiram na própria pesquisa de campo e que denominamos espaços de informação, formação e motivação. Consideramos tais dimensões como importantes achados desta pesquisa e as utilizamos como categorias para investigar o impacto dos mecanismos oferecidos pelas organizações religiosas nas etapas do processo de empreendedorismo. Os resultados do trabalho indicam uma confluência entre os dois casos: o pertencimento às igrejas resulta na formação de capital social orientado para as várias dimensões econômicas e no reforço religioso à motivação econômica. As diferenças, contudo, encontram-se na representação religiosa do significado do sucesso econômico e na articulação e fechamento de suas respectivas redes sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo investiga los mecanismos de apoyo al emprendedorismo proporcionados por organizaciones religiosas. Fueron investigadas dos organizaciones, una católica y otra evangélica, por medio de un estudio de caso cualitativo. El análisis comparativo se basó en tres dimensiones específicas del apoyo al emprendedorismo que emergieron en el mismo estudio de campo y que denominamos espacios de información, formación y motivación. Consideramos tales dimensiones como importantes hallazgos de esta investigación y las utilizamos como categorías para investigar el impacto de los mecanismos ofrecidos por las organizaciones religiosas en las etapas del proceso de emprendedorismo. Los resultados del trabajo indican una confluencia entre los dos casos: la pertenencia a las iglesias resulta en la formación de capital social orientado hacia las varias dimensiones económicas y en el refuerzo religioso a la motivación económica. Las diferencias, no obstante, se encuentran en la representación religiosa del significado del éxito económico y en la articulación y closure de sus respectivas redes sociales.

    Resumo em Inglês:

    The article investigates mechanisms offered by religious organizations to support entrepreneurial initiatives. We examine two organizations, one catholic and one protestant, using a qualitative case study design. The comparative assessment was based on three dimensions of support that appeared as a result of the data analysis, that we called spaces of information, formation, and motivation. The dimensions are considered as possible important research results and were used to investigate the impact on the traditional stages of the entrepreneurial process of the mechanisms made available by the two religious organizations. The analysis indicates certain similarities between the two cases: church membership assists in the creation of social capital that impacts various economic dimensions, as well as provides religious support to the economic motivations. However, the differences between the two churches become evident in the religious interpretation of economic success and in the articulation and closure of their social networks.
  • Pessoa com deficiência intelectual: a nova "ralé" das organizações do trabalho Artigos

    Bezerra, Sérgio Sampaio; Vieira, Marcelo Milano Falcão

    Resumo em Português:

    Como a questão social é uma discussão atual nos estudos organizacionais, este artigo analisa a promoção da igualdade de oportunidade para trabalhadores com deficiência intelectual no contexto das organizações modernas, tomada do ponto de vista da racionalidade como orientadora das suas práticas. A análise faz-se com base na ação afirmativa, estabelecida em lei, que obriga as organizações do trabalho com mais de 100 funcionários a empregarem pessoas com deficiência, da definição de deficiência intelectual e das práticas de gestão de pessoas como promotoras dessa igualdade. Foram utilizados a metodologia qualitativa e o referencial da teoria de racionalidade. Os resultados mostram que as práticas de gestão desses trabalhadores têm como base a racionalidade instrumental. Finalmente, o artigo mostra que não há igualdade de oportunidade para essas pessoas no mercado de trabalho e que as práticas de recursos humanos precisam modificar-se para serem promotoras dessa igualdade.

    Resumo em Espanhol:

    Como la cuestión social es una discusión actual en los estudios organizacionales, este artículo analiza la promoción de la igualdad de oportunidades para trabajadores con deficiencia intelectual en el contexto de las organizaciones modernas, tomada del punto de vista de la racionalidad como orientadora de sus prácticas. El análisis se hace con base en la acción afirmativa, establecida en ley, que obliga a las organizaciones del trabajo con más de 100 empleados a emplear personas con deficiencia, en la definición de deficiencia intelectual y en las prácticas de gestión de personas como promotoras de esa igualdad. Fueron utilizados la metodología cualitativa y el referencial de la teoría de racionalidad. Los resultados muestran que las prácticas de gestión de esos trabajadores tienen como base la racionalidad instrumental. Finalmente, el artículo muestra que no hay igualdad de oportunidades para esas personas en el mercado de trabajo y que las prácticas de recursos humanos deben modificarse para ser promotoras de esa igualdad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As social issues became part of current organizational studies, this essay analyses the promotion of equal opportunities to mentally challenged workers in the context of modern organizations, taking rationality as a guiding principle of their practices. The analysis is based on the affirmative action provided by the law, which obliges companies with more than 100 employees to hire people with disabilities, according to the definition of mentally challenged people and to the management practices that promote equal opportunities. This study applies the qualitative methodology and the theory of rationality. Results show that the management practices of these workers have the instrumental rationality as basis. The conclusion is that this group does not have access to the same job opportunities and that human resources practices should change in order to promote equality.
  • O papel das cooperativas de reciclagem nos canais reversos pós-consumo Artigos

    Souza, Maria Tereza Saraiva de; Paula, Mabel Bastos de; Souza-Pinto, Helma de

    Resumo em Português:

    O objetivo desse trabalho é identificar a contribuição social e ambiental das cooperativas de reciclagem para os canais reversos de resíduos sólidos pós-consumo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida por meio de estudos de casos múltiplos realizados em quatro Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva no município de São Paulo. As fontes de evidências utilizadas foram entrevistas, observação direta e pesquisa documental. A pesquisa mostrou que as cooperativas têm papel importante no canal reverso dos resíduos sólidos urbanos e na consequente mitigação do impacto ambiental provocado por resíduos. Destacam-se: o aumento da vida útil dos aterros sanitários; a diminuição da disposição incorreta desses resíduos; a redução do gasto de energia; e diminuição da extração de matéria-prima virgem, além da melhoria das condições de trabalho dos cooperados.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es Identificar la contribución social y ambiental de las cooperativas de reciclaje a los canales reversos de residuos sólidos pos-consumo. Se trata de una investigación exploratoria y cualitativa, desarrollada por medio de estudios de casos múltiples realizados en cuatro Centrales de Selección del Programa de Recolección Selectiva en el municipio de São Paulo. Las fuentes de evidencia utilizadas fueron entrevistas, observación directa e investigación documental. La investigación mostró que las cooperativas tienen un papel importante en el canal reverso de los residuos sólidos urbanos y en la consecuente mitigación del impacto ambiental provocado por los residuos. Se destacan: el aumento de la vida útil de los rellenos sanitarios; la disminución de la disposición incorrecta de esos residuos; la reducción del gasto de energía y la disminución de la extracción de materia prima virgen, además de la mejoría de las condiciones de trabajo de los cooperados.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to identify the social and environmental contribution of recycling cooperatives in the management of solid waste after use. This study is an exploratory and qualitative research, developed through multiple case studies conducted in four cooperatives that function as Central Screening of Selective Collection Program in São Paulo. The evidence sources used were interviews, direct observation and documentary research. Research has shown that cooperatives play a significant role in the reverse channel of municipal solid waste and in mitigating the environmental impact caused by waste, include: increasing the useful life of landfills and the resulting decrease in pollution caused by the improper disposal of waste, reduction of energy expenditure, and decreased extraction of virgin material. Addition to improving the working conditions of its members.
  • A grande recessão: oportunidade para o Brasil alcançar os países desenvolvidos Pensata

    Nakano, Yoshiaki
  • (RE)descobrindo uma história não celebrada pela ciência Resenha

    Villar, Cristiane Biazzin
  • Estudos sobre ética nas organizações Indicações Bibliográficas

    Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
  • Sustentabilidade, organizações e sociedade Indicações Bibliográficas

    Rodrigues, Andrea Leite; Dias, Sylmara Lopes F. Gonçalves
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br