Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 53, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Como entender a vaidade feminina utilizando a autoestima e a personalidade Artigos

    Avelar, Cátia Fabíola Parreira de; Veiga, Ricardo Teixeira

    Resumo em Português:

    O artigo busca compreender a relação da autoestima e variáveis de personalidade na vaidade feminina e como essas associações podem influenciar a propensão de buscar cirurgias plásticas estéticas (CPEs). Usando o modelo 3M (MOWEN, 2000) , realizou-se um levantamento com 697 alunas de uma universidade federal brasileira, com idade entre 18 e 50 anos. Vaidade foi operacionalizada por dois traços: preocupação com aparência, que consiste em uma observação exagerada da aparência física, e visão vaidosa, referente à avaliação excessivamente positiva da própria aparência. Os principais achados in- dicam que quanto maior a criatividade, extroversão, amabilidade e necessidade de manter e de realçar o corpo, maior será a autoestima, e quanto maior a autoestima, menor a preocupação exagerada com a aparência física e maior a avaliação positiva que uma mulher faz de sua aparência. Mulheres materialistas e com necessidade maior de recursos corporais são mais excessivamente preocupadas com a aparência. A influência da vaidade na propensão à CPE deu-se por meio do traço preocupação com aparência.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata de comprender la relación de la autoestima y variables de personalidad en la vanidad femenina y como esas asociaciones pueden influir en la propensión de buscar cirugías plásticas estéticas (CPEs). Usando el modelo 3M (MOWEN, 2000), se realizó un estudio con 69/ alumnas de una universidad federal brasileña, con edad entre 18 y 50 años. Vanidad fue determinada por dos rasgos: preocupación con la apariencia, que consiste en una observación exagerada de la apariencia física y la visión vanidosa, referente a la evaluación excesivamente positiva de la propia apariencia. Los principales resultados indican que cuanto mayor es la creatividad, extroversión, amabilidad y necesidad de mantener y de destacar el cuerpo, mayor será la autoestima y cuanto mayor es la autoestima, menor es la preocupación exagerada con la apariencia física y mayor es la evaluación positiva realizada por una mujer respecto a su apariencia. Mujeres materialistas y con necesidad mayor de recursos corporales son más excesivamente preocupadas con la apariencia. La influencia de la vanidad en la propensión a CPE ocurrió por medio del rasgo preocupación con la apariencia.

    Resumo em Inglês:

    The article seeks to understand the relationship between self-esteem and personality traits in feminine vanity and how these associations may influence propensity to undergo into cosmetic surgery. The subject has been studied using the 3M model (Mowen, 2000). The research is based on a survey of 69/ students in a Brazilian Federal university, aged between 18 and 50 years old. Vanity was operationalized by two traits: vanity concern (an exaggerated concern about physical appearance), and vanity view (an excessively positive evaluation of one's own appearance). The main finding indicate that a greater creativity, extroversion, kindness and need of body resources, is related to greater self-esteem, and also that the greater their self-esteem, the less vanity concern and the greater the vanity view. Women who are materialistic and have a greater need to body resources are more excessively concerned with their appearance. The need of body resources is also positively related to vanity view. The influence of self-esteem in the propensity to plastic surgery was noticed by means of vanity concern.
  • Negociação com informação privilegiada e retorno das ações na BM&FBOVESPA Artigos

    Martins, Orleans Silva; Paulo, Edilson; Albuquerque, Pedro Henrique Melo

    Resumo em Português:

    No Brasil, conforme a Lei nº 10.303/2001, o uso indevido de informação privilegiada no mercado acionário é crime. Contudo, na literatura, é possível encontrar estudos que apontam a existência de negociações com informação privilegiada nesse mercado (BOPP, 2003; BARBEDO, SILVA, LEAL, 2009). Por isso, este estudo tem o objetivo de investigar a probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) na negociação de ações na BM&FBOVESPA, buscando identificar sua relação com o retorno dessas ações. Com base nas Teorias dos Mercados Eficientes e da Agência, foram analisadas 198 ações durante o ano de 2011. Por meio do modelo de mensuração de assimetria de informação de Easley, Hvidkjaer e O'Hara (2002), a PIN foi estimada e relacionada ao retorno das ações por meio do modelo de Fama e MacBeth (1973) ajustado. Os resultados indicam que há 22,9% de probabilidade de terem ocorrido negociações com informação privilegiada, que os segmentos com maiores exigências de governança reúnem as ações com menor assimetria e que um aumento de 10,0% na PIN leva a um aumento de 8,0% no retorno das ações.

    Resumo em Espanhol:

    En Brasil, de acuerdo con la Ley nº 10.303/2001 el uso indebido de información privilegiada en el mercado de acciones es crimen. Sin embargo, en la literatura, es posible encontrar estudios que apuntan la existencia de negociaciones con información privilegiada en ese mercado (BOPP, 2003; BARBEDO, SILVA, LEAL, 2009). Por ello, este estudio tiene como objetivo investigar la probabilidad de negociación con información privilegiada (PIN) en la negociación de acciones en BM&FBOVESPA, tratando de identificar su relación con el retorno de esas acciones. Con base en las Teorías de los Mercados Eficientes y de la Agencia, se analizaron 198 acciones durante el 2011. Por medio del modelo de medición de asimetría de información de Easley, Hvidkjaer y O'Hara (2002), PIN se estimó y se relacionó al retorno de las acciones por medio del modelo de Fama y MacBeth (1973) ajustado. Los resultados indican que hay un 22,9% de probabilidad de que hayan ocurrido negociaciones con información privilegiada, que los segmentos con mayores exigencias de gobierno reúnen las acciones con menor asimetría y que un aumento del 10,0% en PIN resulta en un aumento del 8,0% en el retorno de las acciones.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, according to Law No. 10.303/2001, the improper use of inside information in the stock market is crime. However, in literature there are studies to indicate the existence of insider trading in this market (BOPP, 2003; BARBEDO; SILVA; LEAL, 2009). Therefore, this study aims to investigate the Probability of Informed Trading (PIN) in stock trading on the BM&FBOVESPA, trying to identify its relationship with stock returns. Based on Efficient Markets Theory and Agency Theory, we analyzed 198 stocks during the year 2011. The information asymmetry was measured (PIN) using the model of Easley, Hvidkjaer and O'Hara (2002) and related to stock returns through the model of Fama and MacBeth (1973) set. The results indicate that there is 22.9% probability of insider trading has occurred, that the segments with higher governance requirements together with the stocks that lower information asymmetry and an increase of 10.0% in PIN leads to an increase of 8.0 % in stock returns.
  • Nostalgia, anticonsumo simbólico e bem-estar: a agricultura urbana Artigos

    Comassetto, Bruno Henrique; Solalinde Z., Gabriela P.; Souza, João Vicente Rosa de; Trevisan, Marcelo; Abdala, Paulo Ricardo Zilio; Rossi, Carlos Alberto Vargas

    Resumo em Português:

    O estabelecimento de uma cultura de consumo, disseminada globalmente nos últimos anos, teve como consequência a crescente preocupação das pessoas com o impacto dos níveis de consumo sobre o ambiente e seu bem-estar pessoal. Nesse contexto, surge a Agricultura Urbana (AU) associada a diversos benefícios ambientais, sociais e relativos à saúde ( SLATER, 2001). O propósito do estudo foi compreender o significado da AU como fenômeno de consumo, identificando as distintas teorias que estão vinculadas a ela, bem como suas inter-relações. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade. Os entrevistados são especialistas em agricultura urbana e praticantes da atividade, residentes em nove bairros da área urbana de uma grande capital brasileira. Com base nos resultados, percebe-se dupla motivação para a prática da AU: uma extrínseca (o exemplo) e outra intrínseca (o bem-estar). Há vinculação da prática da AU com (a) a preocupação com o meio ambiente, a saúde e o bem-estar próprio e dos demais e (b) com o respeito e orgulho nostálgico por uma herança cultural.

    Resumo em Espanhol:

    El establecimiento de una cultura de consumo, diseminada globalmente los últimos años, tuvo como consecuencia la creciente preocupación de las personas con e impacto de los niveles de consumo sobre el entorno y su bienestar personal. En ese contexto, surge la Agricultura Urbana (AU) asociada a diversos beneficios ambientales, sociales y relativos a la salud (SLATER, 2001). El propósito del estudio fue comprender el significado de la AU como fenómeno de consumo, identificando las diferentes teorías que están vinculadas a ella, así como sus interrelaciones. Se desarrolló un estudio cualitativo con entrevistas en profundidad. Los entrevistados son especialistas en agricultura urbana y practicantes de la actividad, residentes en nueve barrios del área urbana de una gran capital brasileña. Con base en los resultados, se percibe una doble motivación para la práctica de la AU: una extrínseca (el ejemplo) y otra intrínseca (el bienestar). Hay vínculo de la práctica de la AU con (a) la preocupación con el medio ambiente, la salud y el bienestar propio y de los demás y (b) con el respeto y orgullo nostálgico por una herencia cultural.

    Resumo em Inglês:

    The establishment of a global consumption culture had as a consequence a growing concern with the impact of consumption practices on the environment, as well as on the general and personal well -being. In this context emerges the urban agriculture (UA) associated to environmental, social and health benefits (SLATER, 2001). The objective of this study is to understand the meaning of the UA phenomenon as a consumption practice, identifying which theories are related to it. In order to reach that goal, a qualitative research used as data collection in-depth interviews. The subjects were experts and practitioners in UA living in 9 neighborhoods in urban areas of a Brazilian city with a population bigger than 1 million inhabitants. Results showed double motivation for the UA practice, extrinsic (example) and intrinsic (well-being), linking the UA to environmental concerns, to health and well-being, and the respect and pride for a nostalgic cultural heritage.
  • Influência da conexão política na diversificação dos grupos empresariais brasileiros Artigos

    Costa, Maick; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; Marcon, Rosilene

    Resumo em Português:

    Argumentamos que a abordagem teórica baseada na economia política fornece explicações alternativas para o fenômeno da diversificação dos grupos empresariais no Brasil em relação à abordagem baseada na economia dos custos de transação. Utilizamos doações empresariais às campanhas eleitorais como proxy de conexões políticas para testar a abordagem da economia política frente à abordagem mainstream de custos de transação. Estimamos um modelo de regressão em painel com efeito fixo em uma amostra de 760 observações de 95 grupos empresariais em 8 anos no Brasil. Encontramos forte evidência para colocar a abordagem da economia política como uma explicação alternativa plausível à diversificação dos grupos empresariais brasileiros. Esses resultados contribuem para mostrar a evidência das questões políticas na estratégia corporativa da forma organizacional preferida para empresas diversificadas no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Argumentamos que el enfoque teórico basado en la economía política ofrece explicaciones alternativas para el fenómeno de la diversificación de los grupos empresariales en Brasil con relación al enfoque basado en la economía de los costos de transacción. Utilizamos donaciones empresariales a las campañas electorales como proxy de conexiones políticas para probar el enfoque de la economía política frente al enfoque mainstream de costos de transacción. Estimamos un modelo de regresión en panel con efecto fijo en una muestra de 760 observaciones de 95 grupos empresariales en 8 años en Brasil. Encontramos fuerte evidencia para poner al enfoque de la economía política como una explicación alternativa plausible a la diversificación de los grupos empresariales brasileños. Esos resultados contribuyen para mostrar la evidencia de los temas políticos en la estrategia corporativa de la forma organizacional preferida para empresas diversificadas en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The theoretical approach based on political economics is shown to provide alternative explanations for the phenomenon of business group diversification in Brazil in relation to the approach based on transaction costs economics. Business donations to election campaigns are used as a proxy for political connections to test the political economics approach compared to the mainstream transaction costs approach. A regression model is elaborated on a fixed effect panel with a sample of 760 observations of 95 business groups in 8 years in Brazil. Strong evidence for using the political economics approach is found as a plausible alternative explanation for the diversification of Brazilian business groups. These results contribute towards showing the evidence of political issues on the preferred organizational corporate strategy for diversified companies in Brazil.
  • Efeito da hélice tríplice em desempenho de inovação

    Luengo, María Jesús; Obeso, María

    Resumo em Português:

    A inovação está relacionada ao crescimento das economias e das empresas, e em um ambiente em mudança como o presente, é apresentado como uma ferramenta fundamental para a vantagem competitiva. Esta pesquisa visa analisar a relação entre a capacidade de inovação das empresas e a obtenção da mesma informação por meio da cooperação com concorrentes, fornecedores, universidades e outras instituições públicas (Hélice Tríplice). Primeiro, nós desenvolvemos uma revisão da literatura sobre conceitos relacionados e, em seguida, por meio do método de equações estruturais, um modelo para responder e aceitar a hipótese proposta que destaca a relação entre o desempenho inovador das empresas e informações obtidas a partir da Hélice Tríplice. A pesquisa é realizada com uma amostra de empresas espanholas pesquisadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), durante os anos 2008-2010.

    Resumo em Espanhol:

    La innovación está relacionada con el crecimiento de las economías y de las empresas, y en un entorno cambiante como el actual, se presenta como una herramienta fundamental para conseguir ventajas competitivas. Esta investigación tiene por objetivo analizar la relación existente entre la capacidad de innovación de las empresas y la obtención de información de las mismas a través de la cooperación con competidores, proveedores, Universidades y otras instituciones públicas (Triple Hélice). En primer lugar se desarrolla una revisión bibliográfica de los conceptos relacionados para posteriormente, a través del método de ecuaciones estructurales, dar respuesta y aceptar la hipótesis propuesta que pone de manifiesto la relación existente entre los resultados de innovación de las empresas y la información obtenida de la Triple Hélice. La investigación se realiza con una muestra de empresas españolas, encuestadas por el Instituto Nacional de Estadística (INE), durante los años 2008-2010.

    Resumo em Inglês:

    Innovation is related to the growth of economies and companies, and in a changing environment, like the present, it is introduced as a fundamental means for competitive advantage. This study aims at analyzing the relation between the companies' capacity for innovation and obtaining the same information by means of cooperation with competitors, suppliers, universities and public institutions (Triple Helix). First, we developed a literature review on related concepts and, then, by using the structural equation method, we elaborated a model to respond to and accept the hypothesis proposed, which highlights the relation between the innovative performance of companies and the information obtained from the Triple Helix. The survey was conducted with a sample of Spanish companies researched by the National Institute of Statistics (INE) from 2008 to 2010.
  • Governamentalidade empresarial e saberes ADM Artigos

    Souza, Susane Petinelli

    Resumo em Português:

    Interessa discutir o modo pelos quais somos governados na atualidade. Um modo que parece operar por meio de determinado tipo de mentalidade que a cada dia ajuda a produzir e difundir modos de conduta. Os saberes ADM, aqueles que circulam no campo da administração, extrapolando-o, participam da produção e disseminação de uma mentalidade empresarial que, por sua vez, está na base da governamentalidade atual. O artigo abordará a noção de governo, noção que não se refere somente às estruturas políticas e à gestão do Estado, mas também aos modos de ação sobre as possibilidades de ação de outros. Em seguida, abordará a noção de governamentalidade em diferentes épocas, enfocando na governamentalidade de empresa ou empresarial uma espécie de mentalidade que governa a todos. A partir daí é possível pensar o governo que os saberes do campo da administração exercem na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Interesa discutir el modo por el cual somos gobernados en la actualidad. Un modo que parece operar por medio de determinado tipo de mentalidad que a cada día ayuda a producir y difundir modos de conducta. Los conocimientos ADM, aquellos que circulan en el campo de la administración, sobrepasándolo, participan de la producción y diseminación de una mentalidad empresarial que, a su vez, está en la base de la gubernamentalidad actual. El artículo tratará la noción de gobierno, noción que no se refiere solamente a las estructuras políticas y a la gestión del Estado, sino también a los modos de acción sobre las posibilidades de acción de otros. A continuación, tratará la noción de gubernamentalidad en diferentes épocas, con enfoque en la gubernamentalidad de empresa o empresarial, una especie de mentalidad que gobierna a todos. A partir de ello, es posible pensar la influencia que los conocimientos del campo de la administración ejercen en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    It is of interest to discuss how we are currently governed. A way that seems to operate through a given type of mentality every day helps to produce and disseminate means of conduct. ADM know-how, which circulates in the field of administration and extrapolates it, takes part in the production and dissemination of a business mentality which, in turn, is at the basis of current governability. This paper addresses the notion of government, one that does not only refer to political structures and to State management, but also to the means of action over the possibilities of action by others. It then addresses the notion of governability in different times, focusing on company or business governability, a sort of mentality that governs all. Based on that, it is possible for government to think of administration know-how as it is exercised nowadays.
  • Universidade Corporativa: gênese e questões críticas rumo à maturidade Pensata

    Castro, Cláudio de Moura; Eboli, Marisa
  • De verdade, o que é ser honesto? Resenha

    Miotto, Ana Paula
  • Determinantes e antecedentes do bem-estar e da felicidade Indicações Bibliográficas

    Onusic, Luciana Massaro
  • Crimes corporativos: explorando o dark side das organizações Indicações Bibliográficas

    Medeiros, Cintia Rodrigues de O.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br